terça-feira, 11 de maio de 2010

ETARs da Ria Formosa, afinal não cumprem as normas comunitárias

"Somos Olhão" apresentou uma queixa à União Europeia contra o Estado Português. A apresentação pública e aos órgãos de comunicação social foi no dia 12 de Março de 2009, uma 5ª feira, entre as 10h30m e as 12h no cais T, local de embarque para as Ilhas da Armona, Culatra e Farol e onde corre um esgoto sem tratamento para a Ria Formosa.

Passado mais de um ano do "Somos Olhão" ter apresentado essa queixa à Comissão Europeia e dos responsáveis continuarem sem apresentar uma solução, vem hoje as Águas do Algarve confirmar que duas dessas ETARs, Olhão Poente e Faro Nascente, não cumprem as exigências da União Europeia, e no seu próprio site, que qualquer cidadão pode consultar, sobre a última análise referente ao mês de Janeiro diz o seguinte:
"Face aos resultados analíticos obtidos, constata-se que o efluente final da ETAR não cumpre o normativo da descarga."

A zona em que as referidas ETARs descarregam, são uma das zonas mais sensíveis da Ria Formosa, onde até a presença humana é proibida e apenas permitida aos viveiristas e mariscadores devidamente credenciados. Uma vez que um desses efluentes vai dar a viveiros de produção de bivalves, que estão na ilha da Lebre a menos de 50 metros do tubo de descarga da ETAR de Poente de Olhão, pergunto eu se não poderá estar também em causa a saúde pública.

Face à grave crise que Portugal vive e quando o presidente da República diz que se deve apostar no Mar, não será hora das entidades competentes IPIMAR, CCDR do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Ministério do Ambiente e respectiva Ministra Lurdes Pássaro, ARH, Presidentes das Câmaras Municipais de Olhão e de Faro, se juntarem todos e reconhecerem de uma vez por todas a necessidade de recuperar efectivamente a Ria Formosa e promover o seu desenvolvimento?

A Ria Formosa era a zona de maior produção de bivalves de Portugal e desde há 20 anos a sua produção tem vindo a diminuir drasticamente, segundo dados do próprio IPIMAR, que apontava como causa dessa mortandade o vírus Perkinsus atlanticus". Passados 20 anos os bivalves continuam a morrer cada vez mais e as marés de biotoxinas, a cada ano que passa, levam à interdição da apanha de bivalves, que dantes era só no oceano mas que agora se alastrou à Ria Formosa e aos viveiros de amêijoas, como tem acontecido nos últimos dois anos.
Perante tal situação e se se quer o incremento da aquacultura (Olhão até já tem um observatório de Aquacultura, recentemente inaugurado) irão os responsáveis pela poluição da Ria Formosa e suas consequências, continuar a enterrar a cabeça na areia e a negar esta realidade provocada pelos esgotos sem tratamento e por ETARs obsoletas e sub-dimensionadas?

As populações de Olhão e Faro na época do Verão aumentam para o triplo da população residente e as ETARs descarregam o triplo do volume de esgotos, ainda mais mal tratados e fazendo com que os níveis de oxigénio diminuam drasticamente, como afirmou a cientista/investigadora Cátia Cardoso na Expomar em 2008.
A Ria Formosa pode ser uma das zonas a contribuir para diminuir o défice do estado Português. Para isso basta que a produção de bivalves aumente, investindo em técnicas e estratégias que permitam que as zonas da Ria Formosa passem a ser zona A de produção de bivalves e que os produtos desta Ria possam ser valorizados e certificados.

Será impossível acabar com a poluição na Ria Formosa? Irão os governantes e os responsáveis locais e regionais continuar a enterrar a cabeça na areia, não resolvendo esse grave problema económico e social? Irão continuar e a vender a Ria Formosa só como destino turístico e de especulação imobiliária?
Responda quem souber!

67 comentários:

F.Rosa disse...

Só falta nesse artigo dizerem de onde foram tiradas as fotos,pois não imaginava que houvesse essa poluição na Ria Formosa.
Uma pergunta ao autor do artigo, o Programa Polis Ria Formosa não contempla o fim dos esgotos sem tratamento,que segundo esse artigo descarregam para a ria sem tratamento?
Continuem com a vossa luta que está a ser seguida ao mais alto nível.
Um Abraço.

Anónimo disse...

então quer dizer que as aguas do algarve estão a despejar na ria veneno autêntico,depois quem os ouve falar nãoos leva presos pois parece que são uns grandes defensores do ambiente.
quer dizer as etars para as zonas turisticas são de ultima geração e na ria continuam a mesma merda,tenham dó pois a grande riqueza está na ria formosa, e não só nos turistas.

costa disse...

Caro F.Rosa as fotos são a 1º, da boca da descarga do efluente da ETAR Poente de Olhão,situada a menos de 50 metros dos viveiros da ILHA DA LEBRE,imajine,a qualidade dos mariscos,que conseguirem escapar à poluição.
A 2ª foto é do famoso esgoto do T que fica situado no cais de embarque para as ilhas da Armona Culatra e Farol,e onde o Pólis vai fazer agora passadiços flutuantes,para os turistas visitarem essas Famosas Ilhas.fazemmos o paçadiço e deixam ficar o esgoto,não se percebe a Lógica pois o cheiro a merda desse cano de esgoto, é nauseabundo com a maré vazia.
a 3ª foto é de um esgoto sem tratamento no Moinho de Maré em ruínas na Horta da Areia em Faro,nesse esgoto descarrega sem qualquer tramento um fabrica de alfarroba,o seu esgoto industrial.
Por incrivél que pareça o programa Polis ria formosa não fala em acabar com esses e muitos mais esgotos que descarregam para a Ria Formosa sem tratamento.
Aliás Francisco Leal presidente da C.M.Olhão, continua a afirmar que Olhão não tem esgotos sem tratamento para a Ria Formosa.
obrigado pela atenção.

L.Rocha disse...

ó joão de Olhão o que diz a essa fotografias e do veneno que as ETARS descarregam para a Ria? se calhar são montagens não? já fui consultar o site das aguas do algarve e os resultados dizem mesmo isso o efluente face aos resultados analiticos, não cumpre o normativo de descarga.
quer dizer e andamos nós a pagar todos meses dinheiro na factura da agua para que a CMO seja obrigada a tratar os esgotos e agora vemos que esses esgotos não são tratados.
Tá mal.se calhar não deviamos pagar essa verba do tratamento de esgotos.

