domingo, 23 de janeiro de 2011

Fuzeta na lista das Terras que boicotam as eleições!

Urnas abertas mas sem votos

Caminhos-de-ferro, linhas de metropolitano, redes de telecomunicações, porto de abrigo de pescadores, centro de saúde e até cemitérios. São muitas as reivindicações que podem hoje levar a protestos, de Norte a Sul. Mas numa nova versão: os "boicotes" anunciados às eleições presidenciais de hoje afirmam-se pela positiva.

As urnas estão abertas mas há um pacto para que ninguém deposite o voto. Tecnicamente, não é um boicote e as eleições não serão repetidas.

Jorge Miguéis, director da área da administração eleitoral, explica que estas situações "não prefiguram tecnicamente um boicote", mas "uma abstenção total", já que "não há um impedimento com uso da força e, portanto, não tem qualquer influência e não haverá repetição", ou seja, abertura das assembleias de voto na próxima terça-feira. E acrescenta: "O que há aqui é um convencimento, em que se utiliza a abstenção como forma de protesto", só em casos de vandalismo ou de impossibilidade de constituição das mesas de voto, com a necessidade de intervenção das autoridades, é que se coloca a hipótese.

Muro - Trofa
Protesto pelos atrasos na construção da linha de metro do Porto até Trofa.

Pedras Salgadas - Vila Pouca de Aguiar
A população saiu à rua, na quinta-feira, a apelar à abstenção. O motivo do protesto prende-se com o não cumprimento do projecto hoteleiro Aquanattur no parque termal. Mas "não vai ser um boicote a cadeado, ou seja, as urnas vão abrir", explicou Rui Sousa. O presidente da Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar garante, ainda assim, que "nós não vamos votar".

Caíde de Rei - Lousada
O presidente da autarquia, Jorge Magalhães, não esclareceu se haverá boicote. A população vai manifestar-se "pela positiva" em defesa do alargamento do cemitério e contra várias "injustiças".

Miranda do Corvo e Lousã
A hipótese de boicote às eleições presidenciais foi colocada pelo movimento cívico que defende o projecto do metropolitano de superfície do Mondego. Os autarcas afirmaram que um eventual boicote será uma "decisão pessoal", enquanto o presidente da Câmara de Coimbra garantiu que não vai aderir a um protesto desta natureza.

Gralheira - Cinfães
A população admitiu o boicote às eleições presidenciais, em protesto pela inexistência de rede de telecomunicações móveis, e promete colocar nas urnas dois bois, com a inscrição "boicote".

Granho - Salvaterra de Magos
Pondera boicotar as urnas, contra o encerramento do posto de saúde. Um panfleto anónimo a apelar ao boicote foi distribuído pela população da freguesia durante a semana.

Beja
A Associação de Defesa do Património de Beja chegou a admitir boicotar as eleições presidenciais - o motivo era o eventual fim das ligações directas do comboio Intercidades que faz a ligação entre Beja e Lisboa. Terá recuado na intenção do boicote, porque as pessoas no concelho de Beja não pretendem votar, segundo o dirigente Florival Baiôa.

Fuzeta - Olhão
A população de pescadores da Fuzeta ameaça com boicote - o motivo prende-se com o porto de abrigo.

Noticia do Publico on line.

Para quem duvidava da luta dos pescadores da Fuzeta ela ai está!

6 comentários:

Anónimo disse...

Toca a sair do quentinho e ir colocar o Coelho na cartola!

Floripes disse...

Na fuzeta o boicote só acontece porque há 30 anos o Mario Soares que a mulher nasceu na Fuzeta por acaso,prometeu uma barra e um porto de pesca digno dos valentes pescadores da Fuzeta.
O que aconteceu é qeu o PS e o Mario Soares ganharam essas e outras eleições e esqueceram-se dos pescadores da Fuzeta.
O actual presidente da CMO que não quer saber dos pescadores,para nada, quando o Mar abriu em Março passado uma barra no sitio onde os pescadores sempre desejaram a barra, em frente à antiga casa do Salva Vidas, pediu à presidente do Polis Valentina Calixto para fechar a barra,pois dizia o presidente que a Fuzeta ia ser devorada pelo mar.
O que aconteceu é que o presidente da CMOlhão,que é presidente há 18 anos,autorizou a construção de prédios a menos de 20 metros do preia mar, prédios esses que estiveram embargados,mas que ele para ficarem legais mandou aterrar a ria.eram esses prédios que ele tinha medo que a agua fosse lá bater.
Oque aconteceu é que a presidente do Polis que acumula o cargo com a presidência da ARH gastou 1 milhão de euros em fechar a barra que o mar abriu e gastou mais 1 milhão em abrir outra barra 300 a leste da que fechou.
Essa barra 2 dias depos de inaugurada já estava encerrada,e os pescadores agora revoltaram-se com toda a razão,boicotando as eleições.
Não há pescadores sem Barra e na Fuzeta há 64 embarcações registadas que precisam de governar a vida,para pagar os impostos os estudos dos filhos e se sobrar algum dinheiro para comerem.
Valentina Calixto afirmou que fechou a barra por causa das condições dos turistas! Então e as condições de quem precisa de uma barra em condições para tentar sobreviver? a Resposta está aí.

Anónimo disse...

já fui votar e não vi os caciques do ps a influenciar as pessoas porque será.nem um bacalhau e o consequente dizer, vote bem.não admira pois não se vê um cartaz em olhão de apoio ao candidato manuel alegre.
ouvi dizer que na acaso andam com o emblema do nobre a influenciar os idosos que vão votar será verdade???
houve mudança de artes???

Branca Noiva do Mar disse...

a Fuzeta está em alvoroço.a comunicação social esteve presente e divulga as noticias.

To Rico disse...

na sic noticias deu a fuzeta em directo.
um pescador cacique do ps,que deu origem à abertua da barra na toca do coelho, foi para as mesas de voto de voto em vez de ser solidários como os seus camaradas.
o ps na fuzeta á só traições até o brenadino apareceu todo engravatado mas não souber denunciar a situção dos pescadores da Fuzeta são todos ao tacho.

Anónimo disse...

Do Bernardino daremos conta das suas aventuras pois já tenho imagem para o tipo. O fura-lutas, apaniguado do Leal e do PS não admira pois foi beneficiado com um viveiro e até o barco, quando se partiu na barra foi de imediato reparado à borliu.