sexta-feira, 26 de novembro de 2010

BRINCANDO COM O FOGO

Hoje, é inaugurada a nova barra da Fuzeta, sem que o trabalho esteja concluído, já que ao fazer as dragagens de dentro para fora da Ria, sem quaisquer estudos dos fundos, Leal e Valentina Calixto são agora confrontados com um fundo de barro à saída da barra e que está a impedir a sua dragagem.
Por outro lado, pretender uma cota de fundo de 2 metros abaixo do zero hidrográfico é o mesmo que estar a dizer que semana a semana a nova barra vai assorear.
É desta forma leviana, que os nossos responsáveis políticos, tratam os dinheiros públicos. Na ânsia de proteger construções autorizadas onde não deviam, prejudicaram a Ria e os pescadores, desculpando-se agora com os ambientalistas, esquecendo-se que a própria Valentina Calixto durante anos foi a manda chuva do ambiente no Algarve e que o Leal quando lhe convém também disserta sobre o mau ambiente que ele cria, como a poluição da Ria, transformando a caca numa maravilha.
Entretanto para este fim-de-semana anuncia-se vendaval e do grosso, especialmente para segunda e terça feira, com ondulação do quadrante sudoeste e que deverá atingir os sete metros.
Enquanto uns parecem atingir um orgasmo com uma inauguração da treta, outros têm a vida e haveres em perigo com é o casa dos habitantes da Praia de Faro. Que medidas preventivas, preparam a protecção civil, a Câmara Municipal de Faro e a toda poderosa presidente da ARH, Valentina Calixto? Quem responde pela desgraça anunciada? À negligente ausência de medidas preventivas devem as populações pedir o rolar de cabeças dos responsáveis políticos.
Para aqueles, que por não estarem na zona ameaçada, se sentem incólumes, é bom que reflictam no perigo de a breve prazo a Ria Formosa desaparecer, se não forem tomadas medidas a serio, contra esta espécie de catástrofes.

25 comentários:

Anónimo disse...

Se algum pescador morrer nessa nova Barra os culpados devemn de ser o Frncisco Leal e a Valentina Calixto,pois foram eles que contrariam as opiniões dos técnicos, que diziam que a barra era para ser onde a natureza abriu.
Mas Francisco Leal para proteger os Patos Bravos a quem autorizou que construíssem prédios de 4 pisos a menos de 20 metros da agua,pediu à sua amiga Valentina Calixto para Fechar a barra que a Natureza abriu, e para gastar mais uns milhões de euros a abrir uma nova barra a 300 metros da que a presidente da ARH fechou

Zé do Mar disse...

Mó! Mas isso seria como "sopa no mel"! Se a ria desaparecesse, Olhão seria a nova Copa Cabana da Europa, em vez dessa nesga de mar cheia de limos e mal cheirosa, teria uma linda praia de areia branca, com ondas suaves de espuma alva.

Anónimo disse...

Moss i ó Zé do Mar se não fosses estupido o que gostarias de ser? ENtão tens dificuldade em perceber que se um dia a Ria desaparecer e em situação de vendaval semelhante, Far, Olhão, Fuzeta, Tavira, S. Luzia e Cabanas, vão passar os mesmos problemas com que se debatem as populações da Madeira.
Faz café deta-te moss.

Anónimo disse...

ESSE ZÉ DO MAR DEVE É SER O ZÉ DO MEDRONHE.
POIS EM VEZ DE DISCUTIR AS COISAS SÉRIA VEM SEMPRE DESCONVERSAR. VAI MAIS UMA BEJECA NÃO Ó ZÉ DO MAR?

Anónimo disse...

HOJE PS EPSCADORES DA fUZETA DENUNCIARAM QUE A POLIS DEIXOU UMA CABEÇA DE AREIA MESMO EM FRENTE À ENTRADA DA BARRA QUE O LEAL MANDOU ABRIR A 300 METROS DO QUE A NATUREZA ABRIU E A VALENTINA FECHOU.
POR TEREM ROUBADO TANTO A ABRIR BARRAS E A FECHAR BARRAS O POLIS JÁ TÁM MAIS TEZO QUE UM CARAPAU É BOM PARA QUEM TEMMCASA NAS ILHAS POIS O POLIS JÁ NÃO TEM DINHEIRO PRA JOGAR AS CASAS DITAS ILEGAIS ABAIXO.

