quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MADEIRA: REFERENDO, JÁ|

As regiões autónomas tem a sua razão de ser e todos nós compreendemos que haja necessidade de custear so custos de insulariedade. De um modo geral, os cidadãos das regiões autónomas tem algumas "benesses" para fazerem face aos chamados "custos de insulariedade". Tem o IVA mais baixo que os continentais, tem um IRS mais leve, tem preços reduzidos nos transportes aéreos e a função pública, professores incluídos, tem uma progressão na carreira mais rápida. Isto é compreensível. O que já não é compreensível é o esbanjar dos dinheiros de todos e ainda por cima, sermos todos os portugueses insultados, ofendidos por um qualquer Bukassa da Madeira.
O défice democrático na Ilha da Madeira é do conhecimento de todos. Alberto João Jardim não dá hipóteses a quem quer que seja que não tenha o cartão laranja e, muito pior ainda, a todos aqueles que se atrevam a fazer-lhe oposição. Infelizmente, os dirigentes do PSD sempre se curvaram diante daquele ditador porque é importante manterem o Poder. Até o Presidente da República serviu de capacho a Alberto João. Este presidente não tem caracter, não tem coragem, não passa de um reles lacaio ao serviço do grande capital e de interesses menos claros como os de Alberto João. Quem não se lembra do episódio em que Alberto João transformando os deputados do parlamento regional, em ignorantes, "impedindo" de Cavaco Silva se encontrar com eles no parlamento Regional.
O governo da Madeira só tem feito parte da boa viagem. Colhem os benefícios e os continentais que paguem a parte que a eles corresponde. Não! Isto tem que acabar. Não temos que ser só os continentais a suportar as "asneiras" de Alberto João Jardim. Os madeirenses que também contribuam. Se querem ser considerados portugueses que contribuam de igual forma aos continentais. Para acabar com este estado de coisas é importante referendar a posição da Madeira. Querem a independência? Ok, td bem mas não levam mais nada deste País...

135 comentários:

Alexandre Simões disse...

Se fosse eu a mandar neste país esse palhaço (Alberto João Jardim) que não tem outro nome, já não dependia do continente, já que fala sempre mal de tudo e de todos aqui do continente, então ele que se vira-se sozinho, era manda-lo ir dar uma voltinha, ou seja fazer o mesmo que a América fez a cuba, sim porque esse palhaço não difere muito de Fidel Castro.

Anónimo disse...

Referendo para a Madeira porquê??? Se tal acontecer, porque não o mesmo para os Açores ou para o Algarve?
Poderemos esquecer o passado???Por mim não, por muito que custe;
Porque apontam o dedo ao Alberto João?? Alberto João é um português nascido na Madeira e eleito democraticamente para representar e defender a sua terra num estatuto dado por Lisboa; Alguém aponta uma arma à cabeça de cada madeirense para nele votar? tanto quanto se sabe, não;Quem sabe o quanto os madeirenses foram explorados e esquecidos por Lisboa? O que era a Madeira em 1975??
Todas as ilhas atlânticas com excepção das Canárias estavam desabitadas; Foram povoadas com as possibilidades e especifidades do caso a caso; Os pais da democracia abrilina, muitos ainda vivos, sem perguntar nada a ninguém impuseram a independência a Cabo Verde e a S.Tomé; ao mesmo tempo mandaram a Judiciária para a Madeira e Açores para abafar os virus independentistas; Obviamente muitos madeirenses perguntavam: se Cabo Verde e S.Tomé são colónias, nós somos o quê??Independência só para pretos??
Os pais da democracia, coçaram a conscência e lá se resolveram a atribuir um estatuto que atenuasse ou fizesse esquecer a traição lesa pátria cometida.
Alberto João é um dos raríssimos políticos com perfil de estadista que temos em Portugal - os pais da democracia sabem o que têm na Madeira e respeitam-no; a velha raposa, agradece e tira proveito - quanto a mim muito bem;para defender a sua família madeirense num mundo de manhosos,tem de ser mais manhoso que os outros - quem se meter com os madeirenses LEVA ou a moda é só no continente...
A Pátria não se discute mas é bom lembrar que os democratas abrilinos nem a discutiram - atraiçoaram-na; sinceramente não me admiro nada que voltem a atraiçoar - está-lhes nos génes.
..., quantos algarvios apalermados a obsevar o andar da carruagem do Alberto João????
Precisamos é de um Alberto João algarvio, JÁÁÁ.

Anónimo disse...

Sabemos como começa, nunca como acaba!!!
Há matérias que começam a ser abordadas de forma simplista e que depois do palavra para lá palavra para cá acabam por azedar, acabando tudo à estalada.
A forma de actuar do clube "Destruimos Pátrias por Encomenda" é bem conhecido e Alberto João conhece-os muito bem; Alberto João é um madeirense que defende os madeirenses mas até prova em contrário ama mais Portugal do que muitos dos continentais que o atacam.Perderíamos todos, mas de longe os continentais.Quantas vezes tarde damos conta da leviandade de certas atidudes.

Anónimo disse...

A Madeira faz parte do todo nacional e como tal tem tambem de se submeter às leis da Republica, ainda que com a salvaguarda pela autonomia alcançada.
Que na Masdeira há um defice democratico, há, mas os madeirenses na oposição ainda têm mecanismos que não usaram para fazer valer os seus direitos.
Os excessos de Alberto João, a forma como maltrata os dinheiros publicos está bem evidenciada na forma como apoia os clubes de futebol profissional.
Quando assistimos a corte nas despesas no continente; quando se exigem sacrificios aos continentais, assistimos o Alberto João a assumir publicamente o incumprimento da sua parte por oposição ao Governo da Republica. Os sacrificios têm de ser repartidos por todos e não pode ou não deve o Alberto João comportar-se como se a Madeira não fizesse parte do todo nacional. Ou só o é para algumas coisas?
Tambem não me parece que Alberto João tenha o perfil de Estadista com que o tentam rotular, perfil para artista de circo tem. Um estadista provinciano, com tiques de ditador, é o que ele é.

ol disse...

A Madeira faz parte de um todo nacional, é verdade, mas e só faz para o que é bom? Porque não há-de contribuir para tapar o buraco que ele próprio ajudou a abrir? Ele defende o Povo madeirense? Essa é para rir! Ele defende defende os interesses pessoais dele da sua camarilha. Se formos pesquisar a forma como foram feitasfortunas pós-25 de Abril, constataremos que estão todas ligadas ao PSD. O que está em causa é a forma como é gerida uma região autónoma. Por outro lado, nos Açores, não se constata o défice democrático existente na Madeira e muito menos o despesismo característico de Alberto João Jardim. Os Açores, são nove ilhas, algumas delas com enormes dificuldades. O Corvo tinha, à 10 anos atrás, 314 habitantes e 1100 vacas, una única estrada que era a que dava acesso à Caldeira. O abastecimento é feito de barco chegando a estar 1 mês à espera que as condições de mar e tempo permitam o abastecimento. As Flores tinham 4000 habitantes e quem ía para lá, de avião, nunca sabia se as condições meteorológicas lhe permitiam o regresso na data prevista. O recurso à Saúde, à Educação não é como na Madeira ou no continente. São coisas completamente diferentes. A distribuição da população açoriana pelas ilhas obriga a despesas acrescidas. No entanto, não se vê arrogância, a ofensa nem o despesismo que existe na Madeira. Porto Santo, ali mesmo ao lado da Madeira, foi, durante décadas, esquecida por Alberto João Jardim. Quem conhece a realidade das ilhas, nota bem as diferenças. E já agora, uma pergunta: que é que os madeirenses e açoreanos sofreram que os mais desprotegidos dos continentais não tivessem sofrido antes do 25 de Abril? Todos eram espezinhados, todos eram explorados, todos tinham a mordaça, mordaça, essa, que devria ser posta em Alberto João Jardim e em Jaime Ramos. Manuel Pinho foi "despedido" pelos "cornos" que fez na AR. Alberto João Jardim fez um gesto obsceno que todos nós vimos e o PSD e O Presidente da República não se manifestaram. Ninguém quer separar a Madeira do resto do País mas também já é tempo de pôr cobro à ditadura de Alberto João Jardim.

ol disse...

Uma forma curiosa de lidar com a liberdade de imprensa e de respeito pela democracia:
http://aeiou.expresso.pt/alberto-joao-jardim-envolve-se-numa-altercacao-com-jornalista=f668470

Anónimo disse...

O rei Alberto è um politico que sabe jogar com os outros politicos e defende com unhas e dentes a sua região(era importante que o país estivesse dividido em regiões),enquanto ele poder mamar,não vai parar.Quanto à independencia da Madeira ele nunca vai querer porque não tinha condições para sobreviver.Todos os governos que passaram e os que vierem,vão sempre colaborar com o rei,porquê?Porque tem medo que ele ponha a boca no trombone.J.C.S.

Anónimo disse...

Por mais condenaveis que sejam as acções do presidente madeirense, elas não devem ser confundidas com o Povo madeirense.
Governantes e governados e aí há uma grande diferença.
Alberto João tem toda a legitimidade para governar e se õs madeirenses não concordam com ele, só têm que votar contra.
À oposição, com todas as limitações, compete demonstrar que Alberto João não serve. O problema na está na passagem da mensagem que não tem o acolhimento das pessoas.

Anónimo disse...

Quais os argumentos para apontar défice democrático na Madeira? Esses argumentos também não se aplicam a Portugal?Alberto João sabe muito bem quem são as forças escondidas que dominam a política continental e para filho da p... filho da p... e meio.Na Madeira tem um político que não é bichaninho...
Se S. Tomé, Cabo Verde,Malta e Islândia são independentes qual seria o problema para a Madeira?? A comunidade madeirense espalhada pelo mundo aplaudia.
Quem tem sido dos rarissímos políticos portugueses a falar na reformulação da organização política de Portugal?Quem tem apontado o dedo à Constituição?
Se Portugal tivesse evoluido para uma Federação preconizada pelo general Deslandes em 1961 talvez ainda hoje tivessemos um grande espaço debaixo da mesma bandeira.
Quantos percebem a actuação daqueles que têm como desígnio levar Portugal a submeter-se a uma única bandeira Ibérica??? Projecto de longa duração cortando-lhe pouco a pouco os pilares que lhe dão sustentação de independência.
Cabo Verde e S. Tomé já foram; Madeira e Açores vão ser picados para o mesmo fim;Portugal??? Coitadinho!!! Por compaixão o pai castelhano irá receber o filho pródigo.
Apontem o dedo à vilanagem de Lisboa antes o fazerem ao Alberto João.

Anónimo disse...

O Alberto João defende os interesses dele e da sua camarilha - tudo bem!!! E os outros do continente, de Lisboa defendem o quê????
Dor de corno de não serem tão eficientes????

Anónimo disse...

A Madeira e os Açores fazem parte do todo nacional, MAS SÓ NALGUMAS COISAS ou restam dúvidas?.
Foi esse o estatuto dado por Lisboa para que esquecessem a Traição Lesa Pátria cometida com a forma como Cabo Verde e S.Tomé foram empurrados para a independência.Falar nessa traição lesa pátria?? - tudo calado;
"défice democrático" só na Madeira e do Alberto João- COMPREENDIDO!!!!

Anónimo disse...

Ditadura na Madeira????? Sim????
Porque o PSD do ALberto João tem sido eleito sempre sempre????
No continente já não há ditadura do Centrão????? Com o PS/PSD a alternarem-se sempre sempre???
Que coerência tão interessante!!!!

Anónimo disse...

Olha se um caso BPN ou um "Out.." Alcochete, entre outros, tivessem acontecido na Madeira???? Já as Forças Armadas tinham posto cobro ao "Bocassa" madeirense!!!!
Lembram-se das declarações do Gama PS antes e depois???
...e o Alberto é que é o palhaço e a Madeira o circo??;palhaço por palhaço -viva, Alberto João; ao menos ri e faz rir.

ol disse...

