sexta-feira, 29 de abril de 2011

Que raio de democracia é esta?

No banco dos réus!!!

por Margarida Fonseca Santos a quinta-feira, 28 de Abril de 2011 às 10:16

Dia 3 de Maio, pelas 9h15, um julgamento que nos remete para os tempos da ditadura…

Margarida Fonseca Santos (autora), Carlos Fragateiro e José Manuel Castanheira (ex-directores do Nacional D. Maria II) – somos acusados, pelos sobrinhos de Silva Pais, dos crimes de difamação e ofensa à memória de pessoa falecida. No seu entender, denegrimos a imagem do último director da PIDE com a adaptação para teatro do livro A Filha Rebelde (de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz), feita para o TNDM em 2007, com encenação de Helena Pimenta.

O Ministério Público não acompanhou a queixa.

Conquistámos, no 25 de Abril, a liberdade de expressão, que está agora posta em causa. Mas, mais grave ainda, esta é uma tentativa de branquear a imagem daquele que foi o responsável máximo da PIDE – a polícia política que perseguiu, torturou e matou muitos opositores ao regime, entre eles o General Humberto Delgado.

Pedimos que divulguem isto aos quatro ventos.

(http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=12515)

Nota do OLhão Livre: Passado 37 anos da queda da ditadura sobrinhos do TORCIONÁRIO da PIDE Silva Pais,um dos chefes da PIde e como tal, responsável pela dezenas de mortes dos antifascistas (entre os quais Humberto Delgado e por ultimo estudante revolucionário Ribeiro Santos).,queixam-se de difamação da memória do tio.

Policia fascista essa, que no próprio 25 de Abril abriu fogo sobre os populares que cercaram a sede da PIDE/DGS,em Lisboa assassinado,populares que exigiam a prisão dos pides.

Quanto a mim esta insólita situação só acontece, porque se passou uma esponja sobre essa politica politica que ia buscar as pessoas a casa sem mandato nenhum e as mantinha presa o tempo que queria, sem acusação formada.Grande parte dos chefes e agentes,e bufos, dessa policia fascista, foram reentregados na administração publica,sendo que grande parte dos ficheiros da PIDE .

Olhão não fugiu à regra, e a CMOLhão sempre chefiada pelo PS, reentregou agentes da Pide e condecorou com medalhas da cidade, Um bufo do antigo regime, nas comemorações do dia da cidade.

Perante esta vergonha a maior parte da comunicação social cala-se, e leva 24 horas,sobre 24 horas, a falar sobre o casamento real dos príncipes de Inglaterra.

Onde param os antifascistas, será que vão comparecer em peso no tribunal e testemunhar, o quão odioso foi esse torcionário Silva Pais?

7 comentários:

Anónimo disse...

Deviam de comparecer no tribunal todos esses que se dizem de esquerda e que combateram o fascismo.
mas que não vai ser assim pois muitos dele tem vergonha do seu passado.

atente dólhão disse...

muitos dos Pides e bufos foram transformados em agentes do actual regime.

Anónimo disse...

Há 37 anos foi a guerra colonial e a ditadura assumida que puseram a sociedade em ponto de rebuçado para aderir maciçamente a uma mudança que já tardava.
Agora, vai ser o desemprego, a fome, a perda de casa e de todas as esperanças que criarão o ponto de rebuçado para que a sociedade tente limpar toda a podridão que encoberta numa falsa democracia, cresceu e nos levou à bancarrota material e moral em que nos encontramos.
Oxalá sejamos capazes de retomar e cumprir o sonho de há 37 anos atrás!

F. Leal disse...

já me admirava o ondas curtas não vir à baila, colocou uma série de gente na cadeia e teve direito a medalha da cidade, pela mão deste presidente da CMO.
também o pide cristina foi reentregado,na CMO, como se fosse um santinho.
julgados os pides que eu saiba nem um, e os ficheiros,mais importantes foram para às mão do KGB a moscovo.

F. Leal disse...

Os pides não forma julgados o ondas curtas levou uma medalha da cidade dada por este presidente da CMO,e os ficheiros da pide mais importantes foram parar a moscovo às mão do KGB.

Anónimo disse...

A polícia política do anterior regime,prendeu,reprimiu,maltratou A MANDO DE QUEM?
A PIDE/DGS actuava como um estado dentro de outro estado ou obedecia a ordens específicas do poder político constituido??Quem eram as personagens desse poder político?
Que tratamento deram os pseudo-democratas abrilinos a esses personagens,Caetano,Tomás em primeiro lugar? Julgaram-nos, prenderam-nos?NÃO!!!
Que autoridade moral para julgar o empregado se não se julga o patrão mandante?
A diabolização da PIDE teve muito a ver com o facto dessa polícia saber muito, demais, sobre a podridão dos "democratas libertadores" e essa gente ficou para sempre ressabiada e vingativa - não esquece, muito menos perdoa.Na União Soviética a KGB não foi extinta nem os seus "torcionários" agentes foram perseguidos pelos novos senhores do Kremlin, porquê? sentido de Estado?
Analisar de forma séria os factos, sim; hipócrita, tendenciosa, cega ou com um só olho, não.

Anónimo disse...

por não terem condenado e julgados os fascistas do regime anterior é que Portugal bateu no fundo.
só mudaram as cadeiras a merda que nos tem desgovernado é a mesma,mas actua em nome da democracia.