terça-feira, 25 de maio de 2010

Presidente da C.M.OLhão Aceita ser Condenado.pelo Tribunal.

Francisco Leal depois de muito ter rabeado, e recorrido da 1ª sentença, que em que a Juíza o condenou, por Litigante de Má Fé , por não dar acesso a documentos públicos que o Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão" pedia para consultar.
Perante tal condenação e como estávamos em ano de eleições, Francisco Leal recorreu para o Tribunal de 2ª instância, para passar o tempo das eleições, e não ter, mais, essa mancha no seu curriculum.
Terminado o ano eleitoral,veio a sentença do Tribunal de 2ª instância,que o obriga-o a ceder os documentos para consulta ao "Somos Olhão"
Finalmente Francisco Leal, é condenado por não cumprir a lei.
Gostava é de saber quem vai pagar ao advogado de defesa, de Francisco Leal, pois foi ele que infringiu a lei, era F.Leal que devia pagar, mas o mais certo é que seja a autarquia a pagar ao Drº Rogério Silva seu advogado de defesa.
Parabéns aos à direcção do "Somos Olhão" que se mostrou firme na defesa da Cidadania, e mostrou assim os direitos que qualquer Cidadão tem para consultar documentos públicos.

39 comentários:

F,Leal disse...

Estou-me nas tintas para tudo o que vocês dizem, e vou fechar a barra da Fuzeta, e abrir outra onde me dá jeito,vou fazer prédios e mais prédios dentro do dominio publico maritimo em Olhão e na fuzeta,vou continuar a aterrar a ria, pois o Socrates está comigo

Zé do Mar disse...

E qual é o proximo passo?
Expliquem lá à gente o que foi que vocês ganharam! e o que vão fazer com o prémio, seria bom que essa deligencia, trouxesse resultados concretos, porque a justiça em Portugal é uma coisa cara, e não serve para capricho ou brincadeira, espero que saibam usar bem essa victoria.

Anónimo disse...

bem observado se perdeu a sentença se ainda por cima recorreu quem devia pagar ao adovado rogério silva era o leal e não a CMO.
assim aprendiam quanto custava contyratar um advogado para uma causa perdida.
já agora esse advogado não sabia que ia perder?
ou por f.leal apoiar a editora que faz parte não podia rejeitar.

esteva disse...

quer dizer o presidente da CMO andou a dizer que não tinha sido condenado mas afinal só conseguiu adiar a condenação? pode ser que agora vá para a reunião do ps e para o site da CMO dizer que foi condenado.

Anónimo disse...

Aqui envio os PARABÉNS à direcção do SomosOlhão! pelo muito que lutou, pela transparência.
Agora, penso eu, a direcção travará outra luta: o acesso aos documentos pretendidos. Pelo que sei, a vontade política não é nenhuma, e tudo farão para entravar o processo.
Mais uma vez os meus Parabéns!
Ernest da ilha.

Anónimo disse...

Parabéns ao SOMOS OLHÃO!!
Não concordo com as ideias seguidas pelo Leal, ..mas também não concordo de todo com as afirmações feitas em relação ao advogado:o processo foi contra a pessoa presidente da Camara e á própria camara, logo se o advogado é da camara tem que o defender...todos as pessoas inocentes ou não têm direito a uma defesa(é um dos principios da nossa justiça), assim sendo os advogados podem aceitam todas as causas,mesmo as perdidas, neste caso concreto sendo advogado da camara só tinha mesmo que aceitar...

Anónimo disse...

também o advogado do somos olhão foi o Dr. Abúndio que é da Câmara e defendeu o processo contra o Leal e ganhou

Figo-Lampo disse...

Se Francisco Leal reconheceu o direito que o SO! tem a consultar os ditos processos a 24 de Maio, porque razão só faculta o acesso aos mesmos a 29 de junho.

