sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Francisco Leal Acagaçado!

Houve hoje uma reunião, de emergência, entre os Poderosos do Programa Pólis Ria Formosa.
A que se deve tal urgência? À abertura de uma Barra Natural na ilha da Fuzeta!!
Não compreendo a urgência da reunião desses poderosos, se são esses senhores que dizem que o Programa Pólis Ria Formosa é para renaturalizar a Ria Formosa. Ora neste caso, foi a natureza que abriu a Barra em causa.
Quem
pediu a reunião de urgência? Francisco Leal, presidente da C.M.O. porque, diz ele, que a abertura da Barra naquele local coloca em perigo a zona ribeirinha da Fuzeta.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia. E digo isto porque é falso que a abertura da barra naquele local ponha em risco a população da Fuzeta pois era naquele local que há 50 anos se situava a barra da Fuzeta e ainda está lá a estação do I.S.N., a casa do salva-vidas que situa sempre ao pé das barras.
O que a abertura daquela barra coloca em perigo, são os apartamentos que Francisco Leal autorizou que se construíssem em Domínio Publico Marítimo ou seja a menos de 50 metros da maior preia-mar conhecida (como aqui foi denunciado).
Francisco Leal ao longo destes mandatos tem ido no jogo dos especuladores imobiliários e tudo fez para que na Fuzeta se construísse quase dentro das águas da Ria.
Mas Francisco Leal não é o único culpado dessas construções em Domínio Publico Marítimo (DPM), porque para que essas construções avançassem teve de haver o “fechar de olhos” dos vários directores do PNRF, da Valentina Calixto, antes na CCDR do Algarve e agora na ARH, e dos vários Comandantes de Porto que passaram pela Capitania do Porto de Olhão e que não zelaram pela defesa desse DPM que pertence à Marinha.
Francisco Leal pede o reforço do cordão dunar, com que intenção? Salvar a casa dele de 2 pisos na ilha da Fuzeta depois do mar já ter destruído a casa do sogro na mesma ilha?
Salvar os apartamentos que estão a ser ameaçados por terem sido autorizados por ele e com o consentimento de toda a vereação?
O programa Pólis vai gastar dinheiro público a defender interesses privados, quando esse programa não gasta um euro para acabar com a poluição dos esgotos que correm para a ria sem tratamento!? O Polis vai gastar dinheiro em defender os apartamentos que nunca deviam ter sido construídos, quando as ETARS que temos entre Olhão e Faro são meras lagoas de decantação e as leis comunitárias obrigam a um tratamento terciário e a análises às escorrências das Etars? Ou seja, o dinheiro do Pólis Ria Formosa vai ser esbanjado dessa maneira?
Vão fazer dragagens da Ria Formosa na Fuzeta para o reforço do cordão dunar? Mas, para haver dragagens não são precisos Estudos de Impacte Ambiental? Ou será que para defender os apartamentos construídos em Domínio Publico Marítimo, pode-se passar por cima das leis e gastar o dinheiro do Pólis a contrariar a natureza?
Já que o Francisco Leal nada faz para a segurança dos pescadores locais, os pescadores da Fuzeta até agradeciam, era que afundassem essa barra que a Natureza abriu, pois a Barra antiga, que utilizam todos os dias, coloca em perigo a sua vida sempre que saem para o mar.

34 comentários:

Tórico disse...

então deixam fazer as casinhas dos riques, em cima da ria e agora tão com mede ?
mom ió leal como é que vais descalçar esse par de botas?
tás a pensar que a tua amiga valentina vai aparar os teus golpes?
e que o joão alves não sabe o que f
tás tramade miga.

Anónimo disse...

francisco lea é foi o presidente da CMO que mais olho teve deu os terrenos onde estão construidos o pavilhão municipal e o estádio municipal,deu os terrenos da antiga estrumeira, deu ordem para vender a horta do rezinde na fuzeta onde arrancaram mais de 200 oliveiras e as palmeiras mudam de sitio.para construiem apartamentos demntro de agua e que tapam o mar aos pescadores que vivem há mais de 50 anos no bairro dos pescadores.
por isso é ele quer o reforço do cordão dunar, para que as casa dos patos bravos não sejam afectadas pela agua e para que a casa dele na ilha não vá abaixo.
mas a natureza é poderosa e é dificil de contrariar.

Filhe de Fare disse...

“Estou seriamente preocupado com a hipótese de ruptura do cordão dunar”, disse Leal ao Público e, sublinhou, “a zona ribeirinha da Fuzeta ficaria inundada, colocando em perigo pessoas e bens”.
foi essa frase que o f.leal disse ao "observatório do algarve"

os bens dos patos bravos?a quem ele deu despacho de construção em terrenos domdominio publico maritimo?
ai chico chico, a natureza tem coisa engraçadas não tem?
como é que vais descalçar esse par de botas?
já sabes que esses gajos são tramados, e controlam tudo o que fazes.
a valentina não te pode ajudar pois bruxelas já a está a controlar.
e o joão alves idem idem.

Anónimo disse...

O (OS) responsáveis por estes licenciamentos vão ser inquiridos23/2/2010 em A.M.

Anónimo disse...

Está tão preocupado com o cordão dunar como está com o ambiente em Olhão aonde se farta de aterrar a ria,depois vem dizer para os jornais que é um homem muito preocupado com o ambiente.Ele quer agora á sacudir a água do capote,ele e os demais coniventes nestas matérias,tem razão,ele anda acagaçado que não lhe peçam responsabilidades.

Anónimo disse...

"O PS não se prepara para apoiar Sócrates. Prepara-se, coisa pior, para lhe passar um cheque em branco sem exigir fiador. É o princípio da falência partidária".

João Pereira Coutinho, "Correio da Manhã", 19-02-2010.
cá no burgo o leal que se prepare para levar uma valente coça dos que protegem o ambiente.
pois ele que não pense que vai gastar o dinheiro do Polis a fechar a barra que o mar abriu.
a natureza é mais forte que ele.e aqui está a prova.

branca noiva do mar disse...

francisco leal ao lado dos amigos de braga e de leiria,pois foram eles que construiram ali.
ao lado dos pescadores da fuzeta não está ele, pois a barra da fuzeta CADA VEZ FICA MAIS LONGE DA FUZETA, E A RIA ATÉ LÁ ESTÁ TODA ASSOREADA.
A natureza fez bem em abrir a barra ali e em vez de gastar o dinheiro a fechar a barra qua a natureza abriu,ele que gaste é dinheiro em afundar essa barra,pois há 40 anos a barra era ali.
e a fuzeta nunca correu perigo,quando a muralha da fuzeta era onde é hoje a sede do fuzeta pois era ali que nós apanhavamos o barco para a ilha.e numca o mar colocou a fuzeta em perigo, e não é agora com os aterros do parque de campismo, e do parque de estacionamento que a agua da ria vai fazer mal aos habitantes da fuzeta.
pode é fazer mal aos prédios que o leal autorizou junto á ria,e onde o Salinas não pode em tempos construir.
o leal estava preparado para fazer uma estrada a sul desses prédios, mas apareceram esses xatos dos blogs e estragaram-lhe o arranjinho.pois o entulho já lá está, assim como os colectores de os esgotos dentro da ria.
agora está com medo? azar com a natureza não se brinca.

Anónimo disse...

Todos á proxima Assembleia Municipal Terça-Feira 21 horas.

pulga disse...

só sabem é falar mal do leal,e depois querem que não vos chame terroristas?
o leal é o melhor presidente que Olhão já teve o bonança ao pé dele nem dava para atar os sapatos.

Anónimo disse...

Francisco Leal, prepotente!
Este senhor vive e governa em funcao aos seus interesses e demais
grupos que o sustentam, sendo estes que preparam a "papa", base onde aprova os "tais" projectos de
plantacao de cimento.
Estudam os prós e contras, nao sao parvos, sao chicos espertos.
A transparencia na CMO, chegou assim tao depressa?
JMateus

Zé do Mar disse...

