terça-feira, 8 de junho de 2010

BARRA DA FUSETA, MAIS UM LOGRO!

As intervemções a pedido dos políticos sempre deram mau resultado. O presidente da câmara de Olhão pediu e fizeram-lhe a vontade. Pediu para proteger os prédios que autorizou a construção. Contrariando a vontade dos técnicos da CCDR lá taparam a barra e abriram outra. Mas o tempo vai-se encarregar de mostrar que tal só representa o adiamento de um problema.
Quase todos os dias são notícia o resultado das intervenções que tem sido feitas ao longo de toda a costa portuguesa, sendo o caso mais conhecido o da Costa da Caparica. Os esporões que lá fizeram, seguraram as areias de um lado, mas mesmo isso não tem sido suficiente. A construção das barragens, por travarem também os sedimentos que outrora vinham parar à foz dos rios, tem, também, contribuído para isso.
No Algarve, quando fizeram os esporões em Quarteira, deram cabo de Vale de Lobo e da Praia de Faro. Com uma considerável diferença: são sítios onde o "turismo" tem um grande peso e como tal, há que gastar o dinheiro para proteger os intereses dos estrangeiros. Se fosse o "portuga" a construir no alto das falésias, os nossos governantes não se preocupavam em injectar areia para a praia. É assim que se vão gastar lá uns milhões.
Na barra da Fuseta, foi a natureza que abriu a barra e, quer os fusetenses queiram ou não, a barra continuará a deslocar-se para Leste como anteriormente. E caso fizessem molhes para garantir a fixação da barra, não tenhamos dúvidas de que as areias se fixariam a poente dos molhes mas iria faltar nascente, ou seja, o cordão dunar iria perdendo força, consistência e abrindo noutro sítio qualquer. Isso seria inevitável. Quando se fala neste tipo de obras, as mesmas devem ser precedidas de Estudo de Estudo de Impacte Ambiental, devem ser tidas em linha de conta todas as probabilidades. Há que acautelar o futuro e não é a pedido de um presidente de câmara, sem uma base sustentável, que se deve enveredar por este tipo de obras.
No momento certo deveria ter sido pedido o embargo da obra. Agora, a única coisa possível é pedir a nulidade do acto administrativo.
Os politicos nunca respondem pelos crimes que cometem, porque todos nós temos uma atitude passiva face a estes atentados, mas já chega de sermos constantemente e vilmente enganados porque afinal somos todos nós a pagarmos os desmandos de uma classe política muito medíocre...

39 comentários:

TÓ da ilha do farol. disse...

na ilha do farol falta areia na praia mas a ARH quer que as pessoas se tropiquem.foi mais importante fechar a Barra que a natureza abriu,indo contra a própria natureza.
será que a valentina dos cães está à espera que o mar galgue a ilha do farol para destruir as casa ditas ilegais,para o parque expo poupar mais uns milhões largos como poupou na fuzeta,com a destruição pelo mar da maior parte das casa da ilha da fuzeta. e que assim, ponha também em causa a segurança do Farlo de Stª maria?
gastaram milhões em encher a praia de vale de lobo para proteger a piscina daquele aldeamento e outros interreses dos magnatas de vale do lobo,não tem dinheiro para a ilha do farol. tá mal.pois a valentina só gasta o dinheiro do polis conforme as amizades e interreses.

Anónimo disse...

o j.p. andou a fazer propaganda que já tinha resolvido o problema do encerramento da Barra da fuzeta mas o presidente da CMO Francisco Leal e a engª Valentina Calixto estiveram-se borrifandopara o J.P. e para o B.E. pois vozes de burro não chegam ao céu.
Porque razão não pediu o B.E. o embargo das dragagens pois não pode haver dragagens na ria sem estudos de impacto ambiental.e esse estudo não foi feito assim como todas um série de normas necessárias para haver dragagens que não foram cumpridas .analizaram as lamas? as dragagens foram acompanhadas pelos arqueologos as dragagens foram comunicadas à população local através de edital 30 dias antes de começarem? o local não estava devidamente sinalizado ,nem havia segurança das embarcações que saiam e entravam a barra que a natureza abriu,pois os pescadores já utilizavam essa barrra nas suas lides diárias. só ocideadão comum é que tem de cumprir as leis, pois os poderosos não cumprem as leis,que eles próprios fazem, será isso uma república das bananas?

Anónimo disse...

6 milhões é quanto Valentina Calixto vai gastar na recuperação das dunas das praias de Forte Novo, Almargem, Loulé Velho,Vale de Lobo,Dunas Douradas e Vale Garrão, obras que estão em curso. Entretanto o Polis não dá sinais de reforçar o cordão dunar no Farol, pois assim tem argumento para dizer que está em risco a segurança das pessoas.

Anónimo disse...

A grande mentira na Ilha da Culatra onde há mais de 150 casas que ainda não têm agua, porque a CMFaro não liga cedendo às pressões da sociedade Polis e Valentina Calixto. Primeiro dividiram os proprietarios com a treta de ser ou não pescador, depois com o facto de ser segunda habitação. Dividir, dividir para reinar. Com o desnrolar do tempo se as pessoas não se manifestarem contra a demolição de uma casa só que seja, podem ter a certeza de que num futuro proximo irão as restantes.Basta para isso uma revisão do POOC e a posição enfraquecida dos que lá ficarem para o conseguir.

Anónimo disse...

essa valentina é cá uma espertalhona, não foi por acaso que a ministra do ambiente queria correr com ela,mas que o socratews e o leal não deixaram pois os amigos deles tem interesses comuns que só a valentina sabe como defender.é o caso dos prédios de 4 pisos na zona ribeirinha da Fuzeta onde aterraram a ria para ficarem como 10 metros de aterro entre a ria e os prédios que construiram.
o condomonio em frente ao bairr dos pescadores destruiu mais de 200 oliveiras uma nora para fazerem prédios junto à ria formosa e se não for o muro aas aguas batem nos prédio. além disso esses prédios não respeitam a cercea das casa do bairro dos pescadores e taparam a vista da ria a quem sempre a teve.
a valentina há mais de 20 anos que está ligada ás decissões estratégicas sobre a matéria de ambiente e o que fez? Merda deixou roubar a areia da ria para os prédios a troco de quê? de cambalachos e negócios pouco, valentina calixto facilitou a vida a muitos poderosos e ela própria tem uma casa onde nimguém a podia ter,até campos de golfe dentro da ria existem assim como colectores de esgotos dentro da ria na zona da fuzeta,mas a valentina e o leal entendem-se às mil maravilhas e os envelopes chegam e sobram para os dois.e para calarem aqueles que falam falam mas nada fazem.
como foi o caso da barra da fuzeta onde o tecnico da ARH um Teixeira qualquer coisa disse que a barra era para ficar ali pois já ali tinha sido há 50 anos sem qualquer perigo para a população da fuzeta.
o Teixeira calou-se, e a valentina e o leal fizeram o que quiseram.

Força da Natureza disse...

podem observar a natureza a abrir a barra e a poupar dinheiro à sociedade parque expo, pois mais de metade das casa foram destruidas pela natureza.
carreguem no link onde diz força da natureza

Força da Natureza disse...

a secretária de estado disse uma coisa a valentina calixto e o leal fizeram outra porquê?

Anónimo disse...

menines hoje cheira a merda em olhão e ainda o calor não chegou.estou mesme a ver os turistas apos mamgotes a précurarem ao gerente do >Hotel Real Marine que cheiro é esse e ele dizer assim "tipical cheire a merda"merda original de olhão e arredores quererem fazer de uma terra de trismo e construirem um hotel na zona mais porca de olhão só lembra ao leal.ou então os envelopes assim o fizeram acreditar no turismo 5 estrelas.
se queres uma terra com tristas ou acabas com os esgotos e com o cheiro a merda das etars ou os turistas numva mais cá voltam.

Anónimo disse...

Toda a costa/ sistema dunar daa praias da ilha da Culatra, que vai da ponta da barra velha até ao Farol, sempre foi entregue ao abandono pelas autoridades responsáveis pelas ilhas e pela Ria Formosa. Desde os meados dos anos 70, em que se colocaram as rochas e aquele pequeno quebra mar que divide a praia do farol em duas para que houvesse ali uma praia em condições e o mar não avança-se, nunca mais nada foi feito. Um terço da ilha pertence à marinha e há 20 anos ainda bombardeavam as dunas e a praia em pleno Verão. Redes e tabuletas que delimitem aquela área, em princípio restrita não existem. Hoje em dia é raro, mesmo na época alta ver um cabo de mar nas praias ou no interior da ilha ou nos cais de embarque. A Câmara de Faro e a Junta de Freguesia da Sé limitam~se a fazer a recolha do lixo e a receber o dinheiro do IMI (daqueles que pagam, claro está). AS dunas da ilha nunca foram reforçadas nem protegidas, nem sequer existem avisos ou barreiras que impeçam os veraneantes e campistas ilegais de andarem por cima das dunas e irem lá fazerem as suas necessidades, quando estas não são feitas na água . Bem, à coisa de dois anos , quando colocaram o saneamento na ilha(canalizações), os tractores, moto quatros e outros veículos fizeram o que quizeram das dunas, era uma espécie de rally Dakar, versão Farol-Culatra.
O núcleo do Farol, em comparação com o núcleo da Armona é uma vergonha. Na Armona a CMO muniu o núcleo de balneáreos, casas de banho, brigadas de funcionários camarários que estão permanentemente a limpar as passadeiras e seus limites, a recolher o lixo e a regar os espaços verdes, pequenos jardins que existem junto às passadeiras. Foram colocados passadiços de madeira que dão acesso à praia e estão a coolcar vestiários e mais locais de apoio aos veraneantes, apesar de em comparação com o nº de veranentes que vão passar o dia ao Farol não haver comparação possível(no que diz respeito à permanência nas praia, não estou a falar das idas aos restaurantes). Já no Farol nada disto existe, isto numa praia que desde sempre recebe dezenas se não centenas de milhares de turistas e moradores por ano , mas principalmente entre Maio e Setembro. Balneáreos, casas de banho, chuveiros, brigadas de limpeza nas praias, pura e simplesmente não existem, estou a falar de locais públicos e não das casa de banho dos restaurantes. Nem sequer as três concessões que existem na praia e que por lei deveriam ter esses espaços, os têm!E isto numa praia com bandeira azul, que só pode ser outorgada se na praia existirem certos requisitos como uma limpeza diária da praia;existência de acessos seguros à praia; existência de instalações sanitárias em nº suficiente e em boas condições de higiene; exisência de um fonte de água potável, devidamente protegida e equipamentos de reciclagem.Isto, só no que diz espeito às praias. Se repararem aquele espaço de terreno que está à esquerda da ponte seria também ideal para colocar algumas dessas infraestruturas tão necessárias ao povinho que vai à ilha , pelo menos àqueles que lá vão passar o dia. O que nós vemos à saída da ponte é aquela tabuleta que está a avisar que a ilha foi alvo de uma acção de desbaratização. E outra a avisar que os turistas não podem fazer xixi nas dunas que Ria Formosa é um local muito belo e delicado.Mas o que os turistas realmente observam é uma série de barracas construídast em cima de água entre as ruínas da antiga rede da marinha e a preia mar ou então aqueles bonitos arbustos exóticos que têm de ser protegidos a todo o custo e que são alvo de desbaratizações anuais.(continua)

Anónimo disse...

a ilha do farol mar perdeu a bandeira azul por não ter acesesibilidades nem areia,a praia pequena neste momento é considerada uma praia não vigiada pois não tem concessionário e o bar da manas não assegura o nadador salvador se morrer alguém naquela praia quero ver quem será o responsável.
a arh teve-se a cagar para a ilha do farol quis foi fechar a barra da fuzeta.

mateus disse...

Então o que é que faziam aos barquinhos do Dr.Edgar?
Temos de reconstruir o cais, pois quem paga é o Zé. Temos de colocar um espaço coberto, em principio, para fazer de novo umas assadas de peixe, e depois logo se estuda o caso com mais tempo.
Tudo voltará a ser como era!!!!!!!!
Toca a gastar dinheiro, o zé logo paga.
Mas que MISÉRIA!

JMateus

Tórico disse...

dizia um pescador da fuzeta no sabado passado fecharam-nos a barra que o mario soares prometeu há 30 anos,e que a natureza abriu,o presidente da CMO só sabe olhar para os interesses dos amigos que construiram os prédios junto à agua da ria e agora estão com medo da barra no sitio dela.pobre fuzeta que já foi uma terra de pescadores e hoje é uma terra sem futuro pois o turismo são dois meses e no resto do ano é miséria e fome.
o pescador lá sabia do que conversava como amigo.

Anónimo disse...

basta ir à ZONA RIBEIRINHA DA FUZETA PARA PERCEBER O MEDO DO LEAL COM A BARRA ALAI EM FRENTE OS PATOS BRAVOS ESTVAM COM DIFICULDADES EM VENDER OS APARTAMENTOS CONSTRUIDOS DENTRO DE AGUA.
DAÍ A FALAR COM A SUA AMIGA VALENTINA, FOI UM INSTANTE, E COMO UMA MÃO LAVA A OUTRA ,E AS DUAS LAVAM A CARA,E COMO O MARIDO DA VALENTINA TEM NEGOCIOS DE FAZ DE CONTA QUE LIMPA COM A CMO NADA MELHOR QUE FAZER A VONTADE AO CHICI LEAL,E JÁ TÁ A BARRA FOI FECHADA COM O NOSSO DINHEIRO,PARA O SONO DESCANSADO DOS PATOS BRAVOS AMIGOS DO CHICO LEAL.

Anónimo disse...

A Sociedade Polis (Valentina Calixto) pediu à ARH (Valentina Calixto) a relação das casas de 1ª habitação na ilha da Culatra para fazer a ligação da agua da rede. Macario Correia está mudo, esquecendo as promessas que fez em campnha eleitoral.
Valentina está decidida em manter o braço de ferro com os moradores da Culatra.
Das 377 casas apenas 155 têm agua ligada ou seja Valentina tem ideia de demolir mais de metade das casas.

Anónimo disse...

