sábado, 26 de julho de 2008

A “Democracia” da C.M.O.!

Tive conhecimento através do site da A.P.O.S. e do blog “O Bate-Estacas” de mais uma ilegalidade da C.M.O. no que respeita ao Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão. Segundo a lei (nº 1 do artigo 74º Dec.lei nº 316/07 de 19 de Setembro de 2007) tal informação devia estar divulgado na página da Internet da C.M.O. desde o dia 1 de Julho e até hoje, 26 de Julho de 2008 nada foi publicado na dita página.

Tal atitude só vem demonstrar, mais uma vez, como vamos de democracia participativa a nível da C.M.O. e da população. Tal como é minha opinião, já expressa neste blog, Democracia é coisa que F.Leal e os restantes autarcas não sabem o que é. A democracia deles é igual à ditadura dos tempos de Salazar e Caetano, em que as populações não eram ouvidas para nada (basta ver como funcionam as Assembleias Municipais para se ver a importância que tem, para estes senhores, a opinião e os interesses dos cidadãos).
A única “democracia” que eles querem é a do voto, pois em vésperas de eleições hão-de vir para a rua distribuir aventais e canetas para conseguirem mais um mandato para eles se governarem.

A todo estas ilegalidades a oposição não diz nada e o P.S. não diz nada. Onde andarão os democratas que havia neste partido? Estarão todos com medo de F.Leal ou juntaram-se a ele? E os restantes democratas que há no concelho? Será que têm todos rabos-de-palha?

A democracia vai tão nua que, depois de ser divulgada esta notícia no “Bate-Estacas”, e também a obrigatoriedade do Plano estar para consulta na Junta de Freguesia de Olhão, uma figura pública, que eu considero honesta e que tem cargo de responsabilidade na Junta de Freguesia de Olhão, logo se apressou em ir pessoalmente justificar que tal documento, não se encontrava na Junta em virtude de ter sido levado para estudar. A ser verdade, e eu acredito que seja, pergunto se a Junta não tem verba para fazer uma fotocópia do documento para consulta do cidadão.

Tal documento merecia uma ampla discussão pública não só na Internet, mas também ao vivo com todos os autarcas presentes e uma plateia de interessados (p. ex. os moradores dessa zona histórica) para se pronunciarem sobre o que querem para o futuro de Olhão. Claro que isso não vai acontecer! Tal como em Marim, outros interesses se irão levantar e mais uma vez o que vai ganhar não serão os interesses dos moradores de Olhão, mas sim os dos grandes negócios imobiliários.
Estas atitudes não deverão ser esquecidas e nas próximas eleições autárquicas cá estaremos para as recordar.

Apelamos à participação de todos os cidadãos nesta discussão. Enviem a vossa opinião sobre o Plano antes que acabe o prazo (28 de Julho). Na página da A.P.O.S. e no Bate-Estacas há opiniões válidas que vale a pena consultar, pensar sobre elas e dar uma opinião. Da discussão nasce a luz e estes problemas deviam ser discutidos por todos os Olhanenses, que têm a responsabilidade cívica de participar.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Parabéns Ana Cabecinha !

Para a Ana Cabecinha, e para o Clube Oriental de Pechão, os meus parabéns, pela ida aos jogos Olimpicos de Pequim.
Este feito de uma atleta do nosso concelho, só vem provar que temos valores e que, desde que o trabalho seja sério, os resultados aparecem.
Esse resultado deve ser aproveitado para incentivar, os jovens do concelho para a prática desportiva, e evitar que a juventude se perca noutros ambientes menos saudáveis.
Para isso a CMO devia ter mais em atenção, ao que se passa com o desporto no concelho, para evitar situações como a que recentemente aconteceu: para que alguns nadadores de Olhão (infantis), fossem aos campeonatos nacionais a Famalicão, tiveram os seus professores que suportar do deu bolso as sua deslocações, tendo obtido óptimos resultados e tempos ( primeiros e segundos lugares). Mas os maus exemplos no desporto não se ficam por aqui, ainda este ano, uma equipa de basquetebol dos escalões de formação do Ginásio Clube Olhanense a disputar uma prova nacional, viu-lhe negado em cima da hora o acesso ao autocarro da CMO para a deslocação, porque o mesmo autocarro ia fazer uma excursão a Fátima, tendo de ser os familiares dos atletas que tiveram que fazer o transporte da equipa nos seus automóveis particulares.

Tais factos não são de estranhar pois a pessoa que se encontra responsável pelo desporto no concelho, a única ligação que têm ao desporto foi a de ser presidente de um clube local e ao que sei, até essa presidência não foi nada pacifica. Olhão merecia alguém a dirigir o desporto no concelho com vistas mais amplas, tanto na área da formação como na alta competição.

terça-feira, 22 de julho de 2008

QUE BONS AMIGOS QUE NÓS TEMOS...

Há coisas que são alheias à nossa vontade. Não podemos agradar a todos e, principalmente àqueles que são alvo das nossas atenções. Mas, por muito que desagrade a certa gente continuaremos a levantar as nossas dúvidas, a criticar o que acharmos que devemos criticar. Não nos vão silenciar, mandem os virus que mandarem. Cá estaremos para voltar à carga as vezes que forem necessárias.
O ataque que nos mandaram só prova que estamos no bom caminho, que estamos incomodando alguém acomodado. As eleições vão-se aproximando e com elas virão mais ataques do mesmo género. Aos poucos, iremos criando as nossas próprias defesas e pensando em alternativas, mas não desistiremos. Cada vez que nos atacarem com estes vírus, dar-nos-ão ainda mais força para prosseguirmos na denúncia daquilo que consideramos estar errado.
Venham sempre assim meus meninos!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Rotunda da Marina quem fez a obra?