Anónimo disse...

só uma palavra Vergonha e depois apregoam que a Ria Formosa é a 7ª maravilha da natureza.
a ministra Lurdes Pássaro conhece esta realidade?

Anónimo disse...

"Muitas vezes não conhecemos verdadeiras pérolas da natureza que existem perto de nós".

António Vitorino, comissário para as 7 Maravilhas da Natureza, "Diário de Notícias", 08-01-2010.

Não será bem o caso destes exemplos,com que as autoridades responsáveis pelo ambiente deixaram chegar a Ria Formosa.
Gostava que alguém chegado ao presidente da CMO Francisco Leal o questionasse sobres os esgotos que correm para a Ria sem tratamento,como é o caso desse esgoto,do T onde se apanha os barcos para as paradisiacas Ilhas da Armona da Culatra e do Farol.

Floripes disse...

o actual vereador do saneamento engº Carlos Martins sabe bem o problema dos esgotos sem tratamento que correm para a Ria Formosa,talvex numca se tenha dado ao trabalho de ir visitar a ETAR poente de Olhão até porque de fato e sem pinça no nariz é dificil ir a esse local,tal é o cheiro nauseabundo a merda que emana dessa coisa qye tem o nome pomposo de ETAR.
o engºCarlos Martins dizia no seu grupo de amigos e ao próprio pai que é viveirista , que se um dia fosse vereador acabava com os esgotos sem tratamento para a Ria Formosa.passado mais de 7 meses continua a merda a desaguar para o T para a Docapesca para dentro da Marina e do esgoto da Horta da CMO par a Ria formosa.
Sabendo eu pelo Olhão livre que o engº Carlos Martins temm uma sociedade de ostras na Ria Formosa ,com o vice presidente da CMO António Pina jrº,e sabendpo estes dois vereadores a mis´ria que há na Ria Formosa no que respeita à mortandade das amêijoas e até das ostras,não seria uma das prioridades da CMO acabar com tudo o que é esgotos sem tratamento para a Ria? o engº Carlos Martins até sabe onde está o mal,a sua familia e uma grande parte dos cidadãos de Olhão que vivem da ria são prejudicados,os turistas que dizem que é a principal aposta desta CMO também não gostam nada de ver esgotos a desaguar para um parque natural
Por todos estes motivos não será tempo de admitirem a existência desse gravíssimo problema, e acabar de uma vez por todas com esta Vergonha?
Em vez de andarem a fazer observatórios de aquacultura era bom 1º resolver o problema da poluição da Ria Formosa.

Anónimo disse...

Mosse ´o l.rocha ,tens razão a merda é em monte,as fotografias dizem tudo, mas não seria melhor marcarem uma reunião com o leal para falarem deste assunto do que andarem a dizer a toda a gente?vocês podiam ser mais comedidos não achas?João de olhão

j.carlos disse...

ó zé do mar tens razão não se devia falar da merda que existe em Olhão pois os clientes do Hotel Real Marine podem não gostar e depois o Hotel ainda vai à falência por causa do Olhão livre .
O hotel quando começar a funcionar e o ventinhe de oeste trazer o cheiro a Merda da estação da caca de belamandil, é que vai ser bonito.
Pode ser que nessa ocasião o leal diga que não sabia do que se passa e que vai resolver.
uma vez o leal disse a alguém do avisar toda a gente que não se devia falar dessas coisas pois era mau para o turismo,e quando puseram caveiras no esgoto do LIDL o homem entrou em Pânico e mandou roubar as caveiras.
até hoje foram incompetentes ou fizeram ouvidos de mercador no futuro quando os camones começarem a chatear vai-se armar em pavão e dizer que resolve o problema.

camejim disse...

ò neves então o que dize a estas fotos e aos resultados da ETAR do seu amigo leal.
ganhar as eleições não é só vender terrenos para hoteis e falar em cidade 5 estrelas.
antes da cidade ser de 5 estrelas e destino turistico de eleição é preciso acabar com esta vergonha ou o neves concorda com essa vergonha.
já sabemos que o neves pensa que a CMO não pode resolver o grave problema do desemprego,mas não é a CMO que deve de acabar com os esgotos para a ria sem tratamento?
não é à CMO que nós pagamos o tratamento dos esgotos? mas afinal os esgotos não são tratados pois uns são jogados para a Ria sem serem tratados e os que vão parar à ETAR em vez de serem tratados como devem ser afinal sabemos agora que não o são.
concorda com isso neves? a não ser que o Neves seja daqueles socialistas que também só pagam 1 euro de agua como há muitos por aí.

Bate Orelhas disse...

Olá Joãozinho de Olhão,é o Bate Orelhas !Então quer tapar o sol com peneira ? Marcar uma reunião com o edil mor,? os Olhanenses já estão fartos das respostas dele "Oportunamente vou resolver "
ou "Desconhecia vou mandar investigar "e levamos nisto há anos.
Ó Joãozinho já somos crescidinhos para não acreditar no Pai Natal.
a merda continua !

Neves disse...

Caceteiros Políticos,não vêm um boi á frente dos olhos e só sabem falar do que não sabem.
Acham que o problema da etar é responsabilidade da C.M.O.?Ou não será das Aguas do Algarve,o nosso Presidente está farto de fazer demarches junto deste organismo só que há condicionalismos de vária ordem,mas já agora em breve será construido uma etar que vai servir Faro-Olhão do melhor que há nesta matéria,para os calar de uma vez por todas.Tenham juízo e trabalhem.

Neves

Anónimo disse...

mom ió bate orelhas,tás desempregado?
olha o leal ainda te vai contratar quando o vento for de Oeste, e o cheiro da caca vier parar em cima do hotel de 5 estrelas, vais bater as orelhas para cima do hotel que é para afastar o cheiro da cacada ETAR de Poente.
assim o leal mata dois coelhos de uma cajadada,é menos 1 desempregado para olhão e o clientas do hotel Real Marina de 5 estrelas já não apanham com o cheiro a caca.

costa disse...

