terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pescadores da Fuzeta Vão mesmo Boicotar as eleições!

Noticia do publico on line por Eládio Revez

"Os pescadores da Fuzeta, no Algarve, ameaçam boicotar as eleições presidenciais, alegando que continuam a ser “esquecidos” pelos poderes públicos.

Reclamam a construção de um porto de abrigo e acusam a Sociedade Polis da Ria Formosa de ter gasto cerca de um milhão de euros a abrir e fechar barras que a comunidade piscatória diz não ter utilidade. “Não votes, diz não ao desperdício de dinheiro”, apelam em comunidade distribuído à população.

João Romeira, encabeça o grupo contra o acto eleitoral. “Queremos o porto de pesca há muito prometido”, diz. O que lhe alimenta a esperança de vir a ser bem sucedido, recorda, foi o êxito alcançado pela vizinha ilha da Culatra. “Boicotaram as eleições, e acabaram por ter o porto de pesca que pretendiam, nós também vamos conseguir, custe o que custar”, sublinha.

No panfleto que circula pela vila, os pescadores justificam esta tomada de posição: “Temos direito ao nosso ganha-pão”. Por isso, lançam um apelo à população: “Apoiem-nos na nossa luta, ao juntarem-se a nós no boicote eleitoral”.

A Sociedade Polis da Ria Formosa encerrou uma barra no final do Verão passado, na zona poente da ilha, alegando que tal intervenção seria necessária para garantir a segurança na vila e uso balnear da praia. “Foi um erro fechar uma barra que a Natureza abriu”, contestam os pescadores.

Em sua substituição, no passado mês de Dezembro, foi aberta uma outra barra. A comunidade piscatória esteve contra essa intervenção, alegando que não garantia segurança. Exemplo dessa situação, aponta João Romeira, hoje, cerca do meio-dia, a embarcação “Aida Susana”, com seis metros, afundou-se. “Valeu-lhe estar por perto um outro barco, que puxou o barco danificado”.

Os pescadores alegam que a barra só poderá manter-se se “for construída, com paredões em pedra”. A sociedade Polis rejeita a proposta alegando que é “desaconselhável do ponto de vista técnico, e do ponto de vista legal não é possível”.

Os pescadores respondem com o boicote eleitoral porque acham que esta é a única via para serem ouvidos. “Tudo fizermos para ser escutados”, dizem. Pediram reuniões com ministros e representantes da administração central, mas não obtiveram respostas: “Não quiseram ouvir a voz da experiência”, concluíram. "

Nota do Olhão Livre

E diz Francisco Leal que apoia as pescas? Ele que deixou destruir a frota de pesca da sardinha de Olhão??? Quantas traineiras havia há 20 anos, quando Francisco Leal foi eleito vereador da CMOIlhão, e depois eleito presidente da CMOlhão? Quantas há hoje? Será que já se questionou sobre a destruição da frota da sardinha em Olhão???

Francisco Leal diz que apoia as pescas mas as 64 embarcações da Fuzeta estão sem condições de governar a vida, já tendo havido inclusive o naufrágio da embarcação de pesca " Aida Susana", prontamente socorrida pelos pescadores locais.

Francisco Leal desde que entrou para a CMO, e a única coisa que ele fez na Fuzeta, foi autorizar a construção ilegal de prédios a menos de 20 metros do preia-mar, e dentro do Domínio Hídrico Nacional, com a complacência da ARH e da CCDR Algarve.

Dizem as pessoas que foram a uma sessão pública da CMolhão que Francisco Leal, ameaçou os pescadores da Fuzeta, que se boicotassem as eleições a CMO não fazia mais obras na Fuzeta. A ser verdade é uma chantagem, e um presidente da Câmara não pode fazer chatagens aos contribuintes que lhe pagam o ordenado, já basta todos os crimes ambientais que Francisco Leal faz a a CCDR lhe dá repreensões por escrito, como aconteceu com o aterro da ZPE da Ria Formosa, em frente ao Marina Vilgage.