Anónimo disse...

a valentina calixto faz todos os favores ao leal, pois este faz contratos directos com a empresa do marido da valentina. é fartar vilanagem mas a juduciária já está em cima da jogada e a valentina já teve de ir ` prestar contas à judiciária.

Anónimo disse...

Mosse ou Leal antao a jantares com gente que anda a levar coisas para os outros do que dizes, se soubesses os nomes que esse gajo te chama por tras de ti, ele quer e favores e uma cobra, e depois vai para o outro lado da vereçao anda numa azafama, ate parece que e um grande empresario e um grande ma lingua e nao so, ai se o Lagar falasse, nao andes ta mal acompanhado cuidado,ja disse que nao sabes com quem lidas

Nem de Borla já querem o PINA disse...

António Pina quis regressar ao cargo de presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) sem auferir qualquer remuneração, para cumprir os dois anos de mandato que ainda lhe restariam, mas não foi aceite.

Cabeluda disse...

As mentiras da cabeluda valentina calixto no região sul

De Borla??? disse...

se o drº pina diz que trabalha de borla, o que faz ao dinheiro das senhas de presença, que recebe das reuniões que faz no café da administração da empresa municipal Mercados de Olhão.

Anónimo disse...

já estão a falar muito do srº pina porque será????
se esse senhor quer lutar pela cidadania, porque não luta para que as casas ditas ilegais como a dele na ilha do Farol não vão abaixo???
ele sabe muito bem que as autoridades deixaram as pessoas construir à vontade ou já se esqueceu dos tempo que era do PC e dizia que as ilhas eram do povo?

Zé do Mar disse...

Ao irudito anónimo das 14.29!

Caro senhor:
Que eu saiba ´Manta Rota, quarteira, Monte Gordo, não têm qualquer ria (Formosa ou não), e não me consta que tenham mais problemas com os vendavais do que Olhão.
Quanto à minha estupidez, informe-o que nunca me deixou mal, será que se pode gabar do mesmo? Duvido!

Zé do Mar disse...

Ao anónimo das 14.49!

Ò meu parvalhão, quem te deu a autoridade para julgar o que são coisas sérias ou não? Tu aqui só dizes asneiras,

Anónimo disse...

mom ió zé do mar és perito em boicotar,aquilo que não percebes patavina,vai um bejeca preta?

Anónimo disse...

Ao ze da terra
Moss atao este blog na serve para nada e esta sempre a descer possivelmente nas tuas "sondagens" e tu nao desapegas?!
Porque sera?

Com tantos blogs que ha em Olhao so aqui e que consigo ler os teus comentarios ; Porque sera?

Anónimo disse...

O Drº Pina (pai)vai concorrer á direcção da ACASO sendo cabeça de de uma das listas,mas claro livre de qualquer renumeração ou interesse segundo dizia o proprio no barlavento,o mentiroso sou eu .

Anónimo disse...

O Zé do Mar com efeitos do medronho ãinda não percebeu que as localidades por ele aventadas, apesar de serem costeiras não têm que estar ao mesmo nivel que as outras. A diferença da linha do preia mar para a cota de terra em Olhão é muito inferior às zonas que indicou.
O efeito da cerveja preta fá-lo esquecer que o ano passado a Ria galgou a muralha junto ao bate-estacas.
V~e se bebes menos ió Zé do Mar

Zé do Mar disse...

Ao Sr. anónimo das 06.39:

Amigo se está assim tão certo do que diz, deve ter feito algum estudo, ou se informado à cerca da altitude dessas localidades, e da de Olhão em relação à agua do mar, então porque não apresenta aqui esses dados, porque a mim parece-me que a altitude dessas localidades ribeirinhas è sensivelmente a mesma. Quanto ao meu alcoolismo, não se preocupe porque ainda tenho duas licenças de condução(uma nacional e outra de outro paìs) ambas profissionais, e quem conduz não bebe.

ol disse...