(Anónimo das 11:41h) Anónimo de 8 de Junho das 20:07 h, concordo completamente consigo. Só que como nos últimos anos a costa do Farol tem tido bandeira azul, pensei que este ano também fosse o caso. Mas saiba você, e de certeza concordará comigo que nos anos anteriores em que havia bandeira azul, as acessibilidades às duas praias eram uma vergonha. Então o bar das manas, não poderia ser considerado uma concessão ou ter esse estatuto? Se o mar aquando dos temporais de há meses destruiu o bar, como é que é possível que as autoridades que "mandam" nas praias deixem que se volte a construir o bar e desta vez com o dobro do tamanho e já com estatuto de restaurante. Portanto, se as donas do bar estão a pagar aquele espaço, onde esperam que dezenas ou centenas de pessoas o frequentem por dia, tirando daí os devidos lucros, também deveriam ser obrigadas a pagar a nadadores salvadores que cobrissem aquela área. Uma coisa elas fizeram bem, foi a construção de um acesso condigno à praia, algo que a meu ver até devia ser da responsabilidade de entidades oficias. Desculpem não saber nomear qual delas é que deveria ser , porque elas já são tantas que eu já lhes perdi a conta e até já faço confusão. Parece o meu armário onde guardo os tachos.(continua)

Anónimo disse...

Há poucos dias cruzei-me com uma comitiva de autoridades, junto ao acesso, que não existe, à praia grande do Farol. A comitiva era composta por dois oficiais da marinha de fatiota branca, um cabo-de-mar, duas representantes da ARH, o representante mor das actividades lúdicas e desportivas nas praia e um outro elemento que possivelmente estaria ligado ao POOC ou ao Pólis que por sua vez é coordenado pela Parque Expo, (também já começo a fazer confusão com estas entidades tal como faço com os meus compadres, engano-me sempre nos seus nomes). Voltando à comitiva, perguntei-lhes o porquê da ilha/praia do Farol estar desde sempre ao abandono, só se verificando a recolha de lixo e pouco mais. A resposta foi logo que as concessões é que passariam a tomar conta das áreas concessionadas e dos espaços envolventes. Que eu saiba, existe uma concessão que está mais dentro da praia dita grande e despoleta nos veraneantes sentimentos de ambiguidade: uns concordam porque assim aquela área está mais limpa, outros não porque assim sobra pouco espaço para aqueles que não têm poder económico para alugar uma sombrinha e que não podem assentar naquele espaço pois está restrito àquela concessão. Quanto ao bar que está em cima da divisória das duas praias (e onde estão os nadadores salvadores que são uns porcos pois deixam o espaço onde estão, sempre cheio de restos de comida) , este continua quase abandonado, rodeado de fitas e com umas escadas todas podres. As senhoras da ARH disseram-me que aquele bar/concessão seria também transformado em restaurante!?. Eu perguntei algo muito simples . onde estão os balneários/chuveiros para servirem as centenas/milhares de pessoas que passam lá o dia no Verão, onde estão os WC para as mesmas pessoas e elas disseram-me que os concessionários seriam obrigados a colocarem WC e que só colocariam baldes do lixo e que na associação havia uns chuveiros que por sinal não têm torneiras. Mas se na 2ª semana de Junho aquele suposto bar/ restaurante está praticamente em ruínas...(recordo que a época balnear começou a 1 de Junho e estes senhores aparecem-me na ilha no dia 5, e disseram-me que eram poucos para tantas praias no Algarve então o que é que andaram a fazer nos meses anteriores. Já agora, logo no princípio da conversa perguntei o que significava aquela sigla ARH e elas disseram-me que resumindo elas eram as donas das praias do Algarve ...Já o senhor dos desportos sai-me com esta: a Associação da Ilha do Farol é que deveria tomar conta da ilha (chuveiros, balneários, vestiários,etc, isto só demonstra o conhecimento que esta gente tem das condições da ilha e das suas "instituições", a Associação da Ilha do Farol é uma colectividade composta por um café/restaurante, um polidesportivo, um minimercado/padaria, um quiosque e um posto de socorros e para além das quotas dos sócios, também funciona numa óptica de concessionário, isto no que diz respeito às explorações económicas. )!? Isto, depois de eu ter perguntado qual era o papel da Câmara, Junta e todas as outras entidades na preservação das praias. E é a este tipo de teóricos de escritório que andam a mamar bons ordenados e a comer bons almoços nas zonas balneares do Algarve à custa de todos nós e que aparecem nas praias da ano a ano a dizerem coisas sem sentido ou dizerem que são os donos das praias (quase que apostava que esta "comitiva de mamões foram almoçar ao restaurante da ilha deserta , para não dar muito nas vistas). O caricato deste acontecimento é que se passou exactamente junto a uma acessibilidade da praia que é um perigo e que já há muito deveria ter sido construída(continua)

Anónimo disse...