Caro Neves em 1º lugar obrigado por ser um leitor assíduo do Olhão Livre.
Permita-me que discorde da sua opinião,por a CMO não ter responsabilidades sobre a ETAR poente de Olhão.
A CMO tem responsabilidades e muitas pois a CMO quando Passou essa ETAR para as Aguas do Algarve já sabia que essa ETAR n~qao estava conforme as normas comunitárias.
Que negocio houve entre a CMO e as Aguas do Algarve,eu não sei ,mas penso que a CMO devia de exigir que A ETAR funcionasse a sério
,pois se você não sabe os Efluentes não tratados da ETAR de Poente descarregam para a zona de viveiros da Ilha da Lebre,onde todos os dias são apanhadas algumas amêijoas que conseguem resistir à poluição.
pode argumentar que as depuradoras eliminam os coliformes fecais mas e o resto o fosforo o azoto e muitos mais?
Não será um caso de saúde publica?
Se não conhece essa ETAR vá lá e veja com os seus próprios olhos na zona do efluente a área está toda negra e podre,sinal da poluição provocada por essa ETAR.
Mas o Neves não fala da responsabilidade dos esgotos que em Olhão correm para a Ria sem qualquer tipo de tratamento,de quem é a responsabilidade? a nova ETAR que as Aguas do Algarve apregoam,já faz lembrar a lixeira ilegal de Quelfes quando o asunto é despoletado logo a CMO vem a terreiro dizer que o problema vai ser resolvido.
Mas o presidente da CMO só engana quem quer ser enganado e eu e muitos mais já nos apercebemos das táctica mentirosa do Presidente Francisco Leal.

Anónimo disse...

Mosse bate-bate,atão achas que o leal tem que saber tudo o que se passa em olhão?tá be4m tá,ele é leal mas não é deus.Olha bate bate quando o hotel abrir faz ser convidade para um porto de honra,e depois logo me dizes como é estar dentro de um hotel daqueles,porque sabes não são todas as cidades que tem a sorte que olhão teve de virem investir o carcanhol aqui.João de olhão

Gokhlayeh disse...

Esta CMO é uma fantochada. Querem construir a casa pelo telhado. Porque será? Os negócios, interesses e ascensão política de alguns são concerteza mais importantes do que os reais problemas de Olhão. Desde miúdo que ouço imensas pessoas de fora de Olhão gozarem com a nossa cidade, ele é "porta sim, porta não" ou então, e no que diz respeito ao assunto aqui debatido, que "Olhão é o cu de Portugal" ou então dizerem " já cheira a Olhão". Então antes da CMO autorizar e entrar nos negócios da construção de empreedimentos, hotéis,auditórios,realização de festarolas por tudo e por nada, não seria melhor os autarcas olhanenses acabarem com o mal pela raiz. Acabem com a poluição na ria, despejos sem tratamento,tubos de descarga como aquele que está junto do T, o que já se tornou um ex-libris da cidade. Depois a culpa é sempre dos outros: a CMO despacha o assunto para as Águas do Algarve, CCDR, Parque Natural e/ou vice-versa. Ninguém se entende e a poluição e o mau cheiro continuam e o pior é que quem está à frente da maioria das instituições, supostamente responsáveis pela resolução deste problema, são quase todos da mesma cor política. Aqui há "tacho", quero dizer gato, peço desculpa.

J.Valério disse...

por causa do esgoto do T da lixeira ileagl de quelfes,da barra da fuzeta e dos prédios construidos a menos de 15 metros da preia-mar da zona ribeirinha da Fuzeta é que o nosso presidente F.Leal se vai embora.
a outra grande barraca é a variante norte pois o bruxo do joão peres e a grancinda querem que o traçado passe pelo terreno da horta da grancindinha.
mas o leal não quer nada disso e a barraca já é mais que muita.
mais dia menso dia o presidente faz a vontade a vocês todos e vai-se embora fica o Pininha a mandar e depois é que vão ver como doi.

Anónimo disse...

porra já é desgraça a mais o olhão livre só sabe falar mal,então nem sequer fala do nosso Olhanense que ficou na 1ª liga? sabem o que isso representa para a terra? os donos dos restaurantes de olhão já não sabem o que fazer ao dinheiro, que ganharam nos dias dos jogos do SCO com os outros clubes.
aquilo sim é uma riqueza ,até seguranças tiveram de pôr tal era a bicha que os adeptos faziam.
o amador ganhou tanto dinheiro, que até fechou as portas, não quis ganhar mais.
e falam vocês que a CMO não devia dar dinheiro ao futebol profissional do SCO,tenho é pena que a CMO não faça um relvado para os atletas profissionais do SCO não tenham de ir treinar a V.R.Stº Antonio.
quero lá saber de esgotos se as amêijoas morrem ou não tenho viveiros por isso cagando e andando,quero é o SCO na 1ª divisão.
Mel é Mel

Anónimo disse...

Então o Augusto da Formosa quer ameijoa da ria com marca Parque Natural e a merda que existe nos Viveiros dos socios fasão uma vesita a Ria de maré vazia vejam a lixeira que se encontra nas partilhas dos viveiros desde entulhos, sanitas, vidro, caixas de cerveja, baterias, telhas de lusalite que são amiente puro plasticos, calhau que vem do mareal gordo cheio de quimicos é ver a cor da agua quando estão a decarregar e a brita.Todos estes materiais são provenientes da Ria? So não vee que não quer tudo isto juntando aos bentitos esgotos dão uma ameixoa de merda.

Anónimo disse...

Para mim, o principal problema da ria estar toda poluída, cheia de cagalhão a boiar à vista desarmada, é os mariscadores que vendem à porta dos supermercados e os clientes andarem de caganeira e a gastar dinheiro nas farmácias. É um perigo para a saúde pública. Ostras e ameijoas canitas, neste momento são um perigo consumir, mas as nossas autoridades sanitárias nada dizem, porque põem em causa os nossos políticos. Políticos estes que só defendem os seus interesses porque a causa pública é coisa do passado, não tem interesse e não dá para enriquecer. A maioria das pessoas estão-se nas tintas, porque, segundo eles, se estivessem lá faziam pior, isto é, enriqueciam o mais depressa possível.É a mentalidade que temos: vivam os corruptos!

