quinta-feira, 27 de maio de 2010

Olhão Potência de Pesca? Onde?

Dia do Pescador

Celebra-se na próxima segunda-feira o Dia do Pescador. Uma iniciativa que é já uma tradição em Olhão, de que muito longa data.

Por:Francisco Leal, Presidente da Câmara de Olhão ao correio da Manhã.

"A homenagem por parte da Câmara Municipal aos homens do mar é o ponto alto das comemorações, ao distinguirmos aqueles que se destacam nesta arte difícil que é a pesca. Trata-se de um sector económico de grande importância para Olhão, pelo que não poderíamos deixar de assinalar esta data com os seus principais ‘actores’: os homens e mulheres olhanenses que dedicam a sua vida, muitas vezes de risco, à pesca do arrasto, do cerco, da ganchorra ou, mais recentemente, à aquacultura e piscicultura. Este é o dia em que homenageamos os que durante o resto do ano fazem de Olhão uma potência na arte das pescas, arriscando as suas vidas para trazerem até todos nós, consumidores, os melhores produtos do mar e da Ria Formosa."

Palavras bonitas e bafejadas de ignorância, de Francisco Leal, que de pesca não percebe nada! Pois das artes que referiu, duas delas são das artes mais predadoras que existem?

O arrasto costeiro Mata mais de 70% das espécies, para capturar meia dúzia de caixas de gambas camarão vermelho ou lagostim, o resto é devolvido ao mar para morrer sem proveito para ninguém.

Ultimamente a matança de tamboris bébés tem sido uma autêntica vergonha,que são vendidos não se sabe como, o que é certo é que aparecem nos Mercados de Olhão sem controlo das autoridades, que andam atrás dos chocos congelados, para multarem alguns comerciantes.

A arte da ganchora é outra arte predadora que tem destruído os comedores do peixe, essa arte de pesca, de mariscos bivalves rapam o fundo sem controlo e sem regras , depois os armadores queixam-se que não há marisco, como se queixam actualmente, esquecendo-se da ganância de alguns para proveito de meia duzia.

F.Leal diz que os pescadores arriscam a vida, mas de que serve se depois chegam à terra e o peixe não vale nada,como acontece na pesca do cerco onde os armadores não ganham para as despesas, e os pescadores que arriscam a vida, a maior parte dos dias não ganha para o aviamento que leva de casa.

O sistema de vendas é falso, pois em vez de haver um preço mínimo para as diferentes espécies, não, há um leilão, que começa por cima, e vai sempre baixando, de preço,. Assim sendo a meia dúzia de compradores que há,tentam, sempre comprar pelo preço mais baixo havendo vezes que o pescado vai a menos de 10 centimos o kg.

Sobre a aquacultura e piscicultura bem é melhor nem falar, pois esse processo moroso e esquisito da Aquacultura Offshore da zona piloto da Armona, é um projecto que se arrasta há anos, e onde os Espanhóis que copiaram a ideia inicial, já estão a produzir há dois anos.

Se Francisco Leal gosta tanto da pesca e de chamar Olhão uma potência de pesca, é bom que esclareça os cidadãos de Olhão, quantas Traneiras( arte do cerco), havia quando iniciou a presidência da C.M.Olhão, quantas há hoje, e quantas vão haver quando ele terminar o mandato.

Também pode pedir ao presidente do sindicato dos pescadores quantos pescadores havia, em Olhão, no inicio do seu mandato, quantos há, e quantos substirão no fim do seu longo mandato, são Nº interessantes que o F.Leal não deve conhecer,nem está interessado que se saibam, pois hoje os armadores tem dificuldades em arranjar pescadores para matricularem.

É bom que F.Leal se interrogue se gosta tanto dos pescadores qual a razão que os edifícios da Doca Pesca não tem nem casas de banho nem balneários para os pescadores, quando no projecto de remodelação e ampliação do porto de pesca até dormitórios com televisões e balneários havia para os pescadores. Esses edifícios formam construídos com dinheiros comunitários,e inaugurados com pompa e circunstância.

