quarta-feira, 9 de julho de 2008

SONDAGENS...

Depois de uma semana carregada de hipocrisia e de embuste, lá veio uma sondagem.
A semana passada, o governo fez alarde da descida do IVA em 1% e algumas benesses em termos de IRS. Para além do IVA a 21% não ser aplicado a todos os produtos, e ainda bem, 1% não tem qualquer expressão. Quem vai fazer compras no valor de 500 euros (cem contos), a redução não vai além de 5 euros (1 conto). Embora 5 euros (1 conto) não seja de se jogar fora, numa compra de 500 euros (cem contos) ninguém vai notar a diferença. O calino do ministro da economia foi visitar um supermercado, que até tinha baixado os produtos em 1% para mostrar os benefícios que o tal 1% de descida no IVA trazia à população.
No caso do IRS, os benefícios que o governo pretende introduzir, não beneficiam 57% dos portugueses, que são aqueles que se tem que contentar com o ordenado mínimo e que como tal estão isentos do imposto. Mera demagogia.
Entretanto, uma sondagem da SIC/Rádio Renascença aponta para que 56% dos portugueses consideram que a Saúde é má ou muito má. Pudera! Com tantos encerramentos de Centros de Saúde, só podia ser. Na Educação, 38% dos protugueses considera que que esta má ou muito má. Claro que os 38% são o reflexo do abaixamento da fasquia de exigências nos exames que decorreram. Com tantas facilidades já era de esperar tamanho "sucesso". Mas será que os nossos filhos estão mesmo a aprender, que são melhores alunos? Ou será que baixando o nível de exigências estamos a permitir que os nossos filhos tenham cada vez mais dificuldade de interpretação e de raciocínio?

1 comentário:

Anónimo disse...

E quanto à filosofia? Deixaram de dar tão bela importância a essa disciplina, só porque não formava os alunos em nada, e vejam no que deu. Cada vez noto mais que a nova geração caminha em direcção ao futuro como se de um rebanho se tratasse, inconscientes nem têm noção da crise em que o país se encontra.
O mais ignorante da parte do aluno é de, não ser de acordo com as reformas e mesmo assim aceita-las, depois quando a altura de fazer valer a sua indignação chega desistem por e simplesmente porque, "...está muito sol, vou para a praia.". O mesmo se faz valer para os universitários.