terça-feira, 29 de junho de 2010

Ilha da Culatra bebe Água Contaminada,Diz Sílivia Padinha

Com a água á porta grande parte dos moradores da ilha da Culatra bebe água contaminada graças à vontade, da Sociedade Polis Ria Formosa, da qual faz parte o presidente da C.M.Olhão Francisco Leal e o presidente da C.M.Faro Macário Correia,assim como a Engª Valentina Calixto.
Fartos da perseguições pidescas, da sociedade Pólis Ria Formosa, e da não ligação à rede de águas de todas as casas da ilha da Culatra, Sílvia Padinha abre o livro e denuncia os poderosos, que impedem as pessoas de ter acesso a um bem comum que é a água.
passo a relatar a noticia do publico on line com Sílvia Padinha.

Ilha da Culatra bebe água contaminada apesar de ter a rede de água potável à porta
29.06.2010
Idálio Revez

Mais de uma centena de pessoas na ilha da Culatra está a beber e a confeccionar comida com água contaminada, retirada de poços e cisternas, sem ter consciência dessa realidade. A denuncia é da presidente da Associação de Moradores, Sílvia Padinha. "Existe um problema de saúde pública", diz esta representante, apontando a Sociedade Polis da Ria Formosa como responsável, por não despachar os pedidos de ligação dos contadores, ou fazê-lo lentamente. O aproximar da época alta do turismo torna a situação, "potencialmente, ainda mais perigosa".

A associação de moradores mandou fazer análises bacteriológicas à água e chegou à conclusão de que a situação é insustentável: "Não se pode beber, mas como a água não cheira mal as pessoas não têm essa percepção, e até a dão às crianças." E por estranho que possa parecer, sublinha, a caixa de ligação à rede de águas está à porta das habitações.

O pedido de contador de água implica a entrega de um lista de 12 documentos, para comprovar que se trata, efectivamente, de propriedade de um pescador residente. O Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) só prevê o acesso à rede de saneamento básico, no caso desta ilha, se for residência de primeira habitação.

Para Sílvia Padinha, a Sociedade Polis "ultrapassou todos os limites - há uma falta de respeito". A análise dos processos, que "levaria poucas semanas, já vai em seis meses e pode prolongar-se até Setembro". A presidente da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, Valentina Calixto, justifica a demora com a "complexidade" no processo de identificação das casas, que espera vir a "encerrar a breve trecho".

Caso não haja resposta atempada desta sociedade em relação aos pedidos de ligação à rede pública de abastecimento de água, a presidente da associação de moradores sugere medidas drásticas: "Uma vez que têm a água contaminada, não utilizem água nenhuma e façam uma ligação directa [clandestina]", aconselhou.

Em relação aos problemas de saúde pública, a Sociedade Polis recorda que "é uma realidade antiga relacionada com as fossas". Segundo a administradora, encontra-se concluída a ligação à rede em "quase dois terços do universo das casas consideradas núcleo da Culatra". A questão de fundo prende-se com as casas de segunda habitação, que estão em risco de ser demolidas.

A Sociedade Polis - entidade a quem foram conferidas responsabilidades de gerir um orçamento de 87 milhões de euros para intervir nessas áreas - está a proceder a um levantamento caso a caso. Apenas 184 casas, informou Valentina Calixto, foram referenciadas como primeira residência. Das 377 casas existentes na ilha, há 132 habitações que fizeram pedido de ligação ao contador, mas foi-lhes negado, porque não foram consideradas residências de primeira habitação.

A empresa Águas do Algarve investiu dez milhões de euros para construir a rede de saneamento básico nas ilhas-barreira (Armona, Culatra e Farol). A ligação dos esgotos à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Olhão vai ser estabelecida dentro de dias.

Teresa Fernandes, da empresa Águas do Algarve, anunciou que na próxima semana vão ter lugar um conjunto de sessões de esclarecimento com as comunidades piscatórias para dar a conhecer o que foi feito e por onde passam as tubagens - uma exigência do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e do Parque Natural da Ria Formosa.

