sexta-feira, 1 de março de 2024

OLHÃO: SERÁ UMA NOVA "ALFAIATARIA"?

 

Na página do Facebook da Ambiolhão,EM encontrámos esta oferta de trabalho que nos deixa intrigados. É que, de entre outros, um dos requisitos obrigatórios é o 9º ano de escolaridade, embora de entre os requisitos preferenciais se diga habilitações literárias iguais ou superiores ao 12º ano de escolaridade.
Ainda que não seja afirmativa, a verdade é que com tais condições se está a abrir a porta para a contratação de alguém com o 9º ano.
Acontece que, de acordo com o DL 85/2009, a escolaridade minima obrigatória é o 12ª ano ou, se tiver atingido a idade de 18 anos. Ou seja, o aluno que atingiu os 18 anos sem ter completado o 12º ano era porque não apresentava aproveitamento suficiente, mal se percebendo como pode concorrer a esta oferta de trabalho, isto sem pôr em causa o direito ao trabalho.
Nestas situações, costuma o Povo dizer que pode estar a ser feito um "fato por medida", mas que saibamos a Ambiolhão é a empresa municipal de ambiente e não uma "alfaiataria"?
Para que o anuncio estivesse correcto, teria de mencionar que o candidato poderia efectivamente o 9º ano desde que nascido antes de 1990, altura em que a escolaridade minima obrigatória era aquela. Mas não é isso que se diz.
Não podemos omitir que até para o lugar de assistente operacional, vulgo varredor, é exigido o 12º ano, pelo que ficamos pasmados quando para exercer este lugar administrativo se exija apenas o 9º ano.
Mas isto é em Olhão onde já nada surpreende. E porque não um presidente analfabeto? 

Sem comentários: