segunda-feira, 4 de março de 2024

CORRUPÇÃO, O CANCRO DAS SOCIEDADES!

 Porque estamos a dias das eleições, não vamos nestes dias escrever sobre assuntos concretos, mas antes tentar esclarecer os nossos leitores sobre alguns discursos porque a iliterarcia politica é nota dominante  na campanha.

A corrupção e os crimes que lhes estão associados são transversais a todo o tipo de sociedades, democráticas e antidemocráticas. Ela existe tanto no sector publico como no privado, embora desta pouco ou nada se fale. Lembramos a propósito que existe a espionagem industrial e comercial assim como o pagamento de subornos para obter informação sobre um novo produto, uma nova formula ou uma nova embalagem.

Quando se tenta apresentar qualquer partido como potencial centro de corrupção, estamos a cometer um erro, já que se trata de um reflexo da sociedade em que vivemos, com origem nos interesses económicos ou patrimoniais.

Claro que são os partidos que exercem o poder, seja a que nivel for, os mais atingidos porque são também eles que têm o poder de decisão sobre decisões administrativas que vão ao encontro dos interesses dos corruptores.

É, particularmente. no ordenamento e no urbanismo que se centram as grandes questões embora seja possivel encontra-las na informação prévia de alguns concursos publicos para obras de grande envergadura. Isto sem esquecer as questões ambientais, as alterações avulsas de planos de gestão territorial para alterar o uso dos solos e da capacidade de construção.

Onde é que vimos isto?

São os partidos do arco do poder os principais responsaveis pelo que temos vindo a assistir. Não basta declarar, como têm feito, "à justiça o que é da justiça, à politica o que é da politica". Competia a esses partidos, sempre que algum dos seus fosse indiciado, suspende-lo de funções ou levar os visados a pedirem a exoneração dos cargos.

A falta de transparência, a opacidade das decisões, aliada a uma informação deficiente não permite ao comum dos cidadãos ter uma percepção imediata do alcance das decisões e menos ainda como combate-la.

A tudo isto se juntam ainda as alterações legislativas que permitem transformar o que antes era proibido em algo que se enquadre na legislação entretanto alterada ou aprovada.

Não basta fazer grandes declarações de combate à corrupção sem falar no edifico legislativo, porque tal como está é quase impossivel prova-la.

Votem bem! 

1 comentário:

Anónimo disse...

A Judiciary that is effective and consistent would help. The guy who steals a chicken gets in trouble, and former public officials and bankers get to drag out the process??? Don't make any mistake, portuguese taxpayers end up paying, and its time to elect only those who are serious about ending corruption.