Boa noite!
Eu até achava que seria bom se o mar desintegrasse a Ilha da fuseta,
Pensem na bela praia que ali surgiria! Se isso custá-se duas ou três casas, e uma duzia de barracas, seria um pequeno preço a pagar por tamanha conviniência.
Só não vejo é que perigo pode vir para a fuseta, por haver uma nova barra? O oceano, e a ria são vazos comunicantes, estão sempre ao mesmo nível Há por aí muitas localidades, que não têm ilhas, e têm praias excelentes.
Só é pena que o mesmo não aconteça com as ilhas da Armona, culatra e Farol, Para que Olhão fosse a Copa Cabana da Europa.

Anónimo disse...

á ganda leal assim é que é com que então tens uma casinha de 2 pisos na ilha da fuzeta e não dizias nada? tens razºao pá tapa a barra senão as casa vão abaixo.

JOSÉ SOEIRO disse...

Boa Noite a todos os intervenientes
Os acontecimentos climatéricos na Fuseta é de facto obra da natureza,mas tambêm poderiam ser minimamente evitados se tivesse tido continuidade o trabalho desenvolvido entre 1988 e 1995.
Engª Isabel Pires,a sua actividade profissional foi ICN,e colaborando no PNRF.Esta Senhora foi responsavel pela primeira recuperação do cordão dunar da Ria Formosa em colaboração com Teleflora as áreas abrangidas foram Praia de Faro e Culatra,zonas nascentes.
O funcionamento do sistema na Ria Formosa,enquanto sistema em constante mutação natural e o que originou a presente intervenção,convem perceber nesta questão,se foi a ocupação humana nas ilhas barreira que originou a necessidade de recuperação do cordão dunar,ou vice versa,ou seja se foi pelo facto das casas se encontrarem em perigo é que surgiu a necessidade do reforço do cordão,já que enquanto sistema dinamico no Inverno determinadas zonas das ilhas passam a zonas alagadas.É reconhecido o papel da vegetação dunar na estabilidade do cordão dunar,que se traduz em menores volumes de areias perdidas para o sistema lagunar da ria formosa.A destruição da vegetação dunar,nomeadamente pelo pisoteo,ou por construções condiciona assim a estabilidade do cordão dunar.Procedeu-se tambêm a dragagens dos canais que se encontravam assoreados com expulsão das areias para zonas do cordão dunar que se encontravam mais debilitados,foram plantados especies vegetais com caracteristicas dos ambientes dunares.
Pergunta: desde desta data 1988 alguem teve noticia de semelhante intervenção ?

JOSÉ SOEIRO

Anónimo disse...

Mó só falem mal do leal,atão o homen é mais esperto do que vocês todos.Falem,falem ma nâ sabem quele tem fete em monte pa fezeta.Atão querem lá vêr qu leal ñâ vai resolver isso da barra?tenhem juizo mosses e tem conhecimentes em lisboa para fazer a coisa bem feta ,e tu j mateus cala essa boca quesó dizes babozeras.Chico da Bolica nateral da Fuzeta

Anónimo disse...

Mó só falem mal do leal,atão o homen é mais esperto do que vocês todos.Falem,falem ma nâ sabem quele tem fete em monte pa fezeta.Atão querem lá vêr qu leal ñâ vai resolver isso da barra?tenhem juizo mosses e tem conhecimentes em lisboa para fazer a coisa bem feta ,e tu j mateus cala essa boca quesó dizes babozeras.Chico da Bolica nateral da Fuzeta

Anónimo disse...

Ó j mateus atão o leal tem uma casa de dois pisos na ilha da fuzeta?parece mentira mas tu não tens nenhuma casa em lado nenhum mó.Atão não sabes que não há casas de dois pisos na ilha da fuzeta?mó á quanto temponão vens á fuzeta?era bom que viesses visitar a gente.Renato fuzetere

Anónimo disse...

f.leal começou a ser a ser contestado dentro da concelhia ps em olhão.
outros tempos vem por aí e outros galos levantam a crista,para tomar conta do rebanho.
preparem-se pois até a barraca abana.

