segunda-feira, 8 de maio de 2017

Fare é Fare... Olhão será Olhão, ou vão meter o rabo entre as pernas e obedecer a Faro?




Recebemos de um leitor do Olhão livre a seguinte mensagem que a publicamos na integra.
".O POVO DE OLHÃO, A INVASÃO FRANCESA E O A FEDERAÇÃO DE FARO DO PS
A razão imediata das invasões relacionou-se com a recusa portuguesa em aderir ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão em relação à Inglaterra, no ano de 1806. Para agravar a situação, em Agosto do ano seguinte, França apresentou um ultimato ao governo português: ou este declarava guerra à Inglaterra até dia 1 de Setembro ou as fronteiras nacionais seriam cruzadas pelos soldados franceses. Na medida em que a aliança anglo-lusa não foi quebrada, a ameaça foi cumprida em meados de Novembro.
Dois anos depois, mais precisamente no dia 16 de Junho de 1808 coincidiu com uma quinta-feira de Corpo de Deus. Mais uma vez, é junto à Igreja Matriz que os ânimos se acendem. Dirigindo-se à missa, para celebrar essa festa de cariz obrigatório para qualquer católico praticante, o povo de Olhão, pelas dez e meia da manhã, deparou-se com um papel afixado na igreja. Era um edital de Junot datado de 11 de Junho, o qual aplaudia a pacífica mansidão dos soldados portugueses, convidando-os a se juntarem aos franceses contra a Espanha, então já sublevada (ver Edital de Junot de 11 de Junho de 1808).
Isto até parece nada ter a ver uma coisa com a outra mas não é bem assim. Explico porquê.
Decorria o ano de 1808 quando os Franceses tentaram subjugar o povo de Olhão mas os Olhanenses sublevaram-se e Olhão ficou na História de Portugal como um grandioso foco de resistência aos invasores.
Em 2017 é o Partido Socialista, sediado em Lisboa, que impõe o candidato à Câmara Municipal de Olhão, impedindo os dirigentes locais de escolherem livre e democraticamente quem entendem reunir melhores condições para representar de forma digna o Partido Socialista e os Olhanenses.
Na passada quarta-feira, dia 03 de Maio do ano de 2017 reuniu a concelhia de Olhão do Partido Socialista para escolher uma lista candidata à Câmara Municipal de Olhão. Reunido várias vezes com o órgão executivo desta concelhia, o atual presidente de câmara, António Pina, candidato imposto pela sede nacional do Partido socialista, recusou qualquer abertura para incluir como seu número dois da lista candidata àquele órgão, o presidente da concelhia e atual presidente da junta de freguesia de Olhão, Luciano de Jesus.
António Pina não só recusou terminantemente aceitar incluir o presidente da concelhia como número dois da lista como também recusou apresentar a lista que defendia e que era composta por ele próprio, António Pina, Gracinda Rendeiro e Carlos Martins, atuais vereadores em exercício de funções. Mais exigiu que o seu nome fosse votado separadamente de qualquer lista.
Parece que foram feitas várias intervenções, apelos ao bom senso e à convergência de posições entre o Partido e o atual presidente de Câmara para não fragilizar o Partido e os candidatos aos diferentes órgãos autárquicos mas António Pina, sentindo-se seguro no seu cargo por exigência da sede nacional e pela Federação de Faro do Partido socialista, recusou todas as tentativas de convergir a sua posição com a posição do seu Partido a nível local.
Parece que houve até, quem comparasse as decisões de Lisboa de impor os candidatos de Norte a Sul, com as nomeações que Salazar fazia no antigo regime quando impunha os Presidentes de Câmara por todo o País.
Em minha modesta opinião, aqueles que hoje tomam este tipo de decisões nada ficam a dever às práticas do antigo regime, a coberto do regime democrático são autênticos ditadores encapotados, não esqueçamos que Hitler também subiu ao poder pelo voto democrático.
Apesar de todas as tentativas para demover António Pina a aproximar-se das propostas do Partido em Olhão, o certo é que a sua posição se revelou irredutível e, assim, o Presidente da Mesa, Filipe Ramires, não teve outra solução que foi dar início a uma votação secreta, revelando o resultado final uma rejeição à recandidatura de António Pina que foi reprovado por uma maioria significativa. E agora?
Agora, meus senhores e minha senhoras, jovens e menos jovens que se interessam pela política, vamos assistir ao que já assistimos há 20 anos atrás. Os senhores de Faro e de Lisboa do Partido Socialista farão tudo para desautorizar os dirigentes de Olhão do Partido Socialista e para impor o António Pina como o seu candidato.
Por mim, só espero que a Polícia Judiciária faça o seu trabalho de forma célere antes que esta calamidade se verifique porque é “vox populis” que a corrupção que apanhou as funcionárias da Câmara de Olhão, não estava nem fica só por aí, parece haver  mais e muito mais.
Quando é que os militantes do Partido Socialista de Portugal inteiro ganham coragem para correr de vez com esta horda de gente que trai os princípios e os valores que juraram respeitar, cumprir e fazer cumprir?"

