terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dia Mundial das Zonas Húmidas.Porque Destroi a C.M.Olhão as Zonas Húmidas?

Melhor que celebrar, é defender e preservar essas Zonas Húmidas, e é isso que o vários directores do P.N.R.F. não o fazem, nem o fizeram, à execpcção de NUNO Le Coq, pois esse foi o único director do PNRF que teve várias ameaças, por querer defender essas Zona Húmidas da especulação imobiliária, e dos aterros que as Câmaras municipais queriam fazer, e fizeram depois da sua saída, na Ria Formosa.
"Cuidemos das nossas zonas húmidas... uma resposta às alterações climáticas". É este o tema do ICNB para celebrar esta data. Mas na prática o que nós cidadãos vemos, é o presidente da C.M.O. fazer no concelho de Olhão é o seguinte.
-Aterro da zona ribeirinha da Fuzeta para a construção de um parque de estacionamento a sul do Parque de campismo da Fuzeta(já concluído)
-Aterro na Zona Ribeirinha da Fuzeta entre essa zona de estacionamento, e a antiga ETAR da Fuzeta,para promover uma estrada a servir os prédios construídos em zona húmida e em zona de domínio hídrico( em construção).
-Aterro da zona da marina em Olhão (terrenos da zona húmida e domínio hídrico)para construir um porto de recreio, e ao mesmo tempo promover a especulação imobiliária, tendo como exemplo a construção dos apartamentos do marina vilage sem estudo de impacte ambiental( já concluído).
-Aterro em terrenos da zona húmida, para executar estrada no prolongamento Oeste da Av: 5 de Outubro,já concluído.
- Aterro em antigos terrenos da zona húmida hoje propriedade da C.M.O.em frente ao marina village, e a Sul das ofininas da C.M.O. em execução, e à espera do financiamento do programa Pólis Ria Formosa, para a CMO ,construir nessa antiga zona húmida, e um parque de estacionamento.
-Aterro da zona húmida da Praia do Pedro Zé, e das antigas salinas a Leste da fábrica da Unitas, a poucas centenas de metros da sede do PNRF (já concluido).
A todas estas situações a CCDR do Algarve o ICN e agora o ICNB, fecharam os olhos e continuam a fechar. Assim sendo o crime de aterrar as Zonas húmidas compensa, pois Francisco Leal nunca foi multado por esses crimes de destruição de zonas Húmidas, e por esse motivo continua aterrar as Zonas Húmidas.
Será que com a nova Ministra do Ambiente,Lurdes Pássaro, a situação se vai manter, e F.Leal vai passar incólume por estes crimes ambientais?
Se assim for, é caso para avançar para os organismos europeus e mundiais, que tutelam a defesa das ZONAS HÚMIDAS.

14 comentários:

Anónimo disse...

sempre em cima do acontecimento ,assim é . para que serve um dia mundial das zonas humidas se depois se deixa aterrar essas zonas?como faz o presidente da CMO f.leal.e os seus acólitos .

Anónimo disse...

Voces nao me façam rir, so existe nas ilhas pessoas do PSD ePS, santa ignorancia,deviam fazer um inquerito porta a porta para ver o que dava, levam dias e dias a bater no mesmo assunto neste blogue,porque nao fazem algo pelas casas, ja que a tanta gente que gastou o seu pouco dinheiro nas casas, com tantos reformados com a sua reforma a fazer todos os anos melhorias as suas casas, acho que este blogue se devia era ocupar deste assunto

Anónimo disse...

então diga lá o que quer que os donos do blog digam?
não vê que tem de ser as pessoas com as casas nas ilhas, a organizarem-se e a exigir que as casas nas ilhas não sejam demolidas.
claro que não só as pessoas do ps e do psd que tem as casas nas ilhas,são pessoas de todos os quandrantes politicos mas já viu i pina o carrapato o carlos martins nalgum sitio defender a permanência das casas?
eles estã a fazer o jogo deles pela calada para ver se as casa deles ficam no ar mesmo que as outras vão abaixo.
mas se quer as casa em cima defenda também a ria e lute contra os aterros que se fazem,não olhe s+o para o seu umbigo.

ol disse...

