terça-feira, 27 de abril de 2010

Lixeira Ilegal em Olhão.Quem Protege a C.C.D.R.do Algarve?

O Presidente da C.M.Olhão Francisco Leal, e a C.M.Olhão há largos anos, que tem em funcionamento ilegal uma lixeira na freguesia de Quelfes, em terreno da Reserva Agrícola Nacional, e perto de furos de captação de águas.
O movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão" Já o ano passado tinha questionado a C.C.D.R. do Algarve, e esta tinha concluído que a lixeira era ilegal, e actuando de uma forma pedagógica aconselhou, a C.M.Olhão a criar um Eco-Centro, e encerrar essa lixeira ilegal.
Passado mais de 1 ano a C.M.Olhão, não só não encerrou a lixeira, como aumentou a área dessa lixeira, e teve até a pouca vergonha, de depositar nessa lixeira o lixo, que cerca de 500 Cidadãos voluntários de Olhão, pertencendo ao Movimento do Limpar Portugal recolheu em Olhão.
O "Somos Olhão" voltou a questionar a C.C.D.R. do Algarve sobre a situação da lixeira, e informou a todos os grupos Parlamentares da situação. Cecilia Honório do B.E. questionou a Ministra do Ambiente, sobre a situação.
Um elemento do "Somos Olhão" deslocou-se a semana passada às instalações da C.C.D.R.A. em Faro, para saber o estado da Lixeira ilegal, e informaram-no que estava tudo na mesma, e que não havia pedido de licenciamento de qualquer Eco-Centro por parte da C.M.Olhão.
Vem agora ao publico pela C.C.D.R. A. que a CMO, pediu licença para criar um Eco-Centro, no concelho de Olhão. Ora se num dia foi comunicado, que não havia nenhum pedido de licenciamento da parte da C.M.Olhão para tal ,como é que aparece agora essa noticia?
Será que a pessoa responsável na CCDR do Algarve, tem ordens para proteger Francisco Leal e a C.M.Olhão?
Mas acreditando que é verdade as declarações da C.C.D.R.,quando foi pedido essa licença? Onde fica esse terreno? não é preciso estudos de impacto ambiental, e a respectiva discussão publica?
São perguntas que a CCDR tem de responder, e não tentar proteger que já devia ter sido multado, por estar a depositar lixo ilegalmente em terrenos da R.A.N. que não estão sequer impermeabilizados, para receber o lixo diário da C.M.Olhão.

37 comentários:

Zé do Mar disse...

Móços! Mas com tantos problemas que temos em Olhão, vocês só pensam no lixo?
pensem para ai como vamos pagar as importações, quando nos cortarem o credito, como vamos pagar aos desempregados, aos empregados publicos, aos pensionistas, porque neste país pouco se produz, e o turismo não chega para tudo. Pensem como nos vamos ver livres dessa classe parasita de politicos, e gestores publicos que sugam todo o sangue deste país até à ultima gota. Pensem como vamos defender as nossas familias, os nossos bens, e as nossas pessoas dos assaltantes que aumentam em numero de dia para dia, derivado ao desemprego, e à inércia da Justíça.
Deixem a lixeira, porque esse é o menor dos males que nos apoquentam.

Anónimo disse...

será por isso que a margarida leal foi para a ccdr?para encobrir as merdas que o leal fazem matéria de crimes ambientais?

Anónimo disse...

quem é afinal o vereador do ambiente em Olhão,é ele que neste momento tem a culpa da merda que há no ambiente,como se chama esse incompetente? vá digam lá o nome dele par nós chamarmos os bois pelos nomes.

L.Rocha disse...

ó zé do mar mas olhe que é mesmo um problema grave,tão grave como os esgotos que correm para a ria sem tratamentoe a CCDR nada diz.não se esqueça que você não gosta de ver o lixo à sua porta pois não nem que derramem os sacos do lixo na RUA ou será que gosta? pois o que a CMO faz é levar lixo opara uma lixeira ilegal que nem impermiabilizada está e que contamina os recursos hidricos das captações do concelho,numca se sabe quando a CMO não vai ter de recorrer a esses furos para abatecer Olhão e se a agua estiver inquinada como é?
não se esqueça que é por causa da agua que vai haver a maior guerra de todos os tempos, nós é que estamos habituados a abrir a torneira e a agua sair,pois assim a maioria das pessoas não dá valor à agua,um bem essencial para a vida,pena que a tratem tão mal, como é o caso.

Zé do Mar disse...

Ó l.Rocha
Vamos lá a analizar esse problema, para ver quem está certo, ou errado, se eu estiver errado não terei qualquer problema em o admitir, mas espero o mesmo de você!
O lixo é transportado para esse espaço, que não tem mais de 1500 metros quadrados, onde é sortido, retirado o que ainda for reciclavel, tal como os metais, papel, vidro etc. depois transportado de ali para fora, para que venha a proxima carrada, Eu acho louvàvel essa actividade que faz com que o lixo seja reduzido a 30%, e no processo reciclamos materiais que ainda nos são muito úteis. Não interessa se o leal tem ou não tem alvará de ecoponto, o que interessa é que essa actividade nos facilita a vida.
Agora o meu amigo diga lá quais são os seus argumentos contra a lixeira, mas não me venha com pontos burocraticos, nem com essa do furo de abastecimento de agua.

Anónimo disse...

Isto era de esperar,a ida da Nº2 da C.M.O.para a C.C.D.R.A. só podia
ter este desfecho vergonhoso.
Estamos perante uma máfia siciliana
e ainda á o descaramento de pedirem ao SO!para não fazerem mais queixas porque entopem os tribunais,isto dá é vontade cada vez mais de fazer queixas ao Tribunal Europeu do Ambiente.Mas deste País que já não sei como se chama talvez Burkina FASO temos de estar preparados para estes concluios,desde o perdão do corrupto até ao castigo de quem não se deixou corromper e por aí fora,haja paciência fod..-..

Anónimo disse...

Caro Zé do MAR, a questão do lixo ou melhor do Ambiente tambêm é importante,eu não gosto de viver com lixeiras a céu aberto,nem quando passo na 125 cheirar o perfume da etar.
Agora as perguntas como vamos pagar
ás pessoas que mencionou,só as deve fazer a quem governa o pais e nos atirou para esta situação,não foram concerteza os trabalhadores deste país que esbajaram 4.000 Milhões de Euros em falcatruas bancárias,não foram os trabalhadores deste país que gastaram 1.000 Milhões de Euros em dois submarinos etc etc.
Tem razão sim Senhor quando diz por outras palavras que o País está a saldo governado por parasitas,os mesmos que ainda têm o descaramento de nos apresentar a factura do PEC,hó amigo Zé isto daqui para a frente já não vai com cravos acredite.

DX

L.Rocha disse...

no site da CMO o vereador do ambiente era a margarida leal que foi para a ccdr logo quem deve ter o pelouro é o camacho que a substitui.
agora o camacho tem força e poder para actuar? cá me parece mpois ele enquanto presidente do conselho directo da joão da rosa quando houve o caso do bulling mandou para casa a vitima e deixou o agressor na escola.
será uma pessoa com esse caracter que terá atitude para encerrar a lixeira que tem muito mais de 1500 metros quadrados de area como diz o zé do mar e que mandam para lá tudo o que é lixo até oleo de motores lá está e animais mortos também já lá foram fotgrafados e filmados,e o zé do mar diz que a proximidade com os furos é uma questão burocrática ? deve ser. esperto esse zé mar.

L.Guia disse...

olha zé do mar a area da lixeira é 1 hectare!sabes quantos metros são? é só 10 vezes mais do que tu dizes. cá por mim zé do mar tu queres é arranjar desculpas para não se falar da lixeira e da inconpetência da CMO em resolver esse grave problema ambiental e de saúde publica ou a contaminação dos aquíferos não é um perigo para a saúde se nós precisarmos de usar aquela agua?

Zé do Mar disse...

Olha L. Guia!
Eu conheço bem o local da estrumeira, porque já a usei umas vezes para me livrar de coisas que eu já não cria, e posso garantir que a area usada, não comporta mais de 1500 m2 a propriedade, até pode ter os 10000 metros, mas não a lixeira. Ninguem gosta de ver, cheirar, ou manusear o lixo, mas o que é um facto, é que ele existe e tem de ser considerado. Quanto aos aquiferos, os animais sempre morreram, urinaram e defocaram sobre a terra, isso não é um facto novo, o solo tem meios para reter essas toxinas através do processo de infiltração. Quanto às minhas segundas intenções, devo dizer-lhe
que não tenho qualquer interesse neste assunto, pois não tenho emprego, nem partido, nem ambiçoes politicas. Só gosto de dar o seu a seu dono.

Anónimo disse...

ó zé do Mar o horário da sessão era às 11 já foste pelo menos 1 minuto atrazado,vá lá que o j.valério já tá domesticado, senão começava logo a ladrar

L.Rocha disse...

olhe zé do mar sabe que depositar lá coisas é ilegal? já se livrou de umas coimas, a não ser que o zé do mar seja o dono das laranjeiras que o camião da CMO andou a arrancar e a depositar nessa lixeira.

Zé do Mar disse...

Estou muito desapontado com vocês!
Afinal se lhes tirarem as cassetes,nada fica. nem uma resposta aceitável, ai está que vocês falam sempre na mesma coisa, não têm ideias nem argumentos. Então ficamos mesmo por aqui, Umas coimas, e as laranjeiras do Peres, não lhes ocorre mais nada? Ah! eu não conheço o Jpereira! Sabem vivi muitos anos fora deste continente, por isso à pessoas que ainda não conheço mas estou recuperando depressa!

Anónimo disse...

mom ió zé do mar olha sabes ler então lê o comentário do Figo Lampo pois está quase na altura desse belo fruto que também vai desaparecendo do concelho.
agora a fruta é outra chama-se cifrões.

Anónimo disse...

ó zé do mar a ministra do emprego e o governo do zézito ,já tomaram mais uma medida para resolver a crise,retirar 25% do subsidio dos desempregados.
mas os bancos continua a paragar 15% de IRC.ao contrário da pequenas e médias empresas que pagam 35%.tá a ver quem é que vai ter de pagar a crise,não tá?

Anónimo disse...

leal dá falta de comparência na CMO pininha filho porta-se à maneira do Leal pois não deixou o vereador do B.E. falar mais de 5 minutos e deixou o 5º vereador do PS Alberto Almeida discursar 12 minutos.
o traidor do PSD mostrou-se idignado de neste mandato as coisa não serem como dantes onde havia um clima de concordância,e eu pergunto o prfº Alberto Almeida ainda queria fazer mais traiç~poes ao PSD do que tem feito este mandato? vota sempre a favor do ps,ao contrário do drº Abundio.
foi para isso que os sociais democratas votarm no PSD?

Anónimo disse...

O governo não tem controle no país
e o Presidente da República, terá de tomar uma atitute firme. Governo de gestão.

A todos os politicos receberiam 25%
menos dos ordenados, até reposição
e estabilização da divida do país.
Ajudas de custo e outras imitações acabavam.

Quanto a outros impostos, a mesma situação.

Dêem o exemplo, acabem com as roubalheiras. Ou há moral ou comem todos.

Ponha ordem nesse país semhor Presidente da República, não olhe a meios para atingir os fins.

JMateus

Anónimo disse...

Os actos de puro caciquismo continua na C.M.O. na ultima Assembleia Municipal foi proposto uma alteração ao regimento que consistia o periodo de intervenção do publico fosse antecipado.
TAL MEDIDA NÃO FOI ACEITE PELO PS.
Com esta medida o PS na Camara afasta os Cidadaõs Olhanenses de serem participativos na A.M.
QUALQUER Cidadão que queira colocar uma questão na A.M. vai ter de esparar pelo fim dos trabalhos isto é nunca antes da meia noite.
é assim que o PS e F.Leal está sempre ao nosso lado ?
Nunca mais na vida irei votar PS em Olhão.

Anónimo disse...

DITADOR, faz favor!

O prepotente nunca aceita que deixa
de ter razão, é casmurro nas idéias e pensamentos, pesando o prazer de "governar". Isto é por outras palavras, a estúpidez pessoal de uma pessoa tem a ver com a genese e por vezes é crónica
e preneciosa.

Tenho em crer que os interesses pessoais de amizade são para defender, sob pena de descrédito e acabar no zero, o que vai acontecer

A descriminação tão evidente que as
pessoas do concelho de olhão sofrem
e têm sofrido de um presidente que
a cada dia que passa se agrava com o desdém e que com soberba a cada dia que passa. Continua a não evoluir, é como o caracol.
Paciência!
JMateus

Anónimo disse...

esse Jpereira o que faz ele da vida?

Anónimo disse...

É vereador na C.M.O.sem pelouro atribuído.
Está ligado á construcção civil em regime de part time.
---------------------
A diferença entre A.Almeida e F.leal é o comprimento e estética dos respectivos narizes,a realidade das coisas continuará a ser o que é.
-----------------------
Cuidado não peçam Coelho,que pode saír gato !

------------------------
O estado Português tornou-se num gigantesto cogumelo alucinogénico ok !

Bruno

Anónimo disse...

umas vezes dá espetáculo( bailinhes na avenida)outra vezes amócha a bola.
quando a idália coloca a boca no trombone.

Anónimo disse...

eU NÃO ENTENDO O QUE É QUE VOCÊS VÊEM QUE EU NÃO VEJO.FALAM DE LIXEIRAS, MAS QUAIS LIXEIRAS EM OLHÃO?NÃO INVEMTEM MAIS.JOÃO DE OLHÃO

L.Rocha disse...

mAIS ASSALTOS NOS MERCADOS DE OLHÃO E MAIS UMA VEZ A GELVI E A XANA FORAM AS ESCOLHIDAS. A GELVI É A 3ª VEZ NUM MÊS E MEIO. ENTRETANTO NA REUNIÃO DA ACRAL O COMOSSISÁRIO DA PSP ESTEVE PRESENTE MAS DA VEREAÇ
AO DA C.M.OLHÃO NEM UM REPRESENTANTE.
NÃO DEVE SER IMPORTANTE A SEGURANÇA DOS CIDADÃOS PARA O PRESIDENTE, QUE APREGOAVA AOS SETE VENTOS QUE ESTAVA SEMPRE AO NOSSO LADO.
PASSADO A CAMPANHA ELEITORAL ELE ESTÁ É AO LADO DOS PATOS BRAVOS(PARA VER SE MUDAM A BARRA DA FUZETA) DO SCO E DO RIA SHOPING.

Anónimo disse...

vejam o região sul on line e percebam porque razão é uma cidade 5 estrelas.

Anónimo disse...

Vão estar como peixes na água,se já nadavam bem com esta noticia,meus amigos até dão saltos de costas de frente de toda a mananeira é fartar vilanagem.
Observatório da AQUICULTURA Instala-se em Olhão.
O Senhor Prsidente até diz que se houver falta de espaço,ele arranja
pudera .

Anónimo disse...

MÓSS IÓ João de Olhão deves ter cataratas dos olhos,com tanta fotografia da lixeira ainda não conseguiste ver ? Mó vai ao médico do olhos e faz café e deta-te.

João das Barrequinhas

Anónimo disse...

Se a Justiça funcionasse esse país
teria outro rumo!
Os politicos não fazem mais merda e abusam porque não podem.
Sempre esteve em tempo e altura de dizer:
VIVA A ANARQUIA,
VIVA A INCOMPETÊNCIA,
VIVA A MISÉRIA.
JMateus

capitão disse...

mom já forem à Expomar? o que eu gostei mesmo foi daqueles carrinhos,será que andem na agua?
tão a ver expomar carros faz sentido os carrinhes andarem na agua ou tou a ser má lingua?
então e as palestras às 15 horas na hora do calor? coitadinhe do arqueologo francisco alves que suava em bica, e tiveram de andar a arrebanhar, gente da universidade e da CMO para a sala não estar deserta.
vá lá tirando a mesa e a coitada da rita pestana 10 pessoas para ver uma sumidade a nivél internacional da arqueologia subaquática mundial.
ainda há pouco tempo veio da Nambibia,onde esteve a explorar uma embarcação da altura das descobertas.
essas conferências deviam ser fora da hora de trabalho como eram na 1ª expomar.e tinham a sala cheia,para ver o drº Francisco Alves.

Anónimo disse...

a gelvi outra vez assaltada os moçes devm gostar meme dos sorvetes do vergilio dos cães.
se eu fosse ao filhos do vergilio aproveita e fazia este slogan" se os gatunos arrisacam o assalto para comer os nossos sorvetes, venha você conhecer o nosso sorvete inrressistivél,com sabor a chico leal.
ou seja a politico podre.

Anónimo disse...

comentário de um anónimo no blog da D.Arlapa muito interresante essa análise,sobre o que fez o 25 de abril
o 25 de Abril trouxe liberdade de nós podermos conversar e discutir em publico sem sermos importunados,é verdade,mas, é esse 25 de abril que criou esta espécie de politicos que v~ºao deixando o poder de pais para filhos como se fosse uma monarquia.
o exemplo disso é a CMO e a junta de freguesia de Quelfes . na CMO Francisco Leal foi colocado na listas de candidatos pelo seu amigo charrão, quando nem era militante socialista.pois não pagava quotas há uma série de anos.
o actual vice presidente da CMO,o seu maior valor é ser filho de Antonio Pina ex.MDP/CDE,que teve de mudar de partido para arranjar tacho,depois foi tudo na politica local só não foi presidente da CMO,então como não o foi vá de arranjar condições para o filho ser.por arrastamento Antonio Pina (filho),levou atrás de si o seu sócio no negocio das ostras Carlos Martins que começou na politica no CDS depressa virou socialista,se calhar sem ler um livro de Carl Marx.e chegou a vereador,bom o resto nem vale a pena falar pois o vereador do PSD prfº Alberto Almeida vota sempre a favor do PS,sendo até premiado com um lugar de vereador das politicas internacionais e do trânsito,e com um lugar na administração dos mercados de Olhão,coisa que o drº Abundio cabeça de lista nem sequer foi consultado.
são essas cabeças que nos governam à conta da liberdade do 25 de Abril e era vê-los de cravo na lapela,como se fossem democratas.
a outra coisa muito má que o 25 de abril trouxe em Olhão é que se F.Leal sabe que tem opiniões contrárias a ele encostam à prateleira,e me pechºao temos o caso do zéquinha que é socialista há muito mais tempo que carlos martins e antonio pina e só teve um lugarna junta de pechão.
se ele faz isso aos do próprio partido, imaginem aos que não são do partido rosa.
há elementos do ps,em olhão, que por terem ópinão contrária nem são convocados para a concelhia do ps.
29 de Abril de 2010 16:39

Anónimo disse...

Ó Capitão e dizia o Senhor Presidente da Camara que a crise tinha acabado,que a expomar iria ser um exito ? Até agora o que se assiste é mais um exôdo que um exito.

Anónimo disse...

Falta de dinamismo, criatividade, sensibilidade e competência.
A má lingua paga-se, mais tarde ou mais cedo, mas, a incompetência essa é cobrada a cada momento que se toma uma decisão.
JMateus

Anónimo disse...

Esse presidente só produz lixo.
E porquê:
Aniquila os mariscadores,pescadores
agricultores e o pequeno comércio.
Isto é verdade!
Como o fez:
Nos mariscadores continua a mandar merda para a ria;
Nos pescadores tiram-lhes o pescado
desinteressado nas negociações;
Nos agricultores nem sequer lhes olha, pudera, longe o trabalho;
No pequeno comércio,é só superficie
de betão;

Este presidente ANIQUILOU, MATOU, DESTRUÍU o aparelho produtivo do concelho.
Isto é mentira?
Isto é ser má lingua?