A empresa municipal Fagar é responsável pela distribuição de água em baixa, depois de a Sociedade Polis da Ria Formosa avaliar os pedidos. As casas consideradas clandestinas não têm direito a água, nem esgotos, e o Plano de Ordenamento de Orla Costeira (POOC) sugere que sejam demolidas, mas recomenda, também, que se faça a análise do custo/benefício.

14 comentários:

o da bola disse...

mas o governo retirou a quinta do lago do POOC, e nessa zona pode fazer tuod o que é ilegal noutros sitios.
ou seja temos um governo que protege os poderosos e que ataca os pescadores da ilha da culatra e da ilha de faro.

Anónimo disse...

já é tempo dos pescadores da Ilha da culatra e da praia de Faro se juntarem e arranjarem uma maneira de resolver o problema das sua habitações.
querem apoiar as pescas e querem que as pessoas vão morar para trás do cerro de S.Miguel?
se não fosse os pescadores da ilha da culatra a praça de olhão só tinha poeixe espanhol ou peixe podre.

Anónimo disse...

Somos um povo pacifico,e é por sermos assim que nos cagam em cima.
Vejam na Grécia os trabalhadores em greve não respeitam os serviços minimos excepto na saude.Paga paga e não reclames Zé Povinho,o estado precisa de comprar carros topo de gama.Até a CMO que segundo ouço anda tesa,tem Audis de serviço
Pôrra ainda gozam com o Zé Povinho de Olhão.

Anónimo disse...

essa valentina o leal e o macário merecem é ser jogados abaixo de cais quando forem à ilha da culatra.
com a merda,e a poluição que vai para a ria todos os dias, não se importam eles.

Anónimo disse...

o mais caricato, é que a casa que o prfº Alberto Almeida comprou na ilha do Farol embora estando na zona dita ilegal, tem luz electrica ,fornecida pela EDP.
quer dizer não ligam a água aos pescadores da ilha da culatra,porque tem duas habitações.
e o prfº Alberto Almeida quantas casa tem?que eu saiba tem uma vivenda em marim um resturante no monte caeiro,que foi feito em reserva agrícola nacional,e o filho tem uma casa que parece que está ilegal em bias do sul,a filha do profº Alberto começou a construir uma pegada ao mano,afinal quantas casas tem o clã Alberto Almeida será que a de 1ª habitação é na ilha do farol?
é assim que a lei não funciona em Portugal os poderosos fazem das leis tábuas razas e os pés descalços tropicam-s.

Anónimo disse...

Estão desaparecidos os que alicerçaram as suas campanhas eleitorais qual" cassete gasta"nos pescadores,mariscadores nas populações das ilhas?Até houve quem desairadamente votasse a favor deste polis,eu assisti em plena Ilha Culatra quando da campanha eleitoral varios partidos muito preocupados com as condições de habitabilidade dos culatrenses,agora que a desgraça ameaça estas pessoas,pergunta-se por anda estes mesmos escroques tambêm parasitas do sistema?SO !vão á Culatra em campanha eleitoral na famigerada caça ao voto.Dos partidos no poder na camara de Faro e Olhão outra coisa não era de esperar dado que tambêm têm participação no capital social na sociedade polis,agora os partidos da oposição é estranha a sua intervenção nesta matéria.Ou SO! vão voltar a apareçer na Culatra daqui a quatro anos,novamente para lhes Sacar o voto.Tenham vergonha,não sejam partidos travestidos de oposição,que fazem grande alarido com pouco,e com muito calam-se.

DX

Anónimo disse...