Porque será que "estesMadeira e madeirenses" não abordam a questão central, que é a do despesismo e de não quererem contribuir para o pagamento da divida? Porque será que "estes madeirenses" não abordam a questão das ofensas, dos insultos do Alberto João a todo um Povo? Misturar S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde com a Madeira e os Açores é só confundir alhos com bugalhos. Claro que no continente há défice democrático. Vivemos sob a ditadura dos lobys, dos "grandes interesses" e contra tal nos devemos rebelar. As políticas prosseguidas por P"S"/PSD/CDS ao longo destes 34 anos, só tem conduzido à diminuição das condições de vida do Povo. São sempre os mais pequenos a pagarem a "factura" dos desmandos dos governantes que temos tido. Os "boy's" foram uma criação de Cavaco Silva e daí para cá foi sempre a aumentar as "gorduras" do Estado. Com Cavaco Silva começou a era do "betão e do alcatrão", com todas as "derrapagens" inerentes, como convém aos governantes e aos seus "amigos" que ganham as empreitadas dessas grandes obras. Na Madeira, tal como no continentes e ou nos Açores há um Povo que sofre, há todo um Povo a pagar a "factura" enquanto outros continuam a esbanjar os parcos recursos do País e todos "eles" devem ser condenados. A notícia do "Expresso" on line de hoje é bem um exemplo da actuação "tipo" de Alberto João. Na Madeira, tal como no continente, há uma comunicação social que se bamboleia pelos corredores do Poder. Não é por acaso que o governo da república convidou Mário Crespo para ser enviado especial da RTP nos Estados Unidos. Mário Crespo prestou um bom serviço ao PSD/CDS enquanto Sócrates era primeiro-ministro. Certo que Sócrates fez por merecer, mas não confundamos as coisas. Uma coisa é a direcção de informação da RTP achar que o jornalista A, B ou C tem os requisitos necessários ao desempenho de certo cargo, outra coisa é o governo convidar, ultrapassando os orgãos internos da RTP. É a ingerência do Poder num orgão de comunicação social que se pretende seja isento. É desta mesma forma que Alberto João trabalha na Madeira...

Anónimo disse...

Não sei se,neste momento,Alberto João está disponivel para a independência da Madeira, dado estar de relações cortadas com a massa inglesa.

JMateus

Anónimo disse...

Cabo Verde, S. Tomé, Madeira e Açores é o mesmo que misturar alhos com bugalhos ou misturar negros com brancos?
Alhos com bugalhos???? quais os argumentos para além de uma traição lesa pátria encomendada e executada debaixo de um manto dito revolucionário onde todas as pulhices têm cobertura jurídica??Alguém que explique.
O que está em causa é a forma como foi dada a independência a esses territórios sem a miníma dúvida que eram terra de Portugal - foram portugueses os primeiros humanos que a encontraram; O que está em causa é o precedente que foi criado do qual fogem como diabo da cruz.
A independência foi referendada ou auscultado o sentir dos povos sobre a forma de ligação? Não. Para os democratas abrilinos Portugal seria só terra de gente branca; Qualquer parcela que tivesse maioria que não fosse branquinha como a neve da serra da Estrela seria territótio colonizado e isso seria crime contra a Humanidade.França, Inglaterra,Holanda,EU continuam a ser criminosos colonialistas.
Alhos com bugalhos?? TRAIÇÃO até prova em contrário, que alguns querem branquear por todos os meios.
Tudo leva a crer que Alberto João sabe como poucos a génese do porquê;

Anónimo disse...

Não abordar a questão central do despesismo???
Em primeiro lugar começa-se por relembrar que a Madeira e Açores têm um estatuto autonómico, um parlamento;Quem manda em quase tudo na Madeira e Açores são os madeirenses e açoreanos, por muito que custe a alguns continentais.
Despesismo e não querer contribuir para o pagamento da divída???
Mas que autoridade moral tem algum continental para apontar o dedo à Madeira e aos Açores sem primeiro e muitas vezes apontar o dedo a Lisboa e às autarquias?????
Se Lisboa não tem, não dá e o assunto do contribuir fica arrumado.
Quem em Portugal se quer sacrificar voluntariamente para fazer face a uma divída colossal provocada por criminosos acima de qualquer suspeita????
Quantos milhões estão a fugir todos os dias de Portugal??
E os sindicatos???? Tudo só a pensar em contribuir para a amortização da divída....
Ofensas a todo um povo???? Quem conhece Alberto João sabe que ele nunca ofenderia de forma consciente o seu povo.Agora alguns do seu povo que lhe pisem os calos armados quantas vezes em sonsos, levam com o que estiver mais a jeito.Engraçado que nunca os ditos ofendidos o fez ir à barra do tribunal!! Porque será????

Anónimo disse...

Alberto João é filho de Portugal; respeita a tutela do pai até ao limite do suportável; agora se o pai continuamente demonstrar que é um leviano suicidário,natural que lhe diga: passe bem - cada um à sua vida; se outros bem mais fraquinhos não morreram os madeirenses também não irão morrer.
A alma madeirense é grande e bem portuguesa.
Os Açoreanos ficarão a observar....

Anónimo disse...

...A pesquisa leva a concluir que na Madeira as grandes fortunas feitas no pós 25 de Abril estão "todas" ligadas ao PSD...Como mostra credibilidade na pesquisa gostaríamos de saber: no Portugal continental as grandes fortunas estão ligadas a quê??

Anónimo disse...

P"S" do OL será a marca LA? Se sim, então estamos esclarecidos sobre o " misturar alhos com bugalhos", camarada - não lhe será necessário argumentar mais nada.

Anónimo disse...

O Dr Alberto João Jadim, fez na Madeira aquilo que nenhum palhaço fez pela sua terra ou concelho aqui no continente.

Terá gasto mais do que o aceitável,
mas os daqui que fizeram??? para além de se aproveitarem em proveito próprio???

Porcos voadores!
Parasitas!

VIVA O C(U)MUDISMO!
JMateus

Anónimo disse...

Parece-me que se assiste a um ajuste de contas entre o Poder Laranja e o anterior Poder Rosa.
Uns e outros falharam na governação que lhes estava cometida, com excessos de toda a ordem.
Se Socrates perseguia os jornalistas, Alberto João tambem o fez.
Se Socrates se deu a luxos megalomanos, Alberto João tambem o fez.
Tambem há aqui um pretenso ajuste de contas com o passado, esquecendo premeditadamente que sem Abril não seria possivel esta discussão.
Alberto João representa os interesses de uma certa classe, que não da maioria dos madeirenses. Os actos eleitorais, emboram dêem legitimidade para a governança, não espelham a realidade das regiões. Todos sabemo da influencia, da manipulação da comunicação social, do medo que se instalou entre as pessoas, não só na Madeira mas tambem no continente e como isso condiciona o sentido de voto.
Embora se reconheça alguns meritos de Alberto João, vir agora apresentá-lo como perfeito, é enganar-se a si proprio. Até parece que Alberto João será eterno. E quando se acabar, a Madeira acaba tambem?

ol disse...