Não moro na Fuzeta, mas se lá votasse aderia ao boicote exigido pelos pescadores, pois foi assim que os pescadores da Ilha da Culatra conseguiram a energia eléctrica e depois os esgotos e a agua canalizada.,sem luta nada se consegue pois está mais que visto que a aposta do Leal na Fuzeta não é nos pescadores nem na pesca, mas sim em grandes negócios imobiliário com vista para o mar, aliás como está bem à vista de todos os filhos, da Branca Noiva do Mar.

Não concordo no entanto, com os pontões de pedra, pois já há alternativas mais ecológicas para fixar uma barra, como disse o A.Terra num artigo neste blog, sem alterar a deslocação das areias!

32 comentários:

Anónimo disse...

então o aposta no mar do cavaco e do leal, é deixar a Valentina abrir uma Barra que não dá condições aos pescadores e se hoje moresse o pescador que vinha nessa embarcação??? quem era responsável? ou sacudiam todos a agua do capote, é que nem sequer estava vendaval!
francisco leal só quer é negocios de construtores que deixa construir nde não deviam ou seja junto da ria a menos de 20 metros dA AGUA, como se pode ver na fuzETA.
SÓ POR ISSO NÃO VOU VOTAR.

Anónimo disse...

Sim sem duvida de qualquer especie,não vou votar,eu sei que pouco ou nada interessa se vote ou não, afinal quem sou eu no meio de milhões ?Mas o que são milhões comparados com a minha consciência.
O tema "BARRA DA FUZETA " escalpelizado neste blog,fez-me pensar em duas coisas.1ª sendo natural da Fuzeta e filho de pai pescador,ao exercer o voto,estou mais uma vez a contribuir para aqueles,que desprezam e desprezaram o ganha pão dos pescadores.2ª Ao votar a minha consciência iria ditar,que já tinha sido enganado mais uma vez.
E todos os dias lê jornais,e noticias que me levam cada vez mais a este tipo de abandono civico.hoje então no Correio da Manhã,numa curta entrevista ao ex G.Civil DrºPina sobre a corrupção,dixia o Senhor" Já é tempo de deixarmos de atirar lixo para debaixo do tapete ! "
Ao acabar de lêr isto fiquei confuso confesso,o que é o lixo ? e quem é o tapete ?


Pimpão-Fuzeta

To Rico disse...

Francisco Leal está tramado não ligou às queixas dos homens do Mar da Fuzeta, e agora nãomesmo volta a dar. há volta a dar,se calha a ter morrido hoje um pescador naquele naufrágio já Francisco Leal e a Valentina Calixto tinham fugido ,pois os pescadores não perdoam.
é melhor mesmo é o chico cara dura ir pensando em mudar de lugar talvez pro hotel dos seus amigos do Real Marina, vigarise nesse hotel nem pensar, foram tudo coisas legais,limpas e transparentes como o alcatrão.

Fare é Fare disse...

essa frase de atirar o lixo para debaixo do tapete é muito usada pelo presidente da CMOlhão quando se fala de esgotos.
para não denegrir a cidade, por ter esgotos sem tratamento e uma etar que envenena a ria formosa.
parece que os xuxas andaram todos na mesma universidade.
pois e de corrupção percebe bem o srº Pina,ou não fosse ele de "OLHÂO".

Chico da bolica disse...

Estalou a barraca a noticia do boicote já foi para a comunicação social as vergonhas da valentina e do leal vão ser conhecidas a nivél nacional,parabéns ao olhão livre que vai dizendo uma verdades,e denunciando o que se passa na barra da Fuzeta.é o unico.

Anónimo disse...

se querem umam barra a sério, tem de fazer como os pescadores da Ilha da cULATRA BOICOTAR AS ELEIÇÕES ATÉ O CONSEGUIREM-.

Mais multa para os pescaodres disse...

