terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia do Mar. Falta de Oxigénio é preocupante!



Dia do Mar: Falta de oxigénio no fundo do mar é tema de programa europeu na Universidade do Algarve

As alterações climáticas e a falta de oxigénio no fundo do mar são apenas um dos temas do novo programa europeu de doutoramento na área dos ecossistemas marinhos que vai arrancar na Universidade do Algarve em setembro de 2011.

“Vamos estudar tudo aquilo que tem a ver com o impacto do Homem ao nível do mar. Tudo o que afeta a biodiversidade, mas também como funcionam os ecossistemas e de que modo a actividade humana influencia esses ecossistemas”, explicou, em entrevista à Lusa, Adelino Canário, professor na Universidade do Algarve e um dos responsáveis europeus pelo “MARES”.

A poluição sonora nos oceanos responsável, por vezes, pelo aparecimento de golfinhos e baleias na costa marítima, a acidificação dos oceanos, o aproveitamento dos recursos humanos, como por exemplo a aquacultura e a pesca, a perda de habitats, como recifes de coral, ou o planeamento costeiro, nomeadamente com o desenvolvimento urbano com dragagens e construção de pilares, são outros dos grandes temas do “MARES”.

O “MARES” é um programa europeu de doutoramento em “Saúde e Conservação de Ecossistemas Marinhos”, com parcerias com 24 instituições - nomeadamente Associações de Armadores e institutos de investigação - de 14 países diferentes, como por exemplo Bélgica, EUA, Austrália, Holanda, Lituânia, França, Alemanha ou Reino Unido.

As candidaturas para o “MARES”, que terá uma duração de três anos e está ligado ao programa “Erasmus Mundus”, já estão abertas e no final os investigadores vão receber o grau de doutoramento por duas universidades, mas pode até ser dado por três universidades, adiantou Adelino Canário, reconhecendo que esse título não é fácil de obter, pela autonomia de cada universidade que tem regras próprias.

O estudante tem de passar pelo menos por duas instituições – universidades e empresas – e é obrigatório saber duas línguas para realizar a investigação no estrangeiro.

“É importante a mobilidade, porque os estudantes além de ficarem treinados para serem investigadores, ficam em contacto com a empresa e o mundo real”, observa Adelino Canário, adiantando que já receberam quase “50 propostas de investigação”, mas que têm de selecionar 25.

Da Universidade do Algarve (UALG) saíram propostas para investigar na área da aquicultura, espécies invasoras, acidificação e planeamento costeiro.

Entre janeiro e fevereiro os alunos que vão participar no programa “MARES” já vão estar selecionados, estando já o processo de candidatura aberto, adiantou Adelino Canário.
(Agência Lusa)
19:50 segunda-feira, 15 novembro 2010

Nota do Olhão Livre.
Esperemos que os problemas da Ria Formosa, não sejam esquecidos tais como aqueles que temos apontado neste bolg, e que são no nosso entender:
- As descargas dos efluentes mal tratados para as zonas sensíveis da Ria Formosa, provenientes das ETARs obsoletas das Aguas do Algarve.
-Os esgotos tóxicos sem qualquer tratamento que descarregam para a Ria na cidade de Olhão e de Faro,sem que as entidades oficias nada façam para acabar com elas.
- O crescimento dos campos de golfe, que descarregam as suas escorrências,cheias de nitratos, para as zonas sensiveis da Ria Formosa, situada nas zonas protegidas do PNRF, sendo que este é um dos graves problemas apontados pelo plano de ordenamento do PNRF.
- O crescimento anárquico e sem controle do Nº de Marinas e portos de recreio, que fomentam o aumento do Nº de embarcações no PNRF, sem que existem estudos, sobre a Capacidade de carga de embarcações a motor, que a zona sensivél da Ria Formosa suporta.
- O aumento descontrolado ( violando por vezes a lei), da carga urbanística, que vem atrás dessas marinas e portos de recreio, que são implantados cada vez mais em cima das margens da Ria Formosa destruindo zonas húmidas de capital importância para a biodiversidade na ria Formosa.
Todos esses factores levam há diminuição do Oxigénio,mas as entidades responsáveis, tentam a todo o custo esconder esta triste realidade que existe na Ria Formosa.
Vamos ver se vão aparecer projectos, na Universidade do Algarve para estudar e dar resposta urgente a esses problemas, já várias vezes apontados neste blog.






20 comentários:

Anónimo disse...

esta noticia vem na ecofesra do publico.mas na ria zpe da ria formosa durante anos,houve extração de areias sem controlo alegando a ccdr, que era necessário dragagens para entrarem cargueiros par o cais comercial.
o que acontecia era duas empressas fazerem autênticos poços para extrairem diariamente cada empresa 1800 m3 de areia limpa,que vendiam para a construção civil.
aqaundo da construção do porto de recreio de Olhão os camions de uma empresa trabalhavm dia e noite a roubar a areia da ria. negoicos que as autoridades fecharam os olhos .mas dizer que houve corrupcção não se pode dizer,só fechavam os olhinhes.
veja agora que o Godinho caiu em desgraça o que aconteceu e dantes????

A Câmara de Ovar pôs um ponto final na extracção ilegal de inertes que estava a ser levada a cabo pela O2 - Tratamento e Limpezas Ambientais, empresa de Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta.

A actividade foi embargada pela autarquia, depois da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro ter informado a GNR de Ovar da extracção não licenciada de areia em frente à O2, na zona industrial da cidade. A força policial informou a câmara, que tomou as devidas diligências, tendo já levantado um auto de contra-ordenação. Se o terreno estiver em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), o processo passará para as mãos da Inspecção-Geral do Ambiente, que aplicará as respectivas coimas.

A empresa O2 é uma das companhias do universo de Godinho envolvidas no processo de alegada corrupção na comercialização de resíduos industriais envolvendo quadros de empresas públicas e também personalidades ligadas ao actual Governo. S.D.O.

Anónimo disse...

A quem o Brazinho entregava as prendas ? Hó Terramote,mas que polido estás agora na tua escrita,realmente o pina-colada deu-te a volta malandreco de meia tijela.
Para atacares quem não deves utilizas tudo o que são nomes feios,para aqueles que te compraram é só bombons.Já foi o tempo que enganavas a malta,mas ainda bem que encontrate o teu devido lugar,tu precisavas.

Luis

Anónimo disse...

era bom que todos juntOs acabassem com a poluição na ria formosa, pois esta podia ser uma riqueza para todos.
incluindo a população local que vive da Ria, turismo e biodiversidade.
sendo que para olhão é uma vergonha cheirar a esgoto e vermos os turistas a ver esgotos a poluir a ria como no T e na marina.

Anónimo disse...

quem não precisa desses investigadores, é a cooperativa formosa ,pois o presidente desta disse para a RTP1 que temos na ria a melhor agua da europa, quando foi o programa fantoche das 7 maravilhas da natureza,pago pelo polis e pela cmo.

Anónimo disse...

a falta de monitorização das descargas das etars e dos canos de esgoto directos para a ria é uma das causas da falta de oxigénio na ria.

Anónimo disse...

Honestamente não percebi a nota do Olhão Livre!
Acabar com as marinas, olhão tem 1 ou 2 e é o que é, acabar com a construcção perto da ria, olhão tem e de sobra, acabar com as descargas, podem começar com a podridão e sujidade do mercado de olhão cada vez que é lavado, já agora, acabem tambem com desenvolvimento da cidade de olhão e continuem na miséria do passado, sim que da fama não se livram.

