sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vergonha em Pechão!

Porque a cidadania no concelho deve ser defendida, e nós devemos ser solidários, aqui fica a minha homenagem ao autor do blog" O Pechanense" pela sua ousadia em relatar a vergonha que existe em Pechão, e à imagem do esgoto do T em Olhão, a C.M.O. nada faz para acabar com a poluição para a Ria Formosa, aqui fica o relato de Jaime Fernandes, espero que ele não me leve a tribunal, por direitos de autor.

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010
Pechão é esgoto a céu aberto

Volta e meia cá estou eu... e para fazer o quê? Para escrever mais uma carta aberta. Desta vez, não só para o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Pechão, como também, para o senhor Presidente da Câmara Municipal de Olhão.

Então aqui vai:

Exmos. Senhores Presidentes da

Câmara Municipal de Olhão

Junta de Freguesia de Pechão

Antes de mais quero cumprimentar-vos e pedir desculpa por não vos escrever há muito tempo.

O assunto que me leva a endereçar esta carta aberta a V. Exas. é a "transformação" de Pechão em esgoto a céu aberto (com repercussões para a já tão massacrada Ria Formosa). Sim, de dia-para-dia, cada vez mais, Pechão está a transformar-se num esgoto a céu aberto. Não me estou a referir apenas à Ribeira de Bela Mandil (já falado por mim aqui). Desta vez estou a falar da Rua 25 de Abril (para quem não sabe, esta rua é parte da estrada que liga Olhão a Estoi, dentro da aldeia de Pechão).

Sempre que chove com abundância as caixas de esgoto desta rua ficam semi ou totalmente entupidas, o que faz com que as tampas das caixas de ligação das habitações "rebentem" e lancem toda a porcaria para a estrada em direcção à Ribeira de Bela Mandil... isso quando não são as próprias tampas do saneamento público a abrirem com a força da "trampa". Convém aqui lembrar que este saneamento público foi feito há coisa de 30 anos para uma aldeia com "meia dúzia" de habitações, ou seja, está desadequado para a quantidade de habitações hoje existentes.

Há coisa de duas semanas uma caixa de ligação para o saneamento público, que fica precisamente à frente da casa da mãe do Senhor Ministro Mariano Gago, tem lançado para fora, quase ininterruptamente, águas sujas e mal cheirosas que quase obrigam a população a andar com uma mola no nariz. Sei que numa destas manhãs, da semana passada, alguns funcionários da Câmara estiveram cá, abriram uma tampa no cruzamento junto à referida caixa, "enfiaram" alguns ferros para desentupir e foram embora. Ao fim da tarde desse mesmo dia corria tudo pela estrada... novamente.. até hoje!

Penso que a solução, sem dúvida alguma, seria uma obra de fundo para que se renovasse todo o saneamento. Como acredito que a Câmara Municipal não tem verba para tal (provavelmente outras são as prioridades), sugiro a V. Exas. que, mais ou menos mensalmente (principalmente em época de chuvas), todas as tampas do saneamento público da Rua 25 de Abril sejam abertas e se proceda a uma limpeza eficaz, de forma a que seja mais agradável respirar e viver na nossa aldeia.

(Para que ninguém fique mal disposto com imagens decidi não colocar nenhuma aqui no post mas fiz links para as fotografias. Para as ver é clicar nas palavras ou frases com cor diferente.)

Com os melhores cumprimentos

Jaime Fernandes

24 comentários:

costa disse...

Caro Jaime Fernandes tive a ousadia de publicar o seu post no Olhão Livre,por vários motivos,o 1º por pensar que devemos ser solidários e denunciar aquilo que pensamos que está mal, e que não custava nada à C.M.O. mudar.
em 2º lugar pelo que li no seu blog o Jaime escreveu uma carta ao presidente da Junta de freguesia de Pechão e ao presidente da CMO. não sei se a correspondência chega,ao presidente da junta de freguesia de Pechão, mas sei que normalemnte a correspondência que é enviada para o presidente da CMO é triada pela sua assessora,e só lhe é entregue aquilo que ela quer,assim sendo e sendo este seu post publicado no Olhão Livre de certeza que o presidente da C.M.Olhão o vai ler,pois ele é leitor assíduo do Olhão Livre, e a sua assessora não conseguirá impedir que essa sua carta lhe chegue às mãos.
Assim Francisco Leal não terá desculpas que não comhece a situação dos esgotos a correr para a Ria Formsa com origem em Pechão.

Anónimo disse...

afinal não é só em Olhão que os esgotos correm para as ruas no outro fim de semana ao pé do armando dos motores uma colector de esgotos esteve 4 dias a jogar esgoto para a rua.
já não é tempo da CMO por fim a essa vergonha?

F. Leal disse...

aí zequinha levas má porrada que o burro do cigane.
mom pede ajuda ao chico e acaba lá com a merda em pechão pelos menos essa que sai dos colectores de esgotos,porque a merda que tá na junta custa mais a acabar pois pelo que sei as dividas estão me monte e só ao azinheira são mais de 30000euritos,pelo que se lê no blog da Dona Arlapa.

Bruno disse...

Completamente de acordo que se use a net para dar a conhecer este tipo de acontecimentos,que prejudica a qualidade de vida das populações,e transmite uma imagem a quem não é do Concelho,de degradação ambiental.
Como já aqui foi escrito,pelo Senhor Costa existe uma triagem do correio enviado ao Senhor Presidente,será que este tem conhecimento do que se está a passar em Pechão ? Depois estranhamente não se sabe qual a data de envio da referida carta,tanto no Blog Pechanense como aqui Olhão Livre,teria sido enviada com aviso de recepção ?Porquê,já que o assunto não é novo
não ter sido levantado em A.M.pessoalmente pelo Senhor Jaime Fernandes ou pelos moradores prejudicados, e não so ? Vi não há muito tempo alguns blogues cá da praça,fazerem menção a um muro que apanhava a estrada,isto tambêm em Pechão,mas não passou disto,da denuncia,o que quero dizer é há reuniões de camara e A.M.mas não se vê os cidadãos prejudicados a confrontarem os responsáveis autárquicos com estes assuntos,denunciar na internet é bom porque os frequentadores tomam conhecimento,mas sinceramente não chega,é preciso cara a cara responsabilizar quem de direito,e exigir a resolução destes e outros problemas que afectam a população.
Eu sei porque assisto a estas reuniões,que confrontação pessoal é a melhor forma de resolução dos problemas,embora se corra sempre o perigo do responsável da Autarquia quando não quer ou não pode resolver refugiar-se num oportunamente vou resolver,o que por vezes não aconteçe.

Bruno

Anónimo disse...

Mó então a carta tem a data de 23 de Abril,ainda não chegou á camara.

Anónimo disse...

Merda, merda, merda, sempre a mesma coisa, que merda de camara.

zé pópó disse...

Ao Bruno numca fui a uma assembleia Municipal, e sabe o motivo? è que o regulamento da Assembleia Municipal não é democrático,pois os cidadãos para exporem os seus problemas tem de esperar pelo fim da Assembleia Municpal. ,ou seja tem de ouvir todos os politicos que não estão interresados em resolver estes graves problemas dos cidadãos,pois é de saude publica que se fala esgotos a correr para a rua e para a Ria Formosa é alem de um crime ambiental um crime de saude publica pois pode dar origem a doenças.
Pensa o bruno que p presidente da CMO não sabe dos esgotos que são diariamente despejados na Ria sem tratamento? Desengane-se Bruno, o presidente pensa é que não resovendo goza com as pessoas que denunciam essas situações que há anos que deviam estar resovidas.
O presidente da CMO quer é dar despachos para as grandes obras de construção civil,pois é nesses despachos que muitos deles vão contra o PDM,que ele mostra que tem poder e que faz o que quer e lhe apetece, Corrupto o presidente da CMO? penso que não, pois como foi ainda há dias provado pelo juiz que condenou o Sá Fernandes,em Portugal não há corruptos,mesmo que passem 200 000 euros para as mão de alguém que tem influência em aprovações de obras esquisitas e que violem o PDM.
Faça o Bruno a interpretação dos factos, e veja quantas violações ao PDM se fizeram em Olhão e diga lá se vale a pena ir às A.M. quando a maioria dos deputados do PS gozam com que lá vai.

Anónimo disse...

mais um assalto agora foi o quiosque da orlanda ao lado da sede do B.E. noticia vinda hoje no correio da manhã.
a PSP prendeu um larápio mas logo o juiz o mandou em liberdade também não é de admirar pois o domingos nevoa tentou corromper e ainda recebeu indemnização.
No caso de evitar os roubos em Olhã
são os comerciantes que se estão a organizar e vão fazer uma reunião na recreativa rica na 3ª feira ,para contratarem mais guardas nocturnos.
mas os cidadão não pagam impostos mais que suficientes para que estejam seguros?

