quinta-feira, 9 de junho de 2011

É ESTE O APOIO SOCIAL DA CM OLHÃO?

A Camâra Municipal de Olhão efectuou mais uma compra de sacos de comida que presumivelmente seriam distribuidos às pessoas carenciadas do concelho. Temos conhecimento que uma parte substancial desses sacos está armazenado na Igreja do Siroco, há mais de uma semana.
Em situações anteriores foram encontrados alimentos bolorentos, fora de prazo ou com bicho. Interrogamos-nos se o objectivo da Camâra Municipal de Olhão não será deixar apodrecer aqueles produtos, uma vez que não os distribui.
Brincando com as dificuldades dos mais carenciados, a Camâra Municipal de Olhão ao armazenar os alimentos numa igreja certamente estará há espera que os mesmos sejam benzidos, mas essa "bênção" poderá tornar-se num enorme pesadelo. E se as pessoas, aflitas e com escassos recursos financeiros provocados por uma crise criada pelos politicos, aliás os beneficiarios do sistema, sabedoras de que aqueles alimentos estão ali abandonados, resolverem pelos seus proprios meios proceder à sua "distribuição"?
Entretanto, vai decorrer no Bate-Estacas, mais uma manifestação de promoção do hotel do Chico Leal, dando a conhecer a confecção de alguns alimentos por um cozinheiro do Grupo hoteleiro que explora o dito cujo. Só não sabemos se a confecção envolve os produtos alimentares que se destinavam à distribuição das populações carenciadas.
Brincar à caridade, é uma das especialidades destes autarcas de meia tigela, cuja falta de sensibilidade social e hipocrisia os leva a agir desta forma, ignorando a situação de fome e miseria de uma faixa substancial da população de um concelho com a mais elevada taxa de desemprego e de rendimento social de inserção. Estes artistas da politica caseira não compreendem que quanto maior fôr a regressão social, mais urgente e necessario se torna o apoio social, pelo que estão mesmo a jeito para começar a levar umas trapadas.

25 comentários:

Anónimo disse...

Com todo o respeito que merece este artigo do a.terra,penso que tudo tem um limite.Chamar autarcas de meia tijela aqueles que ao longo da sua vida sempre deram o seu melhor pela população olhanenese parece-me que é algo que não merece sequer resposta pela parte deeses autarcas.Conrespeito aos sacos de ccomida é uma noticia falsa,a camara não comprou nem pensa comprar,e se o a.terra setá muito preocupado com a fome em olhão,entãpo deixe de passar o dia a beber bejecas á do rolha e vá trabalhar para dividir o seu salario com aqueles que paassam o dia sem nadad fazer e viver á conta do irçamento.

Anónimo disse...

Apoio Social ou parceria Publico-Privada ? Estes acontecimentos tendem a fluir cada vez mais em Olhão o PS prodigo em matéria de saladas estilo "Show Cooking"Olhanense, até ficaria melhor falar português dizer Festival de Cozinha sim porque nem toda a gente em Olhão sabe inglês.
Ainda bem que foram andando,nas ultimas eleições. Bem se preparavam para mais parcerias PP mas agora a novidade sería na área social,aldrabões como são fugindo ao rigôr da troika,caldeando o publico e o privado a ponto de ninguem entender,enfim um autêntico Show-Cooking á la carte do chefe leal como vamos ter em Olhão,lamentavelmente o guru maximo em saladas não pode estar presente "perdeu o diploma nas ultimas eleições".

DX

Anónimo disse...