O problema é que sempre nos habituámos a que os nossos governantes façam o que bem lhes apetece sem terem que prestar contas. As "Leis" são "encomendadas" para que se safem sempre. Se os nossos governantes sentassem o cu no banco dos réus, por gestão danosa, quando se metem em "aventuras", o País não tinha chegado aonde chegou. Desde o governo central,passando pelo governo regional, pelo governo autárquico, empresas públicas, parcerias público-privadas.
O Povo é constantemente ludibriado nas sucessivas eleições. Promessas, promessas e que nunca são cumpridas. Promessas de respeitarem o País,promessas de melhor educação, de de melhor saúde, de melhor justiça, mas nunca se concretiza. Quando Carlos Moedas diz que tem o apoio de 80% dos votos, é completamente falso. Tem, sim, o apoio de 80% dos votos que os "legitimam" mas nunca 80% dos votos do Povo. A abstenção, os votos brancos, os votos nulos somados representam mais de 50%. Mas porque é que "eles", seja PSD, CDS ou P"S" omitiram ao Povo o que se preparavam fazer em nome do acordo com a "Troika"?
O que é lugar comum nos políticos é a mentira, a omissão.
Todos nós temos o direito de questionar como são gastos os dinheiros do erário público, todos nós temos o direito de defender que os excessos sejam condenados, que os políticos sejam responsabilizados civil e criminalmente. Enquanto durar a imunidade dos dirigentes dos cargos públicos, todos eles se irão safando.
A presidência da repúbluca gasta mais que a Casa Real espanhola. Os nossos deputados ganham mais que os deputados espanhóis, os nossos ministros ganham mais que os ministros espanhóis e mesmo assim o ministro da saúde entendem que os políticos ganham mal.
Madeirenses e açoreanos não podem fazer parte só da boa viagem. Apesar de saber da contenção o défice da Madeira "só" aumentou mais de 200 milhões. Como é? Ou para a Madeira não há contenção? Ou será que nós não devemos exigir que sejam cortadas as transferências do governo central para o governo da Madeira?

Anónimo disse...

"Camarada" só se for da chata,vocemecê anda baralhado com os alhos e bugalhos,atão na vê que anda enganado?Tenha juizo...

Anónimo disse...

Andam todos preocupados com o Rei Alberto e não se preocupam com o Coelho que já criou mais impostos que o Socrates?Esteve sempre contra o TGV e depois da reunião com os espanhóis,parou para pensar e o Portas está todo lixado?

Anónimo disse...

Ajustar contas com o passado?? Que ajuste de contas? Da mesma forma que os abrilinos ajustaram contas com os salazaristas??? Não.Ajuste de contas para vingança? Não, nunca. O ajuste de contas será feito só de forma a transmitir às gerações futuras o conhecimento dos factos tal como ocorreram e os nomes dos seus protagonistas.O ajuste de contas será não permitir que políticos e militares encapotados de democratas,humanistas, patriotas,libertadores, revolucionários,façam esquecer de todas as maneiras do conhecimento colectivo as suas decisões, os seus actos.
Quem esquece o passado não acautela o futuro...e os mesmos erros se irão cometer já que contra a traição nada se pode fazer.

Anónimo disse...

O pai com dificuldade corta na mesada que dá aos filhos;Não vai roubar para garantir o estatuto anterior; agora intrometer-se directamente na gestão da mesada???
A Madeira e os Açores têm autonomia administrativa e financeira, tem um parlamento, tem um governo; Façam a gestão da sua casa como entenderem.
Constatada a douta e sábia gestão dos políticos de LISBOA que autoridade têm os mesmos de interferir nos assuntos do Funchal e Ponta Delgada? O povo português no seu todo é que tem essa autoridade apontando o dedo a todos.
Baralhadas e trapalhadas de políticos para tramarem sempre os mesmos.

Anónimo disse...

Perfeito, perfeito só João II;
Este João é Alberto!
Qualquer comparação pelo atributo da perfeição será mera coincidência.
Nem o PR é perfeito quanto mais um governador regional.

Anónimo disse...

Desculpe, desculpe "camarada da chata "S"!!! o tal pescador dos alhos e bugalhos; Alou só porque sentiu o toque de uma pergunta?? eh,eh,eh.
Por onde andará o juízo de alguém ao desconfiar que foice e martelo desenhados em qualquer coisa é marca comuna???
"Atão vocemecê" poderia lá ser marca LA??
Clarificado: a marca LA reflete personalidade que não tem nada de rasca.

Anónimo disse...

Os políticos responsabilizados civil e criminalmente?? A mando de quem? Que tribunal?Que juízes? Que código???
Compararmos Portugal à Islândia não será utopia??
Em Portugal só se tivessemos um Rei.

Anónimo disse...

Amigo das 16 horas,pergunta-me por anda o juizo,pois a Alzheimer,tornou-me um pouco esquecido,explique-me lá o que quer dizer martelo e foice? Só se for marreta faminto...

Anónimo disse...

A vergonha tem limites neste país?

JMateus

Anónimo disse...

Atão o JMartins versos JPereira diz que a vergonha tem limites?Qual vergonha,a dele?nunca teve.

Anónimo disse...

Sem comentário 16:47! "Atão vocemecê" já deu a resposta;

Anónimo disse...

Vergonha neste país??? Não será como procurar diamantes???
Não! Vergonha só a definição no dicionário.
O regime está expurgado do conceito de vergonha;
Vergonha é conceito fascista!
Num regime mafioso com pele de democrata não pode haver vergonha;
Fala fala à vontade, não tem problema - não me estragues é a vidinha, os negócios;
Obviamente que não passa pela cabeça de alguém meter todos os portugueses no mesmo saco; Mas quantos chegam a vias de facto? Justiça pelas suas mãos?? Criminoso do pior;
Justiça em tribunal? Que martírio chegar ao fim...
Com todo o respeito pelos seus agentes mas a Justiça quantas vezes parece uma p... armada em virgem?.

Anónimo disse...

