sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Antonio Pina Absolvido, pelo tribunal de contas.

Presidente do Hospital multada pelo tribunal
26-08-2011 9:02:00

A presidente do conselho de administração do Hospital de Faro, Ana Paula Gonçalves, foi condenada pelo Tribunal de Contas (TC) a pagar uma multa por negligência em ajustes diretos.
tribunalfaro.jpg
Ver Galeria

A multa de 1 728 euros foi aceite pela presidente do HDF, após provada a negligência na realização de ajustes directos a empresas privadas, sem apurar se a opção pelos ajustes directos era legal e justificada.

A sentença foi “acatada” por Ana Paula Gonçalves, “por inerência do cargo que ocupa, e das suas qualificações profissionais”, pode ler-se, em comunicado.

A presidente refere, no entanto, que “da actuação que originou a presente sentença não resultou qualquer prejuízo ou encargos adicionais associados para a instituição que preside ou para o interesse público”.

O tribunal entende que a responsável deveria ter aberto concursos públicos, em vez de fazer ajustes directos. Em causa está a celebração, em 2007, de contratos para a aquisição de serviços de ortopedia (no valor de 340 mil euros), de alimentação (760 mil euros) e de limpeza (296 mil euros).

O TC deu como provado que os contratos foram feitos depois de os serviços já terem sido prestados. Além disso, o juiz conselheiro do TC entende que não estavam reunidas as condições para a realização de ajustes directos. Isto, diz, porque é “evidente” que a situação não era “imprevisível” para o conselho de administração, rejeitando o argumento da “urgência imperiosa”, que pode justificar a realização de ajustes directos em contratos no valor igual ou inferior a 4 988 euros, segundo a Lei em vigor em 2007.

O conselho de administração conhecia as condições em que os serviços estavam a ser prestados, prossegue a sentença. “Impunha-se, atentos aos valores em causa, que as adjudicações tivessem sido precedidas de concurso público internacional”, lê-se no relatório. As despesas são, por isso, consideradas “ilegais”.

O juiz conselheiro do TC lembra que Ana Paula Gonçalves é presidente do conselho de administração do Hospital de Faro desde Fevereiro de 2006 e que, por isso, “teve com bastante antecedência conhecimento da situação de todos os serviços inerentes ao funcionamento do hospital”.

Além disso, frisa o magistrado autor da sentença, a responsável tem um diploma em administração hospitalar e uma licenciatura em Direito, possuindo “condições excepcionais para o desempenho das suas funções”.

Além de Ana Paula Gonçalves, o Ministério Público tinha acusado António Pina, então vogal do executivo do conselho de administração do hospital, e Maria Helena Gomes, directora clínica do mesmo órgão, pela prática das infracções financeiras. No entanto, o TC acabou por absolver estes dois responsáveis."

Noticia do Observatório do Algarve on line.

Nota do Olhão Livre:A directora do Hostiptal de Faro, foi culpada mas o agora vice presidente da CMolhão, Antonio Pina foi absolvido.

O caricato dessa noticia, é que ficamos a saber que não se pode perante a lei a fazer ajustes directos a valores de mais de 4 988 €,é caso para perguntar porque não se cumpre a lei que saiu,em 2007, na C.M.Olhão e nas empresas Municipais de Olhão

28 comentários:

D.Quixote delapina disse...

Então a CMOlhão farta-se de fazer adjudicações directas às empresas do regime no valor de dezenas de milhares de euros e nada lhes acontece e o pininha também faz parte do polvo.

Anónimo disse...

Quer dizer todos deram o sim a essas decisões para só a directora é que pagou uma multa irrisória.é assim que se continua a prevaricar,como acontece em Olhão e no resto do país, pois as comissões são mais altas que a multa ou seja,o crime compensa.

Toni dá-me um cheque disse...

Só ao Tony Carreira quanto temm pago pago em adjudicaçãos directas a Fesnima?

Anónimo disse...

Fartam se de esbanjar o nosso dineiro em jogadas com empresas de amogos e depois aumenta agua,não se lembram eles que há milhares de pessoas em Olhão a passar fome e até com a fome, há gente na cmolhão a ganhar dinheiro.

Anónimo disse...

São todos muito socialistas e democratas, mas não cumprem a lei,porque será?tal pai tal filho.

Anónimo disse...

como são finos esses moçes heim, adjudicações diretas às empresas dos amigos heim?
haja Paz e Valentia.

Anónimo disse...

O crime compensa!

A culpa morre solteira nas imediações desta classe.

O preço a pagar compensa.

A podridão a que se assiste é deveras preocupante para quem necessita de respirar todos os dias

Para quando a abertura dos Tribunais???

