quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PSD questiona Governo sobre Barra da Fuzeta!

Valentina Calixto defende-se dizendo "que a solução final foi sustentada por pareceres da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) e do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) , cujas "especificações técnicas foram efetuadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil".
Parece que a Univesidade do Algarve já não deu o sim a essas obras,confirmando-se assim a mentira de Valentina Calixto.

Mas também a ARH pela voz de Sebastião Teixeira falava assim ao jornal o Algarve quando a natureza abriu a Barra que a Valentina Calixto fechou.
"Segundo Sebastião Teixeira, um dos responsáveis da ARH, o mar galgou o cordão dunar da ilha, dividindo-a em duas, e a nova barra funcionou na enchente e durante a primeira hora da vazante, mas será necessário aferir se ela funciona mesmo, com a próxima semana e os próximos dias a serem críticos.

Segundo o responsável, trata-se de “um fenómeno natural raro que só acontece de 50 em 50 anos”, e a barra actual fechará naturalmente se a nova vingar.

“Na sequência da tempestade, o mar retomou o galgamento que tem vindo a fazer no último mês, apanhou uma zona de fraqueza em frente ao canal dragado e rasgou uma protobarra. A barra funcionou na enchente, porque via-se que o que entrava não eram apenas ondas mas também corrente, e estive lá até à primeira hora da vazante e está a vazar”, explicou.

Sebastião Teixeira afirmou que “a barra está oficialmente criada” e é necessário agora “ver se aguenta como barra ou não”.

Segundo o técnico, “é muito provável que mais algumas casas sejam destruídas, não na sequência do mar, mas do alargamento da barra”, alertou.

Segundo Sebastião Teixeira, esta abertura natural trava os trabalhos de abertura de uma nova barra, anunciados pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, quando há cerca de semana e meia visitou a ilha.

“Se a ideia era abrir uma barra e se ela abriu naturalmente, não faz sentido estar a abrir outra, porque para abrir outra tinha que se fechar esta e fechar uma barra é muito difícil”, sustentou.

O responsável da ARH disse ainda que o fenómeno de abertura natural de uma barra pelo mar “é raro, mas é normal”.

Teixeira acrescentou que “a barra da Fuseta tem dois ciclos históricos, com intervalo de 50 anos” e agora “abriu no sítio onde havia outra nas décadas de 40, 50″ do século passado.

Afinal que foi a cabeça pensante da ARH que determinou o fecho da nova barra e a abertura da barra onde se gastou 1 milhão de euros???

Parece que Valentina Calixto quanto mais fala mais se enterra, como se as areias movediças da Ria Formosa se tratasse e essas, sorvessem o nosso dinheiro!

Quem não deve de gostar dessa interpelação, deve ser o vereador do PSD em Olhão Alberto Almeida que apoia com unhas e dentes as medidas do PS em Olhão.


15 comentários:

Anónimo disse...

Num país a sério a actividade da Soc. Polis,em particular a snrª directora Calixto já tinha tido uma sindicância.A snrªValentina tem andado em "roda livre" há muito tempo.Não basta ser, tem de parecer; o que parece? razões que a razão desconhece; simples mortais nós somos.

Tó da ilha do Farol disse...

A valentina Calixto só não é posta a andar pois tem o apoio de Socrates e do cavaco.
a casa do cavaco na praia da coelha como é que foi legalizada????
as luxosas mansõs que valem milhões em vale de lobo e quinta do lago na zona de preia mar estão legais??
estão por porque a o ICN e agora a ARH a CCDR e a CMLoule´deram parecer positivo contrariando a lei portuguesa.que não permite que se construa em cima das arribas e falésias,nem a 50 metros do preia mar.
só as casa nas ilhas é que estão ilegais pois não pertencem a poderosos,pois se fossem os poderosos os donos dessas, de certeza que estavam legais.
pois a Valentina gosta muito de envelopes,e os descamisados das casa das ilhas são uma cambada de tezos ( à exepção do Drº pina) que não tem dinheiro para mandar cantar um cego ,quanto mais para mandar envelopes pelo correio,ou entregues em mão.

Anónimo disse...

mas qual barra? a barra da Fuzeta que a Valentina abriu não existe! pois uma barra,deve de dar condições para as embarcações saírem para a faina em condições e a barra da Valentina, só se pode sair e entrar em preia mar e com bom tempo.
como andar ao mar,a tentar ganhar a vida honestamente, não é o mesmo que ser presidente de uma série de organismo ao mesmo tempo,onde se pode fazer favores a quem tem muito dinheiro,e como os pescadores são cada vez mais uma cambada de Tezos a presidente da ARH ,que tanto se preocupou em fechar a barra argumentando a segurança dos turistas na ilha da Fuzeta,agora não se preocupa com a segurança e com, o ganha pão de cerca de 70 embarcações devidamente legalizadas e com as licenças em dia.
os pescadores cheiram a peixe, será que os turistas cheiram a dinheiro

Anónimo disse...