Anónimo disse...

Quercus defende desocupação das ilhas-barreira e penínsulas na Ria Formosa . olhem esses a fazerem-se aos subsidios.
porque não falam esses ambientalistas, também nos aterros que as autarquias fazem na ria formosa e nas mansões na quinta do lago e no ancão e nos blocos de apartamentos na fuzetab dentrro de agua?
porque não falam dos campos de golfe? construidos dentro da ria formosa?
ambientalistas de pacotilha é o que a quercus e a almargem são.

Anónimo disse...

gastam fortunas a repor a areia em cima das ilhas ,ainda não chegaram à conclusão que o melhor é a natureza seguir o seu percurso?
Defendam o que é essencial na ria e deixem-se de tretas,e o que é essencial é acabar com a poluição na ria ,construindo ETARSde ultima geração com o aproveitamento das aguas.
isso é que vai gerar um
aumento na na producção de bivalves e na criação de emprego.

Atento disse...

se francisco leal e tem casa ilegais na ilha da fuzeta,não devia esse senhor enquanto representante das autarquias no programa polis dar o exemplo desmontando a sua casa e arcando com os seus custos.
não deviam os autarcas e politicos do PS com casas ilegais nas ilhas darem o exemplo,e seguindo as ordens do governo desmontarem as suas casa ilegais?
passo a citar politicos ps com casa ilegais nas ilhas.
Francisco Leal presidente da CMO com4 mandatos de presidente e 1 de vereador.casa na ilha da fuzeta.
Antonio Pina ex autarca do ps na cmo ex director regional da educação ex governador civil e ex.dono do turismo do algarve.casa na ilha do farol
carlos martins actual vereador da
CMO.
cabrita neto ex governador civil de faro com casa ilegal na ilha da culatra.
esses são os mais notáveis depois há uma carrada de arraia miuda,que deviam seguir o exemplos dos chefes.
ou então mostrem publicamente que sãocontra as demolições do Polis.
ou estão na retranca à espera que os descamisados façam a guerra por eles para não ficarem mal na fita?

Anónimo disse...

DEMITA-SE SENHOR PRESIDENTE!
O SENHOR NAO PRESTA E O SEU VALOR É
NULO.
CHEGA DE INCOMPETENCIA, AINDA ESTÁ
A TEMPO DE SAIR PELA PORTA GRANDE!
INCUMPRIDOR DA LEI, NAO RESPEITA OS MAIS ELEMENTARES PRINCIPIOS ÉTICOS DE BOA CONDUTA, TENDENCIOSO E DE MÁ-FÉ.
MISERÁVEL PROCEDIMENTO DE BAIXO CARIZ.
SÓ CRIA MISÉRIA, E SEMEIA ÓDIOS.
SEM VALOR!
JMateus

Tórico disse...

um técnico da ARH já disse publicamente que a abertura da barra não coloca em risco a fuzeta.
e esta hem leal?
razão tens os gajos do olhão livre tás cagadinho de medo é de que o mar vá bater nos apartamentos que autorizaste por despachoa menos de 10 metros da aguas da ria.
é só ir à fuzeta e ver os apartamentos dentro de agua.

Anónimo disse...

palavras de helder spinola da "quercus" sobre os acidentes na Madeira que já vitimaram mortalmente 25 pessoas.