Anónimo disse...

se os vereadores não resolvem estes casos de saneamento,é porque são incompetentes, e não querem saber de quem os elegeu.
em vez de gastarem tanto dinheiro em festas festarolas foguetes e banquetes de ostras e amêijoas era melhor que olhassem para o saneamento do concelho assim como para as canalizações de agua que já tem mais de 50 anos e que volta não volta estão a rebentar,para já não falar da agua que se perde sem ser gasta e paga.
isso sim são problemas graves do concelho que afectam todos os cidadãos do concelho,agora festas todos os meses quem paga a fortuna que se gasta com os artistas de renome que vem todoas as semanas ao auditório,as pessoas que vão ver suportam as despesa de contratação e de manutenção do auditório? era bom saber essas contas pois há muitas borlas pelo meio e dantes 2 filas eram à borla agora já vão em 3 filas que não pagam.

Anónimo disse...

ao bruno olhe bruno o leal o filipe ramirez o alberto almeida e outros caciques da politica local gozam com quem vai á A.Municipal o filipe ramirez que é quem controla o tempo dá a palavras aos seus apaniguados o tempo que quer e que lhe apetece,desde que seja para defender o leal e as medidas propostas pelo ps.se for um opositor logo lhe corta a palavra com o argumento que ultrapassou o tempo.
diz o bruno que a idas às assembleias municipais resolvem os problemas sim podem resolver,mas veja o caso de uma cidadã do B.E. vitima de violência , que disserem na ultima A.M. que tinha o seu problema resolvido e que ainda hoje nada fizeram.se o bruno for à proxima A.M. pode perguntar o motivo que dizem em assembleia municipal uma coisa e na prática fazem outra?

Anónimo disse...

moss brune se não fosse as denuncias na net o leal dava saltos de contente pois as reuniões da A.M. e da CMO só servem para ele gozar com o pagode depois das reuniões da CMO vão para o lagar e é vê-lo a empataturar-se e a rir à gargalhada com as baboseiras do j,pereira até o alberto vai papar esses almoços só que não tem almoço pago é o j.pereira e o drº abundio.
o grande problema dos governos e camaras que governam contra o povo é a net que não conseguem controlar.
viva a internete dá para desmascara esses gatunos todos.

pechanense disse...

Quem me conhece e conhece o meu blog pechanense (existente há um bom par de anos) sabe perfeitamente que posts deste género que eu escrevi e aqui foi republicado, são normais... quer dizer, quando não me ausento da blogosfera (o que acontece de vez em quando). Não é preciso muita ausadia, coragem e outras coisas mais. Basta falarmos, como cidadãos que somos, daquilo que se está a passar à nossa volta.

Infelizmente vive-se hoje em Portugal um clima em que as pessoas têm medo de falar, não porque vão parar aos calaboços da PIDE, mas sim porque depois as autarquias e outras entidades que criticamos/denunciamos fechem as portas para nos conceder aquilo que temos direito como munícipes que somos (estou a falar daquilo a que temos direito e não a favores que se pedem...)

Esta é a melhor forma de celebrarmos o 25 de Abril todos os dias.. exercer nossa cidadania!

"Só p'ra dizer ainda" (esta expressão é da autoria de um outro pechanense eheheh), que a "carta aberta" com os devidos links, seguiu por mail para os emails gerais tanto da Câmara como da Juta de Freguesia... e para mim basta isso porque tenho a convicção que ela já foi lida pelos respectivos autarcas ou alguém próximo que dará conhecimento do seu teor... aliás eu geralmente apenas publico estas cartas abertas (normais para o presidente da Junta de Freguesia de Pechão) apenas no blog... até porque eu não os vou informar de nada que já não saibam que está a acontecer.

Quanto a terem republicado o post, estejam à vontade que não levarei ninguém a tribunal :)))

Um abraço
Jaime Fernandes
(pechanense)

Bruno disse...

Concordo plenamente com as vossas opiniões sobre os métodos anti-democráticos exercido nas A.M.
isto porquê,porque na minha opinião o povo foi quem elegeu aqueles personagens,logo deveria ser o povo o 1º a ter palavra naquele orgão,mas infelizmente e porque lhes convêm não procedem assim,refugiam-se no regulamento,agora cabe-nos a nós Povo,estarmos presentes e pressionarmos no sentido da mudança,
calculem só as centenas ou milhares de Olhanenses presentes na A.M. exigindo mudança de procedimentos,queremos falar em 1º lugar,não podeemos esperar até a´s duas da manhã para colocar um problema,porque no outro dia temos de ir trabalhar ou estudar,e isto mudava de certeza,agora falamos nisto na net e depois ? nada feito
os mesmos não se sentem pressionados e a musica segue igual como á uma data de anos.

