segunda-feira, 21 de junho de 2010

O estado da limpeza em Olhão

Este artigo vem no Boletim Municipal da CMO de Abril de 2010, e fala da união e da solidariedade dos voluntários de Olhão que recolheram 4o T de lixo no dia de “Limpar Portugal”.
Na teoria, a C.M.O. e os seus vereadores têm palavras bonitas, encantadoras, sobre a questão do lixo e sobre o trabalho que 400 voluntários de Olhão tiveram a limpar o nosso concelho. Estes voluntários ao fazer este trabalho, deram um exemplo de cidadania e uma “bofetada de luva branca” ao substituírem a C.M.O. no seu dever de manter o concelho de Olhão limpo e multar os infractores, que depositam lixo onde não devem.
O dia 20 de Março já vai longe e depois desse dia já a CMO foi multada em 20 000 € (na sequência da queixa do Movimento de Cidadania Activa “Somos Olhão” ao SEPNA e à CCDR), por manter em actividade a lixeira ilegal em Quelfes.
Mas os maus exemplos da C.M.Olhão não se ficam por essa lixeira ilegal e na entrada da zona industrial nova há mais de 2 meses que não há recolha de lixo pela C.M.O., estando o local neste estado deplorável como mostram as fotografias.
Será falta de dinheiro que impossibilita a recolha do lixo nessa zona? Será pura e simplesmente o desleixo de uma autarquia que fala de uma maneira e procede precisamente ao contrário?
Não aderi ao projecto Limpar Portugal em Olhão, por pensar que é a C.M.O. que tem o dever de realizar acções pedagógicas para educar a população, mas também de manter o concelho limpo e exercer fiscalização nessa área (para isso todos os meses a C.M.O. cobra uma taxa, sobre a recolha dos resíduos sólidos). Apesar desta minha posição, tiro o chapéu aos cidadãos, que tinham ilusões sobre esta questão e achavam que a C.M.O. mudava a sua atitude. A prática mostra que a CMO não quer mudar e os partidos que deviam ser oposição ficam quedos e mudos perante estas situações. Temos então que ser nós cidadãos conscientes a exercer a fiscalização sobre uma autarquia que não está a cumprir o seu papel.
A culpa não pode morrer solteira, devem ser os cidadãos a exigir a limpeza do concelho, em especial aqueles que contribuíram com um dia da sua vida, para fazer recolha voluntária de lixo voluntário. A prática da C.M.O. deve ser desmascarada e os cidadãos do nosso concelho devem ir à próxima Assembleia Municipal pedir contas à C.M.O. sobre a sua actuação e sobre a sua politica de bandalhice.

25 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse só o lixo,e as passadeiras
para peões apagadas,e os prédios devolutos,alguns até quase a cair para cima das pessoas,o desemprego, a fruta nas escolas assim como alunos a terem aulas em contentores,os assaltos,o mau cheiro da etar e do mercado do peixe que lavam e a agua escorre para a rua,a falta de lavagem dos ecopontos,há quanto tempo não funciona o lago dos patinhos,até pareçe que é represália por causa do SOMOS-OLHÃO descobrir e divulgar a quantidade de agua boa que o lago desperdiçava,as letras da estátua do Patrão Joaquim lopes que foram roubadas e já lá vai largos meses que não foram repostas e os turistas ficam a olhar prá estátua sem saberem quem é,a falta de limpesa em lixo e sucata de carros na zona industrial
e não só,a falta de limpesa de terrenos baldios cheios de arbustos
e gruas cujas obras já foram concluidas e as deixaram lá,e carros abandonados nas ruas a cair de podres e a ocupar espaço,e a doca cheia de redes por não haver espaço para os pescadores as recolher e as estruturas da mesma a cair aos bocados.Mas tem Olhão um hotel de ***** , o pior é as trazeiras do mesmo e o odôr será do quê ?

Um turista

Anónimo disse...

O "Zorro", do Palácio Branco.