Anónimo disse...

ele leal, tomou a decisão pessoal, de não dar acesso aos documentos que a lei diz que são publicos.logo ele é que devia dar acesso e publicar tudo o que são decissões publicas é isso que diz a lei.
ao não dar acesso leal portou-se como cacique que a juiza disse que ele é.
o leal é que devia pagar ao drº rogério silva pois foi para defender uma ilegalidade, cometida por ele.
ou só é chefão para mandar

Anónimo disse...

Os Senhores dão vontade de rir,pareçem os miudos que querem um brinquedo muito sofisticado,e depois não sabem o que fazer com ele.JoãodeOlhão

Anónimo disse...

iSTO É TUDO MENTIRAS,AINDA HOJE ESTIVE COM O LEAL E ELE DISSE-ME QUE A JUÍZA LHE TINHA DADO RAZÃO,AFINAL NO QUE É QUE FICAMOS?CIDÁLIA

Anónimo disse...

Eu se fosse o leal respondia-lhes á letra.Vocês são uns ipócritas e não querem vêr,então quem é que tem razâo quando não lhes quer dar os papeis ,para quê ?ignorantes que não sabem lêr e querem discutir assuntos que não dominam é o que vocês são.Cidália

C.Puga disse...

leal é o maior e numca vai dar a papelada impotante para vocês saberem onde é que as pessoas dormem,pois é isso que ele disse a um jornal da região aquando da entrevista para as autárquicas.
então isso tem algum, jeito saber onde a minha vizinha boa como o milho dorme?
o leal tem toda a razão.

Anónimo disse...

O presidente da CMO,deve demitir-se
imediatamente.

E porquê?

Porque nos processos que mais tarde ou mais cedo o mandatário do SO terá acesso, vão ser instruídos novos processos crimes.

E porquê?

Pelas irregularidades cometidas,e
são muitas.
Não sei o porquê da PJ ou Serviços ligados à Justiça, ainda não pro-
cederam a uma auditoria????
Há tantas irregularidades, camufuladas pelos inquéritos internos, que não dão nada, como também pelas votações PONDEROSAS.

O homem ñunca cometeu nenhuma irregularidade. As decisões não são tomadas por ele, mas sim arrastando todos, para que dê credibilidade a essas tomadas de votação.

Digam lá que o homem não sabe o que faz? pensam que ele é tó tó?
Estão muito mal enganados.

O homem vai opôr com toda a resistência ao acesso por parte do SO de consultar os processos.

Isto é um precedente para o SO e não só, que, a partir da sentença proferida, terá que mostrar aquilo em que comete crime.

O SO deu uma machadada muito grande e forte no cacique f.leal!

Se é que não interpôs recuso desta decisão é porque o causídico lhe terá aconselhado. Além do mais, este recurso interposto pela CMO na pessoa do cacique, foi apenas e tão somente um acto dilatório.

Evidentemente que, todos estão inocentes perante a JUSTIÇA, até prova em contrário, e trasito da sentença. Porém a Lei,neste caso, devia ter efeitos retroactivos, e que pela má-fé a que também vai ser condenado,
DEVERIA SAIR DA CMO.

RUA!

Falta de personalidade, chantagista

Ainda não perdi a esperança de tratar do meu processo que foi indeferido por esse CACIQUE.

MISERÁVEL!

Vá tomando muitos comprimidos para ter calma, até que rebente pelas costuras.

JMateus

Lucia Gomes (Olhao) disse...

O estado em que se encontra as passadeiras para peões imperceptiveis tanto para quem conduz como para os transeutes é o reflexo da bandalheira que vai na secção de trânsito da Camara.
Desde a capitania de Olhão,até a bomba de gasolina da zona industrial,não há uma unica que seja visivel.Então o Senhor Vereador da secção de transito foi de férias?O perigo é eminente,crianças que estão na passadeira e por já não ser visivel dado o desgaste da tinta e a falta de manutenção,quase são atropeladas pelos incautos automobilistas.Faço um apelo ao Senhores do Olhão Livre daqui,dado que não sei outro contacto,que denunciem esta situação.
Lucia Gomes (uma mãe que por pouco não foi colhida nestas especies de passadeiras,assim como a minha filha)OBRIGADO.