Nota do Olhão Livre: Palavras para quê, é a Distrital do PS Algarve, a invadir a vontade da concelhia do PS Olhão. 
Chamam a isto democracia? 
Salazar não procedia da mesma maneira, ao impor os presidentes de todas as autarquias de Portugal?

10 comentários:

Anónimo disse...

Só para fazer um pequeno mas grande reparo,não é a Federação de Faro do PS é a Federação do Algarve do PS ,onde tem elementos de Olhão de Faro e de todo o Algarve,reúne em Faro,mas também podia reunir em Olhão e neste caso de acordo com o seu raciocínio passar os e ser a Federação de Olhão .Mas penso que o resultado seria o mesmo ou seja o Pina será o candidato do PS a Câmara de Olhão. O

Anónimo disse...

Como aceitar um exercício cívico a que dão o nome de democracia que não é mais que a liberdade de escolher os diferentes "gangues" de compadres. No tempo da autocracia do Salazar era ele próprio que escolhia os que melhor serviam a sua causa. Agora em democracia a escolha depende de uma maioria que vê ouro em todo o amarelo brilhante na lábia de um qualquer vendedor de feira transformado em político.Sejam felizes.

Unknown disse...

Faça-se como fez o Rui Moreira no Porto! Arranjem um candidato independente e corram com os partidos, que só defendem a democracia deles e dos seus apaniguados!

Anónimo disse...

Será que o autor de tão notável posta sabe o significado da palavra AUTARQUIA?! Os Olhanenses sabem bem que querem à frente da Câmara Municipal de Olhão e vão escolher em consciência os seus AUTARCAS!!!

Anónimo disse...

Estas notícias não são para levar a serio até dá a impressão que descobriram o caminho marítimo para a India.
António Eusébio é o candidato a faro o António Pina é o candidato a Olhão e está tudo dito.
Aquando a composição das listas para a assembleia da república já tudo se tinha passado no quem manda somos nós.
Luís Graça e companhia são os donos do PS Algarve como tal é não levantar muito a goela e não esquecer o José Apolinário que por norma manda-os para a frente e tem como lacaio o Graça.
Sejam felizes e continuem a mante-los.

Anónimo disse...

Se o Leal que é o atual coordenador do Algarve para as proximas eleições para as Camaras
perdeu a concelhia e acabou por ser eleito do mesmo modo que vão eleger o Pina, o que é
que os Olhanenses esperam? O SALAZAR não permitia isto e a isto chamam democracia. O primeiro
Ministro não merece ser enxovalhado desta maneira.

Anónimo disse...

Há muito senão desde de sempre que o compadrio mafioso, qual carteiristas, está infiltrado em tudo o que tem ou pode gerar poder, o socialismo e sucedâneos.Cancro,situação terrível porque do gosto de uma larga maioria. Espera-se o saneamento do banditismo no meio político, que tarda tarda até à tragédia por falta de coragem de uns e aproveitamento de outros. Quem enxovalhasse SALAZAR levava, ai levava levava.Mas agora outros interesses a acautelar, pelo visto.Sentar para ver a reacção dos que se queixam.

Anónimo disse...

Imagine-se só que esta situação se passava com a escolha dos candidatos do PCP à autarquia de Olhão. Nem toda a água da Ria Formosa dava para se lavarem. Pelo que se saiba a composição das listas da PCP é da inteira responsabilidade da Comissão Concelhia de Olhão do PCP. Não é o Comité Central do PCP, nem a sua Direcção Regional, que diz quem deve figurar nas listas candidatas aos vários órgãos autárquicos do Município de Olhão.

Mas alguém tem duvidas que o menino Pina que será o cabeça de lista à Camara de Olhão? Será, nem que para isso tenha que exercer alguma chantagem.

Anónimo disse...

O Zé Ovelha vai votar no ps não num pinante qualquer.

Anónimo disse...

Democratas sem atitude democrática tal como desportistas sem desportivismo só pode dar em desgraça. Milhares de formatados, drogados para dar o poder de qualquer forma ou custo ao compadrio mafioso de diferentes bandeiras. Sejam felizes!