Este blog tem-se batido por uma ampla discussão sobre as casas das ilhas. Tem sido levado a cabo algumas acções, nomeadamente pelo Somos Olhão mas cabe, essencialmente, aos proprietários das casas agirem de acordo com os seus interesses. Do nosso ponto de vista, o que se prepara é a criação de condições para, depois das casas serem demolidas, aparecerem resorts, com "as condições legais" e com concessões de praia. Com o andar da carruagem, mais dia, menos dia, temos de pagar para apanhar sol. A este último comentador pergunto-lhe: o que é que já fez para manter a sua casinha?

Anónimo disse...

A ampla discussao tem sido so para a Fuzeta, mais nada, so falam na casa do presidente, que nem sequer e dele como toda a gente da Fuzeta sabe, e as outras ilhas nem sequer falam

Anónimo disse...

o mar levará um dia as casa todas.
basta não gastar dinheiro e a renaturalização será feita pela natureza como foi feita e sera´na fuzeta.
também um vdia as aguas entrarão pelas casa plantadas nas margens da ria formosa como em breve entrarão na zona da fábrica.em cacela se o estado não gastar o nosso dinheiro emimpedir o mar de fazer o seu trabalho.
mas o estado gasta uma fortuna no vale do lobo a proteger as casas dos ingleses na falésia em albufeira vai acontecer a mesma coisa à casa que a valentiba calixto autorizou o sampaio e a fazer em cima do mar.em stº eulália o mar comera todas as zonas que roubaram oa mar e que a valentina autorizou qyue se construissem hotesi disciotecas e mansões para os poderosos . nas ilhas como as casa são dos descamisados a valentina quer jogar as casa abaixo esquece-se ela que as obras que ela fez na sua casa do ludo são ilegaise sem licenças.

Anónimo disse...

O jornalista da SIC Mário Crespo afirmou hoje que "começa a haver demasiados 'problemas' resolvidos em Portugal", referindo-se a jornalistas que terão sido afastados de órgãos de comunicação social por serem vozes incómodas para o Governo.

em olhão f.leal já ameaçou elementos de um grupo de cidadania que os tinha na Mira.
será que leal fará em acção de desespero o mesmo que um autarca do ps fez no dia das eleições autárquicas. se leal fizer algum acto tresloucado de quem é a culpa das autoridades ,com certeza, que não fazem caso das queixas que os cidadãos apresentam de f.leal.
o brisas do sul tem um calote da junta de freguesia e a CMO nãolhe dá noticias nem poropaganda,discriminando assim,um da informação orgão local os ditadores andaram todos na mesma escola.tanto o zézito como o chico aguado.

Anónimo disse...

As zonas húmidas são vulneráveis às alterações climáticas, em grande parte, induzidas pelo homem. Porém, se usarmos correctamente as zonas húmidas, os seus ecossistemas e a sua biodiversidade, contribuímos para que estas desempenhem um importante papel na mitigação das alterações climáticas e continuem a proporcionar aos seres humanos bens essenciais à sua vida, graças à sua função essencial na garantia da qualidade das águas e fonte de alimentos.
será que francisco leal, sabe da importância das zonas húmidas, ou ele está a aterrar essa zonas com medo que as aguas do ocenano invadam as casa que autorizou a construção nas margens da ria formosano concelho de olhão e especialmente frente ribeirinha da fuzeta,onde antes era zona humida. na fuzeta

Floripes disse...

As Zonas Húmidas ocupam apenas 3% do território europeu. Em Portugal foram identificadas 49 ZH, estando algumas classificadas como sítios Ramsar, totalizando uma área de 66 094 ha. O Estuário do Tejo (a mais importante zona húmida do país e uma das dez mais importantes da Europa) e a Ria Formosa foram os primeiros sítios Ramsar designados em 1980. Por tudo isso em vez de aterrar a Ria Formosa,temos de a perservar.

Tórico disse...

O Dia Mundial das Zonas Húmidas comemora a Convenção sobre as Zonas Húmidas, adoptada em Ramsar (Irão) a 2 de Fevereiro de 1971. Esta Convenção, também conhecida como Convenção de Ramsar, visa promover a cooperação internacional e incentivar as acções nacionais no sentido de promover uma gestão racional e sustentável das zonas húmidas.
Sabias isso chico aguado?

Anónimo disse...

