sexta-feira, 1 de abril de 2011

BARRA DA FUZETA: A CAMBALHOTA





As imagens documentam o momento da cambalhota dos serviços dependentes de Valentina Calixto, no que diz respeito à Barra da Fuzeta. Mostram também como a mentira foi curta.
O mesmo Sebastião Teixeira, que antes da natureza abrir a barra, considerava que era naquele local que a mesma deveria ser aberta, vem agora justificar o seu encerramento por:
-o transporte e desembarque de passageiros para a praia, é presentemente inviável
-a localização da barra no limite da zona balnear configura quadro de risco elevado para os utentes da praia.
...A intervenção proposta visa mitigar o risco para os utentes da praia decorrente da existência de barra de mar activa no limite da área balnear e consiste no encerramento da barra de maré.
Afinal, no que ficamos? É o Sebastião Teixeira, um tecnico incompetente que anteriormente não se apercebeu que o local por si sinalizado ia deslocalizar o cais de embarque e que estava a pôr em causa os utentes da praia, ou pelo contrario é um tecnico competente mas que foi pressionado pela sua presidente a alterar o seu parecer?
Estava assim, determinado o encerramento da barra.
A 7 de Maio de 2010, dá entrada nos serviços a Sociedade Polis, o celebre "estudo" do LNEC, que serviu de desculpa para as asneiradas de Valentina Calixto e solicitadas por um narigudo em presidente da Camara Municipal de Olhão.
Este "estudo" como se vê, não adianta nem atraza o quer que seja. Apenas visa dar seguimento à proposta da ARH-Algarve,e por isso, no ponto 2.2, diz que "a Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, SA pretende promover a abertura de uma nova barra em posição mais proxima do porto".
Portanto, o estudo do LNEC, não foi no sentido de se pronunciar sobre a situação da barra aberta pela natureza à luz dos estudos da Hidrodinamica das Ilhas Barreira da Ria Formosa, mas apenas e " Segundo informação da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, SA, pretende-se manter a tradicional utilização balnear do local, a poente do porto, onde ocorreu a ruptura/galgamento do cordão litoral, o que implica a sua recuperação e consolidação".
Fica assim explicito que o objectivo da intervenção de emergencia de Francisco Leal e Valentina Calixto, era unica e exclusivamente o uso balnear da praia naquele local, como se não pudesse ser feito mais a nascente. Não foram equacionadas os impactos ambientais e sociais que a intervenção podia ocasionar, e agora são os pescadores da Fuzeta que são prejudicados com as estrategias de um calhau com olhos feito Tio Patinhas. Sabemos bem que os projectos turistico-imobiliarios são bem mais atractivos para a carteira de algumas pessoas que esquecem as origens.

14 comentários:

Anónimo disse...

com tanta afirmação e documentos, e o ministério publico não actua?
será que ainda há vergonha em Portugal?

To Rico disse...

o Fecho da Barra da fuzeta é uma menrira pegada onde se cometream os maiores crimes ambientais sem que ninguém dissesse nada.a CCDR e o ICNB não sabem que não se pode fazer dragagens na ria sem estudos de impacte ambiental?por acaso o Polis pediu autorização ao ICNB para as máquinas pesadas camions e giro escavadoras de lagartas andarem em cima do frágil e protegido cordão dunar? destruiram a biodiversidade na ria e destruiram km de cordão dunar,protegido.
de quem é a responsabilidade?????

Zé do Mar disse...

Moços resolvam já esse problema de uma vez, deixem o Brazinho junior tirar mais umas mega toneladas de areia acabam-se de vez com essas ilhas barreira, o mar chega triunfante à nossa costa, e em vez dessa ria mal cheirosa, ficamos com o mar a espraiar-se em carneirinhos felfudos.

Anónimo disse...

quer com isso dizer que a valentina mentiu com todos os dentes que tem na boca??então e os pescadores da fuzeta não fazem nada????

Anónimo disse...

Arranjaram foi maneira de vir uns trocados em envelopes,e o mar não inundar os predios que a camara de olhão licenciou dentro do dominio publico maritimo a menos de 20 metros da linha água,os prejudicados com esta trapalhada toda foram os pescadores que há quase um ano não podem governar a vida,vejam é se sobrou algum para matar a fome aos pescadores.

