domingo, 24 de julho de 2011

ROTEIRO RIBEIRINHO DE OLHÃO











Qualquer cartaz turístico de Olhão mandado executar pela Câmara Municipal de Olhão, não deixará de reflectir as imagens agora divulgadas, por fazerem parte do quotidiano dos olhanenses, infelizmente.
No primeiro caso. Trata-se de uns pequenos contentores para triagem, no Jardim Pescador Olhanense junto à bica, que como não podia deixar de ser, estão cheios a abarrotar. Todo o mundo vê, menos a pandilha de ratos instalada na gestão autárquica.
Ainda no Jardim Pescador Olhanense um conjunto de papeleiras cheias porque não há ninguém para as vazar. É fim de semana e o local muito frequentado, apesar da presença do lixo que a Câmara lhes impõe.
Temos ainda imagens que são o pão nosso de cada dia, que são as roturas e a perda de agua. É por estas e outras que a Ambiolhão vem entrar nos bolsos dos munícipes. O desperdício de agua, neste caso é na estação elevatória junto aos mercados, mas bem podia ser em qualquer edifício camarário, porque muitos deles nem contador têm.
Ali, junto aos mercados, são visíveis os contentores da reciclagem, transformados em urinóis públicos a partir das 24 horas por encerramento das casas de banho dos mercados. Não havendo alternativo e em caso de aperto, mesmo ali vai. Uma regazinha.
Na frente de mar, e desta vez não apresentamos imagens, estão as tocas de Lealix, Pinix, Chalanix, Camachix, as famílias de ratos que provocam a animação e o delírio dos frequentadores dos bares da zona. Os outros ratos, de duas patas, que estão na Câmara, esquecem-se o quão perigoso pode ser os seus “primos” de quatro patas urinarem em cima dos produtos alimentares expostos no mercado da fruta, para alem do prejuízo que causam e que a Mercados de Olhão não assume.
Já no canto do Jardim Patrão Joaquim Lopes temos os fedorentos moloks, mais os contentores da reciclagem, cheios há cerca de quatro semanas. Se a Algar, empresa que detem o contrato de recolha destes resíduos mas não o cumpre, a CMO devia ameaçar com a rescisão contratual. Ou será que a CMO também deve dinheiro à Algar?
Avançando por este Jardim(?) encontramos um busto que não conseguimos identificar, acompanhado por uma estrutura em betão, que devido às semelhanças pensei tratar-se de um monumento ao nariz do presidente da Câmara. Fazendo fé nisso o busto também poderia ser dele, só que em lugar de medalhas, ostenta tantas nódoas quantos processos crime tem para descalçar.
Logo ali, ao lado, está a piscina dos patinhos, com agua própria para os gestores autárquicos se banharem, uma vez que gastaram uma pequena fortuna nas obras que fizeram.
E ainda sobrou tempo para vermos a sucata do GNO.
Com uma frente de mar destas que mais precisamos para cativar nacionais e estrangeiros?

12 comentários:

Anónimo disse...

Que tal umas ratazanas à volta dessas maravilhas?

Anónimo disse...

É assim que Olhão quer ser uma cidade 5 estrelas? onde está o orgulho de ser olhanense com imagens como esta? roubam na factura da água e o lixo é cada vez mais em Olhão,afinal de contas será que o dinheiro que nos roubam na factura da agua é para as festas e festrolas que não param de crescer pagas pela CMO em espectáculos há borla.aqui não existe a regra do utilizador pagador? ou pagamos todos para uns quantos que fazem vida nocturna gozarem?
E ainda dizem que querem ser uma cidade turística?Como se os turistas gostassem de cidade porcas como é cada vez mais a cidade de Olhão.

Anónimo disse...

ratazanas é com a maré vazia nas pedras da marina(parecem coelhos)

Anónimo disse...

os nossos autarcas sabem dessa vergonha e não fazem nada??????devem de estar todos de férias só pode.

Anónimo disse...

Tomei nota !
Pinóquio

Anónimo disse...

querem vêr, que vocês querem vêr, o leal e os vereadores a apanhar ratas,em frenta ao hotel.

martins soares disse...

Sr. A terra por vezes passo os olhos neste blog, concordando e discordando do que aqui se escreve, no entanto não posso deixar passar esta acusação ao Grupo Naval de Olhão porque a foto é uma grande mentira,dado que quem conhece sabe que este espaço é da Capitania que aí recolhe e deposita as embarcações apreendidas.
Assim não pretendendo entrar em diz que diz, espero que possa pedir desculpas aos visitantes do blog pelo seu mau conhecimento do que fotografa e escreve. Só a verdade é REVOLUCIONÁRIA.

martins soares disse...

Caro A Terra sendo por vezes um leitor deste blog, não posso deixar de referir e mesmo afirmar que a sua foto e o seu comentário é uma grande MENTIRA, qualquer pessoa sabe que o espaço na foto e que comenta,que atribui o lixo ao Grupo Naval de Olhão , é pertença da Capitania do Porto de Olhão que aí recolhe e estaciona as embarcações apreendidas.Não Querendo entrar no diz que diz e talvez perdoando a sua ignorancia acho que devia pedir desculpas ao leitores deste blog, sob pena de perder toda a credibilidade. Já agora só a verdade é REVOLUCIONÁRIA.

a.terra disse...

Sr. Martins Soares:
Quando recolhi as imagens, fi-lo na convicção de se tratar de lixo e é-o. A quem pertence não sei, mas se referi o GNO erradamente só tenho que pedir desculpa. Mas noto um azedume despropositado na forma como coloca a questão. As imagens são verdadeiras ao contrario do que diz, e bem verdadeiras. Se está azedo com a denuncia do lixo ou outra qualquer que ponha em causa a Camara Municipal tem um bom remedio. Não pode é levar o todo pela parte. A sua tentativa de descredibilizar é curta. De qualquer forma agradeço a sua correcção e participação e renovo o meu pedido de desculpas ao GNO.

Anónimo disse...

Poque é que este blog não se dedica a colocar nos contentores do lixo o nome dos seus servidores,
afim de se,préviamente se saber quem são os depositantes.

Ou,então,tomar a iniciativa de recolher o lixo em vez de tirar fofografias.

Ficaria assim, com mais crédito perante toda a população.

Além do mais o pedido de desculpa manifestado,foi um grande acto de humildade, diga-se em abono da verdade, não teria relevo em função
das atrocidades cometidas pela CMO que gere a merda por todo o concelho e não pede desculpa a ninguém e poucos são os que se manifestam nesse sentido.

Pedir desculpa por estar em desacordo com o local do lixo ou por quem o deita no seu interior é
rastejar perante quem gosta de ver lixo e merda por toda a cidade de Olhão.

Manifesto o meu total desacordo ao pedido de desculpas apresentado no
tocante à minha pessoa, pois que saiba não declinei a minha vontade
por procuração.

VIVA A MERDA!
VIVA A CONFUSÃO!
VIVA OLHÃO!

JMateus

Anónimo disse...

22:07 O senhor presidente e os senhores vereadores têm de pugnar pela imagem socialmente correcta;
Apanhar ratas, só em privado dentro do hotel, longe dos olhares censores da moral da "Protecção dos Animais".

Anónimo disse...

o chico não gosta de fazer mal às ratas, até gosta muito delas.tanto que assim é que as promove de ratas a ratazanas.