Ao Zé do Mar:
Desde que a marina de Vilamoura foi construída que Quarteira sempre teve problemas até que acabaram fazendo uns esporões para segurar as areias e para evitar também que a água entrasse pela vila adentro. Com a construção desses esporões, Vale de Lobo e a Praia de Faro passarm a ter problemas, com uma diferença: em Vale de Lobo estão as vivendas dos "famosos" e ricos. Na Praia de Faro a preocupação primeira é correr com os pescadores, deixando que o mar lhes destrua as casas.
Provavelmente não sabe mas há uns anos atrás a Praia da Rocha, Portimão, praticamente já não tinha areal, Mas porque fica numa zona "In", "encheram" a praia de areia. Se for analizar como tem sido o comportamento das areias irá verificar que não é como diz e há estudos sobre isso. Consulte a CCDR e verá que assim é. Mas não há pior cego que o que não quer ver. Para além disso, esquece-se que a Ria Formosa dá muito dinheiro com os bivalves e outras espécies, mantendo em actividade milhares de pessoas, que de outra forma não teriam o seu sustento...

j.luis disse...

No Brasil, tribunal suspende pagamento do tratamento dos esgotos pagos pela população de Maringá, por a ETAR não estar a cumprir o seu papel no tratamento dos esgotos, estando a poluir as aguas da lagoa estando a população a pagar por esse tratamento.
É caso para perguntar se em Olhão nós cidadãos não podemos exigir o mesmo é que todos os meses pagamos com a factura da agua uma taxa para o tratamento dos esgotos,mas o que acontece é que as ETARs não tratam os esgotos e poluem a a Ria, também a CMO não resolve o problema dos esgotos Tóxicos que vão directos para a Ria sem tratamento,como no caso do T da docapesca da marina e da horta da CMO.
Será que o ambiente do Brasil é diferente do ambiente de Portugal,e no caso concreto de Olhão?
Não será tempo de castigar quem polui, ainda por cima quando recebem o nosso dinheiro para não haver poluição?

j.luis disse...

pode carregar no meu nik name para ver a noticia do tribunal de Maringá por causa dos esgotos.

L.Rocha disse...

Boa. Gostei dessa noticia sobre Maringá, será que em Portugal algum juíz teria coragemm para uma coisa dessas?
devia ser bonito o nosso presidente Francisco Leal,em vez de acabr com os esgotos , ir logo a correr falar com o socrates para despedir o juíz.

Zé do Mar disse...

em vez dessa já estafada teoria(ai nda por provar), de que vila moura veio descontrolar o eco sistema na Ria formosa, deveria provar que a altitude em Olhão, é mais baixa do que em Monte gordo.
A final era isso! o saudusismo da "ameijoa bôa"! Olhe amigo isso foi chão que já deu uvas! os viveiros da Ria Formosa que já fizeram muitas fortunas, hoje estão como a amendoa e a alfarroba: não dão para apanha!
Sabe qual é o nosso problema? é que o homem em vez de aprender a viver com a natureza, e adaptar-se a ela e às suas transformações sempre vivas, tem a ousadia de pensar que é mais inteligente, e tentar modifica-la.
Se a natureza estiver para ai virada, e quiser acabar com a ria, não há nada que o homem possa fazer, o homem é um pigmeu comparado com a natureza, e parte integrante dela.

Anónimo disse...

ao srº zé do Mar o que alterou a ecosistema, do cordão dunar da Ria Formosa, foi a construção dos molhes da marina de vilamoura os esporões de quarteira a barra artificial Faro Olhão e a barra artificial de Tavira.
o resto é cantigas.
Valentina Calixto diz que não pode fixar a barra da Fuzeta,mas a ARH é responsavel por dar segurança aos pescadores nas Barras de todo o algarve e a ARH não faz isso.pois na barrinha de s.luis em faro,os pescadores tem de esperar pela meia maré para entrar ou sair.sabe o que é meia maré zé do mar? são 3 horas de enchente. ou seja um pescador tem de esperar mais de 3 horas,num barco de boca aberta. caso seja apanhado fora da barra com a maré a vazar há mais de 3 horas,ou então faz mais de 15 milhas para entrar na barra de faro olhão e voltar à praia de faro.
mas com isso a president edo polis não se preocupa ,pois os pescadores são gente pobre, que não tem dinheiro, e pelo natal não mandam envelopes.

Anónimo disse...

Só sei é que gastam rios de dinheiro e cada vez estamos piores na questão da barra da Fuseta.


Pimpão-Fuseta