Com o curriculo referido da exmª senhora diretora,que tipo de ilação se pode deduzir?

Incompetência, descuido, desleixo, desdém pelas funções que ocupa, ou,

Meditação, conivência,intenção e dolo.

Ainda continua em funções?

Grande país de miséria acumulada.

JMateus

Anónimo disse...

O crime compensa??? claro que compensa. A teia está montada para compensar. Qual é o problema que pagar mil se poder arrecadar 1 milhão???
Tudo pensado ao pormenor.Ahh grande Máfia!!! É de tirar o chapéu; A arte de bem saber roubar deve ser louvada.

Anónimo disse...

Ainda se pedissem a mudança de juízes!!!
Abertura de Tribunais para quê????
Talvez para atenuar o cheiro a bafio dos montes de processos em espera;

Anónimo disse...

Consta-se que se anda a cozinhar qualquer coisa para a Justiça;

Também se diz que o seu tempo chegará;

Com cortes, remendada ou Leis a sério???

Depois de sacarem o dinheiro que puderam os politiqueiros vão ser responsabilizados,em Justiça, a repôr o dinheiro furtado durante os
cargos que ocuparam???

Porque será que esta sociedade cheia de pregaminhos, só exerce a disciplina, o bom senso,o respeito e educação para a maioria que está neste país, pois assim é ser um bom cidadão.

E a escumalha politiqueira, marginalizados do anterior regime, o (dito fscista) que lhes deixou uma migalha para esbanjarem, que não cumprem os referidos requisitos
São educadinhos. honestos, cumpridores do seu dever, pessoas respeitadas e com alto valor nutritivo.

Continuem assim que vão muito bem.

Para quando a abertura dos Tribunais?

Só com Leis a sério.

JMateus

Anónimo disse...

"Foi aplicada uma multa por negligência em ajustes directos"

Isto é grave, não pela gravidade de quem os comete, mas por quem diz e apurou que a presidente do conselho de administração era,e, eu ainda presumo que é:

"Possui diploma em administração hospitalar, e licenciada em Direito"

Esta senhora terá tirado o curso de direito nos mesmos moldes do snr. Engº Sucata?

Há grandes cabeças administradoras da MISÈRIA.

Terá havido algum interesse em saber quanto consta na conta bancária da dita senhora?

Se as offshores um dia estoiram?

Pois é, depois vêm os senobles a dizer que há que haver elevação na e da forma como se tratam os assuntos para que a credibilização deste blog possa atingir outros patamares.

Desculpem-me os outros, a estes que se vão cagar!

JMateus

JMateus

Anónimo disse...

Há grandes cabeças administradoras na MISÈRIA.O srº JMateus è uma grande cabeça administradora,mas o coitado está na miséria,porquê?Porque tinha uma grande cabeça e como cabeçudo que è,não vê maneira de participar no blog de outra forma que não seja,proferindo impropérios.Enfim,desculpem lá o homem,temos que dar um desconto ás pessoas que chegam a este estado de desespero.J.C.S.

Anónimo disse...

Já vos tinha dito que o JMateus versos JPereira,são a mesma pessoa,então para gente desta estirpe,só se pode responder com o despreso.Vocês não vêem que o homem até tem aspecto de de martelo mal acabado?

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA:
ASAE INTERDITA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Fiscais da ASAE, a inspecção da higiene alimentar, acabam de encerrar a Assembleia da República.
Motivo: Comiam todos do mesmo tacho.

Anónimo disse...

Lá apareceu o salvador da diarreia mental, transcrita por pedaços de letras arrumadas que, quer por impróprio, se auto-denomina não ofensivo de uma literatura que nada nos diz na prática.

Achou-se como mentalizador de pessoas que por três linhas farta-se de escrever e nada diz, pouco sumo, isto é, muita parra pouca uva.

A estes e destes fiquei cheio, por ao estado que nos encontramos.

O seu lugar, é, como vendedor de banha da cobra, onde terá que se dedicar para o interior do Palácio Branco, onde aí tem lugar ao sol, se se dedicar à palestra. Fique lá, pois é nesse sitio com periodos menstruais mais reconfortantes
a sua preplexidade se transformará em mentalidade mais sã.

Por este e por clones de indole rasca palráram durante todos estes anos passados e, ficámos onde estamos, parados e na miséria.

Que tipo de quadrupos me tenho deparado na minha vida, que nem pregarem um prego sabem, compram já tudo feito.