Todas as obras realizadas em estradas, são da responsabilidade das Camâras Municipais ou do Instituito das Estradas de Portugal.
A pergunta que deixo no ar é a seguinte: Quem realizou as obras da rotunda, que vai dar acesso a uma zona residencial privada que é a do marina hotel? Gostava de saber, qual o moti-
vo? Será que tal obra estava prevista no PDM? Ou fizeram a obra a pedido, para que os futuros clientes do Hotel não verem as condições em que vivem alguma das pessoas do concelho?
Em todas as obras realizadas é óbrigatorio, um cartaz a anunciar ao público quem é o dono da obra,
o técnico responsável, quanto tempo vai demorar a obra, qual o custo da mesma. Na presente obra
tal cartaz não foi afixado. Será que se quer esconder alguma coisa? Que é estranho, é!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

SONDAGENS...

Depois de uma semana carregada de hipocrisia e de embuste, lá veio uma sondagem.
A semana passada, o governo fez alarde da descida do IVA em 1% e algumas benesses em termos de IRS. Para além do IVA a 21% não ser aplicado a todos os produtos, e ainda bem, 1% não tem qualquer expressão. Quem vai fazer compras no valor de 500 euros (cem contos), a redução não vai além de 5 euros (1 conto). Embora 5 euros (1 conto) não seja de se jogar fora, numa compra de 500 euros (cem contos) ninguém vai notar a diferença. O calino do ministro da economia foi visitar um supermercado, que até tinha baixado os produtos em 1% para mostrar os benefícios que o tal 1% de descida no IVA trazia à população.
No caso do IRS, os benefícios que o governo pretende introduzir, não beneficiam 57% dos portugueses, que são aqueles que se tem que contentar com o ordenado mínimo e que como tal estão isentos do imposto. Mera demagogia.
Entretanto, uma sondagem da SIC/Rádio Renascença aponta para que 56% dos portugueses consideram que a Saúde é má ou muito má. Pudera! Com tantos encerramentos de Centros de Saúde, só podia ser. Na Educação, 38% dos protugueses considera que que esta má ou muito má. Claro que os 38% são o reflexo do abaixamento da fasquia de exigências nos exames que decorreram. Com tantas facilidades já era de esperar tamanho "sucesso". Mas será que os nossos filhos estão mesmo a aprender, que são melhores alunos? Ou será que baixando o nível de exigências estamos a permitir que os nossos filhos tenham cada vez mais dificuldade de interpretação e de raciocínio?

sexta-feira, 4 de julho de 2008

AINDA DA FUSETA...

"PARA QUE NINGUEM DIGA QUE NÃO SABE"

O Correspondente em Olhão, escrivão voluntário para o registo e expedição para os interessados das manifestações de protesto ao desempenho da Câmara de Olhão prantadas na internet.

Com a clara intenção eleitoral de pôr a mexer a actual edilidade.

Exemplo de exercício de cidadania que não se deve deixar calar a:
VOZ DO BURGEL
INTERVENÇAO CIVICA
O CENTRO SAUDE QUE FUTURO?
http://vozburguelfuseta.blogs.sapo.pt/
Notas:
1- Se tiver denuncias ou reclamações não hesite, comunique-me, que eu divulgo.
2- Se tiver um amigo ou simples conhecido que se interesse com o que se passa em Olhão, mande-me o seu email para eu lhe passar a mandar a minha correspondência. Prometo que só será para isso, jamais para publicidade comercial, prometo.
2- O "Correspondente em Olhão" não gosta de spam, esta mensagem não foi solicitada, se não quiser receber mais correspondência minha escreva para avisarolhao@gmail.com com o texto: CANCELAR

FUSETA - RECEBEMOS DA VOZ DO BURGEL

VOZ DO BURGEL
INTERVENÇAO CIVICA
O CENTRO SAUDE QUE FUTURO?
A preocupação invade a população da Fuseta, porque o seu Centro de Saúde está em risco de fechar, não para já mas a médio prazo.
Com a saída do Dr. Pina para integrar uma nova equipa de saúde, ficaram só ao serviço duas médicas, o que torna já complicado a gestão do mesmo Centro, tendo em consideração férias, doenças, simpósios e outros.
Face a estes acontecimentos e sobre pressão a Junta de Freguesia e a Câmara o que fazem, já contactaram o os serviços oficiais neste caso qual a posição do Governo (ARS Faro) sobre o Centro de Saúde se saírem mais médicos como é ? isto sim será o que a população quer saber.
Ao contrario as autoridades administrativas e algumas pessoas que têm interesses na matéria contactaram o Director do Centro de Saúde de Olhão, um quadro sem qualquer poder decisivo e que segundo as informações chegadas, se preocupou principalmente quem passaria as receitas e não com o funcionamento correcto do Centro Saúde. O acto principal médico de qualquer unidade de saúde é a consulta se não houver consultas um Centro de Saúde perde a sua principal valência de intervenção junto ao doentes.
Se o Dr.Pina tinha 1500 utentes, que foram redistribuídos pelos restantes dois médicos se havia utentes sem médico de família como vai funcionar o Centro de Saúde perante isto mal concerteza !!!!!!!!!!!.
O cidadão eleitor que também é cidadão contribuinte, pergunta aqueles que elegeu neste caso a Junta de Freguesia e Câmara Municipal se estão à espera que o Centro Saúde feche, (Na ANADIA FECHOU E ELES LUTAM) olhem que a GNR também se foi para Moncarapacho os políticos e quando falo em políticos falo na oposição que na Fuseta não existe pois está manietada os mesmos têm que ser responsabilizados; e se diz que o 25 de Abril fez-se para o bem estar do povo, os políticos acomodados não servem a comunidade.
VOZ DO BURGUEL