sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CAVALOS MARINHOS DA RIA FORMOSA - OLHÃO

Cada qual que pense por si...

“É um documentário de 25 minutos exibido na RTP 2 e RTP Internacional em 2007 sobre a existência da maior comunidade de cavalos marinhos do mundo na Ria Formosa. A descoberta foi feita por uma bióloga do projecto Sea Horse, uma instituição internacional que se dedica à protecção e conservação de cavalos marinhos em todo o mundo.

O Parque Natural da Ria Formosa é um verdadeiro santuário para esta espécie, que se encontra em vias de extinção em vários pontos do globo. Em países como a Tailândia, Filipinas, Índia e China, os cavalos marinhos praticamente desapareceram, vítimas da captura indiscriminada para fins medicinais, decoração de aquários e souvenirs.
Por enquanto, no Algarve os cavalos marinhos continuam a crescer formosos e seguros.”

http://pongpesca.wordpress.com/2009/12/04/documentario-cavalos-do-mar-de-2007/


18 comentários:

Zé do Mar disse...

Ainda bem que alguma coisa vai bem em olhão! pelo menos que sejam os cavalos marinhos!
como é provàvel que a pessoa responssável pelas obras na câmara de olhão leia este blog, gostava de trazer aqui um assunto que me parece muito grave: Na av. dos Bombeiros municipais, entre os numeros 13 e 15 foi construido uma secção de passeio, para evitar que se parque em cima da passadeira de peões. até aqui tudo bem, Só que o arquitecto devia ser vesgo, porque não viu que havia ali uma passagem fluvial, e ao construir a secção de passeio, bloqueou as àguas, que agora ficam ali estagnadas, ao ponto de não se tragar o cheiro, e o pego ser um perigoso foco de mosquitos, e afins. mesmo ali junto, fica uma escola, e um infantário pelo que chame a atencão
de quem de direito. tudo o que seria necessário seria um tubo por baixo da calçada,para que as àguas possam circular livremente como antes da obra!
E que de futuro se preste mais atenção a estas coisas,que só desacreditam quem as faz!

Anónimo disse...

Tal o grau de hipocrísia,do OPORTUNAMENTE que dá-se ao luxo de dar entrevistas em tudo o que é jornais,as quais faz crer aos mais íncautos, que é um homem preocupado com o ambiente,sabendo o que prepara contra a natureza.
Olhão pela mão deste "senhor " tem cometido as maiores atrocidades em matéria,de ambiente, e basta lêr os arquivos deste blog.que de facto, tem feito um bom trabalho em matéria de informação relacionada com o assunto.
Na minha opinião a colónia de cavalos marinhos existentes na ria formosa(próximo da ilha armona)"e não venham os sábios dizer que não existem",porque está mais que provado que o que existe é unico no mundo e é em Olhão,irá em breve ser destruído,pela mão deste homem,que se prepara para aprovar exactamente neste sítio ancoradores para barcos de recreio de grandes dimensões.
Isto só revela que Olhão tem um edil que se preocupa com o ambiente,e com os cavalos marinhos.

dx

Floripes disse...

mas por incrível que pareça,o pooc da orla costeira Vilamoura V.R.Stº António permite fazer fundeadores em cima de uma das colónias desses cavalos marinhos.
mas é esse mesmo pooc, que proíbe os pescadores e mariscadores de navegarem nos canais e esteiros de uma parte da ria, onde desde há largas gerações sempre os nativos do parque lá exerceram a sua actividade profissional,sem que tenham contribuído para que as espécies,que habitam esses sítios, estivessem em perigo nesses locais.
também é esse pooc que nem uma palavra diz sobre a poluição que advém de duas maiores etars da ria formosa que é a ETAR de Olhão Poente e Faro nascente.pois ambas descarregam para esteiros tão sensíveis como o esteiro da garganta ,esteiro dos cações sapal dos gemidos etc,etc,.ou seja o que faz mal à ria destruindo os habitats e que envenena a ria é para continuar,a presença humana, e o ganha pão na ria para sobreviver é para acabar.
Não temos nós um presidente como o de Marvão ,pois a vergonha que se passa na Ria não poderia acontecer!

Anónimo disse...

Para chamar a atenção do mundo para a colonia de cavalos marinhos da Armona, proponho que se crie uma comissão para contrução de um hipodromo marinho, para celebrar corridas de cavalos! os lucros das apostas seriam todos aplicados no bem estar dessa raça de ferro lusitano e para jokeys, proponho os rapazes do OL.

Tórico disse...

pena que o sitio que o blog nos indica não vá directamente,para o video. de toda a maneira parabens pela divulgação desta maravilha da ria formosa.
Pena que não tenhamos autarcas à altura assim como directores do PNRF que se preocupem com os ataque que diariamente são feitos à Ria Formosa e aos seus habitats,e que se preocupem mais em urbanizar as margens da ria com hoteis e campos de golfe que porão em causa esse frágil ecosistema.
a riqueza da ria não está em fazer mamarachos do tipo do marina vilage e hoteis e mais hoteis.mesmo em cima da ria, aumentando assim a capacidade de carga humana na ria, sem que nimguém imponha regras.
está nas nossas mão salvar este ecosistema denunciando as agresóes que os autarcas fazem à ria roubando espaço a ele e aterrando as suas margens como faz a CMO ,que na ânsia de fazer um parque para servir o Village Marina ,está a aterrar a Ria Formosa,com entulhos provenientes da construção civil.como podem ver no local,da horta da CMO.
também na Fuzeta a CMO esta a aterrar as margens da Ria Formosa,para fazer estradas e um passeio ribeirinho.

a disse...

quem gosta mesmo de cavalos ,é om presidente F.Leal e o presidente do ICNB que aprovaram para uma zona de protecção especial a construção de um centro hipico, para servir um hotel de 900 camas,mesmo ao ladodo novo do portão do parque em marim.no lado nascente, e onde o parque aterrou uma partcela da ria, para permitir a passagem de maquinas e esgotos para as ilhas.

Anónimo disse...

só visto e o leal e o pnrf querem encher a ria,cá em olhão, de yates dos magnatas de vilamoura para com as suas ancoras darem cabo desse habitat.
alguém tem de por cobro ao desordenamento da ria formosa tanto em terra como na ria,pois não se concebe que queiram que os barcos dos naturais de olhão não possam encostar às praias nas ilhas e que os grandes yates possam com as suas ancoras destruir esses habitats.

Anónimo disse...

eles enricam, e nós ficamos a chuchar no dedo pois não temos um presidente e vereadores à altura,PARA AS RIQUEZAS NATURAIS QUE DEVIAMOS DEFENDER.
PODE SER QUE COM ESSE ARTIGO O LEAL DÊ O BRAÇO A TORCER QUE UMA DAS MARAVILHAS QUE ELE DIZ QUE VAI CANDIDATAR OLHÃO SEJA ESSA QUE O oLHÃO LIVRE DIVULGA.
NÃO DEVIA SER A CMO E O PNRF A DIVULGAR ESSA RIQUEZA E A IMPEDIR QUE OS BARCOS FUNDEASSEM EM CIMA COMO SE DIZ AQUI?
SE NÓS NÃO TRATARMOS A NATUREZA É ELA QUE TRATA DE NÓS.

Anónimo disse...

não sabia que havia essa riqueza em olhão.
a CMO tinha obrigação de divulgar esse património às populações e ao publico em geral.

Anónimo disse...

PARA Anónimo de 4 Dez. 23.06

Esteja descansado,que a sua proposta será levada em linha de conta,talvez ainda não saiba que vamos tambêm propôr um aumento de RAÇÃO para si,assim como um par de ferraduras novas trazidas pelo pai natal,se precisar de alguns arreios ou cela logo avisa tá bem ?