Só GASTOU, GASTOU o dinheiro dos contribuintes sem nexo e orientação

Distribuiu a seu belo prazer impor-
âncias ao FUTEBOL, JORNAIS, TEATROS
e a alguns amigos;

Ao turismo semeia a selva com a construção dispersa e sem nexo, não aprendeu nada do que aconteceu nos outros concelhos, que têm graves problemas por esse procedimento criminoso e sem condenação.

Aonde está a imaginação e a criatividade desse presidente???

Sempre ouvi dizer que, "quem não sabia fazer nada recorria ao funcionalismo público"
Eu digo, quem é incompetente aloja-se e acobarda-se na política.

VIVA A PRODUÇÃO !

O presidente que vá TRABALHAR!
JMateus

Anónimo disse...

Olhão: PCP questiona governo sobre lixeira a céu aberto
O deputado do PCP na Assembleia da República, José Soeiro questionou o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre a lixeira “a céu aberto” existente perto do cemitério de Quelfes, em Olhão.

O parlamentar comunista diz ter documentação a indicar que, “apesar de repetidas intervenções” do Núcleo de Protecção Ambiental da GNR e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a situação ainda não foi resolvida pela autarquia de Olhão.

José Soeiro fala em “inqualificáveis e, até ao momento, impunes atentados ambientais”, que, “mais uma vez”, terão na sua origem na Câmara Municipal de Olhão, “o que torna duplamente inaceitável a situação”, critica.

Para o deputado, o governo não pode aceitar que “quem devia constituir um exemplo para os cidadãos no cumprimento da lei e salvaguarda do património ambiental que a todos pertence, persista, apesar de repetidamente notificada, em manter uma lixeira a céu aberto”.

“Será Olhão um território sem lei?”, questiona o PCP. “Estamos claramente perante uma violação continuada da lei sem que por parte do Estado se verifique a actuação firme e determinada no sentido de lhe pôr termo.”

José Soeiro diz não ter dúvidas: “O crime continua e a sua impunidade também”, assegura, salientando que no espaço em causa são depositados “resíduos sólidos urbanos, monos, metais, plásticos, papel, madeira, cadáveres de animais.

O deputado comunista dirigiu quatro perguntas ao Ministério do Ambiente do Ordenamento do Território, assim como à secretaria de Estado da Administração Local, pedindo explicações para esta “continuada violação da lei” e que penalizações poderão ser aplicadas.

“Até quando vai o Governo contemporizar com esta inqualificável, inaceitável e ilegal situação? Que medidas concretas vai o Governo tomar para pôr termo à impunidade desta continuada e deliberada violação da lei?”, questiona José Soeiro.
EP / RS
08:40 sábado, 01 maio 2010

Comentar esta notícia [1 comentários]
Enviar a um amigo
Imprimir esta notícia
Criar alerta Flash-Mail
noticia vinda no região sul
pena que o deputado soeiro não tenha dito que a iniciativa da denuncia foi do "somos Olhão".
será que o seu camarada castanheira não o elucidou acerca disso? ou os movimentos de cidadãos não interressam ao pcp?

Atento disse...

já é hábito do pcp os populares fazem a luta e eles tentam galagr essas lutas porque não refere esse deputado a origem da denuncia e o acompanhamento do crime ambiental.
o b.e. de lisboa fez isso já o de olhão tentou camuflar .a quem mete medo o somos olhão parece que não é só ao leal e companhia,patrece qie é a todos os qwue não querem que as pessoas se aprecebam doque se passaá nossa volta.

Anónimo disse...

Um pouco de verdade não fazia mal ao PCP,e verdade era afirmar que a denuncia partiu do SOMOS-OLHÃO,tal como fez o B.E.
Não ganham nada com este tipo de atitudes sectárias ao dizerem só o que lhes interessa, ou quando não escondem as verdades que lhes são incomodas,cada vez estão mais parecidos com aqueles que nos jornais dizem uma coisa e na prática fazem outra.Coerência é coisa que não abunda para aqueles lados,e não só nesta situação.

A.P.