segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CCDR confirma crimes da CMOlhão - qual a posição da Ministra?

O presidente da C.M.Olhão foi confrontado pela comunicação social, com o facto de um camião da C.M.Olhão ser apanhado em flagrante a descarregar entulho da construção civil para aterrar uma zona que faz parte do Parque Natural da Ria Formosa, da Reserva Ecológica e do Domínio Hídrico. Em resposta, diz ele que tudo não passa de um caso pontual e que já tudo está resolvido e diz também que está à espera do dinheiro do Pólis Ria Formosa para requalificar a zona. O que ele não diz é que está à espera do dinheiro do Pólis, para fazer naquele local um parque de estacionamento para servir interesses particulares.
Se aquele local que a CMOlhão aterrou, faz parte do P.N.R.F., da Reserva Ecológica e do Domínio Hídrico, conforme os técnicos da C.C.D.R. do Algarve que se deslocaram ao local confirmaram, então Francisco Leal só tem de fazer a renaturalização do terreno em causa, limpar o aterro pelo qual ele foi responsável e não esperar pelo dinheiro do Pólis Ria Formosa para o fazer .
Espero que a Ministra do Ambiente Lurdes Pássaro actue de forma rigorosa e que não se esqueça que o presidente da C.M.Olhão é useiro e vezeiro em crimes ambientais (veja-se o caso da lixeira ilegal que a C.M.Olhão tem em Quelfes e o caso das descargas das águas das piscinas municipais, sem tratamento, para a Ria Formosa). Em todas as situações o presidente da C.M.Olhão tem sido perdoado, dizendo a C.C.D.R. do Algarve que é melhor actuar com acções pedagógicas. A prática já mostrou que, apesar das acções pedagógicas Francisco Leal não deixa de cometer crimes ambientais, por isso vamos esperar para ver qual vai ser a posição da ministra do Ambiente.
Cavaco Silva no discurso do 31 de Janeiro apelou à prática da cidadania, mas para que serve essa actividade de cidadania se depois os Ministros protegem os criminosos?
Acrescento as fotos (cedidas por um fotógrafo da natureza) do camião da C.M.Olhão a entrar nas instalações das oficinas da C.M.O. para fazer as descargas ilegais.
De acrescentar que depois dessa denúncia feita por mim no dia 15 de Novembro, o presidente da C.M.Olhão mandou fechar o acesso das oficinas da C.M.Olhão a esse aterro, mas o entulho continua a ser lá descarregado, agora pelo lado da estrada e pela calada da noite.

34 comentários:

L.Rocha disse...

francisco Leal é o maior poluidor do concelho, se fosse outro já tinha sido multado e despedido, mas como arranja tacho para os boys do ps, e para os familiares destes,tudo continua bem no meio da familia das rosas olhanenese.
se F.Leal não respeita a natureza, como é que vem para a comunicação social, armado em inocente e defensor da natureza, como se não soubesse os crimes que tem cometido.

Anónimo disse...

so que é que faz mais mal ao ambiente e à ria ? as casa nas ilhas, ou os aterros ilegais que Francisco Leal presidente da CMO, tem autorizado no espaço do PNRF, na Reserva Ecológica e no Dominio Hidrico?
os técnico da CCDR confirmaram os crimes, então só resta a F.Leal, desembolsar o dinheiro do bolso dele e renaturalizar a zona.pode sewr que assim sirva de exemplo ao resto dos autarcaS QUE POLUEM A RIA,POIS NÃO É SÓ F.LEAL.HÁ MAIS

Atento disse...

Mário Crespo, jornalista da SIC, denunciou hoje uma alegada conversa que terá decorrido num restaurante em Lisboa entre José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e um executivo de televisão que não identifica, em que ele, Mário Crespo, é alvo de várias críticas e referenciado como "mais um problema que tem que ser solucionado". O "pivot" da estação de Carnaxide deixa de escrever opinião no "Jornal de Notícias" depois de, ontem à noite, lhe ter sido negada a publicação de um texto onde relatava o sucedido.

Os poderosos não gostam de ser desmascarados,em Olhão o presidente da CMO ,chama publicamente de terroristas, a cidadãos que lutam pelo esclarecimeto das verdades.
é assim o poder, dos responsáveis deste país.
é para isso que vivemos em democracia?
Os partidos da oposição em olhão o que fazem o PSD está mudo, pois francisco Leal comprou o deputado do PSD, Alberto Almeida com um pelouro,na vereação, e um cargo na administração de uma empresa municipal.será que os responsáveis do PSD concordam que um autarca do PSD não faça oposição e não se manifeste sobre estes crimes ambientais?