Anónimo disse...

mom deixem os homens trabalhar se ficam com caganeira não faz mal o estado ganha com isso.
uma amêijoa com sabor a caca faz algum mal, de toda a maneira os donos das depuradoras fazem o que querem.
olha sabem uma coisa uma vez numa jantarada do ps alguém levou umas amêijoas apanhadas na ilha da lebre que o marinhe dos trapes apanhou uma caganeira quue até cagou de repuxo.
o gajo que ofereceu as amêjoas fez mesmo de prepósito era vêlo cagar por baixo e por cima.

culatrense disse...

venho por este meio informar que a agua da ria esta contaminada por residous fecais

em linguagem dólhão ta cheia de merda

novidade ....? NÂO todos sabemos menos o tristes que se escondem atras de altos cargos na secretaria


sabem porque o marisco da ria vai á depuradora e o da costa não?
simples porque os produtos da ria não garantem o grau de confianca de qualidade para consumo assim se nao são de confianca apos a depuracao já podem ser consumidos se passarem nas analises


sabiam que muitas das depuradoras em olhao passam o marisco pela porta do cavalo

talvez esse o motivo de muitas noites mal passadas com problemas gastrico e caganeira após uma cataplana ou umas ameijoas com carne
á tempos vi um estudo que dizia um berbigao cerca do 40% do corpo é intestino nesses 30% sao residous fecais estando a ria assim em 1 kg de miolo de camarao estara um coco de 300 gramas
pessoal estamos a comer merda por preco de marisco ...
e ainda falam que estams em crise

parabens ao blogue e desculpem a linguagem

Anónimo disse...

Moss ó João de Olhão,ao preço que os terrenos foram vendidos até eu fazia um hotel com mais estrelas.
Moss quando chegar o verão não há pomada que resista aos turistas por causa dos mosquitos.é melhor ir ao Mel é Mel beber um copo do que esse Hotel.

Neves disse...

Senhor Costa,por acaso está enganado quanto á leitura do Olhão Livre,sabe é perda de tempo,aonde posso empregar melhor o meu pouco tempo disponivel,esporadicamente passe os olhos nos blogs de Olhão mas este de facto é repetitivo e a conversa é sempre a mesma Leal,Ria,Estrumeiras,Mosquitos,e mais Hotel,Etar e não são capazes de trazer matéria com interesse e informativo ou com opiniões construtivas.Senhor Costa é indesmentivel que a etar poente é da responsabilidade das águas do algarve,que voçê queira ou não
segundo eu sei que C.M.O. tem feito todos os esforços possíveis junto deste organismo para a resolução deste problema,mas como já lhe disse não depende só da camara.
Senhor Costa voçê deve estar mal dos olhos para ver tantos esgotos a desaguar para a ria dejectos,há um unico que está nessas condições o do "T" mais nenhum voçê fala como se fossem todos é por isso que eu digo este blog é só má fé em atingir a nossa vereação e o nosso Presidente.
Passe Bem

Neves

Bate Orelhas disse...

Olá Joãzinho de Olhão,então o responsável principal pela autarquia não sabe que a etar poente e alguns esgotos não estão de acordo com as normas ?Não há ninguem em Olhão que não fale deste tema! Isso que o Joaõzinho me está a querer dizer é como o condutor que vai pelo sentido proibido e depois diz ao policia que não conhecia o sinal de transito.
Em relação ao hotel,ó Joãozinho já estive em muitos hoteis de muitas estrelas,mas o de Olhão é de facto
uma obra espectacular,então a vista das trazeiras é deslumbrante!"

Bate Orelhas

Anónimo disse...

não digam as verdades pois o leal ainda lhes mete um processo em cima
tem alguma coisa de andar a falar mal da 7ª maravilha da natureza. se tá a caca em monte na ria o melhor que fazem é cagar menos.a começar pela merda que sai da boca do leal cada vez que fala.
fala menos e faz mais.ó cara dura de um raio,só sabes é andar atrás dos rabos de saia.

Anónimo disse...

Vou fugir pró Brasil,já não suporte tanta merda !



Alves dos Reis

L.Rocha disse...

bom o neves acha que querer acabar com os esgotos sem tratamento não é de interesse vital para a comunidade de mariscadores viveirista e pescadores que vivem da Ria,bom ele lá saberá mas certamentte não vive da Ria senão não falava assim.
quanto a só haver o esgoto do T sempre lhe faço o convite de ir à marina de maré vazia e olhar bem e ao mesmo tempo cheirar o desagradável cheiro a merda de um cano de esgoto que desagua para a marina.vá à Horta da CMO e veja para onde desagua o canil e os esgotos dessa horta onde a CMO tem um estaleiro de obras e oficinas.
quanto à ETAR a responsabilidade agora é das aguas do Algarve mas quem a construiu foi a CMO e era obrigada a ter uma faixa de 10 metros de arvores e só lá tem vestigios de arvores.
mas se essa ETAR tá a funcionar mal porque continuamos nós a pagar a taxa com a factura da agua para que os esgotos sejam tratados? a CMO tem é de bater o pé pois o mau funcionamento dessa ETAR e os efluentes a descarregar para uma zona de viveiros podem colocar em causa a saúde publica.
"O pior cego não é aquele que não vê , mas sim aquele que não quer ver",e é isso que a CMO e o seu presidente e vereadores do saneamento e do ambiente fazem,viram a cara para o lado para não verem.
Durma com essa merda na Cabeça, ó Neves,pois é um grande problema para quem vive e depende da Ria.

Anónimo disse...

coitadinhe do nevezinhe vem pouco ao olhão livre ,tá bem tá ó melga.

Anónimo disse...

O POLIS,vai arrancar em breve com os arranjos das zonas ribeirinhas e essa aonde está o esgoto que tanto falam irá sofrer alterações,senão mesmo acabar .
As aguas do Algarve irá em breve construír uma etar de ultima geração,que vai servir Olhão-Faro,em colaboração com as respectivas autarquias,portanto a etar poente tambêm irá acabar.
é pá é que voçês não se calam sempre com a mesma caca,o que querem que se diga mais.
Depois da resolução destes dois problemas quero ver no que irão falar.

Passem Bem
Neves

Anónimo disse...

essa estória da ETAR de ultima geração é para quando?Onde? para quantos habitantes?
quando as aguas do algarve são questionada sobre o veneno que jogam para a ria aparece logo essa história já foi assim na campanha eleitoral e agora vem com a mesma treta. o polis vai fazer obras no T mas é para fazer pontões para o embarque nas ilhas o esgoto continua lá e o cheiro a merda lá continua na maré vazia.
e esse pontão vai dar uma barraca de todo o tamanho,pois vai cortar o aceeso dos barcos ao porto de recreio.e quando houver vento fortes de oeste os barcos para atracarem vão-se ver aflitos.
os meninos do polis que fazem os projectos em lisboa devem pensar que a Riaé sempre calma,
já quando foi o porto de recreio deu a barraca em monte depois da barraca é que construíram o quebra mar onde estão hoje os taxis.

camejim disse...

falem falem mas eu não os vejo a Fazer nada o parque radical é uma menira pegada a lixeira de quelfes outra mentira pegada o parque de feiras eventos e exposições é outra grande mentira(o monta e desmonta dá muita comissão não dá),e em agosto vamos ter outra vez a cidade cortada ao meio por causa do festival do marisco congelado.
o que o presidente chico leal quer mais os vereadores é obras e mais obras,vende r terrenos publicos a pataco como fizeram como terreno de Hotel 100 o metro quadrado,ganda negocio do chico,e do ex vereador das obras melinho dos bolos.
o que fizeram a sério para ,melhorar as condições de vida aos cidadãos de Olhão?
olhão continua a cheirar a merda,será que estão à espera que o hotel abra, para acabarem com os esgotos sem tratamento?
se assim forr o hotel quye abra já este mês nem que feche a seguir a agosto,pois os turistas do Hotel Real Marina quando sentirem o cheiro a merda da ETAR poente de Olhão e os mosquitos a atacar nem tão cedo voltam a repetir a experiência.