No entender do responsável, a “situação catastrófica” que se vive actualmente no Funchal e em alguns concelhos limítrofes devido às fortes chuvas é também consequência das “construções junto aos leitos das linhas de água, dos lixos, terras e entulhos que têm sido despejadas dentro das ribeiras e da impermeabilização cada vez maior dos solos”.
cá em olhão aconteceu a mesma coisa
o ria shoping está construido em cima de uma linha de agua, e há linhas de agua tapadas, que não podem ser desobstruídas entre e 125 e a doca pesca no essa linha de agua vem desaguar a norte da docapesca de olhão,para dentro dessa linha de água a CMO faz despejos de esgotos não trtatados que vem parar à ria.
as ribeiras não são limpas mas são entulhadas .
a CMO autoriza a construção nas margens de ribeiras e de linhas de água e depois se hover uma calmidade a quem se vão queixar?
os construtores só constroem onde a CMO autoriza por isso os responsaveis é a CMO.

Anónimo disse...

Os politicos da actualidade dao-se ao luxo de gozar com o povo que os elegeu.
Como se tem noticiado, as Leis, algumas sem utilidade, sao tidas como armas de arremesso para impedirem e protelarem quem nao é da corda.
Sendo certo que a Justica está semi-parada, pois só funciona em casos extremos e em situacoes de impacto, os senhores políticos usando esta porrogativa, fazem o que querem e lhes apetece. Viva e democracia "responsável".
De facto, os politiqueiros só estao a pensar no dia de hoje, gozando os rendimentos que dispoem pelo facto de estarem no poder.
Será que o presidente nao tem a coragem de responder, é preciso mandar os capangas, alguns deles já andam disfarcados, repetitivos, escornando sempre com o mesmo, até criarem caule na cabeca.


Renato fuzetere 23:56
É com prazer e alegria que leio as simples palavras.
Digo-lhe que em breve aí estarei para uns momentos de convívio agradável,sem preconceitos e despidos de ética púdica.
De facto, custa ouvir dizer que nao
tenho casa para morar, sabendo que
o "maior" da cidade é o mais, e o maior incumpridor das leis.
Essa negacao, teve um custo para além de, tive de sair do país, para
cumprir as minhas obrigacoes e responsabilidades.
Hei-de vencer, com a ajuda de DEUS.
Cumprimentos aos restantes.
Um abraco.
JMateus

Anónimo disse...

Fuzeta está segura mesmo em caso de abertura de barra natural



A potencial abertura de uma barra natural na chamada Ilha da Fuzeta, num local em frente à localidade com o mesmo nome da praia, não causaria inundações na Vila. No fundo, seria de esperar um retorno à situação que se vivia nos anos 40 do século XX, altura em que a barra se situava sensivelmente nesse local. (continuar a ler...)

Anónimo disse...

lá vai os planos do leal por agua abaixo,agora quem quiser comprar apartamentos com a agua a bater nos mmuros dos prédios que ele autorizou que se construissem dentro de agua ,vai ter de pensar 2 vezes.eu é que não comprava lá apartamento com o perigo da agua estragar tudo

Anónimo disse...

se a justiça funcionar, aqueles novos prédios a menos de 15 metros da preia mar, vão todos abaixo e o leal e quem aprovou vai ter de indemnizar que lá comprou os apartamentos,pois estão ilegais,não respeitando o domínio publico marítimo.pois foi o próprio estado que foi roubado.pois o DPM pertence ao estado.

Anónimo disse...

Zé de Fare disse...

Ainda há quem tenha a consideração de tratar o que está em cima das ilhas como construções. Para mim trata-se pura e simplesmente de lixo. E o lixo deve ser removido como é óbvio. Grave, grave foi o rio de dinheiro gasto no abastecimento de água à Culatra e à Armona numa obra ilegal. Quando é verão, chegam a estar 15 mil pessoas no núcleo do Farol. Nem um cêntimo entra nos cofres do estado à conta do turismo clandestino. E na praia de Faro alugam-se casas a 200cts por semana sem recibo nem legalidade. Mas claro, quando o mar leva as casas chama-se o Estado (e todos os que não tem lá nada) para alugar camiões e máquinas para repôr a areia nas praias. Este país é um país justo sem dúvida.
comentário retirado do blog defesa de faro

Anónimo disse...

as barragens,impermeabilização dos solos (ruas alcatroadas até há porta)
esporões na costa etc,etc....
será caso que todas as construções nas ilhas barreira são todas ilegais?
tão bem vejo muitas casas nas encostas dos montes que já destruíram bonitas paisagens e ambientes naturais, tão bem esses
património comum !
já parecem um antigo ministro do ambiente que quando viu o prédio
Coutinho não gostou e mandou deitar
a baixo sem se preocupar se este era legal ou não

2:12AM por esse principio o melhor é ir verificar se a sua casa é legal pois o facto de não estar
nas ilhas não garante que não seja
considerada ilegal
e depois pode ser demolida

Anónimo disse...

