sábado, 27 de fevereiro de 2010

HAITI, CHILE. FUZETA?

Nos últimos tempos temos sido assolados pelas más noticias das calamidades nos diversos pontos do globo. No Haiti, Japão e agora o Chile são motivos mais que suficientes para reflectirmos na nossa situação, tomarmos as medidas necessárias à prevenção de uma tal calamidade.

Na Fuzeta, a Escola Dr. João Lúcio, foi construída, precisamente em cima de uma placa sísmica, identificada na Planta de Condicionamentos Especiais do Plano Director Municipal, embora o nº3 do artigo 16º daquele Plano interditar a construção destinada a equipamentos colectivos ou edifícios de utilização publica que se destinem à aglomeração de pessoas.

Anos a fio sem qualquer Plano de Emergência, a Câmara Municipal de Olhão omitiu à população utente daquela Escola, o perigo latente. É que são registados diariamente pelos sismógrafos do Instituto Português de Meteorologia, uma media de 3 a 4 sismos de pequena intensidade, é certo, mas que deveriam constituir por si só, um alerta.
Entretanto, propõem-se demolir a Escola Francisco Fernandes Lopes, objecto de recente intervenção, e substitui-la por uma outra nova, em detrimento da segurança dos alunos da Escola Dr. João Lúcio, atitude que vai sendo habitual na autarquia olhanense e nos seus autarcas.
Assim, parece não existir outra solução, que não pedir a demolição e deslocalização do conjunto de edifícios desta Escola, que embora seja de interesse publico, representa um atentado à segurança das pessoas que a frequentam, em violação grosseira do PDM, não se percebendo como foi possível o Ministério da Educação licenciar um estabelecimento nestas condições.
Mais vale enfrentar o azedume imediato de Francisco Leal, do que lamentar a dor e lágrimas das gentes da Fuzeta e Moncarapacho no futuro.

32 comentários:

Neves disse...

pouca vergonha virem agora falar mal do nosso presidente ele é o maior.

mateus disse...

Pouca vergonha, virem agora falar mal do nosso presidente ele é o maior dos incompetentes conhecidos no concelho.

Anónimo disse...

quem fez este post devia fundamentalo pois nao passa de uma teca de disparates (placa sismica o que é isso) tenham juizo

Marreco disse...

Este comentário não tem nada a ver com o assunto do post mas não deixa de ser interessante.
Inês de Medeiros requer ao Parlamento é o pagamento de uma viagem semanal a Paris em classe executiva e ajudas de custo relativas aos 25 quilómetros de distância entre a sua casa e o aeroporto. Todos os deputados beneficiam de ajudas de custo referentes às viagens que fazem entre o Parlamento e a sua residência. O valor do quilómetro é o que está em vigor para todos os trabalhadores da função pública: 40 cêntimos.
Pois é, só que a Inês Medeiros foi eleita pelo círculo de Lisboa e assim não tem direito a viagem nenhuma. Até podíamos tentar ser compreensivos, pois sabemos que tem os filhos em Paris, local onde realmente vivia, mas que exija viajar em classe executiva e querer “mamar” as ajudas de custo já é um exagero. Pior ainda quando ouvimos o socialista José Lello argumentar que inviabilizar a deslocação semanal a Paris de Inês de Medeiros põe em causa a livre circulação dos cidadãos europeus. Se assim fosse, também que não tenho dinheiro para andar a viajar pela Europa, podia argumentar o meu direito á livre circulação e exigir que me pagassem os passeios. Sem falar do “forrobodó” que seria ver, a partir de agora, todos os deputados a darem moradas em Londres, Nova York, Rio de Janeiro ou Pequim.


Este comentário foi pescado no Kaos

Zé do Mar disse...

Quer dizer: SE houver um sismo na fuseta vai ser só no local dessa escola? deixem-se de asneiras, não se aproveitem de calamidades para enaltecer os vossos pontos de vista descabidos, e bacôcos|

Anónimo disse...

A agonia deste blog está a chegar
veja-se em dois dias quantos visitantes tem,os temas já não convencem, como tudo tem o seu tempo,o tempo deste blog está a chegar ao fim como as ideias dos autores.

Anónimo disse...

ordenamemnto é não deixar construir em cima de uma falha sismica.se ali existe ( eu não sei se existe ou não)
essa falha sismica ,então algo de muito grave se passou.
pois a lei prevê a proibição de construções de edificios publicos em cimas dessas falhas sismicas.

Anónimo disse...

então e se houver um marmoto como é que as pessoas da fuzeta fogem ? a CP fechou uma passagem de nivél, que era uma das saídas mais antigas da vila,há planos de emergência para a fuzeta?

Anónimo disse...

