quinta-feira, 1 de abril de 2010

Afinal não há esgotos sem tratamento na Ria Formosa.

Hoje, dia 1 de Abril aqui deixo o relato de um milagre feito pelo Dr. João Alves. Como Director do Parque Natural da Ria Formosa e em entrevista ao blog "A Defesa de Faro" afirma que não existem esgotos sem tratamento na Ria Formosa e que as ETARS funcionam bem.

Finalmente um director do P.N.R.F. conseguiu acabar com os esgotos sem tratamento para a Ria, coisa que todos os seus antecessores não conseguiram.
Passo a citar um excerto dessa entrevista:
”ADF - A poluição da Ria é um problema que se tem arrastado ao longo dos anos com impacto negativo na fauna e flora e nas actividades económicas. Ainda subsistem esgotos e efluentes industriais que são despejados directamente na Ria? As águas que são emitidas pelas ETAR's não põem em risco, devido à sua composição, o equilíbrio da salinidade das águas da Ria e consequentemente o seu ecossistema?
J.A. - As situações que possam existir de lançamento de efluentes de qualquer natureza (que não os pluviais) na ria, sem o devido tratamento prescrito pela lei em vigor, são manifestamente irregulares. Não são do nosso conhecimento, casos concretos de lançamento continuado de efluentes em situação irregular. Esporadicamente, chegam ao nosso conhecimento ou são detectados pelos agentes de fiscalização, casos pontuais de escorrências “acidentais”, as quais são prontamente averiguadas, quer pelos Vigilantes da Natureza do PNRF, quer pelos da A.R.H. ou da própria C.C.D.R.-Algarve. Sempre que são identificados os infractores, são promovidos autos-de-notícia e executados processos de contra-ordenação.
As E.T.A.R’s, pelo seu lado, têm vindo a melhorar a sua eficiência, têm sido renovadas e reforçadas e as mais antigas, do tipo de “lagunagem”, que apenas procediam a tratamento primário (e parcialmente secundário) têm vindo a ser substituídas por novas unidades que funcionam em sistema fechado e que procedem a tratamento terciário, aumentando assim o nível de cobertura dos aglomerados populacionais e melhorando a qualidade da água que é lançada na ria. Mais informações podem ser obtidas junto da A.R.H. e das Águas do Algarve.
Sobre a questão da salinidade, a quantidade de água lançada pelas ETAR’s comparada com o volume de água salgada que entra bidiariamente na ria e com as águas pluviais que entram no sistema directamente das chuvas e proveniente dos cursos de água, é muito pouco significativa. Por outro lado, os sistemas biológicos da ria estão adaptados a variações de salinidade, as quais são características dos sistemas lagunares como é o caso da ria Formosa".


Atenção que estas declarações ao blog "A Defesa de Faro" não foram proferidas no dia 1 de Abril, por isso, podemos acreditar e ficar descansados. Podemos tomar banho à vontade pois os níveis de coliformes fecais, acima de todas as normas europeias, que as E.T.A.Rs de Olhão Poente e Faro nascente despejam para a Ria Formosa, assim como os esgotos não tratados, são coisa resolvida.
João Alves devia ter sido nomeado há anos, para director do P.N.R.F.. Assim os níveis de poluição apontados nos estudos realizados pela U.A. e pelo I.P.I.M.A.R. não tinham acontecido. As aves não teriam morrido nas lagoas venenosas dessas E.T.A.R.s e as amêijoas não precisavam de ir às depuradora, para serem consumidas.

Bem haja Dr. João Alves, seja bem-vindo à Ria Formosa, pois, agora com uma qualidade de água tão boa, em breve todos os viveiros de bivalves devem passar para zona A (evitando-se a passagem pelas depuradoras) e nós habitantes do P.N.R.F. e turistas podemos ir a banhos nas águas da Ria, sem medo dos elevados níveis de coliformes fecais.

(P.S.) Pessoalmente, gostava de saber quantos autos foram levantados até hoje pelas entidades competentes, por descargas "acidentais" de esgotos não tratados na Ria Formosa.

23 comentários:

Anónimo disse...

esse drº numca deve ter apanhado o barco da carreira no T e de Maré vazia para sentir o cheiro a Merda que sai desse cano de esgoto sem tratamento para a Ria Formosa.

L.Guia disse...

A Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, quer ver discutida em conselho de ministros a eventual exoneração da actual presidente da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, I. P. (ARH), cargo que acumula com a presidência da Sociedade Polis Ria Formosa, soube hoje o Observatório do Algarve, de fontes próximas do Ministério.

“A ministra pretendia uma renovação, a nível de diversos responsáveis regionais, que não teve grande acolhimento no gabinete do primeiro-ministro, mas no caso do Algarve considera-se que, depois de 21 anos, é tempo de mudança”, adiantaram as mesmas fontes.
e estas noticias conhecem ?observatório do algarve vale a pena ler.

Anónimo disse...

o srº joão alves deve ser cego para não ver o esgoto do T pois é a unica coisa que os turistas que vêem a Olhão numca mais esquecem.
f.leal conseguiu t5er como atração de Olhão umm cano que deita merda e uns patinhos que bebem mais agua que qualquer camelo.

Anónimo disse...

Este senhor variadas vezes alude ao POOC mas não diz que dos nove POOC feitos no País três foram pelo ICNB e sob a sua alçada e seis pelo INAG ao qual pertence a eng. Valentina Calixto.
Este chico esperto vem dizer o conjunto de entidades que se pronunciaram sobre os Planos Especiais de Ordenamento como o do Parque da Ria formosa ou o POOC mas não diz que as entidades publicas independentes não podem fazer peritagem ou arbitragem em processos em que intervenha o Estado ou pessoas colectivas publicas como o Polis, o que motivou já um pedido de nulidades junto do Tribunal Administrativo de Loulé por parte do Somos Olhão.
Omite este senhor que o Polis ainda não tem a decisão final da avaliação ambiental estrategica nem a poderá ter pelas razões acima expostas, e que toda a obra que pretendem fazer como demolir as casas nas ilhas barreira pode muito bem ser objecto de uma Providencia Cautelar e parar as obras, assim o queiram os proprietarios daquelas casas.
Este Joãozinho sabe tambem que pelo menos existe uma queixa junto da Direcção Geral do Ambiente da Comunidade Europeia por causa das Etar poente de Olhão e Nascente de Faro e por haver esgotos directos para a Ria.

Anónimo disse...

O cheiro que a etar poente manda
constantemnte e se não cheira mais mal,é porque puseram um ambientador
gigante para disfarçar o cheiro.
Agora esse Doutorzinho do sistema não deve ter narinas,ou então cheira tão mal que não consegue distrinçar de onde vem o cheiro.

Anónimo disse...

É tão acidental os despejos na ria,como os aterros,.É só acidentes

L.Rocha disse...

mentiroso sou eu e não mintotanto como o joão alves não há esgotos sem tratamento então e o esgoto da bela olhão que vem directo da estação elevatória do bairro 11 de março e que descarrega sempre de madrugada quando nimguém está a ver para uma linha de agua que passa debaixo da bela olhão e vem parar à docapesca?
serrá que o leal e o carlos martins não sabem como se fazem essas descaragas assasinas? ou eles é que dão as ordens?
não há é nimguém com tomates pois os esgotos do T e da Bela Olhão há muito que não despejavam para a Ria e para a doca.
bastava que no verão,quando essas 2 linhas de agua estão secas e não trazem agua, encher a boca desses 2 esgotos com betão para ver onde saia a merda depois. podia ser que assim a CMO fizesse a ligação desses esgotos para as estars.

mateus disse...

Olhão continua dermente!
A sonolência onde mergulham os politicos camarários que não se importam com o estado da ria.
Tem como cartão de visita os mariscos. Mas de onde vêm estes?
Da ria, mas não de Olhão.
Meteram uma cassete que diz repetidamente, cimento é evolução.
O que foi delineado pela actual câmara como programa dos últimos 4 anos do sim,sim?
Betão para acimentar a reforma que
se aproxima.
Que lhe importa que Olhão fique sem uma estratégica futura?
Umas festas e viva o velho!
JMateus

Anónimo disse...

Mais um negocio á la Leal quem quer falar com ele é o Presidente da LIGA OLHANENSE DOS ANIMAIS ABANDONADOS.
Vale a pena ler no BRISAS SUL (on-line)

Anónimo disse...

O Presidente da LIGA OLHANENSE DOS ANIMAIS ABANDONADOS DÁ ENTEVISTA NO BRISAS.
NEGOCIOS ? á lá Leal !

Anónimo disse...

Há já algum tempo,que digo que vocês aqui neste blog.falam muito e dizem pouco.O l.rocha não sabe do que fala,os esgotos da bela olhão não correm para o T,foram desviados para a estação de tratamento mais porxima,por isso se houver porventura algum cheiro será da propria maré,o que por enquanto não e possível eleminar.Carlos Martins

L.Rocha disse...

esse carlos martins deve ser cá um doutorado em caca que é um espanto.eu disse que os esgotos que passam por baixo da bela olhão vão dar à doca e que agora vem da estação elevatória da 11 de março.de madrugada.
os esgotos do T continuam a despejar camisas de vénus e cagalhões e toda a merda que para lá mandam

Anónimo disse...

Bem este L.Rocha não consegue vêr um palmo á frente dos olhos.Então você não sabe que esses esgotos que fala foram desactivados e estão juntos com os da bela olhão?é pena que falem muito e não digam o essencial.Carlos Martins

Anónimo disse...

Hó Mateus mas quem deu as festas e as cervejas durante a campanha foi o teu amigo do peito o J Valerio,como tu sabes,e agora vens dizer que foram os socialista e os tipos do PSD,como se o prof Alberto e o leal andassem na politica para enganar alguem.Carlos Martins

Anónimo disse...

Ó joão manuel!
tu estás ficando muito "chatinho" com esse história do cimento, já ninguem quer ouvir falar nisso, pareces um disco riscado, conta-nos lá mas é à cerca desses MELÕES da Carminha Pais.

Anónimo disse...

Mó atão ouvi na televisão qe vai as casas todas abaxo nas ilhas.Ê nâ sê má ite é verdade?Aranha

Anónimo disse...

Isto é verdade,o leal e o prof alberto nunca enganaram ninguem,tudo o que se diz é mentira ,eles têm andado nestes anos todos é a tirar algum proveito da situação de serem os mente-capos desta terra,eles que nem daqui são.E o burro sou eu

Zé do Mar disse...

Concerteza que as casas deviam ir todas abaixo! Estão todas ilegais, e construidas sem licença, e em terreno alheio. As pessoas que lá as construiram sabiam disso,
Mandar umas abaixo, e manter as outras, é descreminação, e só serve para proteger os interesses dos amigos e influenciàveis de determinada area politica.

a.terra disse...

A pretensão da Ministra do Ambiente mostra bem o esquema do funcionamento das nossas instituições. Os ministros fazem decretos; os secretarios de estado fazem portarias; os directores gerais fazem circulares interpretativas e normativas; os directores regionais que era suposto serem ocupados por competencia para a execução das orientações acabam sendo empossados de acordo com o cartão.
Um bom exemplo disso é a recente nomeação da ex-vereadora Ana Margarida Leal para a vice-presidencia da CCDR. Que vai ela fazer com as violações da REN cometidas por Francisco Leal durante os mandatos em que os dois coabitaram na autarquia? Irá branquear as situações como João Varejão fez com a lixeira?

Anónimo disse...

A.Terra estás com azar,nestes anos todos ainda nenhum mrpp foi nomeado para nada,para serem algumA COISA NA POLÍTICA tiveram que ir para o ps ou psd,vide o caso Durão Barroso.Assim è este Paìs plantado á beira - mar,um abraço deste amigo Carlos Martins

Marreco disse...

Tá visto e revisto.
Não adianta votar e sustentar um regime destes que, a experiência o diz, é completamente ineficaz e lesivo do interesse da maioria dos portugueses.
Só votarei se aparecer um candidato
que se comprometa, pública e solenemente, a revogar o sistema a curto prazo e estabelecer o principio do triunvirato em toda a estrutura do aparelho de estado. Custa dinheiro, é muito caro ????
Muito mais custa sustentar as várias familias monásticas que durante anos a fio vivem à sombra do erário público, sem que dessa despesa se retirem ensinamentos para melhorias futuras.
Nem que para tal se tenha de impor aos portugueses o "real da água" que em 30 anos possibilitou a construção da conduta das águas livres para Lisboa.

mateus disse...

a ilustrção de uma cidade, embora ressalvas existam,como é óbvio,fun-
ciona em função dos governantes locais.

Dada a mínima percentagem dos valores de contrução existentes no
concelho, creio que haja tempo mais que suficiente, para responder com prontidão a quem escreve no blog.

Andam assim os impostos a servir
para os camaleões se divertirem e nada resolverem.

De ordenados nada têm, andam ao sabor da maré,com merda à mistura,
embora queiram fazer crer que tudo
o que desagua de um esgoto directamente para a ria, é de momento tratado e com as novas notícias, aquilo que dali sai do referido esgoto são sais menerais para alimentação e reprodução das ostras.
Esta calamidade mental tem que se lhe diga!

Olhão é o esgoto de referência do Algarve.

VIVA a IMUNDISSE!

Para as gerações da actualidade é de manter esta situação de porca miséria.

GASTAR, GASTAR, TOCA A GASTAR...
quem vier a trás que se trompique.

Não falta nuito tempo para que estes pardais se vão.
O País está contaminado com merda.
O sim, sim, está com dificuldades em poder fazer as tranzes, comlo quer e lhe apetece, pois virá a hora que terá de explicar as irregularidades cometidas.

Não existe nada de interesse num concelho com potencialidades.
É como aqui dizem,
SÒ PATOS BRAVOS!

JMateus

a.terra disse...

Ó Carlos Martins quem disse que eu procurava uma nomeação? Tu é que vieste aqui falar de alomoços com patos-bravos e ainda estou à espera do teu convite.