sexta-feira, 3 de junho de 2011

QUEM PERDE NESTAS ELEIÇÕES?

Nestas eleições não se discute quem ganha, porque antecipadamente já se sabia quem ganhava, o que se discute é quem perde e quem perde somos todos nós. A comunicação social tem feito o favor de levar ao colo os partidos que assinaram o acordo com a "troika". Quem são os proprietários dos meios de comunicação social deste País? Todos eles alinhados com os três partidos do arco do poder. Não significa que não sejam democratas, não é disso que se trata. Trata-se, sim, de promover os partidos que lhes dão mais contrapartidas. De quem é a SIC, o Expresso, a Visão? Do grupo Impresa, de Pinto Balsemão, ex-presidente e fundador do PSD. De quem é o Público? Do grupo Sonae, de Belmiro de Azevedo, que também veio a terreiro declarar o seu apoio a Passos Coelho. De quem é a TVI? De quem são os outros jornais?
Esta campanha eleitoral foi a mais fraca, a mais reles depois do 25 de Abril de 74. Neste momento que está tanta coisa em causa, que há inúmeras famílias destruídas, famílias que perderam as suas casas, os seus carros, empresários que faliram, não houve uma discussão sobre as medidas que nos estão a fectar e que ainda se vão agravar muito mais.
Redução da Taxa Social Única, a quem serve? A Taxa Social Única e a parte que o empregador descontava, para a Segurança Social, sobre os rendimentos do trabalhadores. Passos Coelho avançou com uma redução de 4%. Sócrates quis crucificá-lo. Afinal, ele, Sócrates, tinha assinado o acordo em que se previa uma redução substancial da Taxa. Para percebermos melhor o que isto significa, tomemos por exemplo uma pequena empresa que pague 5000 euros de ordenados. À parte do patrão seriam 1250 euros a pagar à Segurança Social. Com a proposta inicial de Passos Coelho dos 4%, esse mesmo patrão passaria a pagar 1050 euros, menos 200 do que aquilo que pagava. Alguém pode acreditar que sejam esses 200 euros que marquem a diferença, entre o manter a empresa aberta ou o seu encerramento? Não! A redução da Taxa Social Única supostamente serviria para fomentar a criação do emprego mas, na realidade, ela serve, sim, para aumentar a riqueza dos mais ricos. Imaginem a massa salarial de um grupo SONAE, por exemplo e imaginem quanto milhares de euros representa essa redução. Imaginem o grupo Jerónimo Martins ou os bancos, ou as Seguradoras... No fundo são esses que vão ganhar com estas eleições.
Para compensar esse "déficit" da Taxa Social Única, é no IVA que vão sobrecarregar. Os produtos de primeira necessidade, que até aqui pagavam 6% de IVA vão ser sobrecarregados com mais 17%, que iremos todos nós pagar. Como se a pagássemos pouco à EDP, ainda vai ser lançada mais uma taxa sobre o consumo de energia. Quem paga? Nós!
Nós é que vamos pagar tudo, nós é que vamos pagar aquilo que um Oliveira e Costa, Dias Loureiro, joão Rendeiro e outros desviaram. Averiguemos quem eram os "homens" do BPN, do BPP, do BCP e chegaremos à conclusão que na sua esmagadora maioria eram gente do PSD. Do lado do P"S", temos o Freeport, Face Oculta e outras histórias rocambolescas. Julio Castro Caldas foi ministro da Defesa ao mesmo tempo que Sócrates foi ministro do Ambiente de António Guterres. Julio Castro Caldas foi sorteado para inquirir os "Procuradores" do Processo Freeport. Anteontem, ele dizia no Jornal "i" que havia fortes indícios para que José Sócrates e Pedro Silva Pereira, ministro da presidência (nº2 deste governo) fossem constituídos arguidos.
O subamarinos é outra velha história, mal contada, mas que também nos diz que temos todos os motivos para não acreditar em Portas.
A maioria dos cidadãos ainda não se apercebeu do que vem a caminho, ainda não sentiu o efeito das medidas que ainda não começaram a ser aplicadas e como tal ainda pensam que, votar Passos Coelho ou Portas, é solução. Não é solução coisa alguma. Eles são os mandatários do FMI e da Comissão Europeia para nos espezinharem ainda mais. No fundo, os "mandões" do FMI e da Comissão Europeia são iguais aos políticos da nossa praça. Viu-se com o director do FMI e viu-se agora com os gastos dos comissários europeus: um foi preso por assédio sexual e os outros andaram a passear-se em aviões a jacto, privados, em limusinas e hotéis de luxo. Durão Barroso só de quatro noites gastou 28000 euros para dormir.
É nesta gente que votamos? Não pode ser! Eles foram, são e serão os nossos algozes se não nos enchermos de coragem e levantarmo-nos contra eles.