a ilha da armona tem um balneario construído no tempo da outra senhora.
a ilha da armona já devia ter saneamento básico pois caso contrário perde a concessão.
a ilha da armona manda os esgotos para as fossas a maior parte delas já nem existemmpois foram feitas em bidões de 200 litros.
todas as ilhas são um perigo para a saude publica pois não tem saneamento.
gastaram uma fortuna a fazer o saneamento do farol e culatra mas esse não funciona,e há estações elevatorias qua as maquinas já estão todas podres,e colectores de esgotos todos destruidos,à conta dessa obra destruiram-se as dunas do farol até à ponta da ilha e essas obras foram todas feitas sem as respectivas licenças do PNRF.
a ARH não é só dona das praias é dona de tudo o que envolva agua clrao que não dão conta do recado.já adiaram o registo de fuoros poços e noras 2 vezes pois fazem as leis mas não tem funcionarios em nº sufeciente para que as leis se cumpram.
nas arribas e falésias essas caem e não há quase nada a indicar o perigo,como na costa vicentina.
o igreja do forte do belixe está quase a cair há que anos por estar em cima de uma arriba instavél mas não sãp capazes de resover a situação ,estão à espera que a capela caia e depois dizem que foi o vendaval,foi foi o desleixo deles pelo nosso património e pela segurança das pessoas.

Anónimo disse...

a ARH diz que não tem nimguém mas foram a correr à espanha buscar uma chupadora para fechar a barra da fuezeta, se há carcanhol (quando alguém avança com o pilim,em envelopes ou de outra forma), aparece logo obras feitas, quem pagou o fecho da barra da fuzeta? houve concurso publico? foram cumpridas as leis das dragagens, numa zona sensível como é a ria formosa?

Culatra em Pé de Guerra disse...

há dinheiro para fechar uma barra que a natureza abriu,mas não há vontade politica para dar aguas aos moradores da Ilha da Culatra.
vejam essa noticia que sai hoje no dn.
razão tinha o terramoto quando diz que há gato escondindo com rabo de fora,o que eles querem é dividir o pessoal e agora jogar abaixo uma casa e depois as outras para os turistas gozarem as ilhas à vontade deles.

Anónimo disse...

o zé vitorino aproveitou a boleia do terramote , e do nós por cá,e foi à culatra fazer propaganda do movimento dele.

Anónimo disse...

se portugal está em crise porque razão fecharam a barra que a natureza abriu e preparam-se para ,gastar mais dinheiro contrariando a natureza e abrindo outra barra,na ilha da fuzeta.
será que isso tem alguma lógica? a natureza abriu a Barra sem cobrar dinheiro ao polis será por isso? é que assim não a ganharam comissão da abertura da barra.

Anónimo disse...

O Terramoto até hoje nunca se enganou,nesta matéria e a reportagem do Nós por Cá em que ele apareçe a dizer que o que se está a passar na Culatra é gato escondido com rabo de fora,vem mais uma vez dar-lhe razão,os evidências são tantas que até José Vitorino embora tarde lhe está a seguir as pisadas.Digam o que disserem afinal o A.Terra tem razão
por enquanto não volta a cara á luta e não se vende !Força A.Terra

Anónimo disse...

A Armona tem um balneário construído no “tempo da outra senhora” mas tem. No Farol, este pura e simplesmente não existe e até havia espaço mais do que suficiente para o localizar, por exemplo naquele amplo terreno â esquerda da ponte, que está ao abandono. Eu pressinto que esta pafernália de entidades tachistas acabarão por construir estas infra-estruturas e outras e outras com restaurantes ou parques de campismo “ecológicos” como há um na Armona, na zona onde pretendem demolira as casas. Mas isto é só uma previsão minha. Então se fizeram saneamento no Farol e Culatra e não fazem na Armona porquê até que é uma ilha que está muito mais perto da cidade do que os outros núcleos, portanto seria ,eventualmente mais fácil. Uma das razões, não a razão principal, é que o ordenamento das casas da Armona, à excepção da passadeira principal é completamente caótico, enquanto no Farol por exemplo, tanto na zona concessionada como na zona dita ilegal ainda houve o bom senso e se construírem casas e passadeiras respeitando um certo ordenamento e com espaço mais do que suficiente para essa obras. Foi pena é não terem respeitado as dunas então terem feitto a ligação Farol –Culatra mais dentro da ilha, evitando que os veículos andassem a bordejar as dunas. Se o saneamento ainda não funciona, estão à espera do quê ? É mesmo à portuguesa gasta-se o dinheiro e depois deixa-se estragar as coisa que é para mais tarde virem com novas obras para se gastar mais uns milhões e hás sempre alguém ou entidade que se safa monetariamente à conta destes enredos. Também não sei até que ponto a obra foi embargada, adiada, ou será falta de verbas, como entretanto houve mudança de partido nos destinos da Câmara de Faro e o Macário é todo ecologista (diz ele)! O que é certo é que a obra tinha que ser concluída e mais nada e na Armona deveriam fazer o mesmo. Então com o desemprego que há por aí e a ARH não arranja um nº de funcionários suficiente. NÃO, porque tinam que pertencer a um determinado partido e não interessa que certas coisas avancem para dar o ar de coitadinhos eu não conseguem estar em todo o lado. MENTIRA, à áreas privilegiadas no Algarve que ARH se envolve e dá o seu aval num instante, zonas onde a língua materna não é a principal, e há zonas que interessa manter num estado de degradação para depois e em consonância com outras entidades, serem então alvo das ditas intervenções de requalificação e renaturalização. Então se a ARH é uma das entidades que está envolvida no POOC que tem 90 milhões de euros à sua disposição e não arranjam funcionários, não fazem o saneamento da Armona? O que é que tem sido feito com esse dinheiro, obras que se deixam estragar, frotas de jipes, moto quatros e Audis, obras que beneficiam as praias dos ricos como as do Vale do Garrão, em Vila Moura e outras onde predomina o inglês? Agora vão gastar uns dinheiros valente com uma espécie de pontes flutuantes junto aos cais de embarque. Estou mesmo a ver o barco Rio Guadiana a atracar numa dessas jangadas. (pode ter continuação)