Bruno (be)

Anónimo disse...

afinal o bruno é do b.e. explique-me lá o bruno qual a razão que ocultam que o problema da lixeira foi levantado pelo somos olhão que mandou notificação a todos os grupos parlamentares por causa da lixeira de Quelfes.
o unico que pegou no caso foi o B.E. mas também não é para admirar,pois o PS ,PSD e CDU em Olhão não vão muito com essas coisas da cidadania.
Mas bruno o B.E. em Olhão devia dizer que é bom que os movimentos de cidadania existam pois graças a ele o B.E. teve a votação que teve.
os cidadãos cada vez acreditam menos nos partidos do arco do poder,pois todos eles querem é tacho e guerreiam-se por ele mesmo entre si e internamente como é o caso da convenção do B.E. que uns querem fazer e outros não.

Anónimo disse...

Pois é tem razão o Senhor Anónimo
quando diz que alguns partidos não gostam de Movimentos de Cidadania,esse é de facto o problema dos partidos que foram dominados internamente por grupos de interesses que se instalaram e dominam e ultrapassam por vezes as estratégias partidarias,por outras palavras há grupos de interesses que se servem dos partidos para cobrirem as suas malfeitorias, e temos casos concretos todos os dias.Depois os dirigentes dos partidos quando dão por ela estão dominados e dependentes destas figuras,porque ao fim ao cabo são eles (corruptos)que acabam por financiar as acções de campanha dos partidos a que pertencem.Já viu algum partido levar á justiça esta qualidade de gente?Concerteza que nunca,nem vai ver,se isso acontecesse quem lhes financiava as acções ?A promiscuidade é tanta
que já abrange as mais poderosas instituições dos Estado.
Tambêm ha´o contrário,o dirigente partidário enfia dinheiro no partido e assim pensa dominar os acólitos.Por isto não gostam que as pessoas cidadãos sejam livres e independentes destes jogos de labirinto.

Bruno

Marreco disse...

Neste 36ºaniversario do 25 de Abril deixo aqui este pensamento de Bertolt Brecht

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertolt Brecht (1898-1956)

Anónimo disse...

Hó Marreco é por termos tantos politicos participativos e bem informados que o país chegou a este ponto !

Anónimo disse...

Bom dia OL,onde tens andado?sabes as tuas opnioês não fazem tanta falta como tu pensasSeria melhor ficares de férias durante muito tempo,talvez zté ás proximas eleiçôes autárquicas.Vcês somos olhão ou olhão livre como queres chamar nunca poderiam concorrer a nada porque vos falta perfil e caracter o que são essenciais para que o povo acredite nos políticos.Quanto aos nomes que me chama isso para bem é a quem chama ou melhor o barrete assenta perfeitamene em ti.JOAO DE OLHÂO

Lima disse...

Tanto se fala aqui de esgotos em Pechão, que não posso deixar passar a oportunidade, para falar dos esgotos que não há na Arrochela
, A Arrochela, é um pequeno povoado
,implantado na encosta que desce do serro de S. Miguel para Olhão, pertence à freguesia de Pechão, e fica a 2 Kms de Olhão aqui tudo permanece como à centenas de anos, o lugar foi palco de excelentes hitórias contadas pelos nossos avós, em que entravam mariantes, heróis, e assaltantes, Contava a minha avó que um dia apareceu aqui na Arrochela um capitão de mar, com uma linda princesa que tinha trazido da India, eram amantes, como não podiam casar por motivo das suas diferenças etnica- religiosas, ela resolveu fugir aos seus progenitores, e segui-lo, desembarcaram em Olhão e vieram-se refugiar aqui na Arrochela, onde tiveram muitos meninos, e foram felizes para sempre. O Dr. Mario Nobre, Ilustre Olhanense, ligado à vida autarquica, Tinha aqui um lindo palacete, onde vinha todos os anos passar as férias, o palacete, está em ruinas, mas ainda pertence à sua familia. Actualmente moram aqui à volta de 20 famílias, sem caminhos pavimentados, sem escolas, sem recolha de lixo, sem destribuição de correio, e SEM ESGOTOS, Só numa coisa estamos em igualdade com os demais habitantes,pagamos os impostos à mesma taxa. Portanto o 25 de Abril ainda aqui não chegou!

