sábado, 6 de novembro de 2010

Projecto Sea Horse, na Ria Formosa!

Há anos que este projecto dura tendo chegado à conclusão que na Ria Formosa havia uma das maiores colónias de Cavalos Marinhos do Mundo.
Hoje a triste realidade é esta que vem nas noticias, do Barlavento on line, e que o C.C.M.A.R. da U.Algarve vai estudar:

CCMar lança projeto para salvar cavalos-marinhos algarvios


Foto
d.r. Ver Fotos »
Cavalo-marinho

Perceber porque razão a população de cavalos-marinhos da Ria Formosa está a diminuir e o que se pode fazer para parar e inverter esta tendência é o grande objetivo do projeto «Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?», que é liderado pelo investigador José Pedro Andrade, do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMar).

Este trabalho surge numa altura em que foi identificada uma redução na população de cavalos-marinhos na Ria Formosa de 85 por cento, em seis anos. A comunidade existente na zona lagunar algarvia chegou a ser considerada uma das maiores e mais estáveis populações do mundo, mas algo mudou.

É aqui que entra o projeto que mereceu o apoio do recém-criado prémio «InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel».

Além de perceber o porquê deste desaparecimento, a iniciativa pretende propor as medidas de mitigação que permitam a recuperação dos efetivos para valores verificados no passado recente e contribuir para a elaboração de um plano de recuperação e conservação das duas espécies de cavalos-marinhos existentes na Ria Formosa.

5 de Novembro de 2010 | 23:20
hugo rodrigues


Conselho do Olhão Livre a quem vai investigar.
Estudem a qualidade da agua, que sai das ETARs e dos canos de esgotos sem tratamento, o assoreamento da ria e os locais que o P.O.O.C. da Ria Formosa autorizou para fundeadores, pois todos os dias fundeiam embarcações em cima dessas colónias de cavalos marinhos,sendo que no verão são milhares de ancoras a destruir esses habitats.
Sensibilizem os pescadores para devolver os cavalos marinhos à ria em vez de os matarem e venderem aos turistas e a comerciantes sem escrúpulos.
Apontem o dedo a quem tenham de apontar e não escondam a verdade, como até aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

como dizem neste blog acabem com as descargas venenosas para a Ria e com os barcos a fundear em cima dessas colonias e verão os cavalos marinhos voltar.
como diz o olhão livre haja coragem,para dizer as verdades, pois é o que tem faltado até aqui.

Anónimo disse...

o que as autoridades fazem
é falar falar mas não fazem nada e a merda é tanta que os cavalos marinos morrem

Anónimo disse...

Mosse e o Carlinhes e tu e as tuas urbanizaçoes na contas nada es mesmo sonso na es passarinhe,tens a papa todinha feita

L,Rocha disse...

como é possivél em 2 anos morrerem tantosa cavalos marinhos e a ria formosa ser considerada uma maravilha de portugal

Zé do Mar disse...

Mosse má quem é que se interessa por cavalos Marinhos?
Ainda se fosse o Marinho Pinto, que não é cavalo, mas anda lá proximo, mas os cavalos marinhos, esses seres insignificantes, não prestam mesmo para nada mó.