A célebre praia dos Tesos, na Fuzeta, tem hasteado a bandeira azul,-
dá para rir, como é possivel que as autoridades competentes, não dão luz verde a certas prais e a esta dão, certamente, está bem protegida?
- como é possível, que seja atribuida o galardão, quando a borda de água, está cheia de espuma amarela, há dias que não se pode quase entrar, tal a quantidade de espuma, que por vezes cheira mal.
- não se fala dos acessos, à beira da passadeira, o lixo e plasticos e os pastos secos e a murraça depositada pelas marés, ninguém vê.
- embora, haja proibição, os sinais estão lã, ninguém fiscaliza os cães, que passeiam lá e que incomodam os utentes, que estão lá e suportam, sem nada dizer, as pessoas são paçíficas.
- felismente, há um sr. com 75 anos que se farta de trabalhar, todos os dias, para tentar limpar o areal, o que não é fácil, com tanto limo.
É verdade, a praia é muito concorrida, não havendo nesta altura outra alternativa, mas já que benefeçia de condições naturais muito boas, devia ser melhor estimada pela Junta, a qual devia proceder melhor e ser mais exigente com os cantoneiros da limpesa, mandando tirar, os velhos barcos ancorados na muralha, que são verdadeiros travões de lixo e espuma, assim como os arbustos que crescem nas pedras, que retêm toda a espécie de sujidade, será que ninguém vê? ninguém passeia a pé, para ver o que está a vista de toda a gente?
acho que para ter, hasteado uma bandeira é necessário merecê-la?
isto é um comentário de um habitante da Fuzeta, que se passeia e houve as bocas dos visitantes, já que os autarcas, não vêm nem ouvem?

Anónimo disse...

Pois é, até parece que se esqueceram que para alem dos 6 milhões pagos pela camara de Faro, as Aguas do Algarve já tinha adjudicado a obra por 60 milhões a uma empresa que a abandonou. Para que iam gastar tanto dinheiro e jogar as casas abaixo ao mesmo tempo? Ou o que pretendem esconder?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que há casas de espanhois que já têm agua. Tambem são primeira habitação?
Que criterios seguiram para definir essa condição?

Anónimo disse...

Ouve-se dizer tanta coisa Senhor Anónimo,mas essa de espanhois com agua ligada na culatra é demais,é pena não se conseguir um documentizho desses,a ser verdade era bronca da séria.Será que na Culatra alguém sabe disso?A ser verdade é muito grave a suspeita.

Anónimo disse...

no farolo prfº alberto almeida do psd, tem energia electrica, há uma carrada de anos e está na zona dita ilegal.

Anónimo disse...

Fala-se em surdina de Espanhois na Culatra com água ligada,será verdade ?

Anónimo disse...

Estamos no Século XXI????hum...hum, parece que não! Pois é...quando houver alguém a adoecer motivado por água contaminada a quem vamos atribuir as culpas??? Já sei...à 2ª habitação???! Não, não!....Às politiquices e à insenbilidade de quem examina "papéis" sentada/o na sua secretária e não tem a mínima noção da realidade "in locco".
Certamente "Essas ditas pessoas responsáveis...pelas instituições que gerem todo o processo" devessem ter um pouco mais de "visão"...ou talvez de "empatia" pelos outros.
Que fariam essas pessoas se também tivessem casa nas îlhas tal como nós???? Preciso responder?....

Anónimo disse...

Caro Srº Presidenta da CM de Faro hoje dia 19 de Maio de 2011 existem algumas habitações que tendo a ligação dos contadores á porta ainda não teem os mesmos , os moradores dessas casas sentem-se prejudicados porque tem de fazer uma ligação directa para que possam ter agua potavel na sua habitação.
Sabemos muito bem que não +e correcto fazer ligações directas , mais iformo que estamos interessados em pagar a agua como todos os outros residentes.
Será que tendo a ligação do contador á porta de minha casa não tenho direito a consumir agua potavel como todos os outros moradores.
A água é um bem comum segundo a constituição o que não pode ser recusado a ninguem.

Espero que o Srª Presidente da camara de faro como representante da POLIS já devia ter tomado uma iniciativa perante a POLIS para a colicação de agua nas habitações que aguardam a colocaçao dos contadores oficialmente.