quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ALGARVE BATE RECORD!!!

Algarve, zona cinco estrelas do País, bate record, mas que record? Os "xuxialistas" que o digam.
Em Olhão foi construída uma fábrica de "conservas" que supostamente daria emprego a meia dúzia de pessoas. Inaugurada com pompa e circunstância, com a presença com altos dignitários desta república das bananas, ainda não empregou ninguém nem se sabe quando virá a empregar. Mais parece um caso típico do chico-espertismo português, para "sacar" uns dinheiros a fundo perdido, do que objectivamente laborar e criar emprego. A suposta "armação" que a dita fábrica iria montar, ainda está por aparecer. Os mexilhões continuam à espera, "lá fora", que a empresa mande construir os barcos, para os trazer para terra. No entanto, para mostrar "serviço", o secretário de estado veio ver o que não havia para ver. Tudo fachada. Neste tipo de situação também somos campeões, mas se fosse o Zé das Iscas a pedir alguma coisa para trabalhar a sério, logo se levantariam um monte de burocracias que o impediriam.
O Algarve bateu o record, sim senhor, o record do desemprego. Está nos 14,8%, muito acima da média nacional. Mas nós, algarvios sabemos bem como estes números não correspondem à realidade, porque a realidade é bem pior. Nestes 14,8% não estão incluídos os trabalhadores contratados às empresas de trabalho temporário e que não se podem candidatar ao subsídio de desemprego. Também se sabe que a hotelaria, neste momento, recorre às empresas de trabalho temporário para satisfazer os compromissos da época alta. Não é já só uma questão de sazonalidade, é também o uso e abuso do trabalho temporário, impedindo os jovens de almejarem a um futuro.
Qualquer pai, qualquer mãe, está no direito de pensar que este país é um país adiado, um país sem futuro para os jovens, um país onde não se sabe se vale a pena investir na educação dos filhos. Enquanto isso, a classe política vai delapidando o património nacional. Fala-se em moções de censura candidatas ao insucesso porque a classe política joga com os seus "timmings", estando-se borrifando para as pessoas. Os partidos estão mais preocupados com as suas estratégias do que com a realidade do país. Os políticos preferem ver o país a passar fome do que procurar resolver os problemas. A moção de censura só passará quando o país já não puder mais, porque os que estão no Poder vão mal-baratando o que pagamos de impostos e os que estão na "oposição" estão à espera que quem está no Poder caía de maduro. Mas quem paga essa factura? Mais uma vez é o "Zé"! É o "ZÉ" que já não tem recursos para pagar a sua casa, já não tem recursos para pagar o carro, que já não pode comprar a carne ou o paixe e se vai contentando com o prato de sopa .
Tunisia e Egipto deram uma lição ao mundo, ao mundo que não é só o árabe, é para todos nós. Pacificamente fizeram cair os seus governantes. É o que este País está a pedir...

6 comentários:

Zé do Mar disse...

Eu não podia estar mais de acordo com o articulista! Mostrar os podres, já é prestar um bom serviço, mas agora impoe-se uma solução, e a pergunta é, o que vamos fazer para acabar com este estado de coisas? será que ainda existe em Portugal gente decente para formar uma força politica capaz de derrotar em eleições, os chico-espertos, os gatunos e os malandros? se houver, é mobiliza-los, e pegar nas vassouras!

atente dólhão disse...

Para o PS de Albufeira “não faz qualquer sentido persistir neste modelo de desenvolvimento, assente na promoção imobiliária e na construção civil, com um setor turístico pouco inovador, que responde ao desafio da competitividade pelo preço”.

“Esta gestão autárquica continua sem entender o que se passa à sua volta, continua a gastar rodos de dinheiro em iniciativas de resultados nulos, continua a persistir nas mesmas receitas, num modelo de desenvolvimento que se mostra esgotado, a auto elogiar-se, sem mostrar capacidade para inverter este rumo” alegam os socialistas.

Neste contexto, o PS quer abrir um debate com a população, os agentes económicos e atual poder autárquico para abordar questões como o desemprego e o modelo de desenvolvimento do concelho que "tem de ser feito, mesmo que doa muito a alguns", conclui a nota divulgada sobre a matéria.
Noticia do Observatório do Algarve
Já o PS de Olhão pela voz do tirante chico leal quer é aposta no turismo e na especulação imobiliária.
Não são do mesmo PS???

Luta luta camarada luta disse...

homens da luta contra o desemprego.

Polvo do Algarve disse...

A proposta de processo por infracção na transposição de Directiva Comunitaria não satisfaz, em:
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Maria disse...

"O Algarve bateu o record, sim senhor, o record do desemprego. Está nos 14,8%, muito acima da média nacional."Culpa de quem? Contratos miseráveis que se fazem na época de turismo. E o resto do ano?O turismo é bom, mas há que o saber promover de forma sustentável. E os outros recursos que se podem utilizar? PESCAS, AGRICULTURA e INDUSTRIA? Nestes recursos dos quais só dependemos de nós como povo não se investe, ao revés ainda se dificulta quem quer investir nestas áreas. Como é o caso de pescadores e agricultores que conheço.

Anónimo disse...

a aposta do leal é dos negoicios de terrenos dentro da ria e no cerro de s.miguel e em discotecas dentro de agua.
não tarda muito o sacha está na fuzeta.