terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança.Por Favor,Deixem as Crianças Brincar!

Há anos num governo de Cavaco houve um pescador em Olhão que entrevistado,depois de várias multas das autoridades Marítimas, disse: deixem os pescadores trabalhar!
Hoje dia Mundial da criança ao ouvir a noticia, que o governo se prepara para encerrar escolas do Ensino Básico, com menos de 20 alunos(depois de já ter encerrado mais de 2000 escolas com menos de 10 alunos), só por motivos económicos.
Ouvi a seguir uma entrevista em Trás Os Montes onde as pessoas diziam que as crianças que vão ser deslocadas para essas escolas vão ter de se deslocar durante 1,5 horas de manhã e outro tanto à tarde,sendo no total 3 horas que as crianças(entre os 6 e os 10 anos), vão perder em transportes,quando podiam estar a brincar.
Não será isso uma afronta à liberdade das crianças,tão ou mais grave,do que as crianças ajudarem os pais na lavoura das terras e que a lei proíbe?Como vão essas crianças ter tempo para brincarem? Como vão essas crianças ter tempo para sonharem?
É isso uma politica de um Governo que se diz Socialista e que quer resolver a crise só à conta de medidas anti-populares?
O Governo já suga o dinheiro aos ordenados dos pais dessas crianças, em impostos e mais impostos,mas por Favor deixem as crianças Brincar em vez de andarem 3 horas diárias de autocarro!

18 comentários:

rosinha. disse...

coitadas das crianças nem tempo para brincar tem.
cá em olhão nas escolas do ensino básico o que é que vemos,a CMO via roubando espaço do recreio aos nossos filhos para construirem novos espaços para nada.
por exemplo na escola Nº 4 construíram uma cantina,no espaço onde os alunos brincavam, gastaram o dinheiro e os alunos continuam ir almoçar à cantina da escola secundária F.F.Lopes,e ficaram sem um espaço para conviver e brincar e depois dizem que as crianças já não sabem brincar,mas como se cada vez tem menos tempo e espaços livres para que isso aconteça.

Anónimo disse...

as crianças em vez de serem respeitadas são cada vez mais ignoradas para não pensarem e para que não tenham infância .
em olhão o jardim dos patinhos tem menos espaço para as crianças brincarem do que tinha quando foi construído,o tanque dos patinhos é uma vergonha foi retirado de frente do busto do Patrão Joaquim Lopes,para que o Patrão joaquim loeps pudesse admirar e cheirar a merda que sai do esgoto do T.
o tanque foi retirado mas por incompetência da CMO e falta de respeito pelas crianças,queiam ao jardim ver os patinhos. está abandonado Há mais de 3 meses quando o movimento de cidadania activa" Somos Olhão" denunciou numa conferência sobre a Agua os gastos que o tanque dos patinhos tinha.
resultado os patos foram retirados (se calhar para algum petisco) e o tanque tem uma rede a cobrir a agua da chuva que serve para a criação de mosquitos,e para os pombos irem lá beber.
o jardim pescador olhanense espaço sem arvores , serve apenas para os sucessivos festivais e festinhas que a CMO faz para ter o povão bem divertido.e para os cães irem cagar na relva.
mais espaços para as crianças brincarem em olhão? numa cidade que cresceu tanto, os espaços para as crianças brincarem não cresceram nada.
é isso mesmo e o olhão,livre faz bem trazer a publico essa noticias sobre as crianças,. continuem.

Anónimo disse...

POEMA PARA UMA CRIANÇA-DE-RUA
RUI LÔBO


Pássaros voam além nuvem
o dia está lindo...
o sol desponta sorridente
fazendo acordar mais um dia
e secando o orvalho das folhas.
O galo canta no quintal
o gato responde com um miado do telhado
os cães ladram impondo a sua posse,
confirmando a beleza do dia.
Abre-se uma das janelas da rua
d'onde aparece a formosa moça de transas
que alegre responde ao bom-dia do padeiro.
O dia está lindo...
Cambaleando, o boémio vai para a casa dormir
e o cheiro de café inunda toda a rua.
O dia está lindo...
Uma música triste sai lentamente de uma das casas
do outro lado da calçada, uma criança-de-rua,
acorda de um sono de uma noite sem dormir:
Está morta de frio e de fome.
Ela não consegue enxergar
que o dia está lindo!