Anónimo disse...

Ao Neves
Se por acaso fizerem o que o sr. aqui veio anunciar ate sera positivo , mas, para que isso venha a acontecer (se vier) foi preciso estes maldizentes denunciarem;continuarem a denunciar e ainda por cima com desmentidos e so a relativamente pouco tempo e que chegaram a conclusao que realmente os ditos cujos tinham razao.
Passou-se precisamente o mesmo com o antigo hospital e o coro de criticas que se fizeram sentir por nao haver (durante uns pares de anos) sitio para por os doentes acamados , pois infelizmente tinham que ir morrer longe.
Quanto as 5 estrelas e ao desenvolvimento do "comercio"? so se for o dos chineses pois nao estou a ver clientes de 5 estrelas a irem ao antigo Padinha fazer as compras e irem a pe ate ao hotel marina carregados de latas de conserva

Anónimo disse...

Ó senhor bate-orelhas,por acaso você é de olhão?já esteve em hoteis de muitas estrelas,mais estrelas que o olhão, se calhar já esteve no Dubai,onde existe um hotel de sete estrelas.O que me parece é que o senhor em vez de se chamar bate orelhas devia era chamar-se bate pívias.Pôr em dúvida que o hotel de olhão vai criar mais de 10000,postos de trabalho,é mesmo de gente que não é de olhão,ou então que esteve a ibernar´,já agora deixe de tratar-me por joãozinho porque o meu nome é joão de olhão.

Anónimo disse...

Ó senhor Neves, ao fim de mais de 30 anos de governação camarária (sempre da mesma cor política)você ainda alimenta esperanças, ou melhor, quer-se enganar a si próprio! Então Olhão não podia ter uma qualidade de vida diferente, isto é, melhor!Esta cidade parece que pouco evoluiu no tempo: edifícios antigos em risco de ruir a qualquer momento; falta de stacionamento; passeios esteitísssimos, onde não há lugar para os deficientes motores; A saída da 125 para norte; o parque de feiras e exposições; a central de camionagem;a promoção de investimento no concelho;coisas prometidas há anos...e nada.O que se vem é a continuidade, isto é, passagem do testemunho de pais para filhos dos políticos da terra, afinal para quem reclamar se o principal partido da oposição nada faz e os seus dirigenyes contem-se com as "migalhas que sobram".

Anónimo disse...

Ó senhor João de Olhão! então se o hotel vai criar mais de 10.000 postos de trabalho o desemprego no sotavento Algarvio vais acabar. Ena pá! nem em olhão há tanta gente com idade de trabalhar!Você é alguma coisa ao pinóquio?

Zé do Mar disse...

Ó Snr João de Olhão

Como é que o Sr. fez a contagem desses empregos todos? Isso não será um pouco exagerado? 10.000
empregos? eu não estou a contradize-lo, só gostaria que o Sr. Me explicasse, (se não for pedir muito) como chegou a esse numero.

Anónimo disse...

Olá João de Olhão
O meu apelido é mesmo o Bate Orelhas,sou de Olhão há 36 anos
mas se gosta mais de Bater Pívias
eu não me importo,desde que não estrague o instrumento.
Em relação ao Hotel de que tanto fala,e dos 10.000 postos de trabalho,só pode ser engano no numero de zeros,assim como no Ria-Shoping ouve um engano na ordem dos milhares,não acha JOÃO de Olhão ?Voçê tem tendência para pinóquio já vi.

Bate Orelhas

J.Luis disse...

pensava que o vereador Carlos Martins quando fosse eleito era pessoa para tentar resolver o grave problema dos esgotos que descarregam parta a ria formosa sem serem tratados.
Se há vereador na CMO que sabem de construção civil ele é um deles,e ele sabe porque razão existem esgotos sem tratamento.
os esgotos de um prédio novo deviam ser ligados sempre pelos serviços da CMO.pois assim os esgotos das aguas residuais eram ligados para o saneamento das aguas residuais. e os esgotos das aguas fluviais eram ligados aos das aguas fluviais.
o que aconteceu em Olhão é que os construtores do regime(construtores que sempre fizeram o que queriam sem passar cartão a leis tão simples como o da ligação de esgotos correctamente.)ligavam os esgotos ao que estava mais perto pois assim poupavam uns miseros escudos ou euros,em caqnalização e em mão de obra.
Por esse motivo os esgotos do T da docapesca da marina e da horta da CMO e até há poucos anos o da ribeira do lidl.a merda sai sem ser tratada.
Temos ainda o caso das estações elevatória do bairro 11 de Março que está ligado a um ribeiro que corre por baixo da bela Olhão.e que quando os esgotos estão entupidos essa estação descarrega os esgotos para esse ribeiro.Carlos Martins sabe que é assim assim como sabe que a estação elevatória ao pé da praça do Peixe de vez em quando descarrega para a Ria Formosa.
Se ele sabia disso e comenbtava com toda a gente antes de ser vereador agora que é vereador,porque não dá um soco em cima da mesa e diz é tempo de acabar com essa merda. sólhe ficava bem pois ele é filho de um viveirista e sabe bem os problemas que essa classe passa.
quem renega os seus, não pode ser boa pessoa e eu acreditei nele e votei nele será que ele me enganou?
gostava de uma resposta dele neste blog,pois é aqui que se fala dos problemas de Olhão.um dia tentei ir a uma sessão da CMO eum segurança intimidou-me de tal maneira que numca mais lá ponho os pés.

Anónimo disse...

