sábado, 2 de abril de 2011

BARRA DA FUZETA: MOSCAS VAREGENTAS







Como se pode ver nas imagens reproduzidas, a CCDR Algarve só se pronunciou sobre a Barra da Fuzeta a 23 de Julho de 2010, quando a barra aberta pela natureza já estava fechada.
A CCDR é a entidade regional de AIA. Curiosamente o seu presidente, qual mosca varegenta de nome Varejão, sacode a responsabilidade, quando diz que as obras da competencia dos serviços centrais ou de institutos publicos é da responsabilidade da APA. Esqueceu-se o Varejão, varegento, que a obra é da Sociedade Polis e esta é uma sociedade anonima de capitais exclusivamente publicos, logo a responsabilidade de AIA é da CCDR. Ainda assim, sugere que o processo deve ser sujeito a AIA e coloca á consideração de Valentina Calixto a intervenção da APA, coisa que que a Dona não fez.
A imagem III e seguintes, fazem parte de uma Comunicação de Serviço Interna da CCDR.
Aqui, os tecnicos da CCDR, reconhecem que foram apanhados de calças na mão, pois a barra já estava fechada.
Mas no ponto 2.1 daquela comunicação dizem "Da analise do documento e das especificações tecnicas nele contidas, (da autoria do LNEC) regista-se que os documentos de analise são escassos, não apresentando fundamentação tecnica que sustente o tipo de intervenção a levar a efeito, (encerramento de barra nova, abertura de outra mais a nascente e a dragagem de um canal).
Foram assim confrontados com um facto consumado. O ladrão assalta a casa e depois chama a policia, que no relatorio da ocorrencia dos factos, acaba por ilibá-lo. Mais tarde, vai receber o dinheiro do seguro. Belo filme.
Ainda assim (em 2.2) dizem que o caracter de urgencia, não justifica que não se cumpra toda a legislação ambental aplicavel.
A situação descrita, mostra a confusão, omissão e mentira das entidades envolvidas bem como a pessima gestão que fazem dos bens publicos.
Parece não se saber onde começam e acabam a Polis, ARH, CCDR e outras, surgindo Valentina Calixto como a patroa toda poderosa, que em tudo manda, como se não ouvesse regras a cumprir.
As intervenções são da Sociedade Polis, SA.
A ARH, faz parte do conselho consultivo da Polis e os seus pareceres foram emitidos em sede propria. Não agora.
A CCDR, é a entidade maxima em materia de ambiente, mas tambem faz parte do conselho consultivo e emitiu os pareceres em sede propria.
O IPTM, o ICNB, a Capitania, são moços de fretes, com o objectivo unico de dar substancia á violação das regras. E todas elas fizeram parte do conselho consultivo da Polis. Esquecem que todas estas entidades, estão impedidas de emitir pareceres em obras em que intervenha o Estado, precisamente para evitar o que está acontecendo com a aldrabice pegada que é o fecho e abertura de barras na Fuzeta.
Onde vai parar este País, com esta escumalha a dirigir-nos?

15 comentários:

To Rico disse...

mas qual é o caracter de urgência no fecho da Barra que o mar abriu, se os pescadores com o fecho da Barra ficaram impedidos de governar a vida visto a antiga estar assoreada?a urgência está muito mal explicada só se a urgência é servir os poderosos,que a CMOlhão benefeciou ao aprovar prédiosde 4 pisos, a menos de 15 metros do preia mar,na zona ribeirinha da Fuzeta, em prejuízo dos pescadores.
a CCDR é mandada pelo Leal,e este tem o apoio do mentiroso do socrates.afinal as leis só são para o pequeno cumprir,pois para os poderosos,beneficiados pela cmolhão não há,lei nem roque.

Anónimo disse...

O "POLVO MAFIOSO" AO MELHOR NÍVEL.
Como vamos permitir que gente sem decoro,condicione ou destrua a vida de tantos?O POLIS tem razão de existir, mas imbuído de espírito sério,transparente, competente e com regras de verdadeiro sentir democrático - ASSIM NÃO.Nunca os "ditos facistas" foram tão longe em prepotência,irresponsabilidade, e compadrio.Quem aceita este estado de coisas só merece opróbrio.

Anónimo disse...

a CCDR não tem razão de existir pois não cumpre a função.para que foi criada.
em Olhão existemesgotos a descarregar para a ZPE e a CCDR faz que nada sabe quando tem lá uma ex vereadora da CMO que sabe muito bem a merda tóxica que a CMO descarrega para a Ria todos os dias, há mais de 20 anos.e leal já está na CMOlhão há 22anos.

Anónimo disse...

onde andam os 87.5 milhões de euros do POLIS RIA FORMOSA?????????
faltam pouco mais de 2 anos e as obras do Polis estão por fazer quem ficou com a massa??????