“De costas voltadas para o local de onde viemos, sentimos uma maré desconhecida a subir e a rodear‑nos os calcanhares, fazendo fugir a areia debaixo dos pés. De cada vez que esta estranha maré vaza, deixa para trás destroços e refugo de algum naufrágio gigante no mar alto, que representam um novo aviso dos perigos escondidos que nos esperam se continuarmos no

rumo actual”

Al Gore, A Terra à Procura de Equilíbrio
será que a Valentina viu o Filme do Algore?????
ou ela só gosta de poderosos portugueses, esses que lhe dão poder para destruir o nosso dinheiro à vontade dela?

Anónimo disse...

O ICNB é um agente com responsabilidades na gestão sustentável da orla costeira, em particular nos troços de costa onde há áreas com interesse para a conservação da natureza, classificadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 19/93, de 23 de Janeiro, e do Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro, na Lista Nacional de Sítios e Zonas de Protecção Especial, Rede Natura 2000.
será que a zona onde a Valentina abriu as barras da Fuzeta e de Cacela, não fazem parte da ZPE e da Rede Natura 2000?????
pode-se destruir uma penisula com IMPORTÂNCIA Da peninsula de Cacela sem que se façam estudos de impacte AMBIENTAL???
OU MAIS UMA VEZ A VALENTINA ABRIU A BARRA DE CACELA A PEDIDO DOS PODEROSO DO DONOS DOS CAMPOS DE GOLFE, PARA TEREM PRAIA PRIVADA EM CACELA????
NÃO DEVIA VALENTINA CALIXTO COMO DINHEIRO DO POLIS, TER AFUNDADO A BARRA DO LACÉM EM VEZ DE CRIAR MAIS UMA BARRA NO CORDÃO DUNAR DA RIA FORMOSA E DEIXAR FECHAR A BARRA DO LACÉM???

Anónimo disse...

Hoje na televisão vi os dromedários
e mais um.

Anónimo disse...

viste dromedários? ou viste os camelos do leal do pina e do carlos martins montados em cima de dromedários????? a Fazerem papel de palhaços.

Anónimo disse...

Por Redacçãode A Bola

A PSP anunciou esta quinta-feira a detenção de um homem, de 29 anos, na posse de 25 doses de heroína e um taco de madeira, junto a uma fábrica abandonada em Olhão, no Algarve. Buscas à casa do suspeito resultaram na apreensão de outras «206 doses de heroína e três doses de haxixe».

Segundo um comunicado da PSP, o homem foi interceptado quarta-feira de manhã no âmbito de uma acção de combate contra o tráfico de droga. Após buscas à casa do suspeito, foram ainda encontrados «utensílios próprios para o acondicionamento e preparação do estupefaciente para venda».
Lá deram cabo do negócio que ia vender erva aos camelos do leal,que andaram a cagar as ruas de olhão.
já não bastavam os cães agora são os camelso de leal a cagar nas rua de olhao.

Anónimo disse...

Havia um dromedário que parecia o j.valerio .

Anónimo disse...

Ó costa, que digas as tuas baboseiras eu cá não me importe,agora que ofendas esse senhor da politica olhanense chamado alberto almeida,Por favôr retrata-te para que possamos saber o que fazes na vida ,se é que alguma coisa fazes.Zé do ó

Anónimo disse...

A mim, pareceu-me vêr lá um parecido com o a.terra.

POLVO do ALGARVE disse...

CORTONANDO O DIREITO EUROPEU! em http://polvodoalgarve.blogspot.com

Anónimo disse...

A melhor de 2011 ,foi o "governo" da Nação RETIRAR do orçamento para este ano,TODAS AS VERBAS QUE ESTAVAM AFECTAS ao programa "POLIS RIA FORMOSA"...a "eng"valentona,ficou a ver navios,para dar corpo à sua sanha derrubadora!Se fosse à senhora,demitia-me.....pois é uma afronta o que lhe fizeram.E.pergunta-se:o que vai ela DERRUBAR?Para não perder o "bute"e dar-nos um bom exemplo da sua boa fé,sugiro que comece pela mansão no Luso.

Anónimo disse...

então valentina e agora onde vais arranjar o larjan para dares a ganhar aos teus amiguinhes????
não é no luso que a valentona tem a casa é reserva do ludo.

D.Quixote delapina disse...

moss ió dom quixote de lapina já podes estar descansade, que a casa que herdaste do teu avozinhe(ah.ah.ah.deixa-me rir) já nã vai abaixe, mas não foi graças ao teu papázinhe.
foi graças a quem denunciou as obras desgraçadas da valentina.
só quero ver o que vão fazer à barra da fezeta.