Anónimo disse...

O J Pereira não foi à Assembleia da República para solucionar o problema da Barra da Fuseta, mas sim ,para se autopromover dentro do partido. O burro, com vistas curtas, quer também ser deputado! Vejam bem, o gajo não paga as dívidas e quer poleiro!.
Ah granda J.Valério!

Anónimo disse...

j.p. deputado? tava-mos bem arranjados.se nem a carne pagou nem apresentou contas como seria se fosse depuitado.

Floripes. disse...

Li agora mesmo no Blog do meu amigo Pechanense que a Farmácia de Pechão,vai passar para o ria shoping e vai-se chamar Farmácia da Ria.
diz o texto que o dono da Farmácis de Pechão foi obrigado a mudar de poiso.grande lata tem esse e.x 2º da A.M. de olhão.
quem quiser ler o texto pode carregar em cima do meu nome,que abre o link para o blog do Pechanense.

Anónimo disse...

Negocios farmaceuticos,sabe-se lá o conteúde.
Os assaltos voltaram na nossa terra
dois restaurantes esta noite.

ZÉ DESAJEITADO disse...

Boa noite.

Com todo o direito pode cair para o lado do António Terramote e do "Olhão Livre", uma percentagem enorme no que concerne às questões que aqui se vêm levantando, informando e tratando da forma possível como tal, temos de reconhecer tal mérito.

Mas, também não deixa de ser verdade que até ao momento as gentes da Ilhas de Faro, Farol, Hangares, Culatra e Armona (esta por consequência), nunca tiveram, nem nunca irão ter tamanhos defensores como o foram os Drs. José Vitorino e José Apolinário.

Para tal atestar basta que perguntem aos seus habitantes e a resposta será de certeza absoluta esta.

Pena foi a perda de mandato quer de um quer do outro, acima de tudo a do Dr. José Apolinário, que por uns miseros 130 votos (a Ilha da Culatra quase não votou) e entregou de mão beijada o "poder" a quem em matéria ambiental, tem as suas grandes culpas no cartório... ou todos já esqueceram quem é o actual Presidente da C.M.Faro ??????????

Rendo a minha homenagem ao Dr. José Vitorino, pela iniciativa e prioridade dada à população das Ilhas, enfrentando os da sua côr politica na altura e sem temer o que quer que fosse.

Ao Dr. José Apolinário pela continuídade e pelo reforço da ajuda prestada.

Em Faro... já muita gente roi as unhas pela intenção de voto, em Olhão nem falar...

Bom feriado dia 10 de Junho (Dia de Portugal)... que Portugal ?????????

Zé Desajeitado
09.06.2010 - 23horas

---

Anónimo disse...

mom se o governo rouba os gatunos de olhão não podem roubar?
que venham é já os turistas,para levaram uma banhadas para ver se aí o leal já se preocupa.
dia 16 dia de olhãoa CMO vai inaugura o Hotel, onde deve ter uma tem uma grande quota,pois até vai fazer parte das comemorações da cidade.

mateus disse...

