terça-feira, 30 de março de 2010

Agua Imprória para consumo na U.Algave. Em Olhão quem faz as Análises?

Segundo noticias da Região Sul:

Algarve: Universidade suspende uso de água da rede pública no "campus" de Gambelas

Os serviços de ação social da Universidade do Algarve suspenderam a utilização de água da rede pública no "campus" de Gambelas depois de terem sido detetados micro invertebrados, amebas e fungos na água distribuída no "campus".

Em comunicado, a universidade diz que a situação foi detetada há alguns dias no decorrer dos trabalhos de investigação dos seus laboratórios, tendo logo de seguida informado a Fagar, empresa que gere o sistema municipal.

Segundo a universidade, a empresa "reconheceu que os níveis de cloro na água distribuída não atingiam os valores de referência" e tratou de tomar medidas para repor os níveis para garantir a qualidade da água para consumo público.

Contudo, segundo a Universidade do Algarve, a reposição dos valores de referência de cloro iniciada no final da semana passada pela Fagar "não irá solucionar de imediato a questão", já que poderá gerar "transitoriamente uma situação de desequilíbrio inverso".

Como tal, a universidade decidiu, tal como já tinha feito no início do processo, na passada semana, suspender novamente o consumo de água proveniente da rede de abastecimento público no "campus" de Gambelas.

"A primeira comunicação da Fagar criou expetativas de que a questão poderia estar resolvida, o que, na verdade, ainda não se verificou, razão pela qual está novamente suspenso em Gambelas o consumo de água", diz a universidade.

A universidade diz ainda aguardar que a solução, que deverá ser encontrada em conjunto pela universidade, Fagar e Administração Regional da Saúde (ARS) possa "a breve prazo" permitir a "utilização plena da água de consumo público".

A agência Lusa tentou falar com a administração da Fagar, reitoria da Universidade do Algarve e autoridade de saúde pública regional mas tal não foi possível até ao momento.
(Agência Lusa)
18:19 segunda-feira, 29 março 2010

17 comentários:

Anónimo disse...

Era bom que a CMO fizesse um comunicado à população a explicar que faz as análises à agua no concelho de Olhão e que tipo de análises são feitas,pois se forem como as da Fagar,podemos estar perante um caso de saude publica.
ou será pedir muito a esta vereação?

Anónimo disse...

Não se percebe bem este último comentário,todos sabemos quem faz as análises á agua de Olhão .Percebo a inquietação das pessoas perante notícias alarmantes,mas que no fundo nada tem a vêr com a água de Olhão e muitos menos com esta vereação que já deu rovas da sua competência,portanto vamos lá têr um pouco de decência quando se escreve sobre certos assuntos.Carlos Martins

Atento disse...

mas e quem é que faz as análises à agua de Olhão?
Porque razão nas sessões da CMO não bebem agua da torneira? SERÁ POR NÃO TEREM CONFIANÇA NA AGUA? É QUE SE A cmo TEM DUFICULDADES FINANCEIRRAS PODIA COMEÇAR POR CORTAR NA AGUA QUE BEBE NAS SESSÕES PUBLICAS E NA QUE PERDE NOS PATINHOS. E NAS CONDUTAS OBSOLETAS QUE PERDEM AGUA DURANTE MESES A FIO.

Neves disse...

esse blog só sabe é levantar calunias, então a nossa agua não está boa?
militante (1023 do ps

mateus disse...

É lido e sabido que a água é um bem
de todos a para todos, sendo que, eles todos deverão ter responsabi-
lidades.
Acontece que, ao cidadão comum não
lhe é possível ter acesso aos constantes resultados das análises
efectuadas pelas entidades competen
tes.
Pelo que, cabe às entidades oficiais, sem descriminação,zelarem
pelo bom fornecimento de água aos consumidores.
è lógico que vindo a público uma informação deste teor, as pessoas, que na sua quase totalidade não se encontram informadas, tenham reacções variadas.
É neste momento,e, até antes de surgirem as noticias nos jornais que as entidades deviam estar de alerta, verifica-se o contrário.
A outra vertente, a mais grave, é a responsabilização do sucedido. A quem cabe?
Morre solteira!
JMateus

Anónimo disse...

O neves tem muita razão,então sobre a má lingua neste blog é de mais,agora até a água não presta.Seria melhor falarem sobre o comportamente dos vereadores da oposição que só sabem fazer é merda ,e estão ali só para se servirem dos lugares que ocupam,e isto é para todos,não é só para o j valério.Carlos Martins

Anónimo disse...

Este j mateus tambem quer dar opinião,bom seria que se calasse,faria com que não soubessemos da sua existência, o que era bem melhor para todos.Capitão Marvel

Anónimo disse...

quem faz as analises à agua em Olhão? é o batata.ou o torres. e qual é a diferença entre o batata eou o torres e a fagar? nenhuma a fagar diz que a agua está boa porque não fez as analises que a U.A. fez.
essas empresas querem é ter lucro estão-se a cagar para a saude das pessoas. e a ASAE não existe,ou só comer chouriças caseiras é que faz mal à saude?