Temos uma vereação muito dedicada
a C.M.O.hoje estava fechada por tolerância de ponto.
Mas mesmo assim o Carlinhos Martins e Camacho foram trabalhar,grandes homens assim é que é dar o exemplo ao Socrates, e a outros quem nem apareceram ao serviço.

Anónimo disse...

Carlos Martins a trabalhar? não foi a Fátima pedir ao Papa que não lhe investiguem como arranjou 30 000 metros de terreno na ria Formosa para ,mandar vir ostras exóticas da França,com o acordo da engª edite do PNRF?
foi essa engª edite que há anos proibiu a cultura do camarão da ria dizendo que era uma espécie exótica então e as ostras que o carlos Martins e o socio Antonio Pina mandam vir de França não são exóticas?ostras portuguesas é que não são.
mas a gânancia dos Homens não tem limites e tudo fazem para se enganarem uns aos outros.
Uma coisa é certa até as ostras já começaram a morrer,será do virus que há em França e que alastrou à Ria Formosa com a impotação de ostras de França da parte de Carlos MARTINS E DE ANTONIO PINA?
AMBOS VERADORES DA CMO? E COM DINHEIROS DA U.E.

F. Leal disse...

Como foi tolerância de ponto,fui a Fátima ouvir o Papa e ouvi por lá isso.
F.Leal vai sair da CMO a seguir ao festival do marisco.

Anónimo disse...

mom nã batammais no carlinhes ele queria era ser treinador,não conseguiu foi para o CDS,não conseguiu foi para socio do pininha e depois apareceram as ostrinhas malandras e foi sempre a subir.
já agora onde eles tem o armazém foi a concurso publico?as instalações do iptm são para oferecer ou alugar aos amigos ou ao pessoal do regime? se eu me filiar no ps podem-me alugar o espaço do iptm a pé do grupo naval para fazer um restaurante?
ou já tem dono? quem manda no iptm em Olhão ?tou desempregado e com esse espaço arranjava trabalho pra mim e para mais 10 pessoas,pode ser?
e se desse trabalho a pessoas desempregadas obrigava esses a irem dar baixa do fundo de desemprego,será que esses dois socios das ostrinhas fazem fazem isso?ou estão a contribuir para o desfalque do estado e do érario publico?

Anónimo disse...

Hoje 13 Maio 2010,ao ler a pagina
on-line do Brisas do Sul,foi como tivesse tido um prémio de lotaria,sem dinheiro.Cada dia que passa a razão está mais no lado daqueles que são intitulados pelos responsáveis autarquicos desde terroristas politicos a maus linguas,ao ponto de exorcisarem o Somos-Olhão e de dar o mesmo tratamento ao blog Olhão-Livre
segundo alguns acólitos (o blog blásfemico de Olhão )Outra coisa não seria de esperar de quem segundo o Jornal Brisas do Sul intitula de Facista com todas as letras.

DX

Anónimo disse...

EXECUTIVO CAMARÁRIO FACISTA ?
APÓS DIZ QUE SIM !e o Jornal Brisas do Sul vai publicar !

Pôrra esta eu não esperava !


Manel de Olhão

Anónimo disse...

variante norte? será que o traçado vai passar por cima das casa das pessoas?
quem as vai indemenizar as Estradas de Portugal?
ou a CMO que foi quem aprovou as casa nesse local sabendo que ia passar por lá a variante norte já prevista no pdm?
será que o bruxo do joão peres falhou a advinhaçaõ?
pois assim ele e um destacado dirigente do PCP local não verão os terrenos valorizados.
será que o derrube das laranjeiras foi inglório,sendo que quem se lixou com isso tudo foi uma funcionária da ACASO a recibo verde, que foi testemunha do João pereira, e que a mulher do João peres ,a drª gracindap,residentA DA JUNTA DE FREGUESIA DE OLHÃO E DA ACASO assimque soube que ele era testemunha do caso das laranjeiras imediatamente a despediu.e o joão pereira nada fez,até agora,mais uma vitima,desse senhor que usa e abusa das pessoas.

L.Rocha disse...

fui ler a noticia sobre a APOS e nada me espanta os novos arautos da democracia Antonio Pina e Carlos Martins portam-se da mesma maneira que FRANCISCO LEAL.
O PAI PINA ERA A MESMA COISA,E A ESCOLA É A MESMA.

Anónimo disse...

o Pinhinha gosta é de fazer filmes que às vezes vão parar ao youtube,tenha cuidado, pois há gente que gosta muito de guardar os filmes que vê.
porte-se como um homem e deixe de ser fascista.
respeite as instituições se quer sere respeitado.
A.P.

Anónimo disse...

tá a barraca em monte na CMO, agora já não é só com o Olhão livre e o somos Olhão também a apos leva por tabela.
essa instituição é a instituição que mais tem feito pela cultura de Olhão até ao brasil foi conseguir a geminação como rio de janeiro e a cidade de Olhão nem isso lhe valeu é desprezada pois parece que o presidente da CMO não vai à bopla com o presidente da APOS que já foi do ps.
haja decência negarem um subsidio à APOS depois de há anos darem um subsidio a um clube da amizade que minguem sabe o que já fez pela cultura de olhão.
a cultura não é vir para os jornais falar nela a cultura e gastar uma fortuna em artistas para meia duzia de pseudo intectuasi se regalarem,enquanto todos nós pagamos esses contratos milionários. cultura é ouvir as associações do concelho e trabalhar em conjunto com elas.
pode ser que um dia a casa rebente a sério,pois o pipo da panela de pressão do descontentamento está quase a saltar.

Gokhlayeh disse...

Em primeiro lugar, gostava de, taxativamente, de afirmar aqui neste blog, que desde que saí da JS ( há meia dúzia de anos), e dasde que o sr. Sócrates foi eleito e começou a fazer tudo ao contrário daquilo que tinha prometido em campanha e de ter tornado o PS num PSD encapotado, que não voto em nenhum partido, tanto a nível nacional como local. Concordo plenamemte com a maioria das críticas e reparos que que os bloguistas aqui fazem à CMO. É por demais evidente que a ria e que Olhão mereciam outro tratamento, que o Presidente e os vereadores fossem mais competentes e céleres na resolução dos problemas mais evidentes como a poluiçãso, o caos urbanístico, a transparência política, entre outros que aqui têm sido comentados. Agora caros bloguistas, o uso de termos menos próprios, as insinuações de carácter pessoal e a má educação em geral era mais do que dispensável. Uma coisa é política, é estarmos descontentes e até indignados com algumas situações, outra é utilizar o blog para chamar nomes às pessoas, chamar à coacção casos pessoais do passado mais longínquo ou recente, o uso de vernáculo sem neessidade,etc. São estas as pessoas que ambicionam substituir o actual elenco camarário? Se se apresentam com este tipo de discurso aqui no blog, imagino o que seria ou o que será se tomarem o poder. A qualidade das pessoas também se vê pelo uso das suas palavras. "Oh meus amigos, não havia necessidade."

