terça-feira, 14 de junho de 2011

SERÁ QUE SÃO SANGUESSUGAS?

Nos tempos que correm, com o aumento do desemprego, da fome e da miséria e uma, cada vez mais, situação de precariedade,vamos vendo o  nosso sangue a esvair-se, muito provavelmente, pelo cano de esgoto.
Hoje, Dia Mundial do Dador de Sangue, ficámos a saber que a solidariedade, o altruísmo e acompreensão pelo País que temos, em boa parte, cerca de metade é jogada fora. Enquanto os governantes, quando em viagem, levam vários litros de sangue que os portugueses generosamente dão, quando o cidadão comum precisa de uma transfusão tem que pagar, e de que maneira, para ter direito a alguma porção.
O próprio presidente do Instituto Português do Sangue sente-se revoltado por saber que se joga sangue fora e depois gasta-se 70 milhões de euros para adquirir o plasma.
Se dar sangue é um acto de generosidade, de solidariedade, não será legítimo que o cidadão doador exija saber em que condições é que o seu sangue é aproveitado e, impor mesmo, condições para a sua doação?

13 comentários:

Anónimo disse...

é engracado que no fim d semana quando meteram o cozinheiro na praca e mandaram uns ir comprar o atum e gambas etc...
o senhor diz isto olhe levamos isto junto este tiket ao talao que a camara paga hahaha entao a camara é que paga a comida deste evento aiai estes xulos

vejam no minuto 1:15

Anónimo disse...

grandre cambada de trafolhas é o que voces são.esse a.terra parece que não sabe que os govewrnamtes de qualquer país quando viajam em representação do seu país tem que levar sangue para qualquer infelicidade que apareça,quer dizer ia o dr paulo portas ou o sócrates para angola e tinham falta de sangue e davam-lhe sangue de preto não.barafusta

L.Rocha disse...

A Cãmara pagaa comida e o espetaculo, os vips comem à borla, e a agua aumente para o triplo.
viva o ps.
vota ps e terás o que mereces.

justiceiro disse...

E depois cortam nas isenções que os dadores de sangue tinham,ou seja só tem direito se derem sangue de 3 em 3 meses. a ministra da saude, que vá dar sangue mais a puta da mãe dela.
até com o sangue da pessoas bricam! então não deviam ser todos julgados presos e enrabados?

Julia disse...

Até com o nosso sangue brincam deviam de ter vergonha na cara.

Anónimo disse...

Moss hó barafusta tu é que tens cerebro de Bijagó,não consegues interpretar o post,vá lá eu explico
o tema central é o desperdicio e o modo que este liquido essencial há vida humana é tratado,vai lançar baforadas de Bijagó pra outro lado.

DX

Antonio José. disse...

Pagam fortunas por sangue importado(70 milhões por anos), e retiraram benefícios a que doava o seu sangue,também eu era dador dava sangue uma vez por ano, nada beneficiei das isenções que os dadores tinham direito,mas um dia ao mostrar o cartão de dador para uma consulta de rotina informaram-me,o seu cartão não está actual pois a ultima dávida foi há mais de 3 meses,perguntei à funcionaria do centro de saude,se era verdade e ela disse-me que a ministro da saude tinha colcado essa obrigação de dar sangue de 3 em 3 meses caso contrário não tinha direito à insenção.
Eu revoltado entreguei o meu cartão à funcionária e disse olhe diga ao ministro para ele ir dar sangue pois eu sempre dei sangue mas agora ser sugado de 3 em 3 meses para ter insenção ele e os ministros do Sócrates,mais os respectivos familiares que passem a que passem a doar o sangue.
Fiquei sem cartão de dador e só dou sangue quando amigos meus me pedem,pois sei que o meu sangue faz falta por ser raro.
Já me tentaram dar de novo e cartão e já disse,várias vezes. cartão dêem à ministra da saúde para ela ir dar sangue,e metam a isenção num sitio que eu cá sei.
Ao ver esta noticia até fiquei com nojo, de tanto desperdício de sangue.pois todos os ministros acessore andam todos bem montados em carros topo de gama assim como os vereadores e acessores,e depois não tem dinheiro para màquinas para armazenar sangue.

Anónimo disse...

O leal e os pininhas,e os novos boys, que vão dar sangue pois eles é que andam bem montados em carros de luxo à custa do que nos roubam na factura da agua e do imi.
mas coitado de quem recebesse o sangue deles pois era capazes de morrerem envenenados.

vergonha disse...

usar câmaras de armazenar plasma, para arrecadação, só nesta República das Bananas que se tornou Portugal! tenham pena de nós.

Anónimo disse...

Não são sanguessugas ,são Vampiros que nos bebem o sangue e que o deixam estragar,o que ainda é ainda mais grave.

Anónimo disse...

Se são sanguessugas, vampiros ou chupa-cabras, não sei.
O que sei é que o mundo está imundo e a precisar de um banho urgente.
Oxalá não seja de sangue!….

Anónimo disse...

...e ainda falam com desdém dos africanos.Que parecemos nós na Europa?

Anónimo disse...

Isto só vai a tiro!

JMateus