terça-feira, 11 de outubro de 2016

Balsa uma das maiores cidades Romanas da Peninsula Ibérica, situada emTavira ameaçada por estufas de framboesas!

Balsa,  para quem não sabe situa-se no Concelho de Tavira e foi uma das maiores e mais importantes  cidades romanas da Península Ibérica conforme podem ler  carregando neste link.

Balsa está  neste momento a ser novamente ameaçada de destruição por parte de uma empresa espanhola de cultivo de framboesas em estufas.
Balsa situa-se na área do Parque Natural da Ria Formosa e nessa área do Parque está está proibida a instalação de estufas.
Qual a razão que a directora do Parque Natural da Ria Formosa, Valentina Calixto,  dá o parecer para recomeçar  a instalação e o cultivo das framboesas em estufas em espaço do Parque Natural,  onde não se pode erguer estufas?
O que tem o ICNB e o  ministro do ambiente a dizer sobre esta violação que vai ser feita na área do Parque Natural da Ria Formosa?
Porque razão o ministério da cultura  autoriza a destruição de uma das maiores cidades romanas da Península Ibéria?
"Um povo que não respeita o seu passado e a sua história é um povo sem futuro!"
Será que o cultivo das  framboesas  numa área proibida,  são mais importantes que a defesa do ambiente e a preservação do nosso património?
Será que vamos deixar que essa destruição de Balsa aconteça?

5 comentários:

Anónimo disse...

Para além da Balsa, onde querem colocar 16 hectares de estufas, pretendem instalar 20 hectares na freguesia de Santo Estêvão. O caricato da situação (que não tem graça nenhuma) é que nenhum dos eleitos ( Presidente de Juntas e Presidente de Câmara de Tavira) até ao passado dia 3/10 não sabiam nada sobre o assunto (??). Enquanto munícipe de Tavira, agradeço a atenção disponibilizada pelo Olhão Livre a este tema.

Anónimo disse...

Património e ambiente a serem destruídos na área do Parque Natural da Ria Formosa e os deputados do Algarve o que dizem????
E os pseudo ambientalistas não se pronunciam,sobre mais este crime de impermeabilizar os terrenos?
Para onde será que vão as caldas dessa produção intensiva de frutos vermelhos?
Será que esse veneno altamente tóxico, não vão parar ao Ribeiro do Arroio e dai para as aguas da ria formosa?
Obrigado Olhão Livre e bem ajam por mais esse alerta,sobre a minha cidade de Tavira, pois os partidos estão TODOS calados sobre mais esta destruição do nosso património e de ataque ao ambiente da Ria Formosa.

Anónimo disse...

Moss, não percebem mó: é o "pilim" que tem de ser protegido, o "pilim" é mais importante que tudo. Que porra é essa de Balsa que impeça os negócios? Já não têm Foz Côa, Conimbriga, Vila Moura, uns quantos castelos para se entreterem com o passado? Ainda querem mais passado? Futuro ou ide dar banho ao cão se não têm mais nada que fazer, mó.Que património, que ambiente????????? Moss, tá tudo grosso? Não entendem que são armas de último recurso que a MAFIA utiliza quando quer afastar aquilo ou aqueles que atrapalham, que tentam impedir as negociatas???

Anónimo disse...

Deixem criar riqueza para o Algarve, porque nem todos podem viver do rendimento da Segurança Social como vocês, a época da ocupação Romana, não tem nada de bom para ser recordado, Fomos humilhados e escravizados por esses invasores, que nos deixaram por cá muitos genes, que ainda nos chateiam muito, para alem de nos chuparem na "Balsa"

Anónimo disse...

Por acaso é provavel que balsa seja mais lusitana que romana. Já que os habitantes são lusitanos sob administração romana. Quanto à destruição a empresa das framboesas contratou uma equipa de arqueólogos para garantir a sobrevivência da cidade. O projecto das estufas está a ser feito de forma a não causar impacto e em troca ainda estão a pagar a conservação das estruturas expostas. Se todos os proprietários tivessem este sentido cívico talvez tivessemos salvado muito mais dos nossos antepassados