domingo, 17 de julho de 2011

OS EQUIVOCOS DO Sr. SILVA

Há cerca de uma semana atraz, o sr. Silva desceu até aos Algarves para inaugurar o novo hospital de Loulé, e aproveitou a boleia para vir fazer a defesa de algumas parcerias publico/privadas, neste caso no sector da saúde.
As parcerias publico/privadas do anterior governo foram criticadas a torto e a direito, talvez mais por terem como destinatarios os donos do betão e do alcatrão, e em principio com algumas afinidades partidárias.
Já as actuais parcerias publico/privadas, até poderão ser uma forma de chegar onde o estado não tem dinheiro para chegar e como tal são benvindas.
Todas as parcerias publico/privadas são uma forma de financiar obras e serviços do Estado, mas são tambem uma forma de continuar o seu endividamente, mas neste ultimo aspecto não se fala. É assunto tabu! Parece que não foi o endividamento ezcessivo que atirou o País para o lixo, sendo mais facil de rotular de ignorante quem teve a ousadia de lhe atribuir essa classificação.
Mas afinal o governo veio dar razão às agencias de rating, porque ao propor medidas adicionais às da troika, estava a reconhecer que aquelas eram manifestamente insuficientes; e continua o governo a meter o pé na argola ao dizer que encontrou um desvio colossal das contas publicas. Com declarações destas não vamos lá!
O sr. Silva, mostra a sua verdadeira face de forma tão envergonhada como o fez Socrates em relação às politicas neo-liberais que tomou, defendendo de forma titubeante que saúde, segurança social e educação deve ser privatizado. Isto é, quem tem dinheiro estuda, quem não tem parte pedra; quem tem dinheiro tem saude e quem o não tiver que vá morrer longe para não cheirar mal; quem tiver dinheiro como os politicos que faça uns PPR e quem não o tenha que vá à mitra pastar.
O acto eleitoral recente que permitiu a alternancia na governança, serviu como um extintor para acalmar o fogo que lavrava de norte a sul do País, provocando um retrocesso na onda de descontentamento e alimentando a ilusão de soluções milagrosas. Até aqui tanto quanto se sabe, as medidas visam sobretudo o mundo do trabalho deixando o capital de fora. É com o trabalho que se cria riqueza.
Mas se alguem pensar que vão mudar a forma de pensar e agir dos titulares de cargos politicos e de altos cargos publicos desengane-se.
À pala da inauguração deste hospital o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, teve direito a jantar, e por isso mandou embora o motorista com ordens de regresso para as 23 horas. Não se sabe o que comeram e beberam, mas diz o Povo que com agua ninguem canta, o que levou a que o jantar se prolongasse até as 03 horas do dia seguinte, com o motorista especado à espera do "patrão". Trabalho extraordinario em periodo de descanso semanal, com os custos inerentes. Mas foi esse jantar, uma reunião de trabalho? Decidiu-se alguma coisa para bem da saúde no Algarve?
Que saiu cara ao erario publico, esta brincadeira, saiu!
Não saiu foi do bolsa do "patrão" e assim se continua esbanjando os dinheiritos que a troika mandou para esta republica de bananas.
Continuem assim que vão bem!

9 comentários:

Anónimo disse...

não tens vergonha,até com opresidente te metes,estás mesmo no limite das asneiradas.C.Martins

Anónimo disse...

Criem raízes senhores agricultores,
novas raizes, pois o futuro está na terra!

Aos maritimos atirem-se ao mar, mesmo não sabendo nadar, atirem-se
e afundem-se!

Como é óbvio,terei que me dedicar à lavoura,pois de mar não pesco nada.

Teria muito gosto em criar novas raízes,mas...depois de terem aplicado herbicida sistémico que tipo de raizes sobreviveram?

Atirem-se à terra com que instrumentos?
Enxada,alvião,picareta,etc.!
Concordo sim senhor, mas onde está o dinheiro para a compra de tais utensilios?
Como não tenho a totalidade do dinheiro vou à banca, que sendo instituições de bem,mas não de caridade,pedem-me que eu tenha a totalidade do dinheiro que pretendo e só depois irão analizar e decidir a concessão do pedido de empréstimo.

Bom, mas se já tiver cadastro,embora com altos e baixos,mas cumprirdor,é-lhe feito um rigoroso inquérito verbal, só para saberem se há novidades,para mim chamo-lhe lavagem de roupa suja
Visto isto,recebe como resposta e após preencher papéis,vamos analizar o seu caso com atenção e vai ter uma resposta.
Passado mais de um mês a após algumas insistências chega o dia que depois de algumas desculpas esfarrapadas,lhe dizem que o momento não é o melhor.

Correto,eficiente e util.

Com esta animação e com o estimulo do senhor Silva, vou pensar como hei-de continuar a trabalhar para engordar os outros!

Vão cavar, que o trabalho dá saúde deixem-se de gozar com as pessoas.
Os tempos actuais ainda são piores que na época da outra senhora.


JMateus

Anónimo disse...

Olhem que o senhor professor não gosta, é que não gosta mesmo, das impertinências dos discípulos. Algum dia vai acordar mal disposto e lá terão os serviços secretos de o acalmar com a verdade: o "Olhão livre" tem a irreverência da "BOA RAÇA PORTUGUESA", nada mais.

Anónimo disse...