Anónimo disse...

VIVA A ANARQUIA !
VIVA A POLUICÀO !
VIVA A PORCARIA !
VIVA O CONCELHO DE OLHÀO
JMateus

Anónimo disse...

Os velhos não têm uma reforma que lhes permita viver condignamente, e os novos não têm emprego, por conseguinte, estabilidade para planear e/ou sonhar o seu futuro.

Por outro lado, aos políticos, gestores e administradores públicos da nossa praça, não se lhes exige uma carreira contributiva, antes se lhes oferece de mão beijada privilégios e douradas reformas, muitas vezes por escassos anos de “produtividade ao serviço do país”(?). Mais, permite-se-lhes acumular dividendos em cima de dividendos por conta do suposto serviço ao país. Assim, vão alegremente descascando a cebola da produtividade, negando-a e empurrando-a para os limites da insanidade orçamental.

E quem são os beneméritos pagantes de semelhantes obscenidades? Nós, os eternos otários cujas produtividade e bens – na maior parte das vezes, conseguidos a muito custo e sacrifício – são taxados, supliciados e sangrados em nome da redistribuição e gestão do orçamento do país. Acrescente-se-lhe, agora, a modernidade requerida e desejada pelos iluminados que nos retiram a dignidade para lhes encher os bolsos, a vida e a esperança de um futuro risonho e solarengo.
por isso leal tem uma reforma mas continua presidente, o pina macaco tinha uma reforma, e era governador civil e tantos maus exemplos que nós vemos por aí.

Anónimo disse...

vergonha é o que eu sinto por os olhanense terem posto no poder um criminoso destes.

L.Guia disse...

onde estão as guias de marcha do camião, desse dia?m de onde vinha o entulho? que eu saiba a CMO não é uma empresa do ramo das demolições.a
quem beneficiava o camião nesse dia? além do camião é o motorista que é pago com os nossos impostos a fazer trabalho para quem?
esse dia de sabado em novembro, ainda vai dar água pela barba, e mais daria se os partidos da oposição fossem uma oposição credivél.
ou será que o camião foi roubado? quem era o vereador dos transportes no nesse dia? será qie o vereador deu autorização para o transporte de entulho de obras particulares?
responda que souber.

Anónimo disse...

ep
á então não querem lá ver 1que o leal já não pode descarregar o entulho dos compadres onde quiser?
mandam vocês não ? olhão para os olhaneneses,e o leal é o Maior.

Anónimo disse...

Solicitacào de esclarecimento do escritor ATENTO disse, pelas 2O:42;
Solicito que, caso assim o entenda, esclareca se de facto è verdade que o snr presidente da CMO
referiu que "chama plublicamente terroristas, aos cidadàos..."
Quando è que este senhor proferiu estas palavras, data, hora, local.
Agradecido pela atencào dispensada.
JMateus

Anónimo disse...

O depósito ilegal de resíduos mantém-se a uma escala significativa, muitos aterros na CMO não cumprem as norams comunitárias por exemplo esse aterro que é aterrado toda a espécie de materias sem que seja feito uma triagem de residuos perigosos que irão contaminar as aguas da ria.
a estrumeira ilegal que a CMO teima em mantere em quelfes é outro crime ambiental de todo o tamanho a ccdr disse para a CMO encerrar essa lixeira mas a CMO teima em não encerrar e essa lixeira tem aumentado a area de deposito de lixo contaminando os solos e os aquiferos da zona do Poço Pedro Neto.
alguém tem de pôr cobro a estes crimes será que a ministra do ambiente terá tomates para isso?

Anónimo disse...

força autores do Olhão Livre não desistam as pessoas querem saber as verdades,que lhes são escondidas.

Atento disse...

caro J.Mateus o caso passou-se numa assembleia de voto em Quelfes,quando o presidente andava a distribuir bacalhauzadas,em pleno dia dia de eleições e quando confrontado com um elemento da mesa de voto, que era ou era do movimento de cidadania activa "somos olhão",lhe disse assim se você é do somos olhão não pode ser boa pessoa, pois esses gajos do S.O. são todos uma camada de terroristas.
por esse motivo vários cidadãos de Olhão sentido-se ofendidos, colocaram F.Leal em tribunal,e o processo está a decorrer.

Floripes disse...

O presidente da CMO já demonstrou que a atitude pedagógica com ele não resulta, pois ele a cada dia que passa só sabe é fazer pior.
foi assim na lixeira de Quelfes foi assim nas piscinas municipais ,que pagou uma fortuna por um estudo mas que na prática está igual ou seja as piscinas continuam a despejar as aguas sem serem tratadas para a ria formosa.
está na altura de levar uma multa exemplar mas que saia do seu bolso,e que seja obrigado a pagar a renaturalização da zona também do deu bolso,para ver se tem emenda.

BIA disse...

Estou a ver que as queixas e mais queixas apresentadas,provadas e perdoadas,só terão efeito quando se puser esta palhaçada toda nas maos Drª Maria José Morgado,e aí veremos até que ponto este edil poluídor está protegido.
Com tantas provas,não há ninguem que perca a cabeça e mande esta porcaria toda para o DIAP.
Um dossier bem documentado e fundamentado,com fotografias e tudo
alguma coisa hávera de acontecer.

Este ser não pode levar o resto da vida impune,ele e quem o protege,Bernardinos e Compª.
Nunca um filho de Tavira comeu por parvos os de Olhão,vá carvão .

Bia Faro

Anónimo disse...

Fez-se tanto alarido com o orcamento da CMO, antes de ser apro
vado.
Questionei sobre quais os montantes dos passivos de 2008 e 2009, nada se disse;
Questionei sobre o montante das despesas correntes e encargos assumidos, fiquei na mesma; Ninguèm sabe?

Para poder "descalcar a bota", o amigo Lial,"que està sempre conosco
",tem de fazer um parque de estacionamento para suporte dos apartamentos da marina vilage, pois
caso contràrio terà problemas sèrios com o referido empreendimento. Isto è a verdade nua e crua. Quer queiram quer nào ele terà de existir.
A ordem dada è metam URGENTEMENTE là material.
Enquanto os "terroristas" falam e escrevam o facto consuma-se, e o resto sào batatas.
JMateus

Anónimo disse...

Obrigado pelo seu esclarecimento
senhor "Atento disse"
JMateus

Anónimo disse...

Carta para a Ministra do Ambiente
se a CCDR confirma os crimes e fica-se por meias tintas,a Senhora Ministra deverá ter conhecimento do desenrolar dos acontecimentos e a continuação dos atentados.

Anónimo disse...

Quer dizer-se que o Leal continua a fazer a mesma merda,a jogar entulho para as margens da ria.
Mó chamem os jornalistas e tirem fotografias pros jornais publicarem.

VANDA disse...

Tenham juizinho,os meninos MRPP já sabem que quem se mete com o PS leva,até dão dó não conseguem ganhar uma,O nosso Presidente é como o Eusebio da-lhes cada nó que ficam sem concerto.Dediquem-se a outra actividade que lhes dei menos trabalho,é que isto de andar a fazer queixas e mais queixas e nem mossa faz ao nosso Presidente já vai dando vontade de rir.

Vanda

Anónimo disse...

a vanda devia ter juizinho e informar-se melhor.,pois quem tem feito as queixas são os cidadãos do movimento de cidadania activa "Somos Olhão".que tem todo o direito de questionar a autarquia sobre questões que a TODOS dizem respeito.
Mas se a vanda pensa que quem se mete com o ps leva,sempre lhe posso dizer eu que acompanhei a politica em olhão ,quem se met5ia com o mr é que levava ,olhe levou o filipinho ramirez por andar a arrancar das paredes cartazes do mr.levou com umbalde de tinta pela cabeça, o melhor presidente da CMO,por querer apagar uma pintura do mr.por isso dina vanda se o mr ainda existisse em olhão quem poderia levar era o chico aguado.

L.Rocha disse...

realmente D.vanda é mesmo de uma militante do PS ameaçar que nem existe.
o vosso problema é medo que as pessoas denunciem os cambalachos que o leal e companhia andama fazer por olhão sem que os partidos da oposição façam algo.
a ferreira leite teve o condão de ao não autorizar a candidatura de Gonçalo Amaral à CMO fez com que o PSD de Olhão morresse o PSD não toma medidas pois o seu vereador Alberto Almeida tem arranjado tachos para a familia inteira e faz as obras que quer mesmo onde não é permitido.
por exemplo o alberto almeida na sua vivenda dos pinheiros de marim parte da casa está ilegal,com obras que não podiam ser executadas mas que foram feitas cladestinamente.
o que a dona vanda tem medo é que a BOMBA rebente nas mão do leal, e posso lhe garantir que em breve vai rebentar,pois a merda que ele tem feito tarde ou cedo vai vir ao de cima.
os novos vereadores do ps não tem coragem de ir contra o leal, pois tem pedras no sapato, e o leal chantagista como é sabe tirar partido disso.
mas d. vanda ameaçar o partido que só aparece a concorrer às eleições de 4 em 4 anos até dá vontade de rir.quem lhes vai comer até ao osso são os cidadãos do PS,mais tarde ou mais cedo.quando for descoberta a careca do leal.