Pimpão-Fuseta

Anónimo disse...

É na FUZETA, na PRAIA DE FARO,no restante onde o POLIS da eng. Valentina tem actuado.Se alguma coisa é verdade, acredito que sim,passa a DÚVIDA GRANDE.
À senhora dona só lhe resta uma saída airosa: DEMITIR-SE.

Anónimo disse...

Não é competência - É SOBREVIVÊNCIA - quem não compreende?.
Sebastião Teixeira ou alinha por aquilo que o (a) chefe quer ou então arruma a secretária e vai mostrar competência para outras bandas.

Anónimo disse...

dizem á boca cheia em Faro que o Pina velho que ficou sem a cadeirinha do turismo vai aderir ao Somos Olhãopara fazer queixa do Nuno Aires que lhe roubou a caderinha.
também dizem que o j.p ficou com o dinheiro da acção popular e que até já trocou de carripana.mas como hopje é dia das mentiras não acredito em nada disso.

Anónimo disse...

o fecho foi feito porque ia estragar a praia e o maior prejudicado era o senhor veternario dono dos barcos ,consecao e restaurante

Anónimo disse...

Diz a voz popular que a vereação da camara aderiu ao Somos-Olhão
está a guerra instalada F.Leal quer tirar a cadeira do poder ao Raul Coelho presidente do SO !
Tambêm se diz que o SO! irá mudar a sua sede para as instalações da camara para mais facil consulta aos processos.

1 de Abril !

Anónimo disse...

Vivendo, há cerca de um mês, perto do parque natural, tenho feito alguns passeios a pé, assim como alguns visitantes, sobretudo estrangeiros
É verdade, o parque é magnifico, sobretudo nesta altura, que depois das chuvas e o sol que já aquece, a vegetação é linda, há flores de todas as cores, só visto passeando pelos estreitos caminhos.
Mas, há sempre un senão,?
eu sei que isto é ume fase de recessão, que os meios são escassos, mas há certas situações, que penso que são meramente casos de desleixo o que é uma pena, isto que vem do moinho das marés, há uma passagem em madeira, aonde a pobre madeira ressequida^, já há muito que não vê um tratamento de Bondex, dá um aspecto sinistro de abondono total? é uma pena, logo a seguir depois do armazém, há um cais de embarque, que a madeira toda podre e as vigas caídas, são um perigo para alguns pescadores desportivos que lá passam para ir pescar e logo a seguir ao pé do areal, os plásticos não se falam, são aos montes.
Fiquei, sózinho a falar e pensar, dizendo para mim o que fazem a Direcção do Parque e os funcionários da vigilânçia, isto são problemas que podem ser resolvidos e que tornarão mais bonito este sitio maravilhoso que é um privelégio para quem conhece e que só é pena, que não seja visitado por mais gente de Olhão, quem quere desfrutar e sentir este cheiro maravilhoso da natureza que tudo se mistura, a maresia as flores os pinheiros as aves.
Também é pena, que a própria Camara, não divulgue e aproveite mais esta natureza maravilhosa nos arredores da nossa terra? Enfim

Anónimo disse...

Não consegue tirar o lugar ao presidente do somos-olhão,este já apresentou uma providência ácautela.

Anónimo disse...

Portugal e Olhão têm de deixar de ser uma "casa de alterne"com um incompetente a alternar o papel de primeiro ministro com outro incompetente a suspirar pelo mesmo lugar.Olhão está na mesma a incompetência de um presidente narigudo esta em todo o lado,narigudo pelas promessas eleitorais,que não cumpriu,nem irá cumprir,e outro boy candiadato a incompetente a suspirar aos galões de comandante de uma banda desafinada.

Garrau disse...

ó anónimo das 20.56 vá lá que hoje é dia 1 de abril senão ainda podiamos acreditar nas suas declarações. então na 7 Maravilha da Natureza exite lixo? isso são tudo mentiras,mas como hoje é 1 de Abril tá perdoado.senão o presidente do parque e o presidente da CMOlhão ainda lhe moviam uma acção por falar mal da 7ªMaravilha.e depos como é que os patos bravos vendem os apartamentos dentro de agua na ria formosa.