sexta-feira, 8 de abril de 2011

Expomar em Olhão.Milhões de Euros Jogados ao Mar na Fuzeta.

Vale a pena ler esta compilação de textos do Blog Faro é Faro, para ver se é esse o Desenvolvimento Sustentável das Zonas Costeiras, que é Tema na Expomar 2011 em Olhão.

DOSSIER EXPLOSIVO - BARRA DA FUSETA

DOSSIER VALENTINA



Caros,

Tendo em conta o interesse que este assunto tem suscitado, resolvi fazer uma compilação de posts do Blog Faro é Faro, do blog Polvo do Algarve e do Blog Olhão Livre, para que quem quiser saber mais sobre a situação vergonhosa que se vem vivendo na Fuseta.

Simplificando, a Fuseta é uma vila piscatória situada no concelho de Olhão. Desde há muitos anos que uma comunidade de pescadores, mariscadores e homens do mar habitam aquela zona, praticando essencialmente a pesca artesanal, quer com redes, aparelhos, covos, etc.

Para poderem sair para o mar, tinham de atravessar uma barra, conhecida como barra da Fuseta, que é uma barra movel, que ao longo dos anos tem mudado de posição, conforme é o normal movimento migratório das barras.

Entretanto, a Câmara de Olhão aprovou a construção de prédios em zona muito próxima do Preia-Mar, na baixa da Fuseta.

Com os temporais violentos que vieram nestes últimos Invernos, a Ilha foi sacudida por um temporal que encerrou a antiga barra e abriu outra (por processo natural) onde existiu uma barra em tempos.

Com receio que essa barra atingisse os prédios construídos a poucos metros da linha de maré, decidiu-se fechar a barra que a natureza tinha aberto para abrir outra mais a baixo.

Ao fim de poucas semanas a barra estava já assoreada, e neste momento só se entra ou sai na Preia-Mar, e em alguns casos, colocando em risco o pescadores devido a tormenta.

Aqui ficam então os posts:
  1. Faro é Faro - Valentina Calixto inaugura a nova Barra da Fuseta
  2. Faro é Faro - Pescadores dizem que a nova barra é um "cemitério"
  3. Faro é Faro - Fuseta: - Barra nova já fechada
  4. Faro é Faro - O polvo contrataca
  5. Polvo do Algarve - As barras da Valentina
  6. Polvo do Algarve - Cadê os estudos; Valentina?
  7. Polvo do Algarve - Contornando o direito Europeu
  8. Polvo do Algarve - As barras da Valentina na barrela
  9. Faro é Faro - Comissão Europeia ataca de novo
  10. Polvo do Algarve - Barra da Fuseta: E agora Valentina?
  11. Polvo do Algarve - Asneiras de Valentina e não só
  12. Polvo do Algarve - E agora, Valentina?
  13. Polvo do Algarve - Fuseta: O que é uma construção
  14. Polvo do Algarve - Branqueamento na CEE?
  15. Olhão Livre: - Barra da Fuseta: É só mentiras
  16. Olhão Livre: - Movimento de Cidadania "Somos Olhão" exige a reabertura da Barra que o mar abriu e o Polis fechou
  17. Olhão Livre: - Barra da Fuseta: A cambalhota
  18. Olhão Livre: - Barra da Fuseta: Moscas Varegentas
  19. Olhão Livre: - Barra da Fuseta: O princípio do fim
Assim, aqui vos deixo a colecção de 19 posts de 3 blogs que contam o escândalo que foi a abertura da barra da Fuseta, e mostram como foram atirados ao mar milhões de euros, dinheiro que o pais precisa urgentemente em tempo de crise.

17 comentários:

Amêijoas perigosas. disse...

Amêijoas do Tejo,exóticas e contaminadas,e que chegam a Olhão e são vendidas por gente gananciosa,que só olha ao lucro,não se importando com a má imagem que dá à amêijoa da Ria nem se importando se as pessoas ficam com problemas de saude ou não.
As associações de viveirista não fazem nada para acabar com esta vergonha e a PSP vê essa amêijoa,ser vendida na rua e olha para o lado.

Anónimo disse...

essa foto é o dia da inauguração da Barra que o mar fechou dois dias depois???????teve direito a tv e champanhe?ela A VALENTINA E O LEAL QUE ESTÁ LÁ ATRÁS DEVIAM ERA DE REPÔS O DINHEIRO GASTO SEM PROVEITO DO BOLSO DELES,PARA VER SE VOLTAVAM A JOGAR DINHEIRO AO MAR COMO AINDA ESTÃO A FAZER E SEM EFEITOS NENHUNS,JÁ LÁ VÃO PERTO DE 5 MILHÕES E BARRA NADA FORA A BIODIVERSIDADE QUE DESTRUÍRAM QUE A ISSO JÁ NINGUÉM FALA.

To Rico disse...

as obras na Fuzeta são uma vergonha os pescadores da Fuzeta se fossem como dantes vinham à expomar e desmascaravam essa gentalha toda que rouba a quem desconta para fazer obras que destroem a ria e o cordão dunar e deixam os pewscadores sem barra durante mais de 6 meses. diz leal que aposta no Mar ele aposta é em enriquecer os donos dos Hoteis!quye sempre lhe bezuntam as mãos,com uma verdinhas.

Anónimo disse...

dessa obra não falram eles ontem no Hotel ontem só se masturbaram uns aos outros a falar bem da ria formosa e da aposta no mar. mas o pior é que o mar deles é só construções e campos de golfe,pois estão-se a cagar para quem está na miséria e não governa vida há mais de 7 meses.

Anónimo disse...

a proibição da apanha de bivalves já vai em mais de 15 dias ,na ria e na ganchora,mas os pescadores e armadorese mariscadoews e vibveiristas,ainda estão à espera do dinheiro que dizem que deviam de dar.

Anónimo disse...

Meus amigos olhanenses a estes senhores nada de bom lhes vai aconteçer(presidente ,pina e carlinhos. ajustiça e lenta mas não falha ,justiça dos homens feita pelos homens para com os homens,estaremos cá para ver é tempo de escolher-mos outras pessoas para a camara porque estes não tem estofo são maus demais e tem viçios de poder .é tempo de unirmos esforços para derrotar-mos o que esta mal na nossa terra fazendo coligações indo a luta e mostramos os podres destes senhores de mau caracter temos que ser olhanenses sem partido a bem da nossa terra .OLHÃO É BOM DEMAIS PARA ESTES SENHORES -VIVA OLHÃO

Gatunos do Polis. disse...

uma coisa é certa o dinheiro na Fuzeta foi mal gasto,os 70m barcos de pesca registados na Fuzeta e os pescadores continuam sem uma barra para entrar e sair para o mar em condições.alguém deve ser culpado por isso e indemnizar os pescadores por essa paragem forçada.pois para ir ao mar é preciso ter uma barra em condições,se a Valentina fechou a barra que o mar abriu e tentou abrir outra que passado 2 dias areou, deixando uma clsasse profissional sem meios de governar a vida.
Alguém tem de ser responsabilizado! ou a culpa vai morrer solteira, pelas asneiras provocadas,pelo fecho da Barra da Fuzeta??????

Anónimo disse...

Não acredito que o barco aonde vão os responsaveis pelo fecho da barra,tenham navegado nela.

o Nosso 5 Estrelas. disse...

Luis Medeiros não quis alinhar na propanganda ao Real Marina Hotel o 5 Estrelas do Leal, e não apareceu na Expomar deixando Leal com um beiço tamanho de hoje e de amanha.

Anónimo disse...

Esse barco tentou sair a barra ia indo ao fundo, voltaram para trás todos cagados de medo e as cuecas mijadas do susto.há vídeos disso.

Anónimo disse...

Moss que azar nao ser o titanic.

Anónimo disse...

Mosses, esse luis medeiros não foi, porque queria ser o administrador da marina, e quem foi ?o leal será ,cambada de analfabetos.R.R.

Anónimo disse...

Mossess, será que o alberto almeida tambem vai na lista do psd para deputalhado?o passos coelho devia ter vergonha de levar esse cágado nas listas.Româozinho

FARENSE ATENTO disse...

Obrigado por terem gostado da compilação. Pode parecer que faltam ai posts na compilação mas não falta nenhum, nos 3 primeiros posts existem varios links para outros posts da mesma epoca. Como eram sobre o mesmo assunto, achei que era redundante estar a seria-los.

Divirtam-se e boas leituras

Luís Passos

costa disse...

Bom trabalho de compilação Luis. Achei por bem publicar por altura da Expomar, pois o Tema dessa vem Mesmo a calhar.
Dizem uma coisa mas fazem outra,até parece que andaram na escola do Socrates!

FARENSE ATENTO disse...

Oh costa... não era o LEAL que andava de braço dado com Socrates no dia 10 de Junho... enquanto o Cavaco se descartava?

Então... ta tudo explicado... escola de uns...

LOL

Luis

Anónimo disse...

sim foi quando,leal ,foi apelidado de emplastre pelo blog defesa de Faro.
Nesse dia Leal fez mesmo o papel de parvo, a esticar o pescoço para aparecer nas televisões.