ops,será mentira? disse...

tá bonito tá, então a vandinha em vez de dar opinião sobre o aterro da ria formosa vem prometer porrada a um partido, que embora faça parte da história de olhão no pós 25 de abril,hoje prqaticamente não existe?
será que o ps vai dar porrada ao advogado da acaso que é ou foi do mrpp?
ou irá dar porrada ao advogados do gonçalo amaral que também foram os são do mrpp, ou será que vai dar porrada ao vitor lopes, que também foi do mrpp,ou ao jorje lacão que foi militante do mrpp,ou á ana gomes.ou ao josé lamego; veja lá dona vanda não dê tanta porrada pode ficar ferida nas mãos,pois até o durão barroso foi do mrpp e foi expulso do mrpp por ir roubar a mobilia á universidade de direito e que o arnaldo matos o obrigou a ir devolver essa mobilia.
olhe mas cá em olhão ops també tyem um camaleão e veio do cds.sabe quem é? pergunte ao lemos que ele foi o padrinho dele,no começo da vida partidária desse vereador.
claro que como não arrajou tachono cds virou-se para o ps arranjou um socio de peso, e hoje é vereador,adivinhem que é?

Anónimo disse...

f. leal não sabe o que é pedagogia,ele limpa o cu com essa treta e manda os organismos todos à bordamerda ,com isso da pedagogia.
f.leal tem é de levar uma multa que saia do seu bolso e n~qao do bolso dos contribuintes e deve ser obrigado a renaturalizar a zona,também a espensas suas.só assim ele é capaz de deixar de cometer esse tipo de crimes.

Anónimo disse...

boa denuncia cotinuem ele vai ter de ser chamado à responsabilidade,não pode levar a vida a enganar a CCDR.

Olho Vivo disse...

è engraçado, sendo eu um individo, que não me identifico com o PS,tenho um azedo terrìvel ao Dr. Mario Soares,e seu Bando, e concluir que ainda há outros, mais estúpidos, e bacocos, mas que raio de pais é este? Então nós temos o país a arder, com um défice de 2 milhões de Euros por Hora, e vocês estão fazendo um chinfrin, porque o presidente da camara, quer atulhar umas salinas velhas, que já não têm razão para existir?
Preocupem-se com problemas reais!
há ai tanto por onde escolher.

Anónimo disse...

Com tanta gente preucupada com as casas das ilhas, e neste blogue so se ve camiao para a frente camiao para tras, e daqui nao passao~, nao a niguem que tome conta deste processo das casas.

Vanda disse...

Caros,organizadores destas tretas e queixas e mais denuncias e mais sei lá o quê,dado que sou de Olhão e conheço quase todos os personagens que fazem parte desta suposta organização ambientalista Somos -olhão,não me poderam desmentir que a vossa postura é a MRPP,o que importa é deitar abaixo destruir,pessoas,e ainda são contra o desenvolvimento da nossa Cidade,o que lamento.
Grande confusão fazem ao misturar politica e ataque pessoal,com o Ambiente não conseguem dissociar uma coisa e outra,um dia terão o castigo merecido para quem desprestigia a nossa Cidade,Olhão é falado em toda a impressa pelos vossos tristes comentários.
Sejam bons Olhanenses ao defenderem a nossa cidade.
Vanda

Sem casa na Ilha disse...