Vergonha neste país??? Não será como procurar diamantes???
Não! Vergonha só a definição no dicionário.
O regime está expurgado do conceito de vergonha;
Vergonha é conceito fascista!
Num regime mafioso com pele de democrata não pode haver vergonha;
Fala fala à vontade, não tem problema - não me estragues é a vidinha, os negócios;
Obviamente que não passa pela cabeça de alguém meter todos os portugueses no mesmo saco; Mas quantos chegam a vias de facto? Justiça pelas suas mãos?? Criminoso do pior;
Justiça em tribunal? Que martírio chegar ao fim...
Com todo o respeito pelos seus agentes mas a Justiça quantas vezes parece uma p... armada em virgem?.

Anónimo disse...

VERGONHA não é um conceito fascista,mas sim mais um daqueles valores que se perdeu na sociedade Portuguesa,tal como o respeito,a honra,o dever,a responsabilidade,o profissionalismo.A nossa sociedade tornou-se amorfa,mal formada,mal criada,insensivel,fria,azeda,
desrespeitadora,
enfim,vivemos numa selva do salve-se quem puder.A democracia,só é possivel funcionar,quando as mulheres e os homens tiverem VERGONHA.J.C.S.

Anónimo disse...

VERGONHA,DEVIAM TER GRANDE PARTE DOS "TRABALHADORES" DA FUNÇÃO PÚBLICA E NÃO SÓ,QUE SÃO PARASITAS,IRRESPONSÁVEIS,BAIXAS FRAUDULENTAS,CHEGAM ATRAZADOS,COM CAFÉS E LANCHES DE UMA HORA,QUE SAEM ANTES DA JORNADA TERMINADA E ESCREVEM NOS LIVROS DE PONTO,QUE SAIRAM A HORAS,FAZEM RONHA NO HORÁRIO NORMAL PARA FAZEREM HORAS EXTRAORDINÁRIOS,ROUBAM RESMAS DE PAPEL,TINTEIROS,FOTOCOPIAM TUDO O QUE OS FILHOS PRECISAM NA ESCOLA NO PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO,MALTRATAM OS UTENTES QUE LHES PAGAM OS VENCIMENTOS E OS SINDICATOS NÃO VÊM ISTO PORQUE ELES PRÓPRIOS SÃO CHULOS DO SISTEMA.QUANDO A JUSTIÇA VOLTAR,TODA ESTA CAMBADA VAI CHORAR QUE ESTÁ SEM EMPREGO,NÃO TENHO PENA NENHUMA POR ESTES DITOS "TRABALHADORES".

Anónimo disse...

Vergonha é um conceito com fundamento espiritual, moral e ético!
Percebam qual é a moral, a ética e a espiritualidade dos "PAIS" do regime abrilino.Nada acontece por acaso - investiguem a raíz do problema.
Palavras para quê????

Anónimo disse...

J.C.S!!! Obviamente que Vergonha não é conceito fascista.
Foi tão só para picar os pulhas mafiosos com pele de democratas esquerdistas...progessistas;

Anónimo disse...

Roubam?? Quem os deixa roubar??? Quem os educou???Que padrão ético lhes foi incutido no cumprimento da missão???
Perguntem aos "PAIS" do regime, ou não os há?????Deuses mafiosos a quem a história há-de fazer justiça.
Os "males" do fascismo e da ditadura é que têm nome próprio????
Os "males" da democracia só têm um nome - "O POVO"?????
Refinados mafiosos que embebedaram milhões de cédulos com ilusões de grandeza para roubar em completa impunidade.

Anónimo disse...

Amigo das 18:20,o Srº tem razão mas,pergunto eu,onde estão as pessoas sérias deste país?Tanto quanto sei,Portugal sempre foi governado por portugueses,será que os sérios são os que falam mal de tudo e de todos?Então venha a ditadura,o Salazar quando morreu não deixou bens,no tempo dele havia vergonha,respeito,honradez e os portugueses eram um povo trabalhador.Onde está a produtividade nos dias de hoje,onde está o profissionalismo,nos advogados que são a maioria dos politicos?nos professores que não querem ser avaliados?nos médicos que não querem marcar ponto?Nos enfermeiros que não querem receber ordens dos médicos?Nos engenheiros e arquitetos e fiscais camarários que não fiscalizam as obras?Nos bombeiros que não controlam os incendios porque quanto mais tempo durarem mais horas recebem?Os sindicalistas que são sempre os mesmos,então não há eleições para esta gente?Qual é o governo que vai conseguir diminuir as despesas do estado,quando todas estas coorporações instaladas nos últimos 37 anos dominam o país?VERGONHA.

Anónimo disse...

Meu caro concidão das 20:21!Iríamos longe, muito longe em variadas e complexas abordagens;Quanto a mim uma fortissima causa base e outras secundárias; depois a desmultiplicação de cada uma; este espaço só permite síntese, pouco mais que desabafo embora às vezes longo, como este .Com apelo à sua paciência:
Um povo é a imagem dos seus dirigentes ou os dirigentes são a imagem do povo? Concordo com quem afirmar que ambas as imagens são verdadeiras; mas onde se encontra a marca da possível diferença?Quanto a mim na liderança " fraco rei faz fracas as fortes gentes";LIDERANÇA.
Com rarissímas excepções os altos e baixos da nossa longa história foram marcados pela liderança - o que queria, o que defendia e os meios que tinha para concretizar.
Os valores defendidos pela Monarquia ao longo de 800 anos foram pouco a pouco apodrecendo até cairem de vez, com um régicidio;
Os valores "defendidos" por uma república imposta (recomendo que leia ou releia Homem Christo) ao fim de 100 anos onde estão?? Na generalidade, num cenário a fazer de conta;Se três anos depois do 5/10 já os puros republicanos gritavam "QUE REPÚBLICA É ESTA???...
Há um denominador comum que contribuiu decisivamente para o apodrecimento da sociedade monárquica e da republicana? Investigue e tire a sua conclusão;Quanto a mim há, sem margem para dúvida.
Esse denominador comum tem desígnios que ultrapassam as fonteiras de Portugal e o conhecimento do comum humano.Encontramos a acção dos seus agentes em todas as datas e períodos marcantes de Portugal nos últimos 250 anos ,onde o salazarismo é caso muito particular.Como na informática: alguém introduz o vírus de forma disfarçada e pouco a pouco o mesmo vai corroendo o sistema;Constata-se que não funciona bem, mas como explicar o porquê???? E quando o vírus é humano com várias blindagens que o colocam acima de qualquer suspeita? Quem suspeita de um vírus humano endeusado por valores que quase todos nós defendemos??
É risco elevado quando atribuímos santidade ; quando político, de elevado passa a suicidário.
Os Portugueses,desde do 25/4 para não ir atrás, têm sido educados, manipulados para o comportamento suicidário.
À luz do que atrás referi, a causa mais forte não é difícil de identificar; VERGONHA???Como é que uma causa, um desígnio que não tem rosto pode ter VERGONHA??
Dir-me-à: então vamos continuar neste "estado"?Como sair???
Operar ou medicar?? Quem tem vergonha e poder para impor a metodologia?;Quanto a mim medicar e impor, o povo com o voto em branco.O estado desta sociedade está de tal maneira debilitado que qualquer operação seria de alto risco.VOTO EM BRANCO do povo para impor VERGONHA à LIDERANÇA.
A resposta às questões concretas e verdadeiras que coloca só poderão surgir de gente que tenha autoridade para impor vergonha;
Não são os governos - é o regime republicano, são os pilares desta democracia que estão apodrecidos.
Os portugueses merecem melhor?
Eu afirmo que sim.