Este não necessita de usar protecção ocular, chapéu ou espada,
pois,descaradamente desavergonhado,
vendedor ambulante e matador ambien
tal.
Move-se em função ao espaço que lhe
é oferecido, o olfato é absorvido por narinas do tipo pencudas com filtros, sem visão do que o rodeia.
Não sabe usar a arma como combate contra a poluição por ser ignóbil.
Descaracterizado pelo lugar que ocupa e pelas funções que desempenha, deixa de ser uma pessoa
de referência.
Pobre concelho, que de podre de tudo possui, até quem o governa...
JMateus

Anónimo disse...

realmente dois meses sem recolher lixo é mesmo uma bandalhice.mas os senhores vereadores estão mais interessados noutros negocios.

Anónimo disse...

O homem é mesmo estúpido!
Independentemente do tipo de crítica, não se converte em acções
que mudem e transformem a cidade.
Para que mude e seja mais sensível
escrevo-lhe mais um;

Pai nosso que estais no céu,
santificado seja o Vosso nome
venha a nós o Vosso reino
seja feita a Vossa vontade
assim na terra como no céu
o pão nosso de cada dia
nos dái hoje, perdoai-lhe Senhor
as ofensas e incompetências por ele cometidas, assim como nós perdoa-mos as ofensas por aquele cometidas. Amen.

JMateus

Anónimo disse...

a cmo diz que não tem dnheiro para mandar cantar um ceguinho, mas tem dinheiro aos montes para alugar um camião aspirador ao marido da valentina calixto (algarcer) por 75 000 euros.
quem é que percebe esses negocios da cmo? era bom que limpassem a cidade pois os turistas que tanto falam gostam de visitar cidades limpas sem buracos e que não cheirem a merda,infelizmente olhão tem esses predicados todos.é uma cidade suja por causa do desleixo da cmo, é uma cidade cheia de burracos e o alcatrão que a cmo anda a colocar nos poucos burracos que tapa, derrete assim que vem o calor,olhão cheira mal fruto de uma má recolha de lixo e dos esgotos que deitam para a ria e por causa do péssimo funcionamento da etar de belamandil que impesta o ar com um cheiro a merda.
é assim que olhão aposta no turismo 5 estrelas?tenham vergonha e mudem de atitude.vejam esses alertas que este e outors blogs emitem para a blogosfera e são lidos pelo país todo.

Anónimo disse...

sou proprietário de um armazém nessa zona industrial,e esse lixo é proveniente dessa zona.serão os donos dos armazéns os responsáveis por esse lixo? sim são, mas só em parte, pois a CMO nunca colocou recipientes para a recolha do lixo na zona industrial de marim.há uma única firma que tem recipientes para a selecção de lixo e de recipientes para recolha de lixo mas em contacto com os donos dessa empresa ,eles informaram-me que tiveram de ser eles a comprar os recipientes para a recolha e selecção de lixo, pois a CMO disse que fazia a recolha mas que não fornece recipientes.
será isso legal?
é por isso que nós colocamos o lixo no chão pois já não há lugar dentro dos contentores do lixo.e na verdade há mais de 2 meses que não fazem a recolha nesse local à entrada da zona industrial de Marim.
era bom que alguém que conheça de leis informasse se nós somos obrigados a comprar os contentores,pois sei que nas outras zonas industriais são as câmaras que fornecem os contentores do lixo.
um proprietário de um armazem na zona industrial de Marim, que não se identifica, pois já sabe como funciona o sistema em olhão.

Anónimo disse...

será que há vergonha na cmo e vão agora recolher o lixoque está lá há 2 meses, e em seguida colocar contentores na zona industrial de marim?
se assim for o olhão livre tem mais que razão para existir, e denunciar a vergonha que se passa em olhão sem que a pretensa oposição nada faça ,a não ser acordos com o ps.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

não é na zona de marim que a cmo diz que vai fazer o ecoponto? se calhar já tá a poupar dinheiro e não recolhe o lixo dessa zona.espertos é que eles são.

Anónimo disse...

mais um assalto em olhão com direito a tiros e emissão televisiva,assim os turistas já tem com que divertir em olhão.
quem foi assaltado foi uma loja de comercio de ouro usado que é o negócio que está a prosperar emolhão graças ao desemprego e à fome que existe as pessoas tem de penhorar ou vender o ouro que tem.
até p socialista charrão vendeu a loja para este negocio.

Anónimo disse...

