quarta-feira, 21 de abril de 2010

POLIS AO ATAQUE EM OLHÃO?


No Lavajo de S. Lourenço, Ria Formosa, ZPE 0017 e classificado como canal secundario de navegação pelo Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, decorrem neste momento dragagens à revelia do Decreto- Lei 69/2000 que transpõe para o ordenamento jurídico português as directivas comunitárias 85/337/CE e 97/11/CE ambas do Concelho, já que não foi feita a Avaliação de Impacto Ambiental previsto pelo anexo II, nº 10 alínea n).
Valentina Calixto, presidente da ARH e responsável pelo Domínio Publico Hídrico e João Alves coordenador das Áreas Protegidas do Sul do ICNB e responsável pela conservação da natureza e biodiversidade, há muito que deveriam ter sido demitidos pelo constante desrespeito pela legislação em matéria ambiental.
Não muito longe daquele sitio existe uma espécie em vias de extinção, o cavalo marinho e que constitui a maior colonia de exemplares do planeta. Que raio de conservação da natureza é esta?
Também ali perto o Programa Polis prevê a localização de fundeadores. Será isto uma antecipação da execução daquele programa, encalhado no emaranhado que tem sido a respectiva Avaliação Ambiental Estratégica?
Certo é que em clara violação da legislação, outra coisa não é de pedir senão a cessação imediata dos trabalhos de dragagem, nem que seja necessário o recurso ao embargo e a responsabilização dos responsáveis que as autorizaram.

8 comentários:

Anónimo disse...

1 Abril 2010 - 00h30

Quintas do Algarve

Ryder Cup
Se o Governo apoiou a iniciativa de excluir a candidatura do Algarve à realização do Ryder Cup, é muito preocupante. Ainda mais quando o Algarve perdeu, nos últimos anos, três milhões de turistas estrangeiros.


O Algarve tem dos melhores campos de golfe da Europa, já foi eleito ‘Melhor Destino de Golfe do Mundo’pela Internacional Association of Golf Tour Operators (IAGTO) em 2000 e em 2006, pelo que não se justifica que a nossa região tenha sido preterida. A mim não me surpreende que por detrás de tudo isto esteja o Dr. Manuel Pinho… Exige-se, portanto, que o senhor Secretário de Estado do Turismo e o Dr. Luís Patrão dêem ao Algarve a atenção a que a nossa região tem direito, investindo na recuperação da procura perdida nos últimos anos.





Francisco Leal, Presidente da Câmara de Olhão



retirado do correio da manha

Anónimo disse...

Então e os partidos da oposição estão de acordo ?Ou não conheçem suficiente bem a matéria para não se pronunciarem,será que á oposição em Olhão ?Ou não lhes convem lutarem para que não haja atentados ambientais destes.
Então isto comparado com o caminho da lixeira de Quelfes e da cota da pescada é uma gota de agua .

Zé de Olhão disse...

Mosse ó Terramote vai mas é trabalhar, ou então fica para ai quieto e não chateis quem trabalha!
vai papando ai uns almoçinhos aos pato bravos, e deixa lá os cavalos marinhos, porque isso nem para comer presta.

Anónimo disse...

mom o leal a falar mal do pinho? então o leal disse que o pinho ia resolver o problema da Bela Olhõa e agora fala mal por causa do golfe ele devia era ter falado mal do pinho e do governo não terem resolvido o problema do fecho da bela olhão que isso é que mandou para o desemprego 300 e tal pessoas.

Anónimo disse...

mom então nã sabem que o filhe do brazinhe tem falta de areia?

Anónimo disse...

O zé do mar tem razão,vai mas é trabalhar terramoto e almoça com os patos bravos porque ainda vais dentro e levas alguns deles incluindo a secretária do j valerio (ex ),Carlos Martins

Anónimo disse...

mom cada vez acredito menos em voces atão, a draga do brazinho esta a tirar um tubo e voces dizem que é dragagens abrem bem os olhinhos querem é confusão.

Anónimo disse...

esta noticia nao tem cabimento nenhum onde estao as dragagens porva isso terramoto