quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ALGARVE E MACARIO CORREIA

Macário Correia, presidente da CMF e da Amal veio para os órgãos de comunicação social, reclamar pela falta de verbas das autarquias algarvias, pondo a descoberto a verdadeira razão da sua reclamação.
A meio do mandato autárquico, os senhores presidentes constatam não ter dinheiro para fazer obras nas vésperas do acto eleitoral de 2013, e que alguns até têm que se socorrer das receitas da cobrança da agua para pagar os ordenados do pessoal, com planos de reestruturação financeira pelo meio.
O que Macário Correia não diz, é que os autarcas, levaram anos a maltratar os dinheiros públicos, com aplicações duvidosas, criação de empresas para dar lugar a boys, admissão de pessoal para satisfação clientelar com concursos em que as entrevistas são valorizadas em relação aos aspectos técnicos, e conduzindo os municípios ao endividamento excessivo.
Mas uma execução orçamental rigorosa permitia a desafectação de verbas com fim especifico, para outras rubricas? Tirar da agua para pagar ordenados? Não constitui isto crime? Ou a falta de verbas resulta dos pagamento à banca?
A reestruturação financeira, em principio, seria para evitar que os municípios entrassem em incumprimento com os credores ( fornecedores e banca) sem roturas de tesouraria, mas nunca para aumentar a divida, já excessiva, como pretende Macário Correia.
As obras em vésperas de eleições são um acto de manipulação eleitoral, em que quem detem o poder, usa, em concorrência desleal com os demais candidatos.
Coitados dos autarcas! Então e os munícipes? Macário Correia não teve uma única palavra para estes, demonstrando que não está lá para os servir, mas sim para exercer o poder contra eles, agravando-lhes as condições de vida, com o aumento de taxas para compensar as amortizações, serviço da divida e o desvario das contas autárquicas.
Se os autarcas da região tivessem estendido o lençol à medida do corpo, isto é, se apenas fizessem obras com o dinheiro disponível, obrigava-os a definir prioridades em lugar de operações de cosmética, sem sustentabilidade.
Macário Correia, apresenta-se neste contexto, como um Sócrates à moda do Algarve. Gastar até rebentar! BASTA!

11 comentários:

a.terra disse...

Sr. Presidente não será imoral que uma das "suas" empresas, a Fagar, contratualize por ajeste directo a "representação juridica" por 193.000.00 euros?
Não sabe que a "sua" empresa Fagar comete um crime ao exceder os limiares (206.000.oo euros) do Codigo dos Contratos Publicos na comtratação por ajuste directo de aquisição de bens no valor de 247.200.00 euros?
Em lugar de vir com lamechices para a comunicação social, proceda mas é ao saneamento da gestão da sua autarquia, com transparencia e rigor.

Anónimo disse...

Meus caros,
quem é a dona de 60% da Tavira Verde empresa criada pelo Sr. Engenheiro Macário Correia? Sua querida mamã.
E vocês já sabiam da obra prima do Macário em Tavira? A construção de um Bowling debaixo da ponte? não conhecem? deviam ir ver é um espectáculo! ainda falam do Leal? é tudo farinha do mesmo saco.

a.terra disse...

A Câmara Municipal de Faro tem uma divida de 22.073.170.21 euros, repartidos por bens e serviço de capital de 11.604.843.26 e a fornecedores de 9.996.672.58.
Parece que afinal ao presidente da Câmara de Faro não lhe assiste muita razão de queixa.
Vir dizer que paga ordenados do pessoal com o dinheiro da agua, é pura demagogia.

Anónimo disse...

Como ousa o anónimo 14:47 lançar suspeita sobre a integridade moral, a imagem de incorruptível do Macário? Quem já viu o Macário em almoços ou jantares com os homens da massa?
Que tem o Macário a ver com os negócios da mãe, da mulher,dos filhos ou outros??.
Há com cada dor de corno de não serem presidentes de câmara; Inveja, só inveja maldizente de quem muito trabalha em prol do bem comum.Arre que é demais!!!

Anónimo disse...

O Macário veio dar uma de bonitinho porque só deve 400.000 euros de água e quis encalacrar os seus colegas autarcas.Acham que se ele pagasse salários com dinheiro da água dizia alguma coisa? Esta denúncia foi uma retaliação aos autarcas que o croticaram por causa das portangens. Está a guerra instalada...

Anónimo disse...

Dificuldades de toda a ordem!Não se vende nada...Mas para comprar o terreno no Montepreto foi na hora;Segundo o guião da novela -"Quanto quer pelo terreno?? Por ser o senhor presidente e dada a situação do país,dois milhões será demais? SÓÓÓ? Ó homem, até mais de três eu lhe dava!Escritura feita já amanhã, senão você vai ter o diabo à perna até ao final da vida!!
Não há concursos para ninguém;amigos empreiteiros da minha confiança comecem a obra e não venham com desculpas para interrupções - dinheiro não falta.
Fiquem sabendo que eu quero entregar as chaves nem que seja a um só aciganado da Praia de Faro. Não vou dar hipótese que alguém diga que não cumpro com o que prometo, em particular o que é da minha inquebrantável convicção"

Anónimo disse...

A bota do mes que não se cuide com a maca rrrpunpun!!o crocodilo tem uma boca tão atraente que até os passarinhos acreditam que é uma boa toca para fazer o ninho.

Anónimo disse...

Ao defensor acérrimo do Sr. Engenheiro Macário,queria-lhe dizer que a Tavira Verde é uma empresa municipal com capitais privados e públicos, e o Sr. Engenheiro Macário colocou no nome da mãe 60% da empresa e a senhora quando assinou os papeis nem sabia o que estava a assinar.o dinheiro era de quem? acha no minimo isto ético? para não dizer outra coisa?
Olhe que em relação ao Macário há muito para dizer.O que é que acontece é que em TAvira não havia oposição ao Senhor.Pergunte-lhe já que parece tão próximo o que aconteceu com um enorme buraco aterrado com milhres de metros cúbicos de entulho na urbanização Pero GIl executados pela Mota Engil pergunte... e depois diga que ele não almoça com os grandes interesses...pergunte-lhe informe-se... boa sorte.

Anónimo disse...

Há com cada um! Então o senhor presidente Macário consegue tapar um enorme buraco, a custo zero para a fazenda pública, e ainda o criticam? Teve a ajuda, sempre benvinda e desinteressada da Mota Engil mas poderia ser outra empresa; tem de haver cooperação estratégica e dialogante com as empresas ou não? Se não faz:não tem dinâmica, não há obra;
Se faz: suspeição disto e daquilo.
Por Portugal, não travem o entusiasmo
de quem trabalha e faz trabalhar, quantas vezes com prejuízo e sacrifício próprio e da família.

Anónimo disse...

Disseram ao Macário Correia, que os homens da limpeza faziam a recolha do lixo em 3 horas e depois iam para os cópos no Bom João.Para confirmar e sem sem esperado uma noite foi com eles fazer a volta e confirmou que a volta se fazia em pouco mais de 3 horas.Então o Leal devia fazer o mesmo,provavelmente não haveria lixo nos contentores a deitar por fora em Olhão.Sim,porque todos sabemos que os funcionários publicos andam devagar, devagarinho,parados.

Anónimo disse...

O Macacário é um imbecil... só faz comentários "populares" para assegurar os votos que lhe fazem falta! Vaí mas é trabalhar e deiza de mamar à conta do erário publico! Há quantos anos este imbecil vive dos seus expedientes da politica!