Agoniados sentem-se os portugueses que se encontram sem trabalho!
Ao contrário, os politicos estao como peixe na água, nao lhes falta dinheiro para nada, embora sejam maus gestores.
Nesta questao, a agonia e o prazer se contradizem.
As idéias nao devem faltar, o que falta é quem produza, faca boa gestao sem esbanjar dinheiros dedicando-se apenas ao TRABALHO.
A agonia da má gestao é o pior male
desse concelho, que nao tem rumo.
JMateus

Anónimo disse...

Va lá que temos o Leal á frente da câmara vejam só se fosse o psd com o Alberto Almeida,se houvesse um marmoto iamos todos ao fundo.Caleça

Anónimo disse...

Ó amigo caleça!
O leal, o alberto almeida, o joão pereira, os pinas, o peres, o marinho, e mais uns quantos, se viesse o marmoto e os levasse, não se perdia nada, são tudo chulos engordando à conta do orçamento!

Lima disse...

Ó Marreco é a inês Medeiros, e são os outros deputados, tudo uma cambada de chulos, que só pensam em chupar este pôvo miseràvel até ao tutano! è esta a liberdade que eles queriam, foi para isto que se fez a revolução dos cravos, havia muito ouro nos cofres do Salazar, agora já o chucharam todo, agora têm de ir directamente às veias do Zé Povinho. Só que o sangue do zé não dura sempre,não tarda que se virem uns contra os outros, como as hienas esfaimadas em lutas fraticidas, só que o zé tambem apanha por tabela.
Cada deputado, custa à Nação 60.000€ mensais, em ordenados, e custas (o amigo acha que eles produzem esse valor?)

Anónimo disse...

Srº LIMA,a liberdade não tem preço,
estou de acordo quando diz que o povo alimenta esta data de chulagem e para estes a crise passa ao lado e cada vez têm mais regalias e nós a sustentá-los e a ficarmos cada vez mais pobres.
Agora confundir com a liberdade que salazar nos privou durante muitos anos,não estou de acordo,com a pide a guerra colonial,presos politicos fascismo não obrigado Senhor Lima.

Anónimo disse...

Pior a emenda que o soneto!
O senhor Caleca podia arranjar uma outra compararcao.Agora mencionar
esse nome que referiu, é o mesmo que dizer "dois em um".
Para mim a oposicao desse senhor é feita ao outro elemento do PSD e BE
Algo que se aproveite e seja útil à pessoas.
Eu dou-lhe um exemplo:
Li, no jornal Brisas do Sul, uma inauguracao em Moncarapacho no dia de ontem.(Internete)
Ao ver as pessoas que a fotografia
focou, para além de outros, vi o presidente de cuja apresentacao era
ridícula, tanto ao lado dos acompanhantes, como dos presentes.
É de grande consternacao o teor das
declaracoes proferidas, das quais se transcreve alguns passos:
"um concelho pouco estudado... É importante conhecer o nosso passado, refrindo-se aos vestígios oriundos de Moncarapacho e Marim. sic"
Isto traduzido à letra é;
Um concelho com falta de cimento...
É importante saber que construcoes e projectos já foram aprovados, porquanto há sinais de de poder alargar e aumentar o volume de m3
de cimento, nomeadamente na zona de Moncarapacho e Marim.
Já me falta pouco tempo para aprovar os projectos que vao dar muitos postos de trabalho..., aos gabinetes de arquitectura. Os da corda como é óbvio, porque aos de fora do concelho, só se levantam problemas, ou entao, ficam na gaveta a aguardar melhores dias.
Cimento meus amigos, cimento, pois só assim a CMO tem receitas "(avultadas)"
P'rá frente Olhao.
JMateus

Anónimo disse...

O J Mateus não sabe da missa nem a metade, mas se eu lhe disser que esse vereador A.Almeida votou contra tudo o que você apresentou na câmara talvez fique mais elucidade com esse cretino.Eu sei que nunca foram amigos mas parece que ele nunca gostou nada de si talvez por influência do presidente J Marcelino,que na altura parecia muito seu amigo mas que só lhe dava facadas nas costas inclusive com conversas com o leal sobre assuntos que vocês falavam.Caleça

Anónimo disse...

diseram-me hoje que neste momento entre a barra da armona e a antiga barra da fuzeta abriram mais 3 barras alguém sabe de alguma coisa?

Marreco disse...

Tanta revolução e mudanças e passados quase 36 anos desde 25 de Abril de 1974 o adagio do Príncipe de Salina, em «Il Gattopardo» de Giuseppe Tomasi di Lampedusa , "É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma" cumpriu-se.

Lima disse...