Nunca chegaram a funcionar em favor dos pescadores, as televisões desapareceram,os edifícios esses era difícil desaparecerem, mas forma transformados logo a seguir à inauguração, em 1º lugar nas instalações provisórias da Escola Alberto Iria, depois em Escola de Artes e Pintura,e hoje são instalações da Observatório de Aquicultura instalações do IPTM, do centro de Hidrologia Costeira do Algarve, sendo que durante anos funcionou também ali a Direcção Geral das Pescas, ou seja funcionou e funciona lá tudo, só não funciona lá o que devia ter funcionado, pois o apoio aos pescadores nunca foi dado, como era previsto, e financiado pela então C.E.E.

Mas disso não convêm falar, dar medalhas uma vez por ano é muito mais fácil, e os jornais são pagos para isso mesmo.



9 comentários:

L.Guia disse...

é pá acho que o leal pode por vocês em tribunal,então agora andam a passar as palavras do leal no olhão livre? e depois ainda por cima abusam com o homem, que não percebe nada de pescas?
vocês tem de ter um pouco de juizo pois ele tem é obrigação de perceber de agricultura e de toiros,pois até já os pegou,quando andou fazer que estudar em evora.
realmente ele de pescas é um zero à esquerda, vir agora falar da pesca do arrasto quando a maior parte dos arrastões já são de armadores espanhois, e vendem todos na lota de vila real,assim como alguns barcos da ganchora.
da pesca do anzol não falou ele pois a maior parte dos barcos perdeu a quota da pescada para ser pescada pela arte mais selectiva e menos destruidora que existe a arte do anzol,foi a que perdeu hipotese de o fazer, e é nessa arte que o pescado tem mais valor.
houve pescada este ano que foi vendida a 50 centimos o kg.
o leal fala da pesca e do dia do pescador pois é obrigado a isso e os outros vereadores não gostam muito do cheiro a peixe gostam mais de caracanhol.

Anónimo disse...

Bem observado F.Leal de pescas não percebe nada,se fosse de ovos,ainda vá lá, mas as pescas não dá direito a envelopes,ou será que agora vai começar a dar? com tanto bago que há para distribuir,não me admira nada,que alguém se comece a fazer ao envelope.
ou o milho vai parar aos mesmos do costume?

camejim disse...

boa! casa de banho na doca pesca e balneários? para os feios porcos e maus dos pescadores?isso tem algum jeito o leal esteve foi preocupado em correr com os pescadores da zona da Barreta para a zona do levante,para o hotel se implantar e assim se acaba com uma das comunidades de pescadores de Olhão os velhos lobos do mar da Barreta.
foram escorraçados para a banda de levante eles que nem se misturavam pois os pescadores da barreta eram homens do aparelho do tapa esteiro das amêijoas e do berbigão.
enquanto que no levante eram homens da merjona do estremalho da fisga e da secada.
f. leal não desconhece essas tradições pois não é de olhão,e está ineressado em acabar com a pesca na zona da barreta.
mais tarde será no levante,dividir para reinar, sempre foi o lema dos mandantes.

Anónimo disse...

É DESTE TIPO DE LEIS QUE O PAÍS PRECISA?:
De acordo com o Diário de Noticias prepara-se legislação para que um homem possa ser oficialmente reconhecido como mulher mantendo o pénis; e uma mulher possa ser reconhecida oficialmente como homem mantendo a vagina .E a seguir devem reformular todos os manuais escolares sobre o dimorfismo sexual dos seres humanos. E alterar a regra de participação desportiva por géneros. O António que agora passa a ser Eulália a disputar a final de 400 metros com a Elisa. E a Aurora que agora é o João a final de judo com o Alberto na competição para homens com + de 90K.Mas enternecedor vão ser as quotas por género na Assembleia de República.Uma série de Marias que já foram Josés a ocupar o lugar de algumas Marias que querem continuar Marias.Eis um assunto que os senhores deputados devem urgentemente legislar porque é de alterações deste tipo que o pais está carente.E já agora não se esqueçam de resolver o problema dos sanitários criando duas novas categorias:ex-masc e ex-fem.Se não vai ser uma confusão.

O Olhão Livre que me desculpe, por o assunto que trago nada tem a ver com o post. Mas será que não tem? Então a casa da nossa democracia onde trezentos e muitos deputados em representação da mui digna classe política portuguesa debate seriamente esrtes assuntos, que custa ao erário público, ao povo, muitos milhões, então meus amigos anda tudo louco. Sinceramente, eu que vivi o 25 de Abril na juventude e de coração, vamos já a outro 26 de Abril e acabemos com estas fantochadas. Tá tudo louco.