Um dia comentei,neste blog, para o presidente em funções se demitir, pois saía pela porta grande.
Arranjava um tacho, nem que fosse para passar o tempo, e dava de
"frasques".
Assim, sairá pela porta do burro!
É só pedradas no charco, umas atrás
das outras.
Vai acabar flutuando nas etares de
3 geração.
Grandes idéias e evoluidos pensamentos, luzes e mais luzes nas
iluminadas obras municipais.
Paga zé as evoluções temporais.
JMateus

Anónimo disse...

olhão mais uma vez noticia de 1ª página no correio da manhã não por ser uma cidade 5 estrelas, mas por um bar cais club ter sido assaltado pela 3 vez em no espaço de 1 mês.
os comerciantes do local onde está instalado esse bar, que é os Mercados de Olhão,empresa municipal, que é gerido pelo ex.vereador Mario Gonçalves(que tem por curriclum para administrar essa empressa, a falência de 3 lojas na rua do comercio herdadas pelo pai),e po vogais o drº Pina (ex. uma carrada de coisas) e o drº Alberto Almeida (que tem por curriclum a obrigação de sendo vereador do psd votar sempre nas decissões do ps).
Essses três axamplos determinaram colocar cancelas para impedir o transito,pela parte sul dos mercados,a partir desse momento os gatunos roubam à vontade pois o Carro patrulha da PSP que fazia a patrulha pelo local deixou de o fazer,deixando assim caminho livre a quem vive do alheio, tal como esses três senhores que administram as praças, embora vistam bem e sejam doutores.
os comerciantes das praças já explicaram isso a essas mentes brilhantes mas eles são teimosos e tem o poder do polvo socialista,pois a eles não roubam nada,e recebem a tempo e horas.
já o mesmo não se passa com a maioria dos comerciantes desse local,que agonizam para pagar as despesas das rendas dos impostos e dos postos de trabalho que conseguem manter.
já o Mario dos trapes, despediu trabalhadores e nem sequer lhes pagou as prometidas e devidas indemenizações previstas na lei. e chega ao local de trabalho ás horas, que quer e lhe apetece.
pois ele lá não faz nada,para o trabalho del tem uma funcionária de escritorio e o luis que faz tudo.

Correio da Manhã disse...

pois é mas o belga numca é assaltado?
só gostam das bebidas do rolha?
olha não rolha não vale a pena queixarte ao marinhe pois ele tá-se a barribande para vocês,ele quer ´o fim do mês.

João de Sousa disse...

A Fuzeta merece uma barra com boas condições de navegabilidade e com eficiência duradoura. É fácil de perceber que "a barra que a natureza abriu" não podia satisfazer tais propósitos. Os trabalhos que estão a ser realizados são os que melhor garantem o futuro da Fuzeta. Falta apenas que a nova barra seja protegida tal como a do Farol e a de Tavira. A Ilha tem de ser protegida na medida das necessidades, tal como se fez em Cacela, há anos. Este blogue tem um ruído de fundo que ultrapassa o admissível. Haja ponderação, respeitem-se as pessoas e ouçam-se os técnicos.

Anónimo disse...

Para o João de Sousa-
Em primeiro lugar quero dizer-lhe que se espera que façam uma barra protegida por molhes, tire o cavalo da chuva. Fuseta mercê-lo-ia mas a curta distancia a Olhão e Tavira inviabilizam qualquer proposito nesse sentido. Sabe o sr. que não são essas as intenções das autoridades.
Quando do grande vendaval que reabriu, repito Reabriu, a barra frente ao salva vidas os tecnicos da ARH pronunciaram-se pela manutenção da barra aberta. A propria Secretaria de Estado o fez no mesmo sentido. Só quando a Passara visitou os efeitos do vendaval, é que Francisco Leal, sem ter ouvido as pessoas, pediu que aquela barra fosse fechada. E a Passara fez-lhe a vontade. Mas você não fundamenta a sua ideia, tal como o fizeram a Ministra e o Presidente.
Para além da barra ter sido aberta pela natureza, não é por se fechar ou abrir que se protegem as ilhas. O valor maior está na biodiversidade que existe na laguna e que tão mal tem sido tratada. Este ecosistema funciona como uma enorme maternidade de especies pisciculas; é uma zona de produção de bivalves unica; na laguna especialmente no inverno são avistadas todo um conjunto de aves.
A unica preocupação que leva Francisco Leal a propor o encerramento da barra e a abertura de uma nova não se prende com nenhum desses valores, mas sim com os interesses imobiliarios, bem visiveis na Rua de Nº Sª do Carmo.
Quando o João de Sousa vem dizer que há muito ruido neste blog, o que dirá quando Francisco Leal deitar a mata abaixo, a unica zona verde da Fuseta, para construir predios? Ou não sabe que já está programada essa acção? Compreende-se que ainda dê o beneficio da duvida ao emplastro (tal a figura que fez na companhia de Socrates) mas aconselho-o a informar-se melhor. Olhe que não há fumo sem fogo.

Atento disse...