Desde que qualquer interveniente se identificasse ao proprietário do blog, não eliminaria qualquer comentário, mesmo que não próprio para consumo.
Provavelmente quem assim procede se
de odinário fosse, seria identificado para que se conhecesse
a merda que é.
Não tem assunto e são de construção
reles, quem não assume que vive na merda no concelho de Olhão.
Esse concelho não tem ponta por onde se lhe pegue.
A merda cada dia que passa avulta-se a todos os níveis, sem prespectivas de resolução.
Não se sentirá deslocado quando se reune com os colegas das outras câmaras?
Se assim não acontece é porque a face é coberta por uma pelicula de vergonha descarada.
Que tipo de credebilidade esta pessoa goza no meio que vive?

JMateus

Anónimo disse...

ola, é só para informar que a CMO já limpou o local só deixou lá os resto de entulho da construção civil.
além disso também recolheram umsinal de transito de aviso de uma passadeira de peõs que estav caido há dois meses.
vamos lá ver quantos meses vão levá-lo a colocar no sitio.

Anónimo disse...

a oposição em olhão é o olhão livre o resto é paisagem, pois nem o psd o pc o b.e nada fazem e o lemos do csd já está farto de ser traído pleo psd.

Anónimo disse...

parabens pelo artigo que levou a cmo a agir antes da A.M. com medo que fosse lá algum "maluco" fazer précuras,inconvenientes.

costa disse...

Ao leitor das 16.37,o meu obrigado pelo relatar o facto da CMO ter recolhido esse lixo em menos de 24 horas, é sinal que este blog não é um blog blasfemador como alguns vereadores querem fazer parecer,que o Olhão livre é.
ainda bem que assim foi, veremos se no futuro assim será,com outra situações muito mais graves do que esta.
Amanhã passarei no local para tirar uma fotografia e guardar como prova,que nós cidadão temos o direito de intervir naquilo que achamos que está mal no nosso concelho,já que nas A.Municipais se quisermos intervir só o podemos fazer depois da meia noite,e depois de todos os candidatos partidários que ganham as senhas de presença, intervirem.
quando devia ser ao contrário serem os deputados a ouvir em 1º lugar os cidadãos e a resolverem determinadas situações logo a seguir.

Anónimo disse...

costa és um convencido e pêras,
então achas que alguém da câmara veio ler o blog depois das 21horas e 41, a essa hora estavam na sessão da assembleia municipal e depois foram para a caminha que se fazia tarde,
e hoje às 10 horas e 35 já tinham acabado a limpeza.
EVIDENTEMENTE
COINCIDÊNCIAS
de qualquer modo o artigo está mesmo bom e oportuno
mas mais modéstia não fica mal

Anónimo disse...

cantugas levas o vento e a cmo foi informada do artigo em plena A.M.

Anónimo disse...

Talvez o que o Macário, quere fazer em Faro, chegue à Camara de Olhão, seguindo o exemplo?
Só quem se desloca à Camara, para tratar de qualquer assunto, vê a quantidade, enorme de funçionárias, que nada fazem, a única ocupação, é o bla-bla ou senão o bar? pergunto-me a mim mesmo, é que é necessário tantos funçionários, que a maior parte do tempo, deslocam- se de um lado para o outro, sem nenhuma ocupação, gostava de saber, qual a produtividade, que essa gente dá? só não vê, quem não quere e por cima ainda se julgam muito importantes, tratando as pessoas, com um desdém.

Anónimo disse...

meus caros ao recolher 40ton so revela que existe muito lixo pois orgulho era dizer que centenas de pessoas recolheram dezenas de kilos pois ai significava um concelho limpo

Anónimo disse...

A Falta de sensibilidade social dos porcos voadores (gostei desta)e vai ficar para memória futura.

Anónimo disse...

