segunda-feira, 4 de abril de 2011

Luta contra as Portagens na A22(Via do Infante.)Sabado às 16h.

Marcha do Guadiana, que junta contestatários da introdução de portagens na A22, realiza-se no sábado e não na sexta-feira, como estava inicialmente previsto, informou hoje a organização, que diz que a ação deverá integrar também automobilistas espanhóis.
Ver Galeria

Em comunicado, a organização precisa que o ponto de partida da marcha - que decorre sob o lema "Algarve-Andaluzia sem portagens" -, será às 16:00 junto ao restaurante "O Infante", na EN 125, em Altura (Castro Marim).

A marcha, que deverá estender-se por três horas, prossegue depois rumo à A22 e à Ponte Internacional do Guadiana, prevendo-se que os automobilistas invertam o sentido já em território espanhol para regressar ao ponto de partida.

De acordo com a organização, a cargo da Comissão de Utentes da Via do Infante e do movimento "online" "Algarve - Portagens na A22 não", está ainda prevista a partida de vários automobilistas de Ayamonte, que se juntarão à caravana automóvel.

A data final do protesto foi acertada depois de uma reunião na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) na qual os presentes consideraram que o facto de se realizar a um sábado permitiria uma maior participação.

A organização quer também mobilizar mais presidentes de Câmara do que no protesto anterior, realizado a 19 de março entre Lagos e Vila Real de Santo António, no qual, dizem, apenas participaram três líderes de autarquias algarvias.

O protesto gerou longas e demoradas filas de trânsito ao longo da Via do Infante e é classificado pela organização como "a maior luta dos algarvios contra a introdução de portagens, bem superior ao movimento de 2004".

Noticia retirada do Observatório do Algarve.

Nota do Olhão Livre: Os algarvios devem comparecer em massa, e lutar contra uma portagens que não tem razão de ser,pelos seguintes motivos.

1º Porque é contra o desenvolvimento do Algarve, e a ser aplicada é a falência de mais umas centenas de empresas regionais.

2ª porque a 125 vai ter mais de 70 rotundas e semáforos, assim como centenas de passadeiras de peões, desde Sagres a Vila Real de Stº António, não podendo por isso a velocidade ser constante, colocando em perigo tanto automobilistas como peões.

3ª porque a 125 não passa de uma grande avenida do Algarve cheia de estabelecimentos comerciais,e de habitações, onde a velocidade não pode ser constante.

4º Porque grande parte da Via do Infante foi paga pela então C.E.E.

5º Se o turismo está para o Algarve como actividade prioritária, então não tem nexo nenhum baixar a taxa do IVA do Golfe de 23% para 6%, e criar portagens na maior Zona de Turismo de Portugal!

Claro que as grandes figuras dos partidos, não vão estar presentes, mas nós no Olhão livre estaremos atentos a quem vai estar presente e divulgaremos quem estará.

6 comentários:

Anónimo disse...

gostei das 5 razões da nota do vosso blog,para ir ao protesto,tem toda a lógica ,em poucas palavras e tudo dito.

Anónimo disse...

Tomei nota mas não vou !Era o pior que me podia acontecer o José Socrates me vêr na televisão ao lado dos manifestantes.Depois como me safava das aldrabices que faço.Assim vou para o Marina Hotel fazer uma sauna mais comes e bebes á conta do orçamento.

Chico Cara Dura

D.Quixote delapina disse...

Eu como homem integro,que não vira a cara a cachão também não vou,à manif(nos tempos que era do mdp ainda ia), senão os turistas passam a saber que eu ando em manifestações .

Anónimo disse...

o chico não vai porque os habitantes de olhão ficam isentos de portagens,por Olhão fazer parte dos concelhos mais pobres de Portugal.E esse oorgulho deles tem um hotel de 5 estrelas mas a fome o desemprego e a miséria fazem valado em Olhão,como se não bastasse agora roubam na factura da agua.

Zé do Mar disse...

Eu vou a essa manifestação, embora esteja convencido que não vai adiantar nada, as pessoas que preposeram essas portagens são demasiado burras para mudar de ideia! em vez de arranjarem meios de premoção ao turismo (que ainda é a ultima coisa que temos para vender), arranjam maneira de o liquidar.

Anónimo disse...

Vocês já repararam que aqueles identificadores que sestão a colocar nos pórticos são uns alvos tão giros para tiro de pressão de ar ...?