Ao anónimo das 22:46:
Caro senhor, não sei quantos anos tem, nem se viveu sob o regime de Salazar, ou se está a falar por ouvir dizer; mas em qualquer dos casos, vou-lhe contar que: Eu nasci nos anos 40, Cresci fui estudante, fui à guerra da Guiné, e trabalhei no regime do Estado novo. Andei envolvido em reniões subversivas,em casa do Dimas, e as aulas nocturnas com o Dr.Zéca afonso, eram tudo menos didacticas,
quando estudante e "sábio" falei tudo quanto foi baboseiras, e me deu na telha, e nunca me faltou a liberdade fosse p`ró que fosse!
Está claro, que o Salazar tinha que ter muita cautela, porque ele sabia de onde veio, ele não se esqueceu que apanhou este país com uma pá e vassoura, e não queria que certos elementos o pusessem de novo no lixo, tal como veio a acontecer depois do Marcelo caetano afroxar a guarda, e deixar a raposa vir tomar conta das galinhas.

Tórico disse...

ilha da fuzeta o restaurante do drº edgar já era,a ponte de embarque já era a casa do f.leal presidente dacmo, já foi POR AGUA ABAIXO, e ele agora devia dar o exemplo e pagar da algibeira dele a recolha do lixo que a sua casa provocou.
NA BAIXA DA FUZETA A AGUA BEIJOU OS PRÉDIOS DA ZONA RIBEIRINHA QUE LEAL DEIXOU CONSTRUIR AS MAQUINAS LUTAVAM PARA QUE A AGUA NÃO ENTRASE NA ZONA DOS PRÉDIOS EM FRENTE AO DOS BAIRRO DOS PESCADORES.

Anónimo disse...

Respeito todos, dos de ciência aos que apanham o simples papel, que de boa fé contribuem para um melhor ambiente.Revolução ou reforma?Demolir por demolir ou "Requalificar"?"Generalizar ou particularizar"?Argumentos com dois pesos? Tolerância zero só para um lado?Peso a mais de um prédio de 3º andar?Dá que pensar.Tudo seria melhor "Se..."; Temos de enfrentar é o "É", o que está feito;No minímo;Sem fundamentalismos gratuitos; Ponderar pareceres técnicos aparentemente mais crediveis,Sentido republicano: perante a lei todos somos iguais e não há mais iguais...A reter, para acautelar o futuro; é fácil dar, em particular aquilo que não é nosso.Tirar?? Pois é....Tendência - olhar para o lado e observar o que acontece. Como dizia alguém: entrei com um problema...saí com dez, mas não desisto. A Ria Formosa é um assunto sério e como tal tem de ter uma abordagem construtiva. Zé, luta por um Portugal melhor para todos.Tem esperança.

Anónimo disse...

Pergunta à presidente da sociedade polis ria formosa como é possivel renaturalizar as dunas do cordão demolindo casas de madeira e deixando as construções em pedra e alvenaria algumas com 3 e 4 pisos outras em enormes blocos de pedra constituindo luxuosas mansões e tanto num como noutro casos constituem uma brutal carga sobre a areia.Será que as pequenas construções em madeira ou de um só piso em alvenaria serão mais prejudiciais à duna e nós não sabiamos senhora presidente.haja decoro na reconversão ambiental e comecem pelas cargas maiores para que não se repita a história da barrinha. Há já agora para quando a reabertura da barra do ancão que se fechou há tantos anos se encontra fehada?Por favor não argumentem com tretas ambientais

Fernando Carvalho disse...

Hó Senhor Lima
Então quer dizer que serviu a guerra colonial de livre e espontanêa vontade,bem sinceramente custa a acreditar.
Então se o Senhor Lima tinha liberdade como diz,porque considera as reuniões que tinha subversivas ? não faz sentido !
No entanto respeito a sua visão,mas que dizer disto:1968 duas horas da manhã,batem á porta eu era miudo,hoje tenho 42 anos uns senhores arrancam o meu pai da cama perante os choros aflitivos da mulher e meus,e deixei de o ver durante dois meses,ninguem sabia dele.
Um dia voltou,já não era o mesmo pai,alegre contente,paciênte,tudo mudou,adoeceu nervos diziam os medicos,torturas pensavamos nós,ele não dizia e nunca disse o lhe fizeram até morrer,desde aquele dia senti que perdi o meu pai.Mais tarde tarde vim a saber que o meu pai e outros tinham sido denunciados
á pide por ter participado numa reunião de operários na Litografia.
Portanto Senhor Lima,salazar não obrigado.

Fernando Carvalho

Anónimo disse...

Venda - Apartamento - T1

Olhão Faro | Apartamento Olhão

Venda - Apartamento - T1 2 Fotos A Marina Village é uma urbanização de apartamentos que se encontra em fase de construção e está... situada junto ao mar, na parte leste de Olhão. É sem dúvida raro encontrar novas urbanizações tão perto do... mar e duma reserva natural, que se localiza mesmo ao lado da urbanização. Olhão está a evoluir

94 m²
2.181€/m²

1 quarto
há coisa benitas não há isso é a publicidade que se vê na net.
e onde diz hoje em dia é dificil encontrar aprtamentos tão junto ao mar.
em olhão e na fuzeta,o que falta é apartamentos desses junto ao mar e é curioso não é?
e eu não digo que há corrupcção há é coisas benitas.e envelopes passados.