A propósito do Dia Mundial, a Associação ambientalista Quercus critica a falta de planeamento e ameaças que diz atingirem as 12 zonas húmidas classificadas em Portugal, apelando a uma protecção mais eficaz daquelas áreas. A organização afirma, num comunicado, que as zonas húmidas, que totalizam mais de 66 mil hectares de território português, têm sido geridas de "forma displicente".

No dia a dia o que faz a Quercus ,contra os aterros das zonas humidas na ria formosa? nada pura e simplesmente nada,tanto a Quercus como a Almargem parece que estão compradas e calam-se a boca perante os crimes ambientais que se fazemna ria formosa.

Anónimo disse...

as zonas húmidas são ecossistemas sensíveis e encontram-se gravemente ameaçados, a nível mundial, pela poluição, urbanização e industrialização, intensificação da agricultura, pesca e piscicultura, caça ilegal, abandono e transformação de salinas e turismo insustentável. e pelo presidente da CMO francisco leal,que quer aterrar a ria para fazer estradas e parques de estacionamento em olhão e na fuzeta.para servir os patos bravos.

L.Rocha disse...

Perante as ameaças que as zonas húmidas enfrentam, torna-se urgente e prioritária a adopção de medidas concretas, tais como: Divulgação e sensibilização acerca dos benefícios de preservação destas zonas, cumprimento da legislação sobre esta matéria, desenvolvimento de planos de ordenamento, de gestão e de medidas de recuperação das mesmas, com vista à conservação destes ecossistemas que têm uma importância vital para a humanidade.
será que a CMO faz alguma coisa ,destas pela preservação das zonas humidas?se sim onde está publicado?

Anónimo disse...

Desenvolvimento da linha de pensamento, firmada por Luis Rocha;
Eu atrevia-me a dizer, salvo o devido respeito, que o senhor está com alucinacoes juvenis.
Entao o senhor propoe, "desenvolvimento dos planos de ordenamento, de gestao e medidas de recuperacao, com vista à conservacao das Zonas Húmicas" sic.
O senhor está a levantar um precedente que é dar oportunidade ao presidente da CMO a fazer todos os meses "PLANOS DE ORDENAMENTO", para assim poder "semear e distribuir mais betao!
Esse presidente já nao sabe o que fazer para inventar mais espacos para por betao para os amigos da corda. Aqueles que dao um dinheirinho nas
alturas das eleicoes, para comprar saquinhos de comida para matar a fome, eu diria, para enganar a fome, pois passadas aquelas, deixou de haver fome, como é óbvio
está claro, pois, agora o presidente está a seu lado, como é
evidente e de Lei.
O senhor ao referir-se ao desenvol-
vimento de um "PLANO DE GESTAO",
está a chamar "parvo" ao presidente
da CMO ?
Nao pense que em matéria de gestao
alguém vai ensinar o presidente, ele consegue distruir para depois justificar a distribuicao, fazendo assim, uma gestao coerente e equi-
librada, sem custos adicionais, ou até mesmo exageros supérfulos.
Nesta área, já tem provas dadas, que o lema é GASTAR.
Agora por gastar, será que o presidente já gastou os 6 milhoes de €uros contraídos à CGD que se destinavam à educacao???
Está a ver senhor L Rocha, que é ele até é um bom gestor, as "coisas" é que nao funcionam como ele quer. Mas fica a intencao.
Quanto às MEDIDAS DE RECUPERACAO, NAO tenha a menor dúvida que o snr presidente da cmo, nao dorme, só pensando como vai gastar o dinheiro que aí vem, nomeadamente do POLIS.
Nao me posso alongar mais, mas para
finalizar tenho de dizer algo sobre o "PLANO DE CONSERVACAO".
Esta área está há muito a ser implementada pela CMO, porque chegou-se à conclusao, evidentemente por estudos prévios que se tem feito, custam muito dinheiro, mas tem de ser feitos, levaram a concluir que, para conservacao dessas zonas, afim de nao ficarem expostas aos raios solares e à erosao do clima, deve-
rao ser ATERRADAS, para assim ficarem "protegidas". Para além daquelas em que se podem implementar betao que também conserva e protege a area.
Os passarinhos vao para outro lado
e com isto já lá vai a tentacao de matá-los, evitando que o Governo da República faca uma nova Lei lá para o Verao, afim de diminuir a seccao dos chumbos a utilizar pelos
cacadores desses passarinhos. Aí acabou-se.
JMateus