sexta-feira, 5 de agosto de 2022

OLHÃO: DIVISÃO DE TRANSITO OU DE ARTISTAS?

 A Rua Manuel Tomé Viegas Vaz começa no entroncamento com a rua da Fabrica da Loiça e vai até às traseiras das antigas instalações da Conserveira.

A circulação automovel nesta Rua parece uma das muitas habilidades artisticas de uma divisão de transito que não se enxerga, tal o somatório de asneiras.

Assim, quem sai da Rua da Fabrica da Loiça não tem qualquer impedimento em circular nos dois sentidos embora seja a zona mais estreita de toda a Rua. Não tem qualquer sinal de sentido proibido nem de obrigatoriedade de ir por algum.

Mais adiante, há o cruzamento com a Rua José Feliciano Pereira Leonardo. Nesta há uma sinal de proibir virar à direita mas na Rua Manuel Tomé Viegas Vaz deveria estar um sinal de sentido proibido, mas não está.

Mais á frente, a partir do cruzamento que dá acesso ao Largo do Grémio, o sentido de transito é Norte-Sul.

Compreendemos que a intenção seja a de dotar aquela Rua apenas de um sentido, o Sul-Norte, mantendo no entanto o acesso  ao Pingo Doce tal como está. O crescimento demografico e do parque automovel obrigam a uma nova orientação.

Mas também não se achará senão justo que a alteração do sentido de transito comece pela ponta e não pelo meio, como fizeram. Ou seja, no entroncamento com a Rua da Fabrica da Loiça seria proibido virar à direita e a partir daí seriam colocados sinais em todos os cruzamentos ou entroncamentos proibindo o sentido Norte-Sul.

Permitir que a zona mais estreita da Rua Manuel Tomé Viegas Vaz tenha os dois sentidos só na cabeça de vereadores, engenheiros e consultores bem pagos para o miseravel trabalho que fazem.

Plantaram tantos sinais de transito na zona envolvente que se esqueceram de os colocar onde deviam. Ou será que não tinham sinais armazenados em quantidade suficiente?

Sinais e espelhos que toda a zona, devido à dimensão das ruas e à pouca visibilidade dão origem a acidentes. Mas enfim são os lindos trabalhos da nossa autarquia. Outra musica tocaria se fosse na Avenida 5 de Outubro!

Devemos dizer que devido á escassez e tempo também não foi possivel verificar se a sinalética tem em conta a regra da prioridade à direita, mas vamos verificar e quem sabe se nã voltaremos ao assunto se não for corrigida a situação em breve.

Grandes artistas estes mandantes! 

Sem comentários: