domingo, 25 de junho de 2023

OLHÃO: A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA!

 Na sequência do encerramento da passagem de nivel da Avenida e perante os comentários negativos, a câmara municipal de Olhão sentiu a necessidade de reagir, pela boca do vereador das obras publicas como se pode ver em https://www.algarveprimeiro.com/d/camara-de-olhao-empenhada-em-garantir-acesso-a-principal-passagem-de-nivel-da-cidade-/51486-1.

Pelos comentários do vereador, se duvidas houvesse, ficámos a saber que a passagem de nivel da Avenida seria encerrada aos peões logo que as obras da ponte da Rua 18 de Junho estivessem concluídas. Dito de outra maneira, a câmara e o seu staff sabiam que a passagem da Avenida era para fechar.

As obras da ponte da 18 de Junho começaram em Novembro do ano passado e se houvesse vontade politica por parte dos nossos autarcas, teriam desde logo começar a tratar da vidinha dos olhanenses, procurando uma alternativa ao encerramento, mas os oito meses que entretanto se passaram não serviram para nada.

Não será demais lembrar que a câmara municipal de Olhão levou anos sem responder às solicitações da então REFER, hoje Infraestruturas de Portugal, até se chegar ao anos de 2014. Mesmo assim, passaram-se nove anos sem encontrar uma solução. Falta de vontade politica!

Nos dias que correm, seria possivel dotar as passagens de nivel pedonais de sinalização luminosa e sonora antecedendo o encerramento delas com uma certa antecedência. Para a eventualidade de um acidente, a autarquia podia ainda fazer um seguro, retirando o ónus à Infraestruturas de Portugal. Mas tem predominado o vazio de ideias!

Claro que a responsabilidade do que se passa na parte superior do tunel é da Infraestruturas de Portugal enquanto que no interior do tunel a responsabilidade é da autarquia, pelo que a câmara podia ter ponderado a construção de um passadiço sobre-elevado no seu interior, nem nunca foi sua intenção fazê-lo. Tanto assim é que em tempos encomendou um estudo para a possibilidade de um passadiço sobre-elevado no exterior, ao qual se teria acesso por um sistema de elevadores. Estudo esse que apenas serviu para gastar o dinheiro dos municipes.

Mas a grande questão, nos dias que correm até nem é essa. O caminho de ferro divide a cidade ao meio, sendo que do lado norte ficaria o "vietname do norte" e a sul o "vietname do sul". Os sonhos do presidente para o lado sul da cidade, é transformar o lado sul numa zona elitista onde a maioria dos olhanense apenas pode trabalhar a servir de avental como criados de gente endinheirada ou vaguear pelas ruas, por não terem condições económicas para aceder è generalidade da oferta.

Tal como dizia o outro, trazes papel?

5 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse em frente do Edificio Delmar, em frente to Hotel Real Marina, em frente da casa do Cale or Pina, isto era autorizado? Mas e autorizado no caminho para a escola, financas, bibloteca? Que Camara e esta? A servir quem? Esta tudo dito, esperava do CP, mas nao queria ser abondonado por a camara! Vergonha, vergonha, vergonha.....

Anónimo disse...

Shame, shame, shame, shame! where the hec are the politicians from the Camara? Enough of this nonsense, its one of the most important public ways in Olhao. WHY ARENT THE OLHANENSES REBELLING AGAINST THESE COWARDLY POLITICIANS? WHY??????

Anónimo disse...

Fomos todos para a rua quando o Benfica ganhou. Ficamos em casa quando a pasagem de vivel e fechada?

Anónimo disse...

Cause olhanenses are cowards and drunk people themselves! Duhhh...

Anónimo disse...

Ainda andam nisto? Há quase 10 anos??