16 comentários:

Anónimo disse...

Quem perde nestas eleições??
QUEM GANHA não será melhor?.
A outra face da MÁFIA vai ganhar.
Pede (então!!?) maioria absoluta, mas
o ambiente e a acção cativante de outros hipnotizadores não irá permitir.
Vida e saúde para vermos os desígnios do ramo da Máfia que criou, protegeu e lançou PPC para a ribalta e os "jovens turcos" do seu estado maior.
Talvez tenhamos sorte com a atitude paliativa do sócio que nunca aceitou a magna carta do regime.Muito interessante registar nos próximos tempos os efeitos da guerra civil subterrânea entre as diferentes famílias mafiosas.

Anónimo disse...

Sou eu!

JMateus

Anónimo disse...

Era mais bonito ter o autor questionado quem seria os que vão ganhar!

Pois perder toda a gente sabe.

JMateus

Zé do Mar disse...

Quem perde nestas eleições, e feio, vais ser tu A.Terramoto, porque à partida te estás a pôr numa situação de perdedor, querias que ganha-se quem? o Garcia Pereira, e o coelho da Madeira? Toma mas é juizo, o Passos Coelho, na actualidade (em minha openião) é o capitão mais qualificado para levar este barco a bom porto, e se ele fosse do bloco de esquerda a minha openião era a mesma. o Homem tem carisma.

PS. se não gostas de me ver por aqui, carrega no botãozinho

ol disse...

Oh Zé da caca, lamentavelmente é o Povo quem vai perder. É o Povo, os trabalhadores, os pequenos empresários que vão enriquecer ainda mais os mais ricos. Vamos ver se com a aplicação das medidas preconizadas pela "troika", se o estado de graça de PPC se vai aguentar...

Anónimo disse...

Há Duvidas? como é possivel passadas decadas da revolução elas existirem? Os lados estão escolhidos á direita 3 partidos querem reduzir impostos ás empresas,roubar a segurança social aos trabalhadores e permitir o despedimento só porque sim,são os partidos âncora do capitalismo com sede de vingança do que nós povo conquistamos com o 25 de Abril,estes 3 partidos sejam poder ou oposição serão sempre contra os direitos do povo.Que pena o ZÉ do Mar não ter ido dar um bacalhau ao Passos junto com o Belmiro Azevedo mais o Alberto Almeida realmente têm todos um grande cariz e até lhe ficava bem.
Dia 5 o medo da direita não pode dar a vitória ao Socrates,porque ele sozinho ou com Passos Coelho e Portas serão os executores do FMI,este é o lado que o Zé do Mar gosta,
o que eu gosto é de correr com o FMI daqui para fora,renegociar a divida que Socrates arranjou,porquê de pagarmos o que não pedimos?POrquê pagar juros mais altos que a Grecia?Levar á justiça quem assaltou o país !este é o meu lado !

DX

Anónimo disse...

Mais depressa se apanha um mentiroso que um côxo(ditado p.)
Reduzir a taxa social unica não têm impacto nenhum na economia e é mais uma machadada no sistema de segurança social.Vai-nos sair cara.Mais uma vez,a unica diferença entre Coelho e Socrates é que o primeiro aposta abertamente numa agenda liberal,e o segundo aposta nesta,mas diz exactamente o contrário.Qual cariz qual carapuça estes lideres não o têm,a não ser para para encher os bolsos dos tubarões da economia.
Se o Senhor ZÉ DO MAR é filho oou coisa parecida destes agiotas financeiros que fizerem refens Passos/Portas/Socrates acho bem a posição dele,se não!? Este ZÉ do Mar não tem conceito de classe.

Rute-UALG.

Anónimo disse...

Portugal ganhou, sem dúvida!
A que ponto vai o sectarismo canino do PS para dar cobertura a um personagem como Socrates?
Esta última fase do Socratismo desmascarou definitivamente o que o grupo duro PS na generalidade é - um bando de oportunistas da pior espécie.
Respeita-se sim os poucos que se demarcaram da vilanagem.Por um Portugal melhor bom seria que a ala séria do PS e do PSD formassem um Partido, um Partido liberto de tanta pulhice.

Anónimo disse...

Quem perde nestas eleições?
O arranjinho político que sair das próximas eleições, qualquer que ele seja e quaisquer que sejam as suas promessas, provocará inevitavelmente numa galopante degradação da vida do cidadão comum.

Com as medidas impostas pela troika, o que já era mau passará a ser péssimo pois quem nos desgovernou e levou à bancarrota, aceitou em nosso nome as condições dos agiotas financeiros e elas são de tal ordem insuportáveis, que nem para lhes pagar vamos ser capazes, quanto mais acreditar em qualquer “renascimento”.

Não é preciso ser bruxo para prever a curto prazo uma perigosa agitação social, basta pensar no número alarmante de desempregados, de falências e insolvências declaradas, de casas penhoradas, de fome visível e outra ainda maior escondida,..etc.

Como consequência inevitável o crime irá aumentar e não vai ser a polícia a resolver o problema.

Aí chegados, estaremos no ponto de rebuçado para a entrada em cena de um salvador da pátria, um qualquer D. Sebastião aclamado por muitos e que poderá depois vir a revelar-se bastante indesejado...

É pois, já com o futuro dos nossos filhos e netos (cidadãos comuns) hipotecadíssimo, e perante a possibilidade real de um tal cenário, que legitimamente pergunto ao mais alto dignitário da nação,sr. CAVACO SILVA se alguma coisa fará para atempadamente evitar isso?

A prometida magistratura activa não pode resumir-se ao facebook e a discursos de circunstância!

Por último, um pedido desesperado:

Coloque as aspirações básicas e vitais de todo um povo acima dos interesses de uma folha de serviços com final de carreira política sossegada e não dê tréguas aos “vendilhões do templo”, quaisquer que sejam as suas cores.

EXERÇA AS SUAS COMPETÊNCIAS ATÉ AO LIMITE, NÃO FAÇA COMO PILATOS!

Zé do Mar disse...

Ao Terramoto(OL):

O Povo só tem a ganhar com leaders como passos Coelho! O homem parece-me pragmático, activo,inteligente, e honesto, ao contrario do pilha galinhas do zézito que conseguiu pôr este país no fundo! não se pode esperar que ele faça milagres, provávelmente vai levar algum tempo para limpar toda esta porcaria que os xuxas fizeram, mas uma coisa é certa ele parece-me o homem certo para o lugar de 1º ministro.

Zé do Mar disse...

À menina Rute da (Universidade do Algarve)

Só para informar que não sou filho de nenhum agiota, o Meu pai hoje com 89anos, vive dos rendimentos de duas ou três casinhas que comprou ao longo da vida, e alugou, o seu rendimento é de 600€,mês nunca explorou a segurança social, ou o serviço nacional de saude, quando tento convence-lo a ir ao médico, diz-me que não, porque provavelmente vão-lhe arranjar lá alguma doença.

Anónimo disse...

Ao caro DX!
Renegociamos a dídida? Sim, se os credores aceitarem; e se não aceitarem? não pagamos? se não pagarmos como foi acordado qual é a nossa safa? A Argentina fez finca pé e veja o que aconteceu, no entanto o potencial de riqueza da Argentina deixa Portugal a um canto.O que o camarada Socrates estava a negociar com a dama Merkel - apoio ao PEC 4 depois do 1,2 e 3 em troca do crime lesa-pátria TGV ainda virá a ser conhecido totalmente.Dentro de todos os sacrifícios o FMI infelizmente será o melhor - os outros também contribuiram mas esta gente do PS entrou numa louca corrida para o abismo; porquê (???) DX? qual a razão da deriva apocalíptica? poucos o sabem de tão sinistra. Portugal está armadilhado, muito armadilhado e quanto a mim de propósito - propósito sinistro desde Abril de 74.
Vamos tentar mais uma vez libertar-nos de tantos nós evitando sangue que por norma corre mais nos inocentes ou dos menos culpados.
Levar à justiça quem assaltou o país?
Quem assaltou o país DX? Tente saber o percurso dos pais do regime abrilino e tire as suas ilações. Quanto a mim um bando da pior espécie a coberto da apologia dos valores que qualquer ser humano bem formado anseia hipnotizaram Portugal para melhor o roubar; já tinha acontecido o mesmo na 1ª república; só que temos um defeito/virtude - esquecemos depressa, depressa de mais.
Permita-me um cumprimento, DX.

Anónimo disse...

ò Zé do Mar - não está a embandeirar em arco? Lembra-se do Socrates de 2005? Não parecia um homem pragmático, sério, activo, reformador e inteligente? VExª conhece o percurso do camarada Passos? Conhece quem é a "firma" que concebeu e lançou Passos? Conhece quem é a guarda pretoriana do "general" Passos?
Prognósticos só no fim e em política muito mais, meu caro.

Zé do Mar disse...

ao anónimo daS 17:22

Não amigo, o Zézito nunca me enganou! desde 2005 que vi nele um "vendedor de banha da cobra", um "vende patrias" tal como o seu camarada Soares, votar nele seria a ultima coisa que eu faria no mundo, não me considero nenhum génio em psicologia, mas o Passos Coelho é o melhor homem para o trabalho!, ou o amigo tem outa opinião se a tem divida conosco, até pode ser que haja por ai outro génio e eu não saiba.

a.terra disse...

Zé do Mar
Há muito que perdi (as ilusões) de ver um País melhor e quando digo melhor faço-o nas condições de vida das pessoas.
Para que queremos melhores estradas se não as pudermos utilizar?
Para que queremos mais e melhores hospitais se a eles não tivermos acesso, por via das taxas moderadoras?
Para que queremos PPR se não ganhamos para comer e muito menos para poupança?
Para que queremos mais casas se não ganhamos para as pagar?
Para que queremos mais escolas se já nem temos dinheiro para comprar os manuais?
Para que queremos mais auditorios se não cumprem a sua função?
Para que queremos mais e melhores leis se não temos quem aplique as existentes?
Para que queremos um governo, que se governa em lugar de governar o País
Para que queremos um Procurador Geral da Republica que finge ignorar as denuncias que temos feito?
Para que quero um Presidente da Republica, que depois de governado, assina mais fome e miseria para o Povo?
Para que quero este País? É o meu!
Mas prometo lutar para mudar, não no sentido em que querem, mas para que a maioria do Povo viva melhor.
A partir daqui só tenho a ganhar!

Anónimo disse...

Sr. Zé do Mar quero lembrar-lhe que a questão não é da substituição de pessoas, e Socrates merece a despromoção, mas sim de politicas.
PPC é um neo-liberal com tudo o que isso implica e o tempo o dirá. Não pense, pois que ele vai fazer um mudança. Então e os barões e baronetes do partido? Vai acabar o clientelismo? Por acaso sabe que a alteração por ele proposta para a nomeação do PGR é apenas ligeiramente diferente do actual modelo?
Veja lá se as coisas saem ao contrario daquilo que pensa.