Caro amigo desde sempre tenho apreciado os seus comentários muitos de forma esclarecedora e instrutiva mas existem outros que nem servem ser comentados. Se o olhão livre é um blog com carácter de divulgação dos chamados "podres" da pequena big apple devia no minimo ser uma plataforma de divulgação deixando aos comentadores expressarem as suas opiniões e não ser uma manta de retalhos de escarno e mal dizer apenas por da-cá-aquela-palha. basta de lavar roupa suja sem qualquer fundamento seja construtivo e deixe de opinar sem saber os motivos das coisas ate lhe fica mal. atenciosamente um fã

Anónimo disse...

qual bicho nem meio bicho, o músico da missa encarregado de fazer a distribuição destes sacos na igraja da Siroco não os deixa aparecer e sabe fazê-la bem, 1º só os entrega a quem não fumar, não tiver telemovel e não beber andar a beber bicas nos cafés e tem sempre umas garrafas de azeite para dispensar aos amigos e mais que digam as carenciadas as propostas que sugere para não faltarem sacos lá em casa.
Se o padre de Quelfes descobre acaba a música nas missas da Siroco

a.terra disse...

Ao anonimo das 19.54 aqui lhe deixo o meu desmentido ao seu comentario:
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=235152&lk=srch
O sr. acha que os autarcas que temos deram o seu melhor, mas olhe que se assim é, são de uma incompetencia tremenda. De qualquer das formas atribuir-lhes o exercicio ao longo do tempo parece-me despropositado, visto que alguns foram eleitos apenas neste mandato e particularmente o vereador com o pelouro da acção social até veio depois disso.
E não desespere que vou continuar a beber bejecas à do Rolha e não só, para afogar das magoas que me dão estes autarcas de meia tigela.

a.terra disse...

Ao madrugador comentador das 08.07 quero dizer que qualquer um é livre de emitir as opiniões que entender, seja em artigo ou comentario.
Parece não perceber que os "donos" da camara gastaram mais de 60.000 euros nesta brincadeira. Enquanto as pessoas passam mal, os produtos adquiridos vão-se detiorando. Ou acha que os produtos alimentares não são pereciveis? Até quando vão estar armazenados naquele local? Porque não os distribuem? Com que então escarnio e mal dizer? Informe-se e diga-me onde está o erro. Cumprimentos.

Anónimo disse...

caro amigo quando comentei o post anterior foi para o alertar de gaffe´s
1º os alimentos dos cabazes são produtos embalados com grandes prazos de validade
2º os mesmos são distribuídos pelas autarquias ás instituições juntas, paroquias, etc em função do numero de necessitados.
3º os necessitados deslocam-se a essas instituições para recolher os respectivos cabazes e não o contrario. só em casos excepcionais (acamados, deficientes), são entregues por escuteiros ou voluntários. acontece que em alguns casos as pessoas pura e simplesmente não os levantam acabando por ficar impróprios para consumo. não é uma questão de bênção nem má vontade.
atenciosamente um voluntário do banco alimentar

a.terra disse...

Ao vloluntario do banco alimentar:
Como sabe, apesar de embalados, os produtos alimentares para manterem a sua qualidade têm de estar devidamente acondicionados e não será o sitio onde se encontram o mais apropriado. De qualquer das formas, concerteza não achará correcto que, uma vez na posse de alguem para os distribuir, que os mesmos continuem armazenados. É que a forma como são distribuidos ou seja o criterio para a sua distribuição, não será o melhor. Não confunda o banco alimentar com a autarquia, mesmo que esta dê algum apoio como fizeram recentemente.
Mas posso garantir-lhe que em anteriores situações os produtos não estavam nas melhores condições, e distribuidos em sacos que não em cabazes.
Factos são factos e que os sacos moram onde se diz é um facto.

Anónimo disse...

Mas há miséria no concelho???

Grandes reacionarios!

Querem é protagonismo!

Mais uns tachos!

VIVAM OS COITADINHOS DA CMO!

JMateus

L.Rocha disse...