L.Rocha disse...

os politicos em Olhão não tem filhos? se tem numca os vi a brincar com eles no jardim ,para ver o que faziam quando os 2 baloiços estão ocupados e as outras crianças desesperam por andar neles.
quanto pode custar mais 4 ou 5 baloiços para os nossos filhos? será assim uma grande fortuna? nas eleições prometem tudo, depois não fazem nada.
Mas o povo gosta assim o que se há-de fazer.

Anónimo disse...

a escola do largo da feira a não ser para jogar à bola o espaço cada vez é mais curto para os alunos.
tá mal não deviam diminuir espaço para os alunos brincarem.

Anónimo disse...

mom o presidente da cmo quer lá saber de baloiços ele gosta é de envelopes.
os baloiços devem custar mais que os foguetes da passagem de ano,que foram 150 000 euros.

os baloiços não podem ser comprados nem os burracos das ruas arranjados pois o presidente da CMO gosta muito do sco e deu 1 milhão de euros ao seu clube de estimação o sco.
não percebo é como um clube com tanta falta de dinheiro tem dirigentes altamente profissionais? mas para o futebol profissional há dinheiro a rodos para os baloiços não.

Anónimo disse...

A nossa conjuntura económica não nos permite ter escolas abertas para menos de 20 miúdos. As crianças merecem salas em condições. Ter escolas abertas como tinhamos a de Bias era vergonhoso. Sem condições e que a Junta de Moncarapacho nada fazia. É melhor ter condições dignas para qualquer criança puder aprender com dignidade.
E, vai abrir mais um escola em Olhao graças ao nosso presidente. Quando está mal deve-se reclamar. Mas agora, com mais uma escola deveriam dar louvor ao nosso presidente. Mas como vocês são todos do BE e o vosso interesse é reclamar, isso nada vos importa.

Parabéns Olhao!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 8.55,

Se a escola de Bias não tinha condições como diz, por alguma razão a fecharam, e não era a Junta de Moncaracapacho a entidade responsável por alterar praticamente toda a escola (estruturalmente) para a colocar em ordem para receber os alunos...

Agora que a fecharam e bem na minha opinião, foi logo ocupada pelo homem EX MRPP que tomava as casas de assalto depois do 25 de Abril...

Já trabalha para as proximas eleições, para ver se à terceira consegue ganhar... Mas a coisa vai estar dificil, o velho não vai,mas deve ir o careca e menina das analises, que devem ser um osso mais dificil de roer qque o velho que já está meio ché ché!!!

Anónimo disse...

A escola de bias não tinha condições porque em vez de fazerem obras na escola gastam o dinheiro em foguetes.
que tem de fazer obras nas escolas é a CMO e não as juntas as juntas simplesmente tem dinheiro para manutenção mas se calhar o presidente da junta com esse dinheiro fazia excursões a Gibratar,para arrebanhar os votos e ganhar sempre as eleições e fazer o que quer e lhe apetece em Moncarapcho,e ele e a sua familia.
a CMO está a fazer uma escola que já devia estar a funcionar o ano passado e pro falta de pagamento ao construtor não foi aberta,quando houve concurso de professores para aquela escola,foram lá colocados professores foram desfeitas turmas ou seja foi uma grande trapalhada que para ser camuflada a CMO alugou um série de contentores a 1000 euros por mês,para aí funcionarem as aulas na escola da chasfa e na escolaNº4 do futebol.
ainda hoje não se sabe se essa escola vai abrir este ano,pois a falta de pagamento continua.
agora façam contas ao dinheiro que a CMO paga pelo aluguer de coontentores.
na escola Nº4 o contentor onde tinhamos computadores foi logo assaltado e roubaramos computadores,mais essa despesa.
a CMO e o vereador do ensino só dá barraca mas também o mal já vem detrás e o vereador Antonio Pina tem medo de denunciar a merda que herdou.
Um funcionário da escola Nº 4 que não se identifica pois está contratado,pela Fesnima.