Anónimo disse...

eu obrigava é o leal e todos os vereadores , a beber agua da torneira durante sete dias e sete noites para ver se não andavam de caganera.

Anónimo disse...

"Segundo disse à Lusa David Santos, da administração da Fagar, os resultados das análises efetuadas à qualidade da água efetuados pela Administração Regional de Saúde do Algarve recebidos ontem às 16:00 indicam que os parâmetros de cloro estão no nível exigido".
resta saber se a ARS faz as analises correctas?
onde se pode consultar o resultado das analises em olhao.fui ao site da CMO e não está lá nada.custa muito colocar lá as analises?
se o presidente pode contratar um informáticompara na altura das eleições andar a correr os blogs de Olhão não pode actualizar i site da CMO para informar a polpulaçõa?

Anónimo disse...

comentário roubado ao blog Defesa de Faro,que vem a propósito deste post.

Infelizmente o Algarve mais uma vez tratado como o parente pobre, a ria formosa gerida por alguém á distancia com o tipo de discurso redondo politicamente correcto mas demonstrando falta de conhecimento da essência cultural da própria ria e das suas gentes, espero sinceramente que o Polis e toda requalificação da zona ria tenha a intervenção dos agentes locais de modo a fazermos algo que nos possa orgulhar.
As entidades oficiais e reguladores estão cada vez mais descredibilizadas como é o exemplo da qualidade da água no concelho mais propriamente na zona do Montenegro e Gambelas que investigadores da Universidade afirmam estar imprópria para consumo mas o Presidente da Fagar pago principescamente continua a afirmar o contrario mas não demonstra através de analises bacteriológicas e estudos de concentração de cloro que a mesma é boa para consumo, ficando os cidadãos num impasse quanto ao consumo da mesma o que considero intolerável e inconcebível, por outro lado estranho alguns elementos da junta de freguesia desta zona que até à muito pouco tempo grandes defensores da moral e do bem publico ficam calados como ratos, mudam-se os tempos alteram-se as prioridades.

VIVA A FARO

O PROVEDOR

Anónimo disse...

palavras de joão cravinho sobre a corrupção no governo e administração publica
"Não podemos continuar a ter um governo sem estratégia explícita de combate à corrupção", defendeu, para depois perguntar para que serviam "700 planos de anti-corrupção" se o executivo não tomava em mãos a iniciativa. E classificou o actual estado das leis como um "problema de vontade política".
cá na CMO o plano anti -corrupcção nem sequer existe.
vá-se lá entender o porquê.mas qual é o motivo que a CMO vai fazer queixa do engºtomé se os corruptos estão na CMO na sessão de fiscalização da CMO, nos despachos dos projectos feitos pelo presidente e vereadores baseados em aconselhamentos juridico?
pode-se infringir o PDM desde que o advogado da CMO diga que pode? e consequências népia nem para quem aprova os despachos a infringir o PDM nem para quemdá o parecer?

mateus disse...

A incompetência é uma doença crónica existente na CMO.
Quem está, padece de tal mal e quem
chega de novo, pouco tempo passado,
fica de tal maneira acabronhado e com alterações de memória e demência premanente: EX:presseguição, diminuição por não ter poder de resposta fundamentada, enfraquecido devido encontrar-se num estado de frusta-ção evidente e que é visível na forma como escreve.
Nervosismo por estar a ver o fim da
meta. Isto é, corredores de sprint curto e fraco.
A evidência de prepotência acumula-se e altera-se cada dia que passa, usando constantemente o disfarce.
Isto é, quer tapar-se, mas fica com
os pés de fora.
É a nova geração de políticos marretas.
Tratem-se políticos, porque quando estiverem curados, acabarão de certeza os blogs.
JMateus

Anónimo disse...

Ve jo que ainda por cá andas,mas devias ter olhos para vêr que não te querem nem Vêr nem pintado,e por favor dá opiniôes válidas não essas que copias do j valério,ó jmateus um emigrante que não vê nada em portugal senão o viga do j valério.Carlos Martins

Anónimo disse...

na U.A. contiuna-se a não se utilizar a agua para beber.

L.Guia disse...

ontem na sessão da CMO as agua era toda engarrafada porque não bebem agua da torneira os nossos autarcas? se está tão boa não há necessidade de gastar em agua.

Anónimo disse...

excerto tirado do observatório do algarve.
Pouco mais há a dizer quando o administrador de uma rede diz que só se responsabiliza pela qualidade da água que distribui “até ao contador” porque não pode interferir na canalização predial, quando a “casa” a que se refere alberga cerca de cinco mil estudantes, muitas centenas de docentes e outros tantos funcionários.
é a esses senhores pensantes, que a nossa agua está entregue.