Quem se desloca, ao Mercado Munipal, sobretudo o do peixe, cartão de visita de Olhão, as portas, que dão acesso, sobretudo a poente, onde se descarrega e carrega, é uma verdadeira poçilga, o cheiro nausebundo o lixo por todo o lado, o mesmo da porta da Av. as sargetas, não se fala, tal o estado calamitoso e a sujidade aos montes, é um caso de Saúde Pública, não há ninguém, que não veja e o olfato não se fala? Quando se dis, peixe fresco é Olhão e a sujidade também?
É verdade, as pessoas, são muito porcas, é necessário, um fiscal atás de cada um, mas os Fiscais, deveriam fazer algo, nem que fosse multas para os perivicadores?
É bem triste, esta situação e agora, com o calor ainda pior, o cheiro é insuportável.
Um Olhanense

Anónimo disse...

vem hoje publicado no jornal Região Sul

O PCP no Algarve emitiu um comunicado a solicitar a todas as forças sociais, eleitos, e todos os que estão de facto preocupados com a região e o seu futuro, a “tornarem claro o seu protesto contra a introdução de portagens” na Via do Infante.

Protestos estes que devem “chegar ao PS e ao PSD” o quanto antes, segundo o partido, uma vez que depois do PSD ter tornado pública a sua posição a favor das portagens na A22, “o perigo de tal se vir a concretizar é real”.

“Bem pode agora Macário, Mendes Bota, os seus presidentes de Câmara dizerem que estão contra. O posicionamento político do seu partido não é esse, com prejuízos graves para a região caso avance tal desiderato”, sustenta o PCP no comunicado.

Anónimo disse...

Nas próximas eleições votem em consciência, ponham duas +, para
que os políticos terem mais fé em
aldrabar.
Votem em mim meus queridos eleitores pois a minha sede de estar bem na vida à vossa conta é insaciável. Sabe tão bem estar no poleiro que vocês nem imaginam.
São tão tó-tós que por uns bagos em
latas votaram em mim, à mistura com umas latinhas de tinta.
Está vindo a público, e a conta gotas, os gastos dos partidos nas eleições, mas não se preocupem que tudo continuará na mesma, é só uma questão de hábito e tempo.
O lixo já existia na Idade Média, pelo que alguns aninhos passados, a questão é só de como colocá-los sem que ninguém os veja. Esta modernisse cria só entraves à solução do problema, o qual nunca existiu. O que se tem verificado são os inspectores do lixo que querem fazer relatórios exaustos mas sucintos para apresentarem ao chefe. Porém, in loco, os inspectores têm de se certificar
da qualidade, e para isso têm de tirar de dentro dos contentores, quando os há, pois quando estão espalhados no chão é mais fácil de fazer o relatório a apresentar.
É por este facto que os serviços da CMO, leva algum tempo a fazer a recolha do referido lixo.
Temos muito trabalho pela frente, mas tudo tem o seu tempo e o seu lugar!
Esta CMO sediada em Olhão, em um Palácio Branco, vai concerteza fazer tudo o que prometeu. A transparência e a clarividência são os caminhos a seguir pelos Paços do concelho.
O patinhos são o nosso alibi.

JMateus

Anónimo disse...

Sim claro as portagens na A-22 nunca poderão existir,a estrada nacional 125 não é alternativa !
Hoje assistimos na televisão a um debate sobre o possível corte das despesas dos partidos nas campanhas eleitorais,é só demagogia uns querem cortes mas poucos,outros só em cartazes,outros 10% em tudo,outros vão pensar,ainda não sabem bem o que fazer,será quando nos foram aos bolsos com o PEC,tiveram tanta cerimonia?Bem meus caros isto quando toca a mexer nos bolsos desta classe que se governa e bem com o dinheiro dos nossos impostos é uma carga de trabalhos,ninguem quer abdicar do bem bom.Há triste povo que quem te governa e não só,pensam em ir aos bolsos não há contemplações nem debates indubios,aí há certezas.
Vão trabalhar,que para descanso temos as comissões de inquerito.

Anónimo disse...

o chico leal está a favor dos dois apelos do olhão livre (um a vermelho e outro a negro,vá-se lá saber o motivo),contra as portagens na via do infante, e ontem quase que partia os ecrans da tvi (também com uma penca daquelas),ao apartecer a transmitir as ordens do socrates portagens na via do infante nunca só por cima do cadáver dele,o pior é se o socrates muda de opinião.e lá vai o chico ter de mudar de opinão também pois o chico é como um cata vento muda de opinião como muda a opinião do mentiroso mor.