Anónimo disse...

afinal eles lêm, e sentem que o que querem fazer em Marim, em zona de protecção especial é muito contra a lei.
a ração pode guardar e pôr no cabaz de natal da besta quadrada, do ignorante (ou não) que qer fazer um centro hipico naquela zona,sensivél e protegida.

Anónimo disse...

Boa noite.

Pegando nas palavras do comentarista "Zé do Mar", que aproveito para saúdar e as reforço, reproduzindo "ainda bem que alguma coisa vai bem em Olhão".

Alusão à permanência e crescimento da colónia de Cavalos Marinhos na Ria Formosa, que de Formosa só vai tendo o nome.

É preciso que num esforço comum,as entidades gestoras da Ria Formosa, Municipios com intervenção na mesma, pescadores, mariscadores e a população em geral se consciencializem de que este pequeno paraíso que é de todos nós, pode, se não forem tomadas medidas urgentes, ter os dias contados.

A Ria Formosa não deveria ser notícia só pelo facto dos Cavalos Marinhos, notícia por si só, já importante, mas e também por ser uma das maiores maternidades da Europa.

Uma chamada de atenção, que salvo opinião técnica / prática mais habilitada, as medidas a tomar para defesa da Ria Formosa, ilhas e ilhotes que da mesma fazem parte, nunca jamais em tempo algum deverão ser tomadas por "técnicos, gente de gabinete", mas sim por uma comissão que sente à mesma mesa todos os que na Ria Formosa desenvolvem a sua actividade e não só, é com a envolvência dos que sobrevivem directamente dos recursos que a Ria lhes dá, que terão de ser tomadas as decisões, esses sim os primeiros a serem ouvidos e a serem informados.

Importa referir que felizmente para todos nós o nosso Olhão e a nossa Ria Formosa, ainda têm muita coisa boa (excelente) é só fazermos um exercicio simples de cabeça e todos conhecemos as situações a que me refiro, contudo é necessário preservar e noutras situações melhorar, dignificar e os resultados aparecem por acréscimo.

Este trabalho é de todos e a pressão junto das entidades responsáveis é necessária, a população está atenta e conhece a matéria.

Cumprimentos,
Kosta Kurta

Anónimo disse...

então retiraram as vergonhas que andavam a dizer do nosso presidente?
os professores tem todos os ordenados em dia.

Marreco disse...

Pois o facto de apagar um post não impede que algumas pessoas o tenho lido na minha modesta opinião seria melhor deixar ficar o post e edita-lo reconhecendo o erro, e para a próxima vez antes de publicar certas coisas verificar a veracidade das mesmas.

costa disse...

Caro "Marreco"não lhe peço desculpas pois não fui eu que retirei o artigo.
no entanto, como pode ver já consegui reeditar ,e expliquei o que se passou,de toda a maneira obrigado pela sugestão, e quando isso acontecer da minha parte, não tenho problema algum em reconhecer o erro,pois só não erra,quem não faz nada, e permanece calado, perante estas injustiças, que surgem no dia a dia, no concelho de Olhão,e no País.

Anónimo disse...

o maoir cavalo é quem quer destruir a ria com os esgotos e as etars a enbenenarem as aguas da ria.

Zé da Gaita disse...

Comprar e vender direitos para poluir o ambiente tornou-se banal,será que a CMO, comprou a valentina calixto responsavel pela ARH,para poluir há vontade? pois é ela a responsável pelo estado saudável das ribeiras e linhas de água e a CMO despeja esgotos para essas linhas de agua como se pode ver no esgoto do T no esgoto da docapesca,e no esgoto da horta da CMO.
assim como no despejo das aguas das piscinas que o CEPNA autuou an CMO e até agora nada continuam a despejar as águas das piscinas municipais para a ribeira ,que vai contaminar a ria formosa.

Anónimo disse...

Amigo ZÉ da GAITA,não tarda em levarem outra queixa ao CEPNA.
Qualquer cidadão pode fazer a denuncia da irregulidade,desde que verificada.

Cumprimentos