Anónimo disse...

Mas, para quando os Tribunais vão abrir???

Posso estar enganado, Deus queira que sim, mas só daqui a uns bons pares de anos!

Está minada e contaminada!

Proceder à sua total limpeza levará
muitos anos.

JMateus

Anónimo disse...

Amigo das 2:22,gostei da exposição que fez,mas e qual è a solução para este jardim à beira mar plantado onde impera o desânimo,a tristeza o medo do dia de amanhã?Onde a incultura è dada pelos próprios pais e professores,onde a comunicação social è corrupta tal como as policias e os tribunais?Quem defende as gentes honestas deste país,sim,porque os desonestos estão sempre defendidos.Como se recooperam os valores perdidos?È com maldicência?Com impropérios?Com movimentos cívicos criados por gente corrupta e parasitas da sociedade?Amigo são muitas as interrugações que nos enchem o cérebro.Como vão viver os nossos filhos,netos e bisnetos?VERGONHA.J.C.S

Anónimo disse...

Meu caro 12:18! Interrogações que enchem o seu cérebro, o meu e a cada dia que passa cada vez mais portugueses. Soluções???Cada um tem a sua; sem medo,que cada a exprima; Que todos analisem a solução de cada um, e cada um pense pela sua cabeça.Pode não ser a melhor(mais um montão de considerações),mas a coerência democrática obriga que a solução a seguir seja a da maioria expressa em completa liberdade, por voto secreto,quando for o caso de votar.
Iriamos dar uma grande volta para chegar a algumas das soluções possiveis para minimizar os efeitos do "vírus"; Se eliminar/expulsar é de todo impossível então que se encontre uma medicação que diminua a acção corrosiva e nos permita ter uma vida melhor.Conhecida a maneira como o "vírus" actua para iludir as defesas; Conhecida a forma como montou a teia "legal" que o blindou contra qualquer inimigo- uma SOLUÇÃO:
VOTAR EM BRANCO até que apareça uma MAIORIA DE VOTO EM BRANCO;
Que essa maioria obrigue ao seguinte:
- Voto obrigatório, sob pena de sanção a "doer".
- Quando das legislativas se a maioria dos votos for em branco, o governo a formar será obrigatoriamente da iniciativa do Presidente da República e terá o estatuto de maioria absoluta durante os quatro anos. Para controlar o poder absoluto dessa maioria,se os partidos desconfiarem da constitucionalidade de alguma lei que a mesma seja submetida ao Tribunal Constitucional,por via do Presidente da Assembleia;
-Que o Presidente da Assembleia da República, 2ª figura do Estado e o Presidente do Tribunal Constitucional sejam eleitos por sufrágio universal tal como o PR.
Tendo igualmente em vista limitar ao máximo a ingerência partidária onde o "virus" se acoita:
-Nomeações e promoções de militares exclusivamente da competência do PR com parecer não vinculativo do PAR.
-GNR,PSP, Secretas Civis nomeação resultante da votação parlamentar.
-Interdição total, sob pena de expulsão, à filiação partidária dos funcionários da carreira do funcionalismo público.
Com acerto de pormenores, estou em crer que estas soluções, tolhiam o "virus", de tal forma que nos iria possibilitar uma vida melhor.
Gente séria e honesta não falta em Portugal, meu caro das 12:18; dispôem da arma mais forte - O VOTO. Usem-na sem receio.
Se for em BRANCO, fará pavor de morte aos Partidos dominados pelo "virus"; Obrigaria a terem VERGONHA sob pena de o povo não lhes possibilitar o acesso ao poder; Algo para melhor iria acontecer.

Anónimo disse...

"...está minada..."
Excelente imagem!!!!
Desminagem, limpeza a durar muitos anos???Ganharam milhões a minar e agora vão ganhar outro tanto a limpar; Quem melhor que eles conhece os segredos das minas, a técnica da minagem e desminagem?.
Até conseguiram "armadilhar" os militares que agora devem estar a remoer a vigarice e ainda mais por não terem solução legal para denumciar o contracto feito em 76; As duas alterações posteriores com a última a reirar qualquer veleidade... (LOL )

ol disse...

LA, o que é? Alguns pretensos criticos, pretendem tapar o sol cuma peneira. Como se não bastasse o que se sabe, agora Alberto João vem dizer que tem falta de liquidez. Pois é, quantas famílias não tem falta de liquidez? E quem socorre a elas? É muito fácil governar com o dinheiro dos outros, dos contribuintes. Como os nossos governantes estão habituados às golpadas, é só mais uma. Até o presidente da república já se veio manifestar contra o limite de endividamento e de défice. Porque será? Foi com ele que começou o polvo, foi com ele que "apareceram" José Oliveira e Costa e Dias Loureiro. Foi com ele que começou a submissão aos interesses alemães e frances: abandono da agricultura, da pesca. Como contribuinte tenho o direito de exigir que Alberto João não faça uso dos meus impostos da forma como faz. Se a Madeira tem falta de liquidez, se ele não consegue dar volta ao problema que criou (sem lixar o "próximo") será, "oportunamente", o Povo Madeirense a julgá-lo...

ol disse...