DX disse...

É SO! porque é 25 Abril.
Rompendo com o cerco das organizações partidárias tradicionais os movimentos cívicos assumem-se essencialmente no novo espaço de Cidadania,e revelam como vectores principais das suas linhas de orientação muito abrangentes,desde logo os temas sociais,como a cidadania na nova Europa,o multiracialismo,a ecologia e o Património.Ideias que induzam os Cidadãos a serem respeitados pelos orgaõs de poder e que ao mesmo tempo mobilizem e sensibilizem o cidadão comum.
Não têm os movimentos de Cidadania ambições pelo poder ou sonhos de fazer uma revolução "talvez não"têm sim quase de certeza a esperança da transformação de atitudes comportamentais desde a transparência da gestão da coisa publica até á aplicação rigorosa dos PDM,aonde as intervenções fisícas ao serviço de uma visão mais integradora de transformação das cidades em espaços de coesão social de competitividade económica e de qualidade ambiental,não é isto que se assiste.
A denuncia de quem não respeita estes valores,são actos de cidadania que deveriam ser elevados
independentemente da forma,mas infelizmente e como dizia um comentador que assina por Bruno(be)
"os grupos de interesses instalaram-se nos partidos e não vêm com bons olhos Cidadaõs independentes,nem sequer movimentos de cidadania "Por mim estão dispensados.

DX

Anónimo disse...

ontem era vê-los gordos e anafados de cravos ao peito a celebrarem o facto de conseguirem governar com base em tudo o que são práticas anti-democratas o filpe ramirez que era do mrpp que passou para o pcp,e deste para o ps,onde assentou e arranjou tacho para ele e para a mulher que andou a fazer deputas na A.R.
o pina pai que foi do mdp -cde (ala dos ditos intelectuais que não queriam ser apelidados de comunistas)e assim que se passou para o ps arranjou uma série de tachos à contas das intriguises politicas.
o carlos martins que começou no cds também andava de cravo na lapela,pudera tem de defender bem o tacho pois essa coisa das obras está em crise vá lá que um clube de futebol cá do burgo lhe dá uma subvenção todos os meses.
o camacho hoje vereador também comoçou no pcp e hje já,tem tacho,e não se dá lá muitombem com os ex.camaraditas. o leal andava enchado com o cravo na lapela e pregoava a recuperação económica por causa da expomar. não diz ele que a maior parte dos expositores vem à borla. até o alberto almeida andava d cravo na lapela deve ser por solidariedade com o leal,pelos favores que se prestam um ao outro o que faz com que o voto do alberto almeida seja mais um voto no ps ,ou seja o ps em vez de 4 vereadore temmna realidade 5 vereadores na CMO só uqe um é traidor ao psd.

L.Rocha disse...

ó Lima
como é possivél um nucleo de habitações do concelho de Olhão ,no seculo XXI sem esgotos? e pagam tacha de esgotos?não é ilegal? e tem aguia e recolha de lixo?
isso é caso de denuncia,contra esta autarquia que se calhar, nem sabe onde fica a Arrochela

Lima disse...

Ao L.Rocha

É verdade amigo como se compreende que em pleno seculo 21 ainda hajam localidades sem esgotos, e outros serviços essenciais?
já cá temos água e luz, mas é só; e o mais estranho, é termos de pagar para a recolha de residios sólidos, quando não usufrimos desse bem, já por duas vezes me queixei na edilidade, foi-me dito que o senhor engenheiro iria dicidir, e depois me informariam, mas isso já foi à cinco anos, e até hoje ainda não recebemos resposta. Perguntaram-me tambem o que faziamos ao lixo, ao que eu respondi que o inceneràvamos, foi-nos então dito que teriamos de pagar uma taxa de inceneracão.

Zéquinha disse...

...é só p'ra dizer que o agente secreto do SIS EP que trabalha exclusivamente para mim aqui em Pechão, viu no Domingo às 7 horas da manhã o camião limpa fossas a sugar as águas mal cheirosas das caixas de esgoto. Tão madrugadora hora domingueira certamente que foi para que durante os festejos do 25 de Abril junto à placa na rua com o mesmo nome não ficasse a cheirar mal e afugentasse o público costumeiro destes eventos... mesmo assim afugentou. O discurso do senhor presidente da junta de freguesia de Pechão foi praticamente dirigido para meia dúzia de pessoas!

viva Pechão, viva o Zéquinha!