Sabine disse...

passei esta tarde no T e do esgoto do T um massa liquida nauseabunda que até dava nojo.
Será que os nossos autarcas, eleitos democraticamente, não tem vergonha da cidade ser apelidada de uma cidade porca, que no fim da 1ª década do século XXI ainda descarrega esgotos tóxicos para uma zona protegida como é ou devia ser a Ria Formosa?
Será que Francisco Leal presidente da CMO que tem sid democraticamente eleito hà 17 anos,vai acabar mais um mandato e os esgotos continuam a sair do T?
O CDS já questionou a Ministra do Ambiente na Assembleia da Republica sobre essa vergonha.
Os vereadores do PSD na CMO e os deputados do PSD na Assembleia Municipal não tem opinião sobre o assunto?
assim é que fazem oposição?
è por essas e por outras que Francisco Leal e o PS tem ganho sempre em Olhão.
Até quando????

costa disse...

Ao comentador das 18.52,em primeiro lugar obrigado por questionar sobre as marinas.
Talvez o leitor não saiba, mas a CMO tem como objectivo construir mais uma marina a Oeste da actual,em zona da REN e da ZPE da Ria Formosa.
Também se preparam para instalar um estaleiro nessa zona vamos ver quem controla, depois os restos de tintas e diluentes que esse estaleiro vai dar origem,nas pinturas e decapagens da embarcações.
Sobre a poluição que vem dos mercados essa é uma verdade que já aqui foi denuciada neste blog.
Sobre o acabar com o desenvolvimento da cidade, talvez o leitor não saiba que Olhão é um dos concelhos mais pobres de Portugal motivo pelo qual os seus habitantes estariam isentos de pagar portagens na Via do Infante.
Além disso Olhão é o concelho com a maior percentagem de desemprego cerca de 3200 desempregados, embora tenha aberto o Ria Shoping que prometia 1200 postos de trabalho 1 hotel de 5 estrelas que prometia mais 300 postos de trabalho.
Olhão é também um dos concelhos com mais rendimentos mínimos e subsídios de reinserção social.
Não esquecendo também que o concelho de Olhão é que que tem maior percentagem de abandonos escolares.E que a CMO continua a não fornecer a fruta aos alunos do ensino básico como manda a lei.
Se o leitor chama a isso desenvolvimento,só se for por Olhão ter o maior Nº da apartamentos por inaugurar.fruto da ganância dos patos bravos que vieram de fora e que até em terrenos da RAN construíram,com a bênção da CMO,como aconteceu na quinta João de Ourém nos lotes a norte da rotunda ao pé do pavilhão municipal que está ao abandono.e há mais de 20 anos que não é pintado.
Mas caro leitor cada um tem a sua opinão de desenvolvimento.
na minha modesta opinião a grande aposta de Olhão devia ser despoluir a ria e fomentar a pesca e a industria de transformação dos produtos do mar e da ria. em vez de se abater traineira por causa do preço do peixe ir cada vez mais barato,e os armadores não conseguirem suportar as despesas.

Anónimo disse...

Mas voces nao se preocupem com esses problemas o Carlos Martins chegou e o MAIOR ele nao dizia que ia fazer tudo aquilo que o Leal nao fazia a anos, entao esperem o mocinho so tem um ano de estar la, ele precisa e de um boe assessor o Eng Luis Viegas, era a pessoa indicada para por a Camara em ordem

Anónimo disse...

E a lixeira de Quelfes ?

Anónimo disse...

a cmo pagou a multa de 20 000 euros e continua a despejar lixo nessa lxeira?

Anónimo disse...

gostei da resposta do autor que fez os comentários à noticia da Lusa.
uma resposta a um comentador que dizia para acabarem com o desenvolvimento,como se olhão não fosse cada vez mais uma cidade parada no tempo e sem perspectivas de futuro e onde o presidente da CMO diz para se apostar no turismo ,,como se o turismo desse desenvolvimento a alguma cidade.

Anónimo disse...

Meu caro,você é um retrógado,e nâo vê o que Olhão era há 20 anos e o que é hoje.Cidade em franco progresso quer vocês queiram ou não.Sérgio C.

Anónimo disse...

