domingo, 26 de junho de 2011

Há ou não poluição do ar que respiramos no Algarve?

Ambiente

Níveis de poluição do ar por ozono sobem e atingem cinco concelhos

Económico com Lusa
26/06/11 17:03




Os níveis de poluição do ar por ozono detectados hoje em três concelhos em redor do Porto subiram entre as 14 e as 15 horas.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a directora de Serviços de Ambiente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Paula Pinto, refere que foram detectados naquele período valores de ozono acima dos 180 microgramas por metro cúbico nas estações de Baguim (Gondomar) e Antas (Porto).

A concentração de ozono no ar subiu para valores entre os 214 e 218 microgramas nas estações de Vermoim (Maia), Ermesinde (Valongo) e Avintes (Gaia).

O limiar de informação à população está fixado por lei nos 180 microgramas por metro cúbico e o de alerta em 240 microgramas.

"Durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde)", recomenda Paula Pinto.

Nota do Olhão Livre: Qual a qualidade do ar que respiramos no Algarve? A CCDR do Algarve é obrigada a publicar esses resultados, mas desde de 2007 que o deixou de fazer, e anda a enganar os cidadãos não cumprindo a lei,dizendo que não recursos económicos para tal,como se pode ler aqui

A Quercus por incumprimento da lei, fez queixa à União Europeia em 2009 ,mas estamos em metade do ano de 2011 e de resultados da qualidade do ar que respiramos no Algarve ,não sabemos de nada. Será para não assustar os turistas, com a má qualidade de ar existente no Algarve? A lei não tem de ser cumprida por todos, ou a CCDR do Algarve está acima da lei?Se a CCDR do Norte tem dinheiro para fazer fazer as análises à qualidade do ar, e divulgar esses resultados de modo a que os cidadãos com doenças respiratórias, se possam prevenir, qual o motivo que a CCDR do Algarve não tem verba para isso, ou a verba veio e foi aplicada noutras coisas?

Os cidadãos, e as associações de defesa do Ambiente e do Cidadãos, deviam voltar a questionar a CCDR, qual o motivo que não faz análises à qualidade do ar, e a sua divulgação , para que nós algarvios sabermos o ar que andamos a respirar.

10 comentários:

revoltado disse...

Também em Lisboa a quantidade de ozono ultrapassou os limites só nós os algarvios é que continuamos sem saber a merda que respiramos!

Anónimo disse...

A CCDR como quase todas as organizações no Algarve,pensam que podem estar acima da lei,o que é falso a lei é para cumprir e temos o dever de exigir que seja monitorizada a qualidade do ar e a sua publicação.

Anónimo disse...

Outra vez peixe frito.c.martins

Zé do Mar disse...

Felizes daqueles que se podem dar ao luxo de se preocuparem com o buraco no Ozono, há milhões de pessoas em Portugal, que se preocupam com a falta de alimentos, com a falta de um tecto, com a falta de emprego, com a falta de saúde,com a falta de educação, com a falta de segurança, com a falta de justiça, com a falta de respeito.

Anónimo disse...

Felizes daqueles que se podem dar ao luxo de se preocuparem com o buraco no Ozono, há milhões de pessoas em Portugal, que se preocupam com a falta de alimentos, com a falta de um tecto, com a falta de emprego, com a falta de saúde,com a falta de educação, com a falta de segurança, com a falta de justiça, com a falta de respeito.

Pois ó Zé do Mar,o ar poluido não faz mal,então o que faz mal em Olhão se a CMOlhão diz que não há fome, nem falta de casas pois deu o dinheiro da habitação social ao futebol profissional do SCO.Emprego, também é coisa que não falta,em olhão, pois o chico leal apoiou a criação do ria shoping que diziam ir criar 1200 postos de trabalho mais 500 empregos no hotel 5 estrelas da CMO,mais uma carrada de empregos nas armações de atum e na fábrica que foi inaugurada 3 vezes e que está fechada,Saúde também é coisa que Olhão tá bem servida pois quase metade da populção não tem médico de familia e só precisa de se levantar às 4 da manhã para apanhar vaga.educação é coisa que não falta em Olhão até estão a construir uma escola que não sabem como vão pagar a energia que vão consumir tal a quantidades de ar condicionados que vai ser preciso.segurança,também estamos bem servidos em Olhão pois não existe automóvel que não pague o parqueamento que não seja multado,e os ladrões podem roubar à vontade que a bofia olha pró lado.
mom ió zé do mar porque não fazes café e te detas mom?com o calor que tá é bem melhor que dizeres asneras.

O ar venenoso que respiramos. disse...

Em Lisboa os niveis do ar contaminado com Ozono subiram para níveis perigosos mas a CCDR e a protecção civil não emitiu o alerta com é seu dever e obrigação..
cá no Algarve o ar pode ser veneno que ninguém sabe o que respira e ainda á gente como o zé do mar, que diz que a qualidade do ar não é importante.

Anónimo disse...

mas olhem que o ze do mar pouco diz mas acerta pois acredito que maioria das nossas gentes está mais preocupada com o que le referio do que com o ozono
pois ha muita fome e miseria neste pais

Romualdo disse...

Vamos lá esclarecer aqui uma coisa!
Eu sempre ouvi dizer que o nosso problema com o ozono, era que a camada de ozono que circunda a terra, e nos protege dos raios solares, estava a ficar muito fina, e que até ja havia lugares em que ela não existia, fazendo com que os raios solares cheguem até nós sem resistencia, causando queimaduras na pele que tendem a provocar melanoma(cancro na pele).
Agora vêm com essa que o ozono está a poluir o ar? os "cientistas"
que se dicidam de uma vez como nos querem assustar, porque a incoerência é sinal de ignorância; quanto a mim isto tudo não passa de uma chamada de atenção para os subsidios que os "cientistas" tanto precisam.

Anónimo disse...

Mó com o tabaco que voçês fumam
alem de ajudarem a poluir o ar,criam mais residuos solidos.

13mil € em coletes disse...

CMO gasta mais de 13 mil euros em coletes salva-vidas pergunto eu mas quantos pescadores tiveram direito a coletes ou será que estes foram para os filhos dos patos que andam de mota de agua.......
13mil euros é muito colete......