Se os autarcas não são de meia tijela porque favorecem grandes grupos,que se instalaram em Olhão graças à trafulha dos dirigentes autarcas, desprezando a maior parte da população?as ruas estão porcas mas a zona do hotel está que nem um brinco.há ruas de olhão que tem ratas que parecem coelhos mas a zona do hotel anda lá a varredor mecânica todos os dias.
as ruas de olhão estão esburacadas e cheias de crateras mas a zona do Horel constantemente está a ser arranjada. a merda continua a sair directa ra ria e a envenenar a Ria se isso não é de autarcas de meia tijela então o que é?
fazem publicidade aos mercados de Olhão mas cada vez vendem lá mais productos congelados,com a concordância do Marinho dos Trapes e do veternário dos mercados de Olhão, ou que é parvo, ou é pago para ser parvo.já parece o Bommba que quando paasava pelas tampas de peixe podre olhava para o lado.tenham é juizo e não estraguem as praças de olhão que é o que olhão tem de melhor.

Anónimo disse...

Vão mas é trabalhar,cambada de más linguas o País precisa de produção pra pagar a divida.Charrão

Anónimo disse...

Caro amigo esse assunto depende única e exclusivamente da responsabilidade de cada instituição, segundo parece todas as instituições envolvidas tentam dentro dos possíveis manter todas as condições norma sanitárias de acordo com a legislação em vigor, não compete a quem faz a distribuição virar fiscal da ASAE. Quanto ao facto de os manter armazenados acho que já respondi a essa questão. Quanto á forma de distribuição só posso dizer que a resposta e efectuada baseada nos dados solicitados pelas mesmas, mas isso não muda absolutamente nada nem na forma nem no critério ou meio de o fazer, acreditamos que os mesmas são basiadas nas necessidades de cada “grupo” . Quanto ao termo de cabazes é essa a designação utilizada. Os dados para a atribuição dos mesmos é dada em concertação entre as autarquias e as diversas instituições. Os factos só são factos quando os que dependem e os que não dependem sejam “depurados” no meio de oportunistas. Já agora faço o convite para ficar a conhecer como toda a logística de dezenas de horas de trabalho voluntariado é efectuado antes de comentar bit a bytes. É triste ler comentários sem fundamento só “porque ouvi dizer” que as coisas não são feitas como devem ser, venha ver no terreno para “sentir” a miséria, alguma camuflada da realidade que existe nesta cidade

Anónimo disse...

È necessário permissão camarária para se poder beber?

Quem recebe reforma/pensão não pode beber?

Quem está reformado/aposentado, tem de trabalhar mais, do que aqueles que hoje nada fazem?

Só os vagabundos tem o direito
de viver em liberdade?

A CMO só investe em presentes nos
actos eleitorais!

VIVA A COMPETÊNCIA!!!

JMateus

Anónimo disse...

Os erros deste artigo são que não houve nenhum ajuste directo.Houve uma simulação de ajuste directo para o dinheiro sair pela porta do cavalo.Os alimentos foram desviados do banco alimentar para serem distribuidos na sexta -feira antes das eleições. Quem assistiu sabe que estava um camião da câmara a carregar alimentos que os desviava para outro lado.
Isto é uma autêntica vergonha a promiscuidade entre as instituições e a cãmara.

O vereador barafusta

Anónimo disse...

Luis Rocha o maior aldrabão.

Anónimo disse...

só espero que nunca precises destes sacos.....

Anónimo disse...

Moss ió A.Terra então se os produtos estão na igreja do Siroco ainda melhor,estão abençoados por Deus nosso Senhor.Moss alguem com tino te entende 1º estão mal acondicionados?latas de feijão e grão?e depois é o bolôr,depois é a distribuição mó ma tu na vês nada bem?Charrão

Anónimo disse...

Ao anónimo do dia 11 das 08.31
Caro amigo é triste ver escrever pessoas neste e outros blog´s que limitam-se a caluniar e dizer apenas MENTIRAS. Devia por a mão na consciência antes de escreverem tantas atrocidades contra infelizes que dependem das instituições para poder sobreviver. Mas talvez o Sr. devia tentar-se informar antes de graffitar tanta calinada. Para melhor informar
Houve um ajuste directo de 60 mil euros á empresa http://empresas.einforma.pt/Ficha_ANA-BELA-NAPIER-BARAO-CUSTODINHO-ALBERTO-JOSE-GAGO.html
Para fornecimento de bens alimentares pelo PERÍODO de 240 dias.
Não foi desviado nem fornecido qualquer tipo de alimentos do BA , e se o Sr. souber LER o acto eleitoral foi realizado no passado dia 5 DE JUNHO e a data de celebração do contrato para inicio da distribuição foi realizada no dia 6 DE JUNHO. Resta-me apenas dizer que calunia e mentira continua a ser crime no código civil. Espero que tenha ficado esclarecido.
Atenciosamente um voluntário do Banco Alimentar

ol disse...