Anónimo disse...

Srª Lucia Gomes a CMO gastou o dinheiro todo na campanha eleitoral em foguetes e em apoiar o S.C.Olhanense .
neste momento está sem dinheiro os telefones das escolas do ensino são os conselhos directivos que estão a pagar,a fruta que era para ser distrubuida nas escolas a CMO não tem dinheiro para a comprar embora o governo já tenha entregue esse dinheiro à CMO.
por isso pode ver o estado financeiro que a CMO chegou.
Um profº do ensino básico, do agrupamento vertical da Paula Nogueira, que engloba as escolas Nº4 e 5 do ensino Básico e a própria escola Paula Nogueira.

Anónimo disse...

Dna.Lucia,de facto tem toda a razão deste mundo,mas na minha opinião as marcações a que a Senhora se refere não estão como deviam porque em epoca de eleições o Senhor Presidente gastou a tinta toda,então ficou por pintar as passadeiras,e não é só nesse trajecto, Olhão está quase todo assim,a camara nesta matéria só se preocupa com a avenida da republica o resto é para esquecer,merece ser denunciado,sim senhora.

Bruno

F. Leal disse...

Pintar passadeiras não dá envelopes!
mas já agora o leal não está sempre ao seu lado? onde está ele? não atravessa passadeiras de peões?

Anónimo disse...

Realmente o assunto é sério,se há um acidente o cara dura,lava logo as mãos com é habito,além disso é o mau aspecto a falta de manutenção das passadeiras e não só.Ele devia á noite quando saísse do auditório atravessar nessas passadeiras.

Anónimo disse...

a cmo não tem dinheiro para mandar catar um cego mas teve dinheiro para encher a barriga às comitivas dos clubes grandes scp slb e fcp que vieram jogar com o SCO.
no lagar era tudo à farta e quem pagou foi a CMO.

Anónimo disse...

A CMO não tem dinheiro? E dá subsidios a associações de Faro e a tudo o que é jornais do país inteiro ?Quero ir prá ilha,levem-me prá ilha.

Anónimo disse...

Vejam lá se os partidos estão preocupados com o estado da topominia de transito da nossa cidade,daqui 4 anos apareçem a pedir o voto dos Olhanenses,de mim levam Peid..

Anónimo disse...

o homem hoje na reunião da CMO parecia um santinho que bicho lhe mordeu?
será que está a sentir o chão fugir debaixo dele pois sabe que o socrates está por um fio.e apoiando o manel alegre num estatnte vai à vida pois os poderosos do ps com interreses na opus dei e nas lojas maçónicas depressa lhe tiram o tapete.

Anónimo disse...

O Senhor vereador do B.E.foi á assembleia da republica,ouvido em sessão parlamentar,sobre a barra da Fuseta.

Anónimo disse...

j.pereira já foi visitar a A.R. vária vezes, prepara-se agora para ser candidato do B.E. depois de ganhar a concelhia em olhão e ser candidato do B.E. às próximas eleições legislativas.

Anónimo disse...

Falta de personalidade,chantagista,são adjectivos que esse j mateus emprega quando fala do presidente leal.Será que esse ladro que fugio para marrocos porque vigarizou meio -mundo, não tem vergonha?Carlos Martins

Anónimo disse...

OLha olha,quem le é.O viga do j pereira quer ser deputado?e a minha dívida quem paga.Cidália

Anónimo disse...

Falta de personalidade, chantagista, mediocre,incompetente
são adjectivos mais que evidentes durante a governação da autarquia durante todos estes anos.

Usa de má-fé, sem idóniedade, critérios baixos para se manter no poder.

RUA COM O INCOMPETENTE!
RUA COM O DESTRUIDOR !
RUA COM O FALA BARATO!

JMateus

L.G. disse...

João Pereira brilhou na Assembleia da Républica. e deixou a ministra do ambiente a valentina calixto e o presidente da CMO muito mal vistos.
quem não gostou nada disso foi o Miguel Freitas do PS que tentou impedir tal audiência.

Anónimo disse...