Meu caro Sergio C, embora admita a sua opinião creio ser meu dever lembtrar-lhe que Olhão tinha uma frota de pesca enorme. A frota do Cabo Branco (arrasto), a frota de que pescava em Marrocos, a frota da sardinha e por aí fora. A tudo isso associava-se a industria de transformação de pescado. Eram milhares de postos de trabalho. Olhão era a terra com mais movimento nocturno da região. O dinheiro circulava. O que tem hoje? A agricultura e a pesca definham. O comercia tradicional está nas mãos dos chineses. As grandes superficies deram-nos a possibilidade de comprar mais barato, mas contribuiram para a ruina de sectores da actividade economica, ao procederem à importação maciça de produtos que de outra forma seriam produzidos aqui. As mais valias criadas no passado ficavam na terra e agora nem um centimo que aqui fica.
O turismo é constanyemente patrocionado pelo Estado, que somos todos nós. Repare que este tipo de turismo, é sazonal, ocupando mão de obra durante seis meses e os restantes seis são pagos pelo Estado sob a forma de subsidio de desemprego. Acha racional a promoção de uma actividade que tem de viver à custa da subsidariedade do Estado e da miseria? Porque não promover uma forma de turismo que ocupe todo o ano?
A sua forma de ver o desenvolvimento centra-se no betão e no alcatrão. Mas lembre-se que foi o tipo de desenvolvimento que você defende que levou o País à falencia.

Anónimo disse...

Sim Senhor de acordo"o tipo de desenvolvimento que escolheu levou o país á falência"Aí está a verdade,e como não chegasse o governo ainda é contra a regulamentação preços do pescado ou que leva aos pescadores não ganharem para as sopas,enquanto quem intermedia o pescado ganha rios de dinheiro.Como é possivel em lota o carapau por explo.é vendido a 30 centimos,mas na praça está a 20 ou trinta vezes mais do custo.Quem ganha com isto?O mesmo se passa com os mariscadores,é por isso que os que cavam a terra na ria está cada vez mais pobre,enquanto quem compra os bivalves está podre de ricos,é isto que que alguns personagens defendem em prol do desenvolvimento MAS SÓ PARA ALGUNS!

Anónimo disse...

País na falência?outrora era melhor,isto é conversa de velho do restelo.O meu caro precisa de ser moderno e abrir os olhos para o mundo.Sergio C

Anónimo disse...

Era altura de o PSD por os pes assentes na terra, ja pensaram o que era esta terra como Santana Lopes e o Luis Viegas na secçao de Obras esta terra teria um progresso em tempo record nao tenham duvida

Anónimo disse...

esse sergio deve ser um daqueles que tem panelinha ou tacho do ps.

Anónimo disse...

O Pina prepara-se para tirar o tapete à D. Gracinda na ACASO. O cacique mor do PS olhão ao ataque. É curioso como Socrates expulsou Narciso Miranda e não expulsa agora quem, contra a orientação do partido apoia um candidato de oposição.

Anónimo disse...

Meu caro Sergio C., por ventura sabe qual é a base de desenvolvimento do País?? essa matéria dá-se na primária... Um país só pode ser desenvolvido, se mais de 70% da sua economia assentar nos sectores primário e secundário, que caso não saiba são os sectores de produção (agricultura,pesca,minas,etc.) e de transformação (industria de conserva,metalomecanoca,etc). há 20 anos olhão estava como está hoje... ou seja, o leal já estava na camara, a diferença é que tinhamos, como relembra e bem o autor, a maior frota pesqueira do país!! a nossa agricultura servia para abastecer quase o algarve inteiro, havia dinheiro nas mãos do povo!! isso é desenvolvimento sustentado! betão e mais betão e alcatrão sem rei nem roque é o chamado gasto por gastar!!! e já agora velho do restelo??? essa é que não lembra nem ao diabo... mas até acaba por ter sorte, o leal ainda não cobra imposto por falta de saber....