Anónimo disse...

a quem foi entregue a escola de Bias?
a alguma entidade oficial?
quem está lá dentro?
alguém do ps?
alguém que informe pois isso a ser verdade é escandaloso.
pois é sinal que fazem tudo programado.
já agora quem é o dono dos contenmtores é que 1 contentor 1000 euros por mês é muita guita? que, fez o contrato?

Anónimo disse...

Para vossa informação a escola de Bias foi entregue ao Clube de Bias, para de lá fazer uma tasca para os bêbados. Se queriam fazer algo daquela escola faziam antes um centro de dia para os velhotes.

Anónimo disse...

muito bem observado um centro de dia para os idosos sem ser com o controlo da acaso.
pois a acaso é um dos maiores tentáculos do polvo socialista em olhão.
a ultima da presidenta da acaso é o despedimento de uma funcionária que estava, a recibo verde como a maior parte dos funcionários da acaso.
e essa funcionária foi despedida por servir de testemunha ao j.p. no caso das laranjeiras transportadas,pelos camião da CMO para a estrumeira de quelfes.
o que essa funcionária ganhou com o ser testemunha de uma situação de abuso de poder por parte da gracinda e do então vereador da CMO joão peres foi o despedimento.
ou seja a gracinda faz de santa ,mas os funcinários a recibo verde,da acaso(que não são poucos) quando pessoalmente não lhe agradam RUA.

Anónimo disse...

essa gracinda é aquela que o marido foi vereador,e que disse que a lixeira de quelfes ao pé do cemitério novo de olhão,estava legal pois as outras câmaras no algarve tinham situações identicas?

Anónimo disse...

deixem-se de conversa e arranjem o tanque dos patinhes pois aquilo é uma vergonha.
e já agora ponham mais baloiços no parque desse jardim pois dois não chega.

Anónimo disse...

Mas afinAL quantos funcionarios tem a Acaso?esse caso desse despedimento não devia ser denunciado?

Anónimo disse...

Eu acrescentaria, quantos directores e chefias tem a Acaso e todas as outras empresas municipais? Vereadores acumulam cargos, logo em princípio também acumularão ordenados e futuramente reformas, penso eu de que! É um escândalo! Por exemplo, quanto aos mercados terem logo três directores, um deles já deve estar a acumular para ai umas 10 reformas dado os cargos que já desempenhou em Olhão e no Algarve, um outro demonstrou incompetência no sector privado, quanto mais a desempenhar um cargo no sector público e o terceiro é do PSD para calar/ acalmar a oposição. Quanto às outras empresas assiciadas à câmara têm como directores, ex- vereadores do partido (deve ser uma compensação pelos bons serviços prestados à edilidade/comunidade)É a política do compadrio, da rotatividade. Afinal se é o PS que comanda a política e os seus órgãos em Olhão, mesmo assim a quem seria entregue as chefias destas empresas públicas locais, aos senhores do bloco, Cdu ou MRPP? Concursos púlicos, mérito isso aqui em Olhão não existe. Os "bois", peço perdão "boys" do PS e seus familiares têm a prioridade. Também se outro partido ganhasse as eleições em Olhão, a situação seria exactamente a mesma, isto já não sei se é uma questão de defeito ou de feitio dos portugueses. Ainda bem que as crianças ainda não sabem destas coisas , mas aquelas,filhos dos PS´s já têm o seu futuro assegurado, valha-nos isso! Espaços infantis para as crianças em Olhão, só nas escolas,ou então só aqueles dois pequenos espaços existentes nos jardins. Parque Radical, é uma promessa com quase 10 anos, até dinheiro se gastou em projectos para o dito cujo. Também, com a droga que grassa por aí é mesmo melhor que não se efectivem projectos destes. Já estou mesmo a ver, crianças a aprenderem a andar de skate e os drogaditos a darem umas passas encostados aoa muros do dito parque. Já agora falando em parques, este novo jardim que vai abrir ao público junto à linha de combóio é mesmo à medida dos jovens drogaditos. Passar ali à noite vai ser uma aventura radical! Podiam era colocarem ali uns baloiços para a moca dos meninos ser melhor.

Anónimo disse...

o presidente da CMO aquele.. que dizia que estava sempre ao nosso lado... dizia que o parque radical já estava adjudicado,mentiroso sou eu e não minto tanto

Anónimo disse...

Esse gajo é aldrabão !