A Policia marítima vai começar a multar mais por causa dos meios de salvação,está preocupada com a segurança dos pescadores então porque não multa a policia maritima a Valentina Calixto, por abrir uma barra onde não há condiçoes de segurança,e de navegabilidade, e por isso as embarcações começaram hoje a ir ao fundo

Anónimo disse...

Só com uma atitude anómala os pescadores e outras gentes da Ria Formosa poderão expulsar a maior parte dos anormais incompetentes que estão acoitados na Soc. Polis.Só quem conheceu os de antigamente pode medir a hipócrisia o cinismo a incompetência de alguns doutores(como tal denominados) do Polis.Uma sociedade a caminho o socialismo!!!? mais facistas que os salazaristas.

Polvo do Algarve disse...

É na Fuzeta sim senhor. Moinhos de vento em:
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Anónimo disse...

vamos lá boicotar essas eleições para o leal e a valentina não comerem os pescadores por parvos.
a valentina fechou a barra que o mar abriu argmentando razões de segurança para os banhistas dizia ele que não podia haver uma barra ao pé da praia ,
então e a segurança dos pescadores que só podem gobernar a vida saindo pela barra que ela abdriu e que coloca em risco a vida de quem trabalho no mar?
a valentina sabe muito mas desta vez ficou cagada,pois a merda que fez foi tanta,que lhe saltou das cuecas pra fora, com tanto dinheiro que gastou sem proveito nenhum.
vejam lá se aparece algum candidato a presidente ao pé de vocês???? tanta aposta no mar e pra Fuzeta nada o ministro Antonio Serrano esteve cá na 2 feira a inaugurra a fabrica do leal pela 3ª vez e vejam lá se foi à Fuzeta interar-se dos vosso problema??? nada é só propaganda com o mar mas quem governa a vida a sério não conta o que conta são obras propagandista do governo de direita de socrates e companhia.

Gatunos disse...

socrates aproveita as eleições para colocar a gasolina e o gasoleo, a preços mais altos de sempre,socrates sabe-a toda.

Anónimo disse...

A incompetência da CMOlhão na obra do Jardim do Patinhos,outra vez em obras mas será que descobriram petróleo no tanque dos patos? ou o vereador Carlos Marins perdeu lá a carteira?
as obras já duram há 3 meses e hoje novamente vazaram o tanque onde puseram 4 patos.
fizeram 3 caixas no passeio que tem tampas super dimensionadas e que cedem pela passagens da pessoas por cima delas,será que com tanto tempo de obras não lhes escorreu da cabeça fazerem essas caixas dentro do recinto dos patos que está vedado e que ninguém poderia passar por cima?É preciso ir fazer algum doutoramento para acabar aquela vergonha de uma vez por todas é que é o nosso dinheiro que ali está a ser gasto.
As simples obras reflectem a incompetência de quem vai para a CMO ,só para arranjar outras oportunidades de negócios,pouco transparentes.

Lutar e Vencer disse...

H O M E N A G E M A O S D O I S D E S A P A R E C I D O S

Mar Tempestuoso e Traiçoeiro

No dia cinco de Janeiro

Foram tragados pelo mar

Tempestuoso e traiçoeiro

Que engoliu o Alamar



Era uma embarcação pequena

Que era conduzida

Por uma pessoa serena

Mas não estava ainda endurecida



Eram dois

Os novos lobos do mar

A tempestade veio depois

Nesse dia encontraram o azar

Aqui rendo a minha homenagem

Aos dois bravos desaparecidos

Estará sempre a vossa imagem

Vossos nomes não serão esquecidos

Ao Francisco Inácio

Assim como ao Júlio Soares

Meu nome é A. Amâncio

Serão recordados como lobos do mar

António Amâncio Correia, 13/01/2001

essa luta dos homens do mar da Fuzeta já vem de longe.

Barra da Caca disse...

bastou um dia para a Barra da Valentina na Fuzeta ir por mar adentro.
um milhão de euros à vida mais os outors milhões que estão a gastar,pra nada.