Além desta "qualidade", atrevem-se a rotar postas de pescada sobre a vida de outras pessoas, não sabendo onde em sua vida ter onde caír morto.

dado o teor constatado neste blog pelos "artigos de opinião" relatados, as blasfémias são mais que muitas.

Vou parar, pois dá-me pena ver o parasitismo com tão pouca elevação.

Vá trabalhar!

VIVA A PRESUNÇÃO SALOIA!

JMateus

Anónimo disse...

18:03

Vocé não chega aos calcanhares do JMateus!

1-Não tem coragem, nem tomates no sitio para se identificar,neste blog;

2-É o tipico do cobarde amordaçado
rastejante aos politiqueiros da praça;

3-Pela forma de expressão, deve ser um grande chibarro.

JMateus

Anónimo disse...

Mã òh Mateuse,ficasete tode lixade porque o outre te chamô "CABEÇA DE MARTELO MAL ACABADO"?Mó,tu chamase nomes a toda a gente e agora ficase ofendide?Mó,na te ralese mó,ele è má brute ca pinhera do mane João Luice...

Anónimo disse...

Srº.JMateus o Srº,tal como diz está à espera que os tribunais abram e eu também.Sabe porquê?Porque quando abrirem o Srº vai preso,não pelos termos que usa neste blog mas pelas pulhices que cometeu,ademais nem merece que os bloguistas lhe prestem atenção.

Anónimo disse...

11:01

O tipo de coação que utiliza é demais evidente de um maniaco com diarreia mental.

A sua ameaça de prisão para o menino JMateus é demais evidente quando não pactua com vigaros.

Nesse aspecto a sua idoniedade moral e mental em nada se aproxima do normal exigido ao ser humano.

Limite-se ao seu espaço e actue em função das suas capacidades.

Identifique-se seu cobarde pois este MISERÀVEL país está repleto de pessoas que não assumem as responsabilidades.

Seu cretino, ameaça-me de irregularidades, tenha a coragem de
dar a cara, se calhar nem tem cara para levar uma bofetada.

Este tipo de ranhosos em nada me intimidam, fique sabendo que nunca voltei a cara a responsabilidades.

Gosto da critica, mas a ameaça sem rosto para mim é cagativa.

Para gente como você o tipo de linguagem que uso é branda e com pouco piri piri, pois não estou disposto a aturar dementes mentais ocasionais que surgem repentinamente num blog que tem tido mérito pelas denuncias apresentadas,limitando actuações dos prevericadores politiqueiros.

Aondou-se a "colar" com pareceres,
"opiniôes" e crendo fazer crer que
uma alternativa era o voto em branco.
Agora vem querer demonstrar aos bloguistas que se demarquem do JMateus.

Vá descansar que hoje é domingo.

Cuide-se e as melhoras.

JMateus

Anónimo disse...

11:01

Será este o padre?

JMateus

Anónimo disse...

Mó,o menino Matêzinho tá même zangade,ma na fá male o gage tá fecande irritade,cande el tiver prese,vô levarle umase beatinhase pâ el fumar.

Anónimo disse...

Esse padre deve ter racha!
Aguenta-te joaozinho.

Anónimo disse...

Esse padre deve ter racha!
Aguenta-te joaozinho.Coitadinho do joãozinho,está desorientado,até uma mulher dá cabo dele.O pobrezinho já nem dorme!!!!!!

Anónimo disse...

Anhamãe o menine Pereirinha tá tode lixade mã.Atão o padre è uma gaja?Chiça,tem pele na venta,móss tu achas quele saguenta?Nã móss o gage anda chei de fome,se na fosse as senhazinhas de presença....

Anónimo disse...

Epá,vocês deixem o homem sossegado porque se lhe dão muita importância o Bloco vai buscá-lo outra vez.

Anónimo disse...

17:02

A si falta-lhe colh.......

É para esse lado que durmo melhor!

Ainda não estou a sedativos.

JMateus

Anónimo disse...

A si falta-lhe colh.......
"Em Novembro do ano passado, o BE já tinha anunciado a retirada da confiança política ao autarca Fuzetense- militante do partido desde maio de 2009 -, alegando que este «faltou à verdade» sobre vários processos, designadamente sobre uma alegada falência fraudulenta de uma empresa e sobre dívidas ao fisco".Ò menino Mateuzinho,vocemecê è mesmo cabeça de martelo mal acabado,então que moral tem para apontar o dedo a outros?Vá servir pedreiros que è isso que sabe fazer...

Anónimo disse...

Pelo menos ainda sei servir pedreiros!

E o senhor saberá?

De politica, é a profissão mais nobre e honesta que tenho presenciado, "faltar à verdade" é de facto insólito.

JMateus