Zé do Mar disse...

Como estamos aqui a falar de porcaria, Há um assunto que eu gostaria de "trazer a lume":
São os carros parcados em frente à PSP. Há lá carros que estão ali há imenso tempo, alguns com argolas nas rodas, outros acidentados, outros já lhe crescem erva por baixo, transformando aquele local num cemitério automóvel, a minha pergunta é: Com que direito toma a PSP. aquele espaço num dos mais nobres locais da cidade, e o transforma num cemitério automóvel? É assim que a edilidade pretende embelezar a baixa da cidade, depois de ter gasto ali milhões do nosso dinheiro? Se a PSP necessita de um cemitério auto, que arrende um espaço na zona industrial, ou nas barrocas, mas deixe o Jardim Pescador Olhanense, para o publico, e para o turismo, que é quem ainda nos trás algum dinheiro!

Anónimo disse...

Falem,falem , mas parece que esta tudo contente com o Ze! so enganou aqueles que ainda querem , mas nao foi so o Ze tambem temos o outro.
Os corruptos ate podem ser condenados a pagar 1 milhao de euros ate eu se o pudesse , depois de ter desviado 100 assim obrigado
nas medidas tomadas nao se ve o combate a corrupçao
BPN
BPP
Freesport....
FACE OCULTA
ETC.
CCB
Biblioteca municipal de Olhao
Ha algumas obras que ate podiamos estar de acordo, mas , as derrapagens!?
Que raio de engs. temos ?que raio de economistas temos?
Ha alguns paises que teem nas suas leis casos a prever as possiveis derrapagens, mas toleram ate um maximo de 10%.
Os Audis....todo um sem numero de benesses ! agora veem com a treta de baixar 5%, ate da ventade de rir!
E ja agora que digam ao marinho da fundaçao o que e que faz com os subsidios do governo amigo?
Cambada de chulagem! Teem sorte que nao estao na Grecia ; mas , ponham-se a pau!
Moss o toine aonde e que andas?

Anónimo disse...

Como é o Real Marina Hotel & Spa

Situado em Olhão, expoente da arquitetura cubista e capital gastronómica do Algarve, o Real Marina Hotel & Spa é mais do que um espaço de férias, reunindo as melhores condições para a realização de eventos e conferências, mas também diversas ofertas de lazer e bem-estar.

O Real Spa Thalasso apresenta tratamentos inovadores, assim como curas de talassoterapia.
retirado de uma noticia do barlavento on line.
pena é que a arquitectura do Hotel Real Marina,não tenha respeitado a Traça daquilo que realçam para atrair clientes,e que tenha criado uma barreira de betão entra a população e a Rai retirando-lhe a vista da ria.
pena é que a realidade seja muito diferente da propaganda do Hotel Real Marina, pois a zona onde está implantado cheira mal e está cheia de mosquitos ao pôr do sol por causa da ETAR poente de Olhão.
além que a norte tem as barrequinhas e blocos de habitação social, cheia de toxidendentes.
será que as barrequinha svão desaparecer e os blocos vão ser demolidos à conta do érario publico?

Anónimo disse...

tá a poluiçao em monte em Olhão,por causa dos canos de esgotos sem tratamento e da ETAR de Poente, e eles a querer vender esta merda, aos Turistas do HotelReal Marina.tá bem tá.
ò chico dessa vez vais ter de acabar mesmo com os esgotos sem tratamento pois esse chatos do olhão livre não te vão dar descanso,e a ETAR é melhor precionares as Aguas do Algarve pois com o cheiro a Merda dessa ETAR, os hospedes do Hotel Real Marina ainda vão pedir uma indemenização.

Anónimo disse...

mom afinal os mandantes do Htel Real Marina,dizem que o Nº de empregados a criar é de 100.
o João de OLHÃO MAIS UMA VEZ ENGANOU-SE NOS Nº pois ele dizia que era 10 000.
também o leal dizia que o ria shoping ia criar 1200 postos de trabalho e se criou 100 já é muito.
parece que esses socialistas não sabem fazer contas.
a bela olhão dava trabalho a 6oo empregados e a CMO deixou-a ao abandono,a aliança dava trabalho a 70 e a CMO cagou-se para eleso ali super dava trabçlho a mais de 50 e a CMO nada.é preciso é turistas.mais uma vez a CMO tá apostar no cavalo errado,pois os hoteis de 5 estrelas no algarve são os que estão com mais dificuldades pois saõ os que devem mais meses de trabalho.
quando libra chegar ao preço do euro e já não falta muito adeus mercado britânico e os hoteis bem podem ser transformados em apartamentos para dar aos ciganos. e tendeiros. além disso o Hotel Real Marina, está situado na zona de Olhão que cheira mais mal,e onde há mais mosquitos ao pôr do sol.

Anónimo disse...

Para o presidente do Turismo do Algarve Nuno Aires "é de aplaudir o voto de confiança dos Hotéis Real no destino, com o reforço da oferta de alojamento na região em mais 144 quartos, para além de um inovador Spa onde a água do mar assume protagonismo".

noticia retirada do Barlavento on line.

144 quartos= igual a 100 emnpregados? não é muito empregado para tão poucos quartos?
essa agua do mar vão buscar à ria? então bem podem comprar pomada para os bicos,pois com a proximidade da ETAR,e estando o efluente dessa ETAR de POENTE CARREGADA DE COLIFORMES FECAIS E DE UM PH QUE É MELHOR NEM DIVULGAR Nº VAI SER O BELO E O BONITO.
Acabem é com a ETAR antes que alguém tenha de indemnizar os clientes do Hotel Real Marina.
esse presidente do turismo sempre é um granda cromo,também toda a merda é presidente do turismo no algarve se até o Srº Pina foi qualquer sapateiro pode ser.

Anónimo disse...

palavras para quê,é mais um pintas que esconde a realidade da Ria Formosa,ou porque desconhece ou para atrair clientes para o Hotel Real Marina em Olhão.
exerto da noticia do Barlavento on line.
Segundo o diretor-geral do Real Marina Hotel & Spa Lourenço Ribeiro, “esta aposta dos Hotéis Real pretende complementar a oferta da cadeia hoteleira no Algarve, com uma experiência mais vocacionada para a Natureza e o Bem-Estar".

"A beleza e as potencialidades da Ria Formosa, ao nível da fauna e da flora, aliadas ao desenvolvimento de programas de ecoturismo na região, contribuíram para a criação deste projeto. Como tal, temos vindo a estabelecer parcerias com vários operadores locais, de modo a promover a riqueza dos vários ecossistemas deste Parque Natural”, salientou também.

O mesmo responsável considera, ainda, que a existência do Real Marina Hotel & Spa e do Real Marina Residence em Olhão “representa uma opção diferenciadora para a região, ao proporcionar uma experiência à volta das ilhas, da pesca e da Ria Formosa num ambiente 5 estrelas.
esse director não deve saber que a fauna e a flora estão a desaparecer da Ria Formosa,à força toda ,por causa da Poluição dos esgotos que a CMOlhão deita para a Ria sem serem tratados e pela ETAR de poente de Olhão bem próximo desse Hotel Real Marina.
Também o excesso das embarcações dos turistas provocam uma destabilização na Reserva da Ria Formosa. com o ruido e a velocidade excessiva dessas.

Anónimo disse...

A nossa herança: os cargos politicos e de topo são para as familias do Poder. Já pensaram quem poderá ser o boy Rui Pedro SOARES do Face Oculta, da sucata e dos contratos com figos maduros? A fazer fé no ultimo nome não será familiar de um tal Marinho que anda em guerra com o pateta alegre? Para filho será muito novo; e sobrinho será? Pesquisem!

C.Puga disse...

é melhor acabarem com essa treta da Poluição na Ria Formosa,e com os esgotos da que a CMO joga para a Ria sem tratar,e que a ETAR joga coliformes fecais para cima das amêijoas dos viveiros da Ilha da lebre. só sabem falar mal, e querem que os turistas não venham para o Hotel Real Marina,se calhar querem que se hospedem à do inglês gordo. que não paga nada. e que em vez de jogar as casa velhas abixo e fazer bonitas como as do Hotel Real Marina.
com gente como vocês olhão há-de cheira sempre mal.
é preciso é turistas e progresso,para engrandecer Olhão.

Anónimo disse...

Já diversas vezes acusei o executivo camarário de fascismo. E esta acusação faço-a porque, para mim, fascismo não é um regime que terminou em Portugal no dia 25 de Abril de 1974. Para mim, fascismo é por exemplo, um comportamento de desrespeito pelos representantes do povo, quando estes são da oposição, e quando temos a força suficiente para os desrespeitar.

Parafraseando um conhecido adágio popular eu diria que se queres conhecer um fascista, dá-lhe o poder para a mão. E o fascista, se tiver poder, faz isto mesmo: sonega a correspondência dirigida aos vereadores da oposição!

António Paula Brito de Pina

Presidente da Direcção da APOS

exerto de uma noticia do brisa do sul onde a CMO recusa subsidio à APOS e sonega a conresondência de dois vereadores sobre o assunto.
Assiméque é drº pina chamar os bois pelos nomes e fascistas é o que são os vereadroes do ps entre eles o profº alberto almeida do psd que se porta como vereador do PS.

Anónimo disse...

boas criei este forum e é um forum pra ser feito pelos vesitantes

http://olhaoeolhanenses.justforum.net/forum.htm

Anónimo disse...

o chico foi falar com o papa e ele disse :meu filho ouve bem os mecinhes dos blogs précurões pois eles dizem muitas verdades e sabem muita coisa,não vás contra eles que eles não tem partido por isso não é votes que eles querem querem é a cidade e a ria limpa e que deixes de construir ao pé da aguas.
queres que eles se calem faz isso dá o aceeso aos documentos pois se tu não dás eles arranjam de outra maneira. são muito perpicazes e não se deixam comprar,como certos intelectuais e adovogados de merda que se vendem por meia duzia de tostões.
olha e tem cuidado meu flho, pois dentro da nova vereação, tens vereadores com processos na justiça,que o juiz vai conseguido abafar mas se eles descobrem o caldo vai ficar entornado.
olha e tens um vereador que gosta de filmes no youtube.e isso pode ser mau,muito mau.
Papa Ratinzinguer

Anónimo disse...

Bem o João de Olhão dado os ultimos acontecimentos aqui relatados,desapareceu.
Pronto pode voltar ao debate que a gente acredita nos 1.200 postos de trabalho do hotel,faz de conta.

Anónimo disse...

Por isto se vê a pequenêz deste presidente de camara,grita ao quatro ventos que Olhão tem um Hotel, eu corro o Algarve inteiro porque sou vendedor,e não há cidade no Algarve que não tenha varios hoteis,será que conheçe Portimão,Albufeira,Lagos,Tavira,
Vila R.S.António.Moss ó vendedor de ovos faz café e vai prá caminha.

Manel de Olhão

Anónimo disse...

vao nesse forum facam post para comecar discuso proponham temas este é um forum para ser feito pelos vesitantes livre

Zé do Mar disse...

Hó Dª C.Puga

è verdade o que se diz para aí? que a Snrª é que "domina a pantera"
dentro da camara? então e planos para o futuro? a srª dava uma boa presidente, pense nisso, se precisar de um bom acessor, eu estou disponivel, aqui os rapazes do OL.pensam que eu tenho jeito p`rá politica, até já pensaram que eu era o engº Leal, Só teriamos um problemazinho, eu não "vou à bola" com os Xuchas (PS).
Cumprimentos

Anónimo disse...

Trapalhão concerteza :Os Olhanenses vão pagar menos 2% IRS
Vamos um SKATE-PARKiVamos intensificar o apoio a associações,vamos ter um novo quartel dos bombeiros,um novo complexo desportivo.
Dizia o trapalhao:Para além do trabalho já feito na área da energias renováveis e no aproveitamento das aguas das piscinas ou das Etar´s,quero dotar toda a iluminação publica e equipamentos municipais com energias alternativas.
Dizia o trapalhao :Vamos ter museu da ciência e do mar,Porto de abrigo na Fuseta e um Skate-park,um centro de criação artistica,recuperação da zona histórica et.etc.ISTO FOI AS PROMESSAS DE UM TRAPALHÃO DO PS EM CAMPANHA ELEITORAL !E que alguns Olhaneneses foram na conversa.

Bate Orelhas