O senhor Silva, não é algo de sagrado, não é a Pátria que não tem discussão. Ao senhor Silva deve-se-lhe respeito, nada mais.
O senhor Silva tem acertado e tem errado - cada um veja para que lado vai o fiel da balança.
O senhor Silva está refém do juramento que fez - defender a Constituição de Portugal; o senhor Silva,não é um troca tintas traidor - vai defende-la até ao fim. É notório que a Constituição tem que ser alterada. Tem que surgir uma possibilidade alternativa e democrática à governação de um partido ou coligação de partidos.Um governo de iniciativa presidencial legitimada pelo voto em branco, a saber: uma maioria de voto em branco e dará de imediato ao PR a possibilidade de formar um governo de iniciativa presidencial de quatro anos sem constrangimentos partidários.Com esta medida os partidos terão um concorrente ao poder, por via do voto soberano dos eleitores.Para o bem de Portugal algo de fundamental iria fugir ao controlo das máfias partidárias. Ou se portavam bem ou teriam durante o tempo que o povo o entendesse uma ditadura presidencial eleita de forma democrática. Não esquecer que o PR é a única individualidade eleita por sufrágio universal.

Anónimo disse...

As ppp que o governo findo se compremeteu, são tão graves os encargos para o erário publico que
a suas suspensões trariam graves consequências financeiras.

Foram todas feitas com a máxima HONESTIDADE, pelos politicos liderados pelo snr. Sucata.

O Zé logo paga.

É inquestionável a respeitabilidade devida ao senhor Silva.

Porém,a reciprocacidade dos politicos ao (povo) é a leviandade!

JMateus

Anónimo disse...

" os tempos actuais são piores que na época da outra senhora"!!??? Como assim, JMATEUS???Mas não temos nós liberdade,igualdade,fraternidade?? Não temos uma democracia? Não temos uma república laica? Não tivemos ou não temos a possibilidade de caminhar para o paraíso terrestre - o socialismo? Tinhamos tudo isto no tempo da outra senhora?Óbvio que não.
O que esteve ou está errado? Houve/há "bluf"?
Para se corrigir o erro temos de conhecer a sua origem. A culpa deste estar de coisas é de quem?Dos outros ou nossa?
Dos outros?Quem? Depois do ouro do Brasil nunca entrou tanto dinheiro em Portugal como depois de 1988.
Nossa? Quem? De si de mim de milhões de portugueses? Sim, porque nos criaram a ilusão que os lanches são de graça e se alguma coisa haveria de pagar, só aconteceria lá para o século trinta.Dos políticos? Nunca numa democracia - as ditaduras é que têm culpados com nome.Muita confusão ao comum mortal que tenta sobreviver no dia a dia.
Alguém, muito bem escondido, se está a rir às gargalhadas, de tanto lorpa armado em rico. Sabemos quem é, mas também sabemos que no fim da análise a culpa é mais nossa.
Saúde, JMateus.

Anónimo disse...

"Os tempos atuais são piores que na época da outra senhora"

O que "funciona" neste país?

-Ter este meio de comunicação ao dispôr?

Poder questionar,contestar,replicar
com assuntos do interesse público?

-Aguardar "sem tempo" a resolução de problemas?

-Viver sem segurança?

-Viver em "(democracia)"?

-Arrecadar com encargos e ónus de incompetentes?

-Nunca se saber do rosto de tais prevericadores?

-Liberdade para alguns e miséria para os restantes?

Esta democracia organizada que tem subsistido durante todos estes anos
coordenada por autores de diferentes ideologias levaram a que nada se saiba no tocante â democracia. Isto é,só sei que todos
os referidos autores se têm comportado da mesma forma e de continuidade do antigo regime.

Lamento ter de dizer mas contra factos não há argumentos:
Eu não como com esta democracia, pelo contrário, só a tenho pago, como a maioria.

Pois é a miseria atual é diferente da anterior. Têm razão...!

JMateus

Anónimo disse...

Quem sabe quem são as forças que mataram um rei - liquidaram um regime de 800 anos - impuseram uma república que nunca foi referendada - sem contrapartida alguma destruiram um império com milhões de mortos e um oceano de sofrimento - organizaram uma fórmula de democracia que está debaixo do seu controlo total - controlaram todo o aparelho do Estado,Forças Armadas incluídas?
Quem sabe quem são as forças, que etapa por etapa levaram um país a um estado de anemia mortal e que nem dinheiro tem para comprar o soro da sobrevivência?
Quem sabe quem são as forças que têm como missão acabar com uma sociedade organizada por projecto e identidade comum, criando-lhe um caos de valores a defender?
(perguntas subversivas?)
Sua Exª o senhor Silva de certeza que sabe, porque de forma indelével já manifestou o incómodo ou será engano de interpretação?.Mas que pode fazer Sua Exª o senhor Silva para que o seu fim de vida acabe em descanso e serenidade? A floresta padece de uma maleita sinistra mas não é Sua Exª o senhor Silva que vai encontrar a medicação adequada. A floresta é que tem de de se auto medicar;atitude perigosa mas parece que não há alternativa.

Anónimo disse...

Ah amigo concidadão JMateus! o ter razão é o ingrediente anímico da motivação. Quem e quantos têm os outros factores determinantes para uma acção responsável - a coragem, a racionalidade, a dimensão humana do cristianismo, o conhecer bem quem está à espera para nos manobrar em seu proveito depois de terem criado em nós o sentimento de revolta?
Onde estão os Estadistas? Sua Exª o senhor Silva? sabe a pouco, muito pouco (que me perdoo a frontalidade e a irreverência da raça).
Políticos de formação mafiosa, com raras e honrosas excepções em abono da verdade. Excepção que pode fazer?Excepção que fala e denúncia o monstro mas não lhe provoca mais que uma beliscadura.
Como vamos ultrapassar o temporal que se está a surgir no horizonte?
JMateus, a divisa será - "o possível está feito o impossível!? vamos ver".