Quando chegar a deputado,terão de se haver comigo,talvez ainda se arrependam do que disseram.

Anónimo disse...

J Mateus meu grande ladro,porque não te calas?srá qu ainda tens as duas mãos?Carmo Pais,onde andas?Carlos Martins

Anónimo disse...

se ´verdade que a cmo aceita a condenação porque não publica o olhão livre essa aceitação?
é que há muita gente que diz que são boatos do olhão livre.

Tórico disse...

é só para informar o os autores do Olhão livre que na Fuzeta neste momento estão duas cupadoras uma para fechar a barra que abriu onde era a antiga barra e outra para abrir uma barra no sito que o pessoal da fuzeta chama a toca do coelho.
nós pescadores, já assinamos um abaixo assinado a dizer que não queiramosque a barra mudasse de lugar mas sim que a afundassem para termos condições para entrar e sair para a faina em segurança.
mas os governantes não ligam a quem anda no mar.

Anónimo disse...

mom o leal agora quer é pesca já está especialista em pescas,quem quiser ver ele a falar de pescas e rir um bocado é ler ontem o correio da manhã.onde se prepara para no dia 31 distribuir uma carrada de medalhas,pode ser que lhe toque alguma a ele chico leal, como o melhor pescador de envelopes do aldi e outras grandes suerficies.
é só saber iscar que os envelopes vão parar ao sitio certo,chama-se a isso pesca offshore.

Anónimo disse...

Nos últimos anos, conviveu com o movimento «Somos Olhão», que o acusa de ser autoritário e de não dar acesso a documentos. Foram eles a verdadeira oposição?
Resposta: Eu não conheço nenhum movimento de cidadania chamado «Somos Olhão». Há um conjunto de pessoas que se intitulam um movimento de cidadania mas que não existem enquanto tal. Depois, têm vindo fundamentalmente a atingir o homem, o Francisco Leal. Mais do que críticas políticas, têm procurado o ataque pessoal ao longo deste tempo todo, sem qualquer fundamento. Nenhuma das questões que puseram até agora tem qualquer justificação. Em terceiro lugar, têm vindo a solicitar informações que, quanto a mim, não têm direito a consultar. As pessoas, individualmente, não têm o direito de ter acesso a documentos como os processos de obras, que dizem respeito apenas a quem quer construir. Eu não posso permitir que qualquer pessoa venha aqui pedir um processo da sua casa. Para quê? Teria que justificar por que razão quer o processo da sua casa. A minha interpretação da lei, e a dos técnicos da câmara, é essa, que eles não demonstraram ter interesse legítimo para ter acesso aos documentos. Dei no entanto acesso a todos os documentos que são públicos.
O tribunal em primeira instância veio dizer que eles tinham razão e nós recorremos para as instâncias superiores, que espero nos dêem razão. Até porque, e recebi há pouco tempo essa informação, as queixas apresentadas por esse dito movimento junto do Ministério Público do Tribunal Administrativo de Loulé foram arquivadas.

Anónimo disse...

Mas que envelopes são eeses que tanto se fala?Timbrados, correio azul,gostava de saber.Joãodeolhão

Anónimo disse...

o pessoal sabem m dizer onde vai ser feita a freitas mar

Anónimo disse...

ó joão dólhão não sabe que envelopes são? olhe são envelopes de agradecimento,pelo que o dito cujo tem autirizado já viu quantas grandes e médias superficies apareceram em olhão,há uma, que até tem parque de estacionamento privativo subterâneo, à borla feito pela CMO.
pois o resto do dia está deserto.

L.Rocha disse...

essa entrevista do leal ao região sul na altura da campanha eleitoral é uma autêntica vergonha.
passado 1 ano a justiça veio repetir o que já tinha decidido Francisco Leal condenado por litig^ncia de má fé e caicagem.
toma lá que é democrático.
o ps ganhou as eleições mas o leal foi condenado por causa de um movimento de cidadãos que ele dizia que só o sabiam ofender ,parece que os tribunais não pensam da mesma maneira.