ZECA disse...

Deixo uma pergunta no ar para quem à mesma sober responder:

PERGUNTA: Onde vão os viveiristas buscar a areia para os seus viveiros ?

-Quem visse diz: Entre os Hangares e o Farol, junto à vedação (poligno da marinha) é uma das zonas mais fustigadas pela extracção de areias.

Não há dúvida, o maior inimigo do homem é o próprio homem.

Zeca

Anónimo disse...

comentário retirado do publico on line sobre as casas da ilha da fuzeta

Rodrigues, Olhao. 03.03.2010 12:51
Averiguaçoes

Aqui esta o exemplo perfeito do que eu dizia ha cerca de oito dias aqui neste site num dos meus comentarios.As construçoes efectuadas junto ao "Braço morto" (Ria),foram construçoes autorizadas por Francisco Leal,e agora é necessario saber quais as condiçoes destas autorizaçoes.Pesquisem as contas Bancarias do Actual Presidente da Câmara Municipal de Olhao,a fim de se saber de onde vem todo o Patrimonio.

Lima disse...

Ó senhor Fernando Carvalho!
com todo o respeito que me merece o seu caso, tenho de lhe dizer, que o Salazar, não foi directamente responsàvel por todas as atrocidades que se cometeram em Portugal, houve algum excesso de zêlo por parte de algumas autoridades. O intuito do Salazar, era evitar a todo o custo que o pais fosse contaminado por ideias vindas de leste, e que então estavam muito na moda. a União sovietica tentava a todo o custo infiltrar-se.É verdade que se cometeram muitos excessos, mas foi uma època muito conturbada.
Se servi na Guerra colonial de livre vontade? Diga-mos que tive opções, podia ter ido para Argel com o Manuel Alegre, e sentir-me toda a vida como um traidor. Optei por Cumprir o meu dever, e não estou arrependido. As reniões em casa do Dimas, eram subversivas, porque, ali naquele momento, ia-mos ouvir as tais doutrinas, combinar distribuições de pamfletos nas fábricas, etc. Se nesse momento pensava diferente do que penso agora? claro que sim! nesse tempo, Era jovem influênciavel, e ainda não sabia o que os "democratas" eram capazes de fazer, a um pais, nem que o "socialista" Mario Soares se ia reformar com 10.000€ enquanto o Zé tem 150€, nem que o Salazar morreria, e que todos os seus bens pessoais, seriam 50.000 escudos no banco.
Se alguma vez me senti restrito na minha liberdade? Tive sorte...nunca! se agora me sinto restrito na minha liberdade? sim tenho receio de ser assaltado, há zonas do pais em que não ponho o pé!

Anónimo disse...

e as contas e apartamentos que estão em nome dos netinhos do pencas.

Anónimo disse...

Mosse ó anónimo das 1440,então se te fosses f.... não seria melhor do que estares a levantar suspeitas sobre uma pessoa honrada e honesta que é o leal.Acácio

Zé do Mar disse...

Hó Sr. F Carvalho!

Em 1968 o Sr. se tem hoje 42 anos, não podia ser um miúdo. Na melhor das hipoteses poderia ter sido um Bébé! Como é que se lembra desses factos tão vívidamente?

Fernando Carvalho disse...

Para Zé do Mar
Peço desculpa pelo erro nasci 1952
tenho 58 anos e tinha 16 á data dos acontecimentos,escrevi mal a minha idade (42).
Obrigado pela chamada de atenção.


Fernando Carvalho

Anónimo disse...

O senhor Caleca pensa que quem trabalha tem algum valor nesse País?
Nao irei proceder da mesma forma como esses senhores do psd procedem
É mais que evidente, que a forma como os politicos se "elevam", é falando mal de um,hoje, e de outro amanha.
A inturjisse da sociedade em que se vive, nao tem outra alternativa.
Nao lhe fica nada bem, isto é, com a educacao demonstrada é típico da
concelhia.
Que fazer, as mentalidades nao se elevam.
JMateus

Anónimo disse...

Concordo que se deva proceder à demolição desta e doutras escolas que se encontrem em risco. A segurança dos nossos filhos deve estar sempre em primeiro lugar. Se não houver lugar nas outras escolas então deverão ficar em casa com os pais que é onde estão mais seguros. Aliás em casa não há booling e as placas tectónicas não tremem tanto, portanto os meninos devem ir todos para casa e lá ficar.