sábado, 8 de novembro de 2008

DO "BRISAS DO SUL"...

Por razões técnicas não nos foi possível publicar mais cedo mas, ainda que tardiamente, temos todo o prazer em publicar o texto que o "Brisas do Sul" nos enviou. Não poderíamos, no entanto, deixar de fazer um reparo, que nos parece pertinente. Tem o "Brisas do Sul" publicado alguns artigos que, claramente, são da autoria deste blog ou do "Somos Olhão". Estando no mesmo barco, a denúncia e critica do que entendemos ir mal em Olhão, seria com agrado que veríamos ser-nos reconhecida como fonte de notícia...
Câmara Municipal de Olhão discrimina o jornal "Brisas do Sul" Não podemos ficar silenciosos! O Jornal "BRISAS DO SUL", fundado em 1997/04/20, estabelecido na cidade de Olhão, tem sido discriminado pela actual Câmara Municipal de Olhão, que no decorrer de 2007 e 2008, nunca colocou um único anúncio/obrigatório no jornal, optando por publicar os seus anúncios comerciais e oficiais no jornal O "Olhanense", e no "Postal do Algarve" de Tavira, (entre outros fora do concelho de Olhão). Ao invés do procedimento anterior que se pautava por critérios de equidade na distribuição da publicidade institucional pelos órgãos de comunicação social regional sedeados na cidade de Olhão.No ano de 2006 a Câmara Municipal de Olhão cortou a publicidade e os anúncios ao nosso jornal. O que aconteceu pela primeira vez desde há 8 anos … Inacreditável! Mas é a verdade… No corrente ano a Câmara Municipal de Olhão tem desencadeado uma perseguição contra o jornal "BRISAS DO SUL" que culminou nos últimos meses, deixando de enviar as respectivas notas de imprensa e convites para estar presente em cerimónias oficiais de carácter concelhio.A actuação da autarquia de Olhão nestes casos atestam que a Censura não é um fenómeno do passado… Hoje deixou-se de usar o lápis azul, para passar a exercer-se através do corte sistemático da publicidade, do anúncio e pelo estrangulamento financeiro de uma pequena empresa detentora de uma publicação, o jornal «BRISAS DO SUL», que tem uma orientação editorial alternativa ao pensamento único… e de livre opinião.Mas a Censura também é exercida através da ocultação da informação local, da manipulação das mensagens e do recurso a meios desproporcionados para abafar a voz dos outros.A direcção do jornal «BRISAS DO SUL» repudia veementemente tais atitudes de protagonismo pessoal e político, autoritarismo e a obsessão persecutória do actual executivo camarário.Considera tais atitudes como uma flagrante violação da liberdade de informar e informar-se, que merece não só uma crítica pública, como também uma eventual sanção judicial, cívica e política.Assim pretende o jornal "BRISAS DO SUL" se nada for feito no sentido de repor a igualdade de tratamento dos mais órgãos da comunicação social - requerer à Assembleia da República e à sua comissão especializada que tomem a iniciativa de interpelar o presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, e de proceder de acordo com as leis vigentes ao estudo e análise rigorosa das situações apresentadas, que denegam princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa e que visam condenar ao silenciamento as vozes incómodas e instalar a ditadura da uniformidade…
O Director Luis Gerardo Viegas

9 comentários:

Anónimo disse...

Devo esclarecer que são leitores anónimos ou não que nos fazem chegar via fax ou por correio eletrónico á nossa redacção a matéria que temos vindo a publicar. Nós simplesmente entendemos ou não publicar com algumas alterações é claro.
Nada é retirado dos blogues sem mencionar as fontes também pela responsabilidade.
LUIS GERARDO VIEGAS

costa disse...

Ao Srº Luis Gerardo Viegas,gostava que quando publicasse post no brisas do sul da minha autoria,no minimo ponha a origem do post,e de que blog tirou.é que sabe por vezes fazer um post implica várias horas de trabalho perdido,e não é nada agradável ver o nosso trabalho publicado,sem o minimo de respeito ,pelo autor e pelo blog que o publicou.
um abraço,Costa.

Anónimo disse...

Tem chegado ao nosso conhecimemto através de leitores e de colaboradores que alguns dos artigos que são publicados no Brisas do Sul tem saido dos blogues sem mencionar que já foram publicados no Brisas do Sul. Nós não chamamos atenção por isso.
LUIS GERARDO VIEGAS

Anónimo disse...

Senhor Costa A partir de hoje nada é publicado o que os blogues venham a publicar ou não.
Peço imensa desculpa OK.
luis gerardo viegas

costa disse...

Ao Srº Luis G. Viegas.
Não me oponho que publique posts que eu faço para o Olhao livre.
nem preciso que publicite o meu nikname,mas que é uma prática de bom jornalismo,é divulgar as origem das noticias ,lá isso é.
um abraço Costa.

Anónimo disse...

Aquele comentador tambem lhe falta a humildade para reconhecer o obvio.Depois de ter perdido o subsidio da camara quer agora perder um colaborador.O homem é burro mas sabea-a toda

costa disse...

Penso que não se deve aproveitar este espaço de ópinião para ofender,quem quer que seja.Eu pessoalmente não tenho nada contra as brisas do sul nem contra o seu director,e até vou continuar a comprar o jornal. Se ele entende que não deve publicar artigos do olhão livre é lá com ele e eu pessoalmente não levo a mal,pois o jornal é dele ,e o blog é meu e dos demais autores, simplesmente estou a falar em nome pessoal,mas não é o meu nikname que eu quero publicitado,mas a fonte de origem que é o olhao livre,disso eu não prescindo.
Costa.

Anónimo disse...

Quer pela via dos blogues, quer pela via da imprensa escrita, o importante é que se denunciem as ilegalidades e se faça alguma coisa para que elas acabem.
Andar a discutir quem teve o trabalho de investigar, ou de divulgar pouco interessa.
Agora o que sei, porque vi, é que o "Brisas do Sul" recebeu informação anónima que dias depois aparecia como anónima nos blogues. Dado o atraso na publicação no jornal, pode parecer que houve cópia dos blogues, o que não aconteceu, nos casos de que tenho conhecimento.
Ou então pediu, expressamente, autorização aos autores para publicar.

Anónimo disse...

parece que não pediu,o que é de mau tom.