sexta-feira, 15 de julho de 2011

OLHÃO: DOCA MERDOSA



Depois de muitos anos, tantos quantos tem o alargamento do Porto de Pesca de Olhão, eis que vem ao de cima a excelência da qualidade dos serviços municipais de ambiente, ao descobrir a origem das descargas do esgoto no topo norte, que em principio era de aguas pluviais com algumas ligações clandestinas, no dizer da excelsa Câmara Municipal de Olhão.
Depois de uma serie de queixas apresentadas na Policia Marítima e no Parque Natural da Ria Formosa e também ao Ministério Publico, os serviços camarários esmeraram-se. Afinal era tão simples! O segredo estava na ETAR do Porto de Pesca, desactivada há anos, que os dinheiros públicos são para ser jogados fora por instituições como o IPTM, mas que continua a receber todos os dejectos dos serviços da lota, do bar, dos armazéns e por aí fora.
Num porto de pesca típico do terceiro mundo, tudo é de esperar.
Levanta-se agora outro problema, que é o de saber quem vai fazer as obras de correcção, isto é, cortar a ligação daquela ETAR às aguas pluviais; se o IPTM ou a Câmara Municipal de Olhão.
Certo é que nem tão cedo se prevê a resolução do problema e terão de ser as vias judiciais a pôr um travão no assunto. De qualquer das formas a responsabilidade perante o cidadão é e será sempre da Câmara Municipal. Acontece que em Olhão, cidade onde existem muitas ligações “clandestinas”, por negligencia da autarquia, o mentecapto edil mor, tem-se refugiado nessa clandestinidade para manter o crime ambiental há décadas.
Pela parte que nos toca, pode a autarquia ter a certeza de que manteremos este assunto na ordem do dia até à sua erradicação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vocês dizem que há esgotos Tóxicos a descarregar para a ria e para a doca e tem muita razão esse crime existe há anos e a CMolhão e o seu presidente nada tem feito para acabar com isso.
Mas depois vem a quercus dar 3 praias de qualidade de ouro a olhão e o presidente aram-se logo em defensor da natureza e diz que ele é que é o responsável,pela qualidade da agua,mas não há nenhum jornalista que lhe questione sobre a merda e o veneno que a CMOlhão anda a jogar para a Ria através da sua rede de esgotos e aguas fluvias?
e a Quercus que lhe dá qualidade de ouro nas praias fecha os olhos aos esgotos?ou também a quercus está comprada?

um armador de olhão disse...

Realmente não se pode adimtr uma doca de pesca, com esgotos a desaguar para dentro do seu espaço ainda por cima quando os esgotos provêm do instituto que gere o espaço.Ainda por cima quando a agua dessa doca serve para a descarga do peixe e para as lavagens das embarcações de pesca.
Será que os chefes do IPTM só sabem mandar os funcionários andar com a fita na mão a medir o espaço ocupado pelas artes de pesca para cobrar pela ocupação desse espaço e não se preocupa com a saúde das pessoas?Depois a ASAE anda em cima das pessoas e das e,presas por causa dos HPPC então e podem-se descargar peixe com agua poluída?ou a ASAE como o IPTM é um organismo publico fecha os olhos a esse crime?