Leal e a Merda disse...

Só oLeal não vê a merda que manda para a ria.
Antonio costa desde 2009 acbou comos esgotos de 120 000 casas directros para o tejo.
francisco leal em 20 anos não consegue acabar com a vergonha dos esgotos tóxicos que correm directos para a ria formosa.

Anónimo disse...

Alguem que me elucide,sobre o tema barra da fuzeta.Porquê que na Quarteira foi possivel fazer paredões para cortar a força do mar e na Fuzeta não é possivel fixar a barra com pedras,?bem sei que na Quarteira não é a mesma coisa que na Fuzeta,mas como a Engª Valentina diz que ao fixar a barra com pedras arrasta a erosão para outros sitios,então na Quarteira para onde passou a erõsão ?Agradeço o esclarecimento.

Antunes-Lisboa

Compadre Alentejano disse...

A D.Valentina já fez merda que chegasse. Era bom que deixasse o cargo a alguém competente...
O Papa Açordas linkou este post.
Saudações
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

O Presidente da camara V.R.S.A.Luis Gomes janta hoje com 150 municipes,dos 300 operados aos olhos em Cuba,tudo pago pelo municipio.Será que F.Leal vai tambêm jantar com os pescadores da Fuzeta ?


DX

Anónimo disse...

Neste momento na Ria Formosa nidificam e crescem inúmeras espécies piscícolas e aves marinhas, nomeadamente a ave cagalhota e o peixe castanho e redondo, tal é a qualidade da água do mesmo. É vulgar a observação de "submarinos" castanhos e redondos provenientes da putrefação humana,pode ser avistao diariamente em Olhão No T na Marina mesmo em frente ao Hotel de 5 estrelas real marina hotel spa, na Docapesca os submarinso são mais que os barcos de pesca que cada vez sãommenos.

Anónimo disse...

o nosso presidente faz um esforço imenso para abrir uma fábrica com a presença do ministro e vocês só sabem falar mal.
andam a combater moinhos de vento, em vez de apoiar as coisas boas que ele faz.
A.P.

a.terra disse...

Ao Antunues-Lisboa:
O problema da erosão costeira afecta toda a zonde costa e não só a algarvia. Aqui regista-se um movimento de areias predominante no sentido poente-nascente, pelo que a criação de molhes, paredões ou outro tipo de estruturas impede a passagem das areias, que se vão amontoando no lado poente dessas estruturas mas vai cavando no lado nascente; á epoca em que foram feitos os molhes de Vilamoura não havia a consciencia ambiental que existe hoje. Cometeram-se erros e daí a construção dos esporões de Quarteira; novo erro e as praias de Loulé e a Praia de Faro têm sentido o efeito desses erros, que urge corrigir.
Neste momento, nalguns países, utilizam-se mangas de areia submersas que alteram a energia das ondas e aproveitam-nas para alimentar de forma natural as manchas de areal, para aumentar a biodiversidade e ondas espactaculares para a pratica do surf.
Se na zona da Fuzeta, fosse utilizada a mesma tecnica, o efeito da rebentação das ondas podia até ser benefico e a barra podia ser fixada, tambem com o recurso às mangas como paredões.
A explicação é muito sumaria, mas se quizer informação mais detalhada será com todo o gosto que lhe fornecemos links sobre a materia.

Anónimo disse...

moss ió, A.P.deves ser um dos tentáculos do polvo dito socialista de olhão deves ser daqueles que tens a família toda em tachos arranjados à custa do cartão rosa, como tem os vereadores e ex vereadores da CMO.
controlam tudo e mais alguma coisa o pior é quando a teta da vaca secar pois essa gente não tem valor, e não sabe fazer nada .
fazam uma recolha sobre isso, e vejam até onde vai os tentáculos do polvo.

Anónimo disse...

ô a.terra essa explicação que dás ao antunes lisboa não é a mais correta.Essas mangas de areia são para fixar as areias, mas não são p+or causa do mon«vimento das aguas,mas sim por causa dos corais,e só se fazem nos paises onde o mar é mais fundo que o nosso.Luciano

moçe da barreta disse...

moss ió lecianite, já pezeste alguma vez na vida, os pés fora da barra??
Olha a ti só te digue, salta qué baxe, mom,pensas que sabes em monte mom? mã o te cerebro é do tamanhe do miole dum bergão stragade.

Floripes disse...

Não sei quem é, mas que dá um arasse ao leal e a todos os organismos responsáveis pelo ambiente na Ria Formosa, lá isso dá.
Assim sendo já somos dois a dizer as verdade no publico on line sobre a Ria Formosa.
Grão a grão enche a galinha o papo e o leal e companhia vai sendo desmascarado na comunicação social portuguesa.
Quantos mais houver a denunciar a poluição na Ria Formosa melhor.

Floripes. disse...

É este comentário que aparece no publico on line.

Cumpram a lei da agua
Por Antonio Silva - Olhão
Porque não cumprem a lei da agua?se essa lei fosse cumprida já não havia esgotos a desaguar para os rios e sistemas lagunares. A lei da agua já existe mas quem não cumpre são as autarquias! Se fosse o cidadão a não cumprir era logo multado como quem não cumpre são organismos do estado a lei não é executada. Em Olhão os esgotos estão a correr directos para a Ria Formosa, para os ver e cheirar, basta ir ao Cais do T onde se apanha os Barcos para as ilhas da Culatra Armona e Farol e vemos os dejectos humanos a sair a céu aberto,além disso vem à mistura oleos e esgotos industriais que envenenam aquele local como se pode ver na maré vazia. As Etars na Ria Formosa deviam ter um tratamento terciário,mas o que tem sãolagoas de decantação e o veneno vai directo, para zonas da ZPE da Ria que são tão sensíveis que nem de barco a motor se pode lá navegar.não se pode navegar mas pode-se envenenar esses locais e fazer com que a biodiversidade da Ria Formosa vá desaparecendo como as aves que morrem às centenas nas lagoas tóxicas dessas ETAR poente de Olhão e de Faro Nascente. 80% dos cavalos marinhos morreram em 3 anos, e havia espécies que já desapareceram,mas ninguém faz nada.

Antunes disse...

Para Srº Comentador A.Terra
Desde já o agradecimento por me elucidar sobre a questão "Barra Fuzeta"o qual acompanho com alguma regularidade,pois é nesta pequena vila piscatória,que passo férias e gosto.Tomei conhecimento através do vosso blog-Olhão-Livre do que se estava a passar,assim como em alguns jornais,mas como percebo pouco ou nada destas questões,embora perceba de outras como é obvio,daí o meu interesse.
Mas pela sua explicação,e alguma coisa que tenho lido trata-se de um caso cuja avaliação tecnica na intervenção foi mal estudada seguramente,porque se tivesse tido exito,não necessitava a barra de ser monotirizada como vem na impresa,irei acompanhando o assunto e voltarei aqui quando fôr oportune.
Obrigado
Antunes-Lisboa

Polvo do Algarve disse...

Quero um popó só para mim, em:
http:polvodoalgarve.blogspot.com

Anónimo disse...

esse comentador está sempre a arazar o leal,agora começou no publico??
boa parece que o melhor é haver mais como ele.

Anónimo disse...

Entao e o Leal Na sabe quem o arrasa e agora a tanta gente a escrever p os jornais, a aqueles que rastejam a anos, para um lado e para outro, o Leal sabe bem quem e, vao de manssinho com aquelas conversinhas e por tras catrapas

Anónimo disse...

Falem la bem com o Leal, que ele ate era o segundo da POLIS, e depois vao votar que e o v dever moços, alguem a de pagar pela burrice da barra

Anónimo disse...

o pininha macaco gosta muito de dar facadinhas,nos jornais.