Em que medida é que o voto em branco é solução? Permita-me discordar. Que leva a termos uma atsenção tão elevada? è só a "preguiça"? Não! O que não falta é gente que não participa porque não se revê no leque partidário nem no sistema eleitoral que temos. Votar em branco pode ser entendido como uma forma de mostrar a sua discordância em relação aos partidos mas não em relação ao sistema.

Voto obrigatório? Não, obrigado! Isso não passa de aumentar a farsa. A questão é que os políticos tiveram necessidade de manterem o seu "estatuto". Que seria dos partidos sem as subvenções às campanhas eleitorais e aos grupos parlamentares? Provavelmente a sua conduta mudaria porque precisariam do "apoio" do eleitorado para se manterem em cima, mas como não é assim, o que interessa é que haja alguém que vote, que na "sua" maneira de estarem a permanência no Poder seja legitimada nem que seja por um só voto.
O "edifício" da "Justiça" está podre mas, quem o fez apodrecer? Não foi o cidadão comum, aliás, o cidadão comum está impedido de recorrer à "Justiça". A "Justiça" precisava de um abanão valente, precisava ser desmantelada completamente e inicada a partir do zero, onde não houvesse uma "Justiça" para ricos e outra para pobres, onde a "imunidade política" não fosse uma realidade, fosse em que parte do território nacional fosse.
A´"Saúde" outra desgraça. Quem é pobre está cada vez mais limitado nos apoios enquanto os ricos cada vez tem mais ao seu dispor.
A "Educação" mais uma tristeza. Não é o cidadão comum, que se vê obrigado a viver com o mínimo que tem que contribuir para que a escola privada tenha apoios do "Estado". Quem quer ter os filhos no "privado", que pague. Só tem cabimento a escola privada ser apoiada nos locais onde a escola pública não dê uma resposta à população.
São os políticos eleitos pelo "Povo" que transformaram este País numa coutada de meia dúzia de charlatões,que tudo prometem em tempos de leições e nada cumprem...

Anónimo disse...

VOTAR EM BRANCO - NÃO É abstensão;
VOTAR EM BRANCO - É participar no destino comum no acto eleitotal NÃO VOTANDO EM QUALQUER PARTIDO.
VOTAR EM BRANCO - SIGNIFICA: não me revejo nestes partidos; quero uma alternativa democrática à margem deles - tenho ou não tenho esse direito??
ABSTENÇÃO -É DEMISSÃO - tal como Salazar, a máfia com emblema de democrata interpreta: quem cala consente.
VOTAR EM BRANCO - Numa primeira fase terá o objectivo de forçar democráticamente a solução final;
É a única solução que, de forma racional e pacífica, irá forçar os políticos a rever todo o seu comportamento pessoal e partidário,mais: toda a forma estrutural "desta" democracia.
1 - Se "esta" democracia só funciona com partidos;
2 - Se os partidos não alteram comportamentos, que mais parecem os da máfia organizada;
3- Para vivermos "nesta" democracia temos a obrigação de alimentar o " SISTEMA" e seus agentes, que não mudam nada nem permitem mudança????? É CASO PARA EXPLODIR O GRITO DE INDIGNAÇÃO - TEM DE HAVER ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA AO "SISTEMA"!!!
O ABUSO, A PREPOTÊNCIA têm caminho aberto, têm impunidade chocante QUANDO NÃO HÁ ALTERNATIVA. O receio de haver alternativa condiciona a tendência para os comportamentos desviantes.
Se os portugueses tivessem plena liberdade de escolher, tempos a tempos, Monarquia ou Républica, Ditadura ou Democracia,Presidencialismo ou Partidarismo... - todos teriam muito mais cuidado nos comportamentos.
Alguém fez o reparo do comportamento dos monopolistas - OS PARTIDOS TÊM O MONOPÓLIO DO PODER;
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, única pessoa eleita por todos os portugueses TEM PODER FAZ DE CONTA - no fim não passa de figura decorativa do paizinho que dá conselhos aos quais o filho único não faz mais que vénia e quantas vezes, de vilão. NAO PODE SER.
Defende-se que uma MAIORIA DE VOTO EM BRANCO terá que ter consequência política de:
Ser o Presidente da República a nomear o 1º ministro que por sua vez constituirá o governo que entender.Durante quatro anos o governo (ou governos) de iniciativa presidencial governaria com o estatuto de maioria absoluta.
No fundo, na sequência de uma Maioria de VOTOS EM BRANCO uma ditadura cirúrgica à margem dos partidos.
Se nos obrigam a tudo e mais alguma coisa no sentido do bem comum,nalguns casos com contornos de ingerência na vida íntima como é a obrigatoriedade de conduzir com cinto de segurança e não há a obrigatoriedade de participar na gestão da vida colectiva???? É no minímo intrigante; Quando se analisa em profundidade o "SISTEMA" descobrem-se as razões sinistras que a boa formação ingénua não atinge.
QUEM SÃO OS PAIS FUNDADORES DO "SISTEMA" REPUBLICANO?????
QUEM SÃO OS PAIS FUNDADORES DO "SISTEMA" DEMOCRÁTICO?????
Se lhes tirarem a "ROUPA" terão resposta a muita "coisa".

Anónimo disse...

Como mudar uma ditadura? Só com violência; quem tem o poder não dá oportunidade de escolha.
Como mudar uma democracia? Formando um partido e ir a sufrágio;
quem domina o "Sistema"democrático não quer referendar alterações.
Terá de aparecer um partido de mudança ou a violência naturalmente irá surgir.

Anónimo disse...

Neste "Sistema" como é que a maioria do Povo deixará de ter Políticos eleitos por uma minoria????

Anónimo disse...

Se não é, porquê a curiosidade com LA??
Curiosidade que fará enervar alguns portugueses e rir qualquer americano tal como OL qualquer olhanense. Fica-se por aqui, com boa disposição.

Anónimo disse...

VOTO EM BRANCO.
E então,porque não criar o partido do VOTO EM BRANCO?Porque não criar um site dos partidários do voto em branco?Explicando nas redes sociais o que se pretende?Até seria bom que a obrigatoriedade de votar ajudasse a que os abstencionistas votassem em branco.Seria a oportunidade para que a maioria das/os Portuguesas/es,manifestassem a vontade de mudar o rumo deste País.Porque não o OLHÃO LIVRE desse um passo no sentido de criar um espaço para votação?Era interessante a iniciativa partir do nosso OLHÃO.Vamos em frente ou só somos bons para falar?J.C.S

ol disse...