Ao voluntário do banco alimentar:
infelizmente, o aproveitamento político sempre existiu quando setrata de "fazer caridade". Os políticos em exercício no Poder sempre mandaram a mensagem de que eles são solídários com os mais desprotegidos quando na realidade são eles os grandes responsáveis pelas situações de fome e miséria a que muitos portugueses tem que se sujeitar neste momento e por longos meses e anos. Não duvido que hajam pessoas que dêem o seu contributo de uma forma desinteressada mas também sei que existe aproveitamento político. Em Olhão, já é hábito que em vésperas de eleições haja distribuição de "cabazes" como se todos nós não percebessemos o porquê do momento da distribuição. Não querer perceber isto é, apenas, querer tapar o sol com uma peneira...

Anónimo disse...

Moss ó charrão, k é k tu trabalhas, meu? como é k crias esse corpinho malandro? é com trabalho? Para k mandas os outros vergarem a mola se, provavelmente, sempre viveste de expedientes. Vai já "endando"...

Anónimo disse...

tapar o sol com a peneira é aquilo que vocês fazem a crer atribuir culpas a instituições sem qualquer principio basico pelos necessitados e que passam as horas a falar cronicas de escarno e mal dizer tenham santa paciência e tal como alguem dizia Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país
termino com uma simples palavra a verdade acima de tudo sem politiquismo e sem mentiras

Anónimo disse...

quem não tem pecados atire a primeira pedra


fim

a.terra disse...

Verdade é que a Camara Municipal de Olhão contratualizou a compra de mais de 60.000.00 euros em Maio para produtos alimentares que ainda
não foram distribuidos. E porquê? Porque estavamos á beira de uma campnha eleitoral e seria importante fazer a sua distribuição durante essa campnha.
Na semana anterior, o Banco Almentar, procedeu à recolha de donativos a nivel nacional, e a camara municipal de Olhão disponibilizou uma viatura para o transporte dos produtos a destino certo.
O aproveitamento politico sempre presente na acção dos detentores de cargos politicos foi de tal ordem, que os candidatos a deputados pelo PS se ofereceram ao Banco Alimentar como voluntarios para fazerem a recolha de donativos, o que levou o ex-reitor da UALG e a presidente do BA a pronunciarem-se contra a sua participação, ficando apenas registada o oferecimento dos seus "serviços" voluntarios. Não podem é dizer que tudo isto é transparente e que o tratamento dado aos produtos seja o melhor. E já agora, pergunto, como é que as pessoas sabem que os produtos estão na posse da instituição A; B; C?
Bem se vê, quem está preocupado em desmentir o indesmentivel.

Anónimo disse...

O veriador Pereira è um oportunista,sem escrupulos,se não fossem as senhas de presença que recebe da C.M.O. e os saquinhos que leva do banco alimentar,já tinha morrido,mas trabalhar è que ele não quer e anda a falar mal de quem não deve,mas a justiça vai fazer-lhe o mesmo que fez o Bloco de Esquerda----rua seu maltrapilho.....

Anónimo disse...

tanto falatorio pra ke,pa.voces sabem la o k e passar fome,fikem so 2 dias sem comer(se aguentarem)e depois logo se ve.os sacos de massa ,arroz,feijao,grao,com 2 latinhas de conserva a mistura da pra matar a fome A QUEM?...TENHAM VERCONHA E CALEM SE,VOÇES SABEM LA O K E PASSAR FOME.