Atento disse...

o leal fala fala mas o que é que fez pela pesca e pelos pescadores em, olhão? nada a doca é uma vergonha só a limpam quando vem cá ministros ou secretários de estado,para eles não verem o desleixo que
é a docapesca de olhão.
porto de pesca? mais parece uma estrumeira,tal é quantidade de lixo existente na doca.
o peixe que sobra é jogado para dentro de agua o asfalto está chio de burracos a porta recepção está toda destruida desde vidros partidos a esgotos para dentro da docapesca.
quem quiser ver a CMO e O IPTM apresados em limpar a doca é vir agoraa doca que vem os empregados doIPTM e da ALGARCER a limpar a doca apressadamente para o laçamento da 1ª pedra da fabrica da C.P.A.pelo secretário de estado das pescas,na 2ª FEIRA.
POR ISSO ANDAM TODOS NUMA AZAFAMA O MINISTRO VEM CÁ TOCA DE LIMPAR,PARA MOSTRAR A CARA LAVADA.
O RESTO DO ANO PODE TER A CARA SUJA POIS OS PESCADORES NÃO MERECEM LIMPEZA SÓ O MINISTRO O MERECE.

Anónimo disse...

realmente foi ali que a escola Alberto Iria iniciou a sua actividade. e depois funcionou ali a escola de pintura do leal não o presidente mas o outro,o ,pintor.
não sabia é que esses edificios eram para apoio aos pescadores e que tinham essas comodidades todas.
quem ficou com as televisões,ora os mesmos de sempre.
agora não haver sanitários na doca pesca é uma vergonha então ninguém tem necessidades fisiológicas?
o que me dizem é que as pescas em olhão, são para acabar e que onde é a bela olhão vão fazer outro hotel.
será verdade?

Anónimo disse...

sou comerciante de peixe negoceio peixe em imensos portos de portugal espanha e marrocos e realmente o porto de Olhão é o mais mal tratado dos que conheço.
os buracos no piso é uma vergonha remendam aqui e passado 1 ou 2 meses como foi mal arranjado volta tudo ao ao estado inicial.
fui hoje à doca pesca de Olhão e contei 10 trabalhadores e 1 camião da empresa Algarcer numca os tinha visto lá andavam a limpar a sujidade do chão e as ervas,pensava que era o responsavél pela limpeza da docpesca era o IPTM,. vi também um camião da CMO a recolher os sacos de lixo.
pela quantidade de gente a fazer que limpam, deve vir cá gente importante,que não pode ver a bandalheira que é a Docapesca de Olhão.
Não era mais fácil e económico serem os trabalhadores do IPTM a todos os dias limparem?
a ultima vez que limparam a doca foi em vésperas do Limpar Portugal.
devia ser para dizer que a doca não precisava de ser limpa.
quando custa essa limpeza feita pela Algarcer? quem paga a CMO ou o IPTM?

TÓ da ilha do farol. disse...

vergonha é o que é,só falam do dia do pescador uma vez por ano.
coitadinhe do pescador que arrisca a vida e tal,e depois toca de correr com ele, dos sitio de onde mora para os hoteis e apartamentos,surjam nas zonas onde dantes eram dos pescadores.
o salva vidas do Farol temum Horário de escritório pois o ISN não tem ordens de meter mais pessoal ,mas o socrates pode colocar 12 motoristas particulares.
porque não vai o ISN buscar pessoal para o salva vidas do Farol à marinha portuguesa?
se houver um naufrágio em olhão fora das horas de trabalho do patrão e marinheiro do salva vidas do Farol,
quem vai acudir a esses pescadores?
falam muito mas fazem ZERO.

Anónimo disse...

já sei porque andam a limpar a doca de olhão.
"O lançamento da primeira pedra da fábrica vai ser feito numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Medeiros Vieira, e na qual vão ser assinados três contratos relativos à primeira e segunda fases da instalação da Aquicultura de bivalves na área de produção da Armona", revelou o administrador António Farinha.

assim já se percebe poque foi contratada a Algacer,foi para fazer o trabalho que o IPTM devia fazer todos os dias.
quem vai pagar à Algarcer? não estejam preocupados que o marido da Valentina Calixto dono da Algarcer,deve estar a fazer isso por amor ao ambiente.
ou será obra do chico leal para não ficar mal da chapa.