Zé das Ondas disse...
no defesa de faro.
A natureza é soberana.
Vai encarregar-se de fazer aquilo que políticos incompetentes não tiveram coragem de fazer.
Os temporais vão derrubar as casas que nunca deveriam ter sido construídas no domínio público marítimo.
Esperemos que os políticos não caiam na tentação de atribuir ajudas quando os temporais afectarem empreendimentos que também não deveriam ter sido construídos onde o foram.

Anónimo disse...

O homem quer ter protagonismo, aproveitando uma "desgraca", para se evidenciar e justificar injustificável.Só dá cavadelas dentro de água, nem agudias apanha.
O que acontece é que, por via da razao e, com toda a naturalidade aparecem opinioes contrárias, de TÉCNICOS, a contradizerem.
Como aqui já foi dito o homem pretende é gastar €uros a todo o custo, nao importa como, tem de se gastar."salvar a casinha "legal", que tem na ilha. Tudo dento da ilegalidade, mas nao faz mal.
Além do mais, esta sempre foi a actuacao do sistema público em Portugal, onde estao incluidos os dirigentes, como é óbvio.
Quando "sobrava", dinheiro nas dotacoes do orcamento, haveria que gastar a todo o custo. Estava, e continua a estar implementado.
Também se podia pedir,com justi-
ficacao a transferencia de verbas das dotacoes que estavam em falta.
Nesta linha de actuacao, penso, que
com argumentos, e com verba dispní-
vel, CONCEDIDA autorizacao superior
pode-se pagar antecipadamente qual-quer compromisso (ex; obra do mercado).
As escolas e as pessoas carenciadas
foram só preocupacao eleitoral.
Aldra... "sempre a seu lado"
Há "figurantes", referidos neste blog, que por desempenharem cargos públicos,pensam que estao no direito de tudo fazerem. Por via deste procedimento, PORTUGAL ESTÁ NA MERDA!
JMateus

Anónimo disse...

Gostava que alguém neste blog me explicasse porque razão quer a sociedade Polis mandar a baixo as construcções "ilegais" das ilhas barreira deixando as "legais"? Ponho entre aspas porque a diferença entre ambas é muito ténue.
Se o problema das construções é a sua legalidade então porque não tratar de legalizá-las?
Se no entanto o problema é a natureza e ecologia então as construções "legais" também não são prejudiciais? É que não estou a ver qual a diferença para a natureza e ecologia entre uma casa "legal" e outra "ilegal" construída logo ao lado...

Anónimo disse...

ANARQUIA colegial!
Faz-se o que se tem em mente, mas nao o que se sente.
A observacao do problema foi bem vista, mas isso nao conta, como inicialmente afirmei.
Jmateus

Filho da Fuzeta disse...

meus amigos donos do blog!!!
antes de mandarem postas de pescadas deviam de saber umas quantas coisas...

O nosso querido amigo LEAL tinha uma casa na ilha da FUZETA que foi destruída no inverno passado...

Já lá não está!!!

E mais... Não era de 2 andares!!!! lol

Só há uma casa com 2 andares, que era a do Claro, e essa tb está a ir com o Mar...

Se a Barra continuar a abrir vai afectar a baixa da Fuzeta sim,,, quem sabe que há 50 anos a barra era ali, também devia de saber que a baixa da Fuzeta era AGUA...

Continuação de um bom blog!!!
Ass. Filho da Fuzeta