domingo, 3 de abril de 2011

BARRA DA FUZETA: O PRINCIPIO, NO FIM!



As imagens mostram que afinal o grande relatório do LNEC que Valentina Calixto usava para defender as suas intervenções nas barrinhas da Fuzeta, não é nada daquilo que afirmava.
Trapalhona, terá aprendido com Francisco Leal, Valentina Calixto recebeu este relatório a 9 de Novembro, já a barra estava aberta e com inauguração programada para 12, pelo que não pode sustentar a sua defesa com base nele. Mas mesmo que assim fosse, nas conclusões, não se vê que o LNEC se manifeste a propósito da barra, mas sim de dragagens no canal a Este da barra.
Dos documentos constantes do processo, e que aqui foram dados a conhecer, conclui-se que apenas houve a preocupação com o uso balnear, em "condições de segurança", a única razão da barracada que Valentina Calixto tem dado.
Convém por isso, também analisar o uso balnear da praia da Fuzeta.
O vendaval de 2 de Março destruiu entre outras coisa o cais de embarque, elo que este teria de ser reconstruído, ali ou noutro local se fosse necessário.
A utilização das barras naturais para uso balnear, é frequente, e pode ser vista na Barrinha, Armona-Olhão ou no Lacem, não se percebendo a incoerência de Valentina. De qualquer das formas, e por razões que se prendem com a migração das barras naturais o novo cais de embarque deveria ser reconstruído a Oeste da barra aberta pelo mar, e as pessoas podiam sempre deslocar-se no sentido poente.
Ou será que as razões que levaram à decisão politica de fechar a barra aberta pelo mar, são de outra natureza e visam proteger interesses ocultos? As construções em áreas abrangidas pelo domínio publico marítimo, terão que ver com isto? Ou será porque se pretende construir no local do Parque de Campismo, o único espaço verde da Fuzeta?
Certo, é que com esta brincadeira esbanjaram o dinheiro dos contribuintes, prejudicaram e continuam a prejudicar os pescadores da Fuzeta, destruíram uma pradaria marinha que havia sido adoptada, ameaçaram e continuam a ameaçar a biodiversidade da zona, chegando os efeitos a fazer-se sentir a alguns quilómetros, em Armona-Olhão.
Valentina Calixto deve ser responsabilizada, civil, criminal e administrativamente pelos actos cometidos. Se não tivéssemos um Poder tão trapalhão, Valentina Calixto seria de imediato demitida. É o mínimo que se pede!

9 comentários:

Anónimo disse...

Na Praia de Faro, a credibilidade do LNEC também foi usada de forma espúria:o LNEC só analisou as duas versões da única solução proposta pela NEMUS e, muito bem, apontou a mais barata para o POLIS; tal versão a concretizar-se iria obrigar à demolição de cento e tal casas,a maioria em intocável legalidade.Quem iria pagar as expropriações?Duvida-se que o FMI.
A senhora D. Valentina foi submetida a algum teste de personalidade antes da nomeação para o cargo?Alguma coisa parece que não está correcto.

Anónimo disse...

A valentina meteu o pé na argola porque o leal lhe pediu,até porque a CMOlhão tem negocios com o marido da valentina,.negocios esses, também pouco transparentes pois o aluguer de uma varredoura mecanica custa quase tanto como o valor da mesma varredoura.mas no que toca a nogocios poco transparentes a CMO usa e abusa.pois o estudo para o aproveitamento das aguas das piscinas também foi feito,e ainda está por o levar à prática.Se Portugal, não fosse cada vez mais uma República das Bananas essa gente teria de prestar contas,e responder criminalmente por usar dinheiros publicos sem prestar contas aos contribuintes.

a.terra disse...

A Valentina Calixto anda muito desorientada. Já não sabe que fazer com aquela barra e por isso pondera mandar fechá-la e abrir outra mais a nascente. São só mais uns milhões do contribuinte; se o dinheiro fosse dela, não fazia o que está fazendo.

Anónimo disse...

tudas essas obras,é para atribuir querem atribuir 5 concessões na ilha da fuzeta.
enquanto os pescadores estão há 6 meses sem governaram a vida querem é concessões e turismo.porca miséria e depois dizem que apostam,no mar eles apostam é nos pattos bravos.

Compadre Alentejano disse...

Admira-me muito como a D.Valentona se entretém a gastar os milhões que andamos a mendigar no estrangeiro...
Não se esqueçam que os políticos são inimputáveis, logo a D. Valentona vai safar-se à guilhotina...
Além disso, é uma "SEMPRE EM PÈ", qualquer que seja o governo.
Saudações
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

Pois é Senhor JoãodeOlhão,vou ter mais atenção como falo,e recorde-lhe que ainda não disse tudo,por exemplo o Tribunal de contas só realizou até agora uma auditoria ás contas ao Programa Polis em 27.01.2005 e só foram selecionadas oito intervenções Aveiro-Albufeira-Cacem-Costa daCaparica-Setubal-Silves e Viana do Castelo.Cadê o resto ? Ainda me vou dar mal vou!

Dx

Anónimo disse...

Ao "POLVO" só interessa negócio com rendibilidade grande e rápida.
Concessões para empreendimentos de turismo,pesca para "tubarões".
Os outros, aceitam as regras adequadas à sua insignificância ou desaparecem a bem ou a mal.
É óbvio que a táctica do "monstro tentacular" desenvolve-se no disfarce do politicamente correcto,que alguns deslizes imprudentes revelam as reais intenções.
Nunca,de longe pior que o salazarismo, a grande parte dos portugueses esteve tão vulnerável aos interesses e desígnios de um grupo que actua como máfia.Exceptuando alguns oásis de dignidade, reparai como está e como actua a justiça em Portugal - é necessário cavar mais a cloaca?

Anónimo disse...

o polis tem ligações pouco claras com os gastos que faz, e os gabinetes e organismos a fazerem os estudos são sempre os mesmos.alguma coisa não bate certo Portugalna banca rota e a valentina a esbanjar dinheiro em obras que não se vê resultados e destroi o ambiente.
só em Olhão pois estão todos comprados.

Anónimo disse...

Venham a Armação de Pêra e ficam encantados como Valentina trata e respeita o "ambiente" por aqui