VOTAR EM BRANCO é participar de um sistema que está mais que ultrapassado. VOTAR EM BRANCO é, no fundo, concordar com aqueles que criaram o sistema. Quem são os eleitos por distrito? 99% dos cidadãos de um determinado distrito não sabe quem elegeu, não sabe o que os "eleitos" estão a fazer na AR, a não ser mamar à conta dos otários.
Está mais que visto que este Estado está caduco e que a mudança não se faz mudando apenas algumas figuras. O próprio governo quer "despartidarizar" a função pública. Mas, quem é que a partidarizou? Não foram "eles" como forma de meter em lugares chave gente com o cartão "rosa" ou "laranja" para terem mais uns quantos votos? Porque os próprios partidos do Poder falam tanto no clientelismo político? Não será por uma questão de dsitribuição dos lugares? Como foi que engordou o aparelho de estado? E agora como é que se emagrece?
Vivemos num Estado "de" direito ou num Estado do "Direito"? Quem governa este País? Não são aqueles que pedem aos seus "amigos do "Direito" que façam leis por medida? Quem são os "economistas" que suportam as estratégias dos nossos governantes? Não os mesmos que depois são promovidos as gestores das empresas públicas ou mesmo nos privados depois de terem feito o seu trabalhinho? Quem é Nogueira Leite? Não é um homem da "saúde" do grupo Mello? Quem é o ministro da "saúde"? Não é um homem ligado ao ramo da "saúde" do BCP? Para quê? Para privatizar a saúde. Mais tarde colherão os frutos daquilo que fizerem enquanto estiverem no poleiro. Será que pacificamente se consegue apear esta gente dos esquemas que montaram ao longo de todos estes anos? Não! De quem é a propriedade dos meiso de comunicação social? Quem pode combater contra a desinformação que é prestada por esses mesmos orgãos e pelos jornalistas que se bamboleiam na área do Poder? Enquanto estvirem na área do centro estão servidos. Viu-se nas últimas eleições. Apesar dos "pequenos" partidos terem ganho no tribunal, os canais postergaram-nos para o debate entre "eles". Foi-lhes vedada a possibilidade de discutirem com os "grandes" partidos. Porquê? Porque o entendimento é de que há que calar as vozes discordantes. As eleições sempre foram uma farsa e a cada acto a farsa vai crescendo. Qual a leitura que os partidos do Poder fizeram da abstenção, do voto em branco e do voto nulo? É um mal da democracia, entendem "eles". Mas e o que é que fazem para combater esse mal? Nada! Já agora, porque parece que as opções fora dos partidos concorrentes será a abstenção ou o voto em branco, porque não o volo nulo? O VOTO NULO é de alguém que foi lá, que participou mostrando o seu protesto. Também não merece credibilidade?

ol disse...

Ao J.C.S: e porque não o movimento do voto nulo?

Anónimo disse...

OLHÃO LIVRE,pesquizei na net e concuí que votos nulos ou brancos não servem para nada,porque não são considerados.Teria que haver alterações no regulamento eleitoral.Então teremos que enveredar por um movimento que exija essas alterações.J.C.S.

Anónimo disse...

Queremos DEMOCRACIA mas NÃO "ESTE SISTEMA" que mais parece o de uma organização mafiosa.
Queremos políticos e chefias políticas que mereçam respeito.
Queremos que as diversas soluções possam resultar do exercíccio de um voto que tenha consequência política.
Será que não dá para entender que: VOTO NULO - É NADA DE NADA, rasgado como tal.
ABSTENÇÃO - DEMISSÃO, quem cala consente
VOTO EM BRANCO - É VOTO QUE CONTA;
VOTO EM BRANCO - SIGNIFICA - não quero um governo resultante de qualquer destes partidos.Como alternativa quero um governo de iniciativa do senhor Presidente da República ao nomear um 1º Ministro para constituir uma equipa alheada das máfias partidárias - que vejam Portugal como um todo.Um governo com estatuto de maioria absoluta durante quatro anos.
Nesta situação de MAIORIA DO VOTO EM BRANCO os partidos só teriam a possibilidade de, através do PAR, submeterem ao STP a constitucionalidade de alguma lei duvidosa que o PR aprovasse.A constitucionalidade das leis teria assim dois filtros de análise o PR e PAR com o desempate do STC.
Mudada a Constituição
OS PARTIDOS TERIAM UM CONCORRENTE AO PODER - UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA com a possibilidade de ter o estatuto de REI durante o seu mandato. Um PR REI vigiado pela AR e STC a desempatar alguma lei de duvidosa constitucionalidade.
Passados 37 anos de experiências diversas é chegado o momento dos portugueses debaterem as regras da sua vivência democrática.
EM 1975, POR SERMOS ANALFABETOS E CREDÚLOS, DELEGAMOS A CONSTITUIÇÃO DO MODELO DEMOCRÁTICO EM ALGUÉM QUE SÓ TEM CRIADO DESENCANTO E DESILUSÃO.
É TEMPO DE AFIRMAR - BASTA. QUEREMOS A POSSIBILIDADE DE ALTERNATIVA AOS GOVERNOS DE PARTIDOS.
MUDANÇA RACIONAL;MUDANÇA PACÍFICA; MUDANÇA COM ELEVAÇÃO.
PORTUGAL MERECE.

Anónimo disse...

Qual é a alternativa à DEMOCRACIA????
Lembrando o desabafo:
"DEMOCRACIA É A PIOR FORMA DE GOVERNO,
SALVO TODAS AS DEMAIS FORMAS QUE TÊM SIDO EXPERIMENTADAS DE TEMPOS A TEMPOS"

DEMOCRACIA - NÃO um "SISTEMA" feito à medida da máfia.

Anónimo disse...

Os rosas e os laranjas metem os da sua cor o mesmo fariam os vermelhos se tivessem oportunidade.

Anónimo disse...

Os Madeirenses tem o Rei Alberto.Se os Algarvios são marroquinos,então queremos autonomia para nomearmos o nosso Rei.Até o Leal é rei do Olhão town.hi!hi!hi!

Anónimo disse...

Quem contesta que a a abstenção ou um anular das mais diversas formas o voto não pode ser