Anónimo disse...

a urgencia era que o edgar assim ficava com o cais no lado poente da barra e com a concesao no nascente e ele é o rei da ilha aquilo é como na deserta correram com os pescadores e montaram o estaminé agora é dizer que a ilha é deserta mas elees é que a tornaram deserta já a ilha do coco e das ratas tb vao mandar as casas abaixo e fazer duas consecoes ja vi o estudo desse projecto

Anónimo disse...

Se fizermos uma retrospectiva das situações que o Olhão Livre tem denunciado e não são poucas,poderemos verificar que a matéria denunciada figuram crimes de toda a especie.Bem diz o blog "Polvo do Algarve " Que o que está instalado só tem comparação á camorra italiana no auge da sua actividade.Os prevaricadores pessoas e instituições estão dominadas por uma heirarquia,violando todas as regras da justiça em nome do interesse publico.
Só uma interrogação:Esta intervenção na barra da Fuseta,cumpriu os objectivos da regulamentação juridica do procedimento administrativo?Parece que não,se respeitada visava garantir a melhor ponderação possivel da decisão a tomar á luz do interesse publico,e por outro assegurar o respeito pelos direitos particulares.Então o que temos na intervenção da barra da Fuseta,nenhum destes principios foram respeitados,em nome de uma urgência que já leva mais de ano.
Temos dirigentes capazes pelas suas birras e orgulho
pessoal,prejudicar populações e cofres do estado~,temos dirigentes capazes em não assumirem com a frontalidade exigida,o (os)erros tecnicos e pessoais,em defesa do tacho.Para onde continua Portugal e Olhão/Fuseta a caminhar,entregues que estamos a esta corja de malfeitores?.

Dx

Anónimo disse...

falem falem mas,a valentina fez o contratos em monte com as chupadoras espanholas holandesas,e com os reis da areia da ria.
agora os envelopes logo aparecem ,sem que ninguém saiba,quanto é que vale cada envelope.

Anónimo disse...

Caro DX! Para onde caminhamos com esta corja de malfeitores, pior que numa Itália onde existem instituições que metem a máfia atrás das grades?
Sabemos intuitivamente que este caminhar leva a um buraco negro, bem negro.O POLVO controla aparentemente tudo ou quase tudo o que lhe pode fazer frente;Face à realidade só um levantamento de cidadania poderá meter areia na engrenagem e forçar uma mudança que o obrigue a voltar à toca.Pior será aparentar mudar alguma coisa para ficar tudo na mesma; esta gente é doutorada na arte da mistifição.

Anónimo disse...

Moss moscas varegentas parecem voçês todos.querem lá ver que foi intencional o que aconteceu com a barra,então não houve pareceres tecnicos?Moss façam café e e ponham-se a dormir.

Anónimo disse...

vejam lá como falam,o respeitinho é muito bonito,não fazem outra coisa senão lançãr atoardas e suspeitas a quem não merece,é que se podem dar mal acreditem.JoãodeOlhão

Anónimo disse...

Moss ma com tanta areia que chupem ainda nao fizeram nenhuns campos de "beacth" volley ou de futebol de praia nem em Olhao nem na Fuzeta

Anónimo disse...

Não temos dúvidas Ò João de Olhão!Alguns se vão dar mal e bem mal - com este andar, já faltou mais.

Anónimo disse...

João de Olhão!Quem julgou para que seja assumido publicamente o fundamento ou não das suas referenciadas suspeições? No antigamente, hoje e sempre - NÃO BASTA SER, TEM DE PARECER (muito mais na cousa pública).
O que parece neste assunto?
UM CINZENTÃO,totalmente incompatível com a transparência de uma democracia a sério. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.
Passe bem com a sua pirosa advertência.

Anónimo disse...

O joão de olhão deve fazer parte do grupo que no blog Defesa de Faro ameaça e retira comentários a quem nomeia os proprietários das casas que inexplicávelmente ficam de pé na Praia de Faro contrariando os objectivos que são a razão para demolir outras.O absurdo só possivel dentro dum absurdo plano mas em que o grupelho de interesses montado no Pólis é indíssimulável e por isso tenta travar o esclarecimento público ameaçando e censurando.È tarde para isso,a falta de vergonha traiu-os e radioatividade saiu para a atmosfera de todos.O que hoje já não existe é qualquer grandeza nos cargos superiores do Estado que com tanta contaminação pessoal demitiam-se ou eram demitidos mas agora vale tudo e o presente como país explica o processo.Resta-nos não abdicar de qualquer meio participativo,associativo ou pessoal para tentar desespumar um pouco o ambiente e afastar os casos pessoais evidentes como na gestão da Pólis Ria Formosa assinalando e pessoalizando os erros cometidos.Chega de abstracção e materialize-se as más acções cometidas por A ou B até á exaustão ou nada mudará.Assobiar na rua aos protagonistas também vale e dá pontos e alivia...
Olhanense de Faro.

Anónimo disse...

O silêncio dos bons é do pior que nos pode acontecer - muitos desses bons estão a despertar da hipnotização.Baixar os braços à vilanagem, nunca;
Haja persistência e esperança de um Portugal melhor para todos,Olhanense de Faro.