ó João de Sousa sabe que a Fuzeta foi uma terra de valentes pescadores, e que hoje por obra e graça de um montanheiro de Tavira,a Fuzeta vive há espera de dois meses de verão,para ver os turistas infestarem as ruas da Fuzeta e invadirem a ilha.Passado o verão a Fuzeta volta a ser uma terra deserta onde os pescadores que restam tem de andar milhas para chegar à Barra.
Já antes do 25 de Abri os pescadores pediam a abertura da barra onde a natureza este ano abriu,depois do 25 de Abril Mario Soares prometeu a abertura dessa Barra e uma Porto de pesca em condições ,mas como as promessas leva-as o vento Mario Soares prometeu e não cumpriu.
este ano a natureza veio fazer aquilo que os pescadores exigiam,os técnicos afirmavam que a barra era para ficar ali ,mas logo outros interreses se levantaram (os da defesa dos prédios junto à agua,da ria),e a ministra do ambiente deixou-se levar na cantiga do presidente da CMO e em tempo de crise gastou dinheiro publico na defesa de interesses privados.
Toda a gente que conhece a evolução do cordão dunar sabe que a barra que agora abriu ia andar para leste, e mais ano menos ano estava onde vão gastar mais dinheiro em abrir outra barra.
Mas os interesses dos patos bravos que constroem, onde não deviam,pois pois, não se pode construir no espaço do dominio hidrico,e que graças ao despacho de alguns vereadores, isso aconteceu e está a acontecer na zona ribeirinha da Fuzeta.

Olhe João Santos o ruído de fundo que você ouve, talvez seja o ruído de fundo das ilegalidades que a CMO tem vindo a cometer ao longo dos anos,com o silêncio de todos tavez até do João santos.
Se você conhece a Fuzeta sabe bem o que se tem feito ao longo destes anos. e deve saber o que o presidente da CMO se prepara para fazer,como acabar com o parque de campismo para fazer prédios nesse local,poisa praia dos tezos até já é praia de bandeira azul e assim os prédios valem mais.
tudo é feito com uma segunda intenção,como foi o de acabar com a ETAR da Fuzeta que nunca funcionou bem,pelo que dizem os moradores que moram nessa zona da Arte Nova.
sabe o que aconteceu? a CMO acabou com essa etar,gastou uma fortuna em levar os esgotos da Fuzeta para Olhão,e sabe o que aconteceu? alguém muito importante já tinha comprado a Cerca do Resinde por tuta e meia,pois aquilo era uma horta e um olival com mais de 20 oliveira e nada podiam construir.
por obra e graça do espirto santo a etar desaparece e o projecto de destruição dessa horta e dessas 200 e tal oliveira. é assinado para nascer ali uma nova sementeira,não de hortaliças nem de árvores mas sim de betão,que veio mais uma vez tapar a vista do mar,aos feios porcos e maus pescadores da Fuzeta.
É esse o ruído de fundo que o João de Sousa, ouve neste blog? Esse ruído que o João de Sousa ouve é a vergonha que se passa na Fuzeta,por ordem de um montanheiro do Livramento que fez figura de emplastre, no dia de Portugal ao lado do Mentiroso do Socrates.

João de Sousa disse...

Fazem mesmo demasiado ruído sobre a Fuzeta. O encerramento da ETAR beneficiou largamente a ria e a qualidade da água. O parque de campismo não oferece hoje condições condignas e ocupa a zona ribeirinha nobre. A "barra que o mar abriu" não teria condições de navegabilidade quando se deslocasse para nascente, pelo que não representava uma solução duradoura para a Fuzeta, além de que prejudicava a localização ideal da praia da ilha. Os prédios são negociados pelos proprietários, que decidem vender nas condições que lhes parecem melhores. A informação municipal está disponível e chega facilmente a qualquer um. Quanto às pessoas, acho que merecem mais respeito. Passem bem.

a.terra disse...

Afinal o João Sousa as está preocupado com a sua praia. Acaba reconhecendo que a barra reaberta acabará por se deslocar para nascente. Então porque enchê-la agora? A mata, bem ou mal, é o unico espaço verde da terra, e não é pelo facto de estar em zona nobre que deve ser destruida e substituida por betão. Mas o João de Sousa não diz que o PDM, que já tem quinze anos e portanto fora de prazo, prevê a deslocalização do parque de campismo, não tem sido cumprido, tem sido sim violado constantemente pelo Chico Leal. Quando se refere aos documentos você parece mais um daqueles anjinhos que por aqui aparecem.

Anónimo disse...

o encerramento da etar da fuzeta benfeciou em 1º lugar os patos bravos quejá sabiam que a etar ia ser encerrada e compraram o terreno da cerca do Resinde ao preço da uva mijona,pois ninguémcom juizo comprava aquela horta se não tivesse já a certeza que a etar ia sair dali,pois ninguém dá uma fortuna por apartamentos situados ao pé de etars.

Anónimo disse...

a barra que a natureza abriu dentro de dois anos estaria no local onde vai ser aberta a outra barra,para quê gastar dinheiro nessas trocas e baldrocAS DE BARRAS SE OS TÉCNICOS ERAM DA OPINIÃO QUE A BARRA DEVIA SER AFUNDADA NO LOCAL ONDE A NATUREZA A ABRIU.