Ao leitor da 14.58. o Caso do camião está directamente relacionado com as casas das ilhas.
e digo isso porquê?
as casa das ilhas são apelidadas de fazerm mal ao ambiente e aos passarinhos esquecendo-se da vertente do Homem.
se as casa estão lá é porque foram construídas num período pós 25 de Abril,onde as pessoa pensavam que podiam construir onde dantes só os ricos,os amigos do regime, e as pessoas com influência o podiam fazer.
depois do 25 de Abril as pessoas naturias de Olhão que acampavam nas ilhas do farol e da armona,resolveram começar a fazer casa 1º em platex e muitas delas feitas pelos próprios,e depois montadas em cima das ilhas.como as autoridades iam fechando os olhos,passados poucos anos começaram a transformar as casa em alvenaria de tijolo.
e tudo isso com a complacência das autoridades.
aliás muitos senhores do poder socialista e do psd, tem casa no farol e na culatra, como por exemplo os ex.governadores civis almeida carrapato na culatra, e antonio pina no farol.
e outras pessoa que tem cargos de veradores, carlos martins e alberto almeida na ilha do farol, e deputados da A.M. de Olhão,como a filha do mestre julio, a mulher do rui madeira etc etc,também com casa na ilha do farol. o próprio presidente da CMO tinha casa na ilha da fuzeta o mar veio de colocou a cas em risco ele e a familia tentaramrecuperar a casa mas depois f.leal lembrou-se que ele fazia parte da sociedade polis ria formosa e isso dava muita barreaca abandonou a casa e este ano os vendavais levaram-lhe a casa ,mas ele não aderiu á iniciativa da ccdr ed a juntya da fuzeta, para limpar o lixo que a sua casa contribui,para poluir o mar.
Mas a questão principal é que as casas das ilhas fazem mal ao ambiente ,o que dizer das mansões da quinta do lago do marina vilage dos apartamentos junto á agua na fuzeta?
se as casa fazem mal, aterrar as zonas húmidas da ria formosa faz muito pior, e então aterrar e fazer parque de estacionamento como o leal que fazer, com o dinheiro do polis então ainda é mais vergonhoso,pois se o dinheiro do polis era para renaturalizar não tem sentido ser usado para aterrar a ria e par parques de estacionamento.
as casa só irão abaixo se as pessoas se dividerem e não se opuserem.quem tem casa que lute e exijam um estudo sério,pois não pode haver casa a fazer mal ao ambiente e os poderosos a fazerem o que querem na ria formosa,havendo situações que na mesma ilha umas serem demolidas, e outras ficarem de pé.
eu pessoalmente não tenho casa na ilha,mas há pessoas com casa na ilha,que estão à espera que a do vizinho vá abaixo ,e que a dele fique de pé.
veremos o que vai dar, mas acredito, que se as pessoas não se mobilizarem não vai ser o poder a mobilizá-las.o poder quer é dividir para reinar,e é isso que a prática tem demonstrado.

Anónimo disse...

móça ó vanda, mas então, o somos olhão quer que as casas da ilha fiquem de pé. então e tu dizes que eles querem jogar as coisas abaixo?
tás a ver mal as coisas móça, eles não tem casa nas ilhas e tu se calhar tens.

L.Rocha disse...

cara Vanda, a nossa cidade deve ser defendida defendendo os valores naturais da ria formosa e não os destruindo,como é o caso do aterro que a CMO está a fazer naquela zona.
se você é mesmo de olhão saberá que aquela zona era a zona da ilha da lebre e que a CMO a destruiu,assim como saberá que olhão tina uma praia que era a praia do Pedro Zé e que a CMO a desrtuiu.promovendo o seu aterro.
se a Vanda é de Olhão saberá que onde construiram o marina vilage(construção horrível e desenquadrada da zona, e que nada tem a ver com o tipo de construção Olhanense) era uma estrumeira e zona inundável da ria formosa, e F.Leal autorizou que se aterrasse construisse em cima da estrumeira e na antiga zona húmida.
se você é de olhão com certeza deve-se lembra disso tudo,como se deve lembrar que os terrenos onde estão construidos o pavilhão municipal deixado ao abandono ,e o estádio municipal são da CMO e no entanto a bernardino gomes, deram esses terrenos como contrapartidas para poderem construir na zona .
ou a Vanda é de Olhão e não sabe dessas coisas?
Olhão tinha potencialidades para atrir turistas de qualidade amantes da natureza mas chegam a olhão e o que vêm? mamarrrachos tipo marina vilage e um cheiro a merda que francisco leal temsido incapaz de acabar com ele,tudo isso frutpo da ineficácia da ETAR de poente que em vez de tratar as águas da ria envenena as águasa e o ar que respiramos.
ou a Vanda é como o Leal que tem um nariz grande mas que está entupido? não cheirando assimo cheira a merda que inunda olhão?
é isso querer que se acabe com os aterros da ria formosa e que se acabe com as descargas de veneno na ria seja da ETAR seja dos esgotos do Tque teiomosamente comntinuam a ser descarr3egados para a ria sem tratamento,e que diz os esgotos do T diz da Docapesca da marina e da hoirta da CMO.
ó Vanda pense bem e exija que se acabe com esses esgotos com o cheiro a merda com os aterros e depois logo defende o leal,a não ser que tenha um tacho ara defender.

