terça-feira, 5 de julho de 2011

RIA FORMOSA POLUIDA

Uma das grandes riquezas naturais da Ria Formosa, é a produção de amêijoas, ameaçada há anos, pela poluição directa e indirectamente. A falta de oxigénio, a eutrofização da Ria, as partículas em suspensão na agua são o meio ideal para a proliferação do parasita Perkinsus Atlanticus.
Há anos que os produtores de amêijoas vêm lutando contra, realizando manifestações, comunicados, queixas à CEE, chegando a ser criado um grupo de trabalho para estudar as medidas de combate.
A Aguas do Algarve com a cumplicidade das autoridades regionais e locais, continua a sua actividade criminosa, poluindo, à revelia da lei que regula o tratamento das aguas residuais urbanas.
Em meados de 2007/2008 a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, usando da delegação de competências cedida pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve, renovou as licenças de exploração das ETAR de Faro Nascente e Olhão Poente, por um período de dez anos, ou seja, se não forem tomadas medidas, a actividade poluidora da Aguas do Algarve irá prolongar-se por mais uns anos.
A CEE já moveu um processo ao Estado Português, por infracção da Directiva Comunitária sobre aguas conquicolas, por as descargas das ETAR não estarem em conformidade com o meio receptor.
Os valores de fósforo e azoto descarregados representam o triplo dos valores permitidos. Ora o fósforo e azoto são nutrientes utilizados na agricultura como fertilizantes e facilmente se compreenderá que o efeito cumulativo de anos num espaço de fraca renovação de aguas, provocará o crescimento acentuado de algas, que até no processo de putrefacção consomem o oxigénio da agua e apodrecem os fundos.
Como as autoridades com responsabilidade na matéria não dão mostras de querer resolver o assunto, é agora apresentada uma queixa nos tribunais
http://polvodoalgarve.blogspot.com/ com vista à cessação da actividade poluente.

8 comentários:

Anónimo disse...

O Augusto da Paz mandou uma biologa analisar as aguas da doca, na vã tentativa de desculpar a Ambiolhão. Uma zebra daquelas, em lugar de defender os seus camaradas de cooperativa, faz o jogo da Camara. Porque não fala ele do contrato que fez com a Camara para o transporte do lixo da Armona para Olhão?

Julia disse...

o da boina tem de fender a CMO e o leal pois só assim pode continuara a fazer contratos milionários com a CMO a ARH e o pencudo.
corrupção não não é nada disso é só amizade.
os viveiristas que se tropiquem, morrem as amêijoas? azar pró ano logo nascem mais.
mas o da boina passou de tezo,e de vidas proibidas, a homem amigo do decissor,pencudo por isso a vida corre-lhe bem .mesmo que à maioria corra mal azar votem PS.

Anónimo disse...

O escritor Guerra Junqueiro que viveu neste país há mais de 100 anos atrás, caracterizou os poderes que dominavam a sociedade portuguesa de então como estando organizados para o mal colectivo. Explicava ele que só com corrupção é que esses poderes funcionavam e engordavam e resumia-os à filosofia do porco: DEVORAR!
Ora passados estes anos todos o que se alterou?
Apenas a quantidade alarmante de poderes e poderzinhos que foram sendo criados e que assumiram a filosofia do porco: devorar, devorar!
Os resultados desta prática continuada e generalizada conduziram-nos ao reino da burrocracia e à situação de bancarrota moral e material que os nossos irresponsáveis desgovernantes tentaram esconder até à última semana.
O país sucumbiu asfixiado em tanta porcaria. Alguém acredita que certas acções e obras de legalidade mais que duvidosa foram possíveis sem corrupção?
Porque é que um cidadão comum para ampliar em 1 m2 a sua precária habitação num terreno que é seu e não prejudica ninguém é obrigado a ter o parecer favorável (que nunca consegue) de 4 ou 5 entidades, ao contrário dos peixes graúdos a quem lhes é estendida a passadeira vermelha para poderem conspurcar à vontade aquilo que é de todos?
Isso só é possível porque a filosofia do porco continua a dominar.
É CHEGADA A HORA DA MATANÇA DO PORCO!

Anónimo disse...

cAMBADA DE CRETINOS,cambada de idiotas,inuteis é o que vocês são.

Anónimo disse...

Quando se toca na ferida, veêm os tarados mentais que, apenas com o objectivo de se manterem no sistema
vassilam perante a verdade e a mentira.
Têm este comportamento por falta de principio, educação e muitos de formação. São com estes que os "artistas da politica" vivem e se acobardam.
Ter de sustentar este tipo de gente
de cuja aparência se inaltesse a cada bacorada que sai da boca. Mas isto é gente importante e muito bem relacionada, só comhecem doutores e engenheiros e malta de muito dinheiro. Teremos tempo de observar as quedas livres pela falta de para-quedas.

Nos tempos que correm as ilusôes dissipam-se, mas os rastos ficam para a posteridade.

Isto só vai a tiro!

Pois é, a falta de coragem e cobardia são elementos ponderantes para essa posição.

O gozo que a classe politica desfere às pessoas é demais evidente, colocando-as impávidas e "inconscientes", atordoadas na espetativa do amanhã, que nunca chega.

Não deixem de lutar, embora a descrença seja a arma que se tem utilizado para destruir a verdade.

Por vazes assiste-se a noticias trágicas, pois é "o dar muito dói"

A passividade que se assiste é deveras chocante.

JMateus

Anónimo disse...

Dá gosto ver as facturas da nova empresa Ambi-Olhão,valeu a pena a criação desta nova empresa mais proxima do cidadão,mais eficiência maior rapidez no atendimento dá gosto viver em Olhão.

Anónimo disse...

JMateus! Certa gente está a confundir calma ponderada ( a dita passividade) com cobardia/fraqueza.Com este continuar talvez fiquem a acreditar que o Pai Natal não aparece só em fins de Dezembro.

Atente disse...

almada não tem ria mas preocupa-se com as ETARs.