Anónimo disse...

moça ó vanda, desembreia e dá à ré com essa conversa da treta de defesa do polvo socialista.nã sentes o cheirnhe a caca não? nã vês o entulho que a CMO nada a encher a ria? olha miga, faz café e deta-te.

Vanda disse...

Deixem-me dizer uma coisa ,em verdade não concordo com o cheiro a merda da ETAR, e sei que as suas escorências são mal tratadas, mas o que é que querem a CMO e o leal não pode fazer nada,pois a ETAR é das aguas do algarve.
já no caso dos esgotos sem tratamento, a coisa é diferente,pois a CMO não tem neste momento dinheiro para fazer essas obras,mas opurtunamente o leal vai acabar com os esgotos.
no caso dos aterros vocês até tem razão mas o que é que querem? os donos do marina vilage precisam de um parque de estacionamento pois pediram a isenção de fazer as caves para o estacionamento dos automoveis.
claro que também eu não gosto dos mamarachos do marina vilage, mas já sabe, o progresso está acima de tudo.
mas mesmo assim o leal é o melhor presidente que olhão já teve .
Vanda

Atento disse...

temponoalgarve@sapo.pt
Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010
879: Algarve/Polis: 500 famílias já entregaram comprovativo de primeira habitação, prazo será dilatado
Cerca de 500 agregados familiares já declararam habitação permanente nas ilhas da Ria Formosa mas, com a dilatação do prazo até dia 12, a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa estima que o número ainda pode aumentar, informou hoje aquele organismo.

Até ao momento, há o registo de cerca de 500 agregados familiares que declararam ter a sua primeira habitação em construções abrangidas pelo programa Polis, disse à agência Lusa fonte da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, salientando que na Praia de Faro, por exemplo, contabilizaram-se 128 agregados familiares a entregar as declarações.

O número pode ainda, no entanto, aumentar já que o prazo para os residentes nas ilhas da Ria Formosa declararem que as suas casas são de primeira habitação terminava a 31 de janeiro, mas foi prolongado até 12 de fevereiro, lê-se num edital da Sociedade Polis.

"Dificuldades na obtenção de alguma documentação por parte de vários interessados junto de terceiras entidades", levou a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa a dilatar o prazo por cerca de 15 dias para que os moradores possam ainda declarar como primeira habitação as construções abrangidas pelo programa Polis.

O programa “Polis Ria Formosa" é um programa governamental para requalificar a Ria Formosa, o mais importante património natural do sul do país, cujo investimento total ascende a 87 milhões de euros, abrangendo 48 quilómetros de frente costeira desde a Praia de Vale do Lobo até Vila Real de Santo António.

Os residentes das ilhas da Ria Formosa têm de apresentar um conjunto de 12 documentos comprovativos de que as casas são de primeira habitação, nomeadamente documentos da Segurança Social, das Finanças ou comprovativos das vendas da actividade económica exercida nos últimos três anos.

Os comprovativos deverão ser entregues na sede da Polis Litoral Ria Formosa, no Chalet João Lúcio, em Pinheiros de Marim, mas estão dispensados de o fazer aqueles interessados que já procederam à entrega da documentação.

Nos casos em que não sejam entregues os comprovativos pedidos pela Sociedade Polis Ria Formosa no prazo fixado "considera-se não se tratar de primeira habitação nem de actividade económica ou exercício de profissão da Ria Formosa", lê-se também no edital da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

O levantamento que identificará em concreto as casas que serão demolidas nas ilhas barreira no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa deverá estar concluído em Setembro deste ano, revelou recentemente o Ministério do Ambiente.

De acordo com o Ministério do Ambiente, embora não seja ainda possível "definir com rigor" a quantidade de construções a demolir, é certo que irão abaixo "todas as construções que se localizem no espaço a renaturalizar".

Fonte: Região Sul

Anónimo disse...

li no região sul que op prazo para a entrega dos documentos a comprovar a 1ªhabitação das casa nas ilhas se prolongou até o dia 12 de fevereiro.não sejam parvos e entreguem pois os poderoso já entregaram todos os documentos a mudarem a residêcia para as ilhas até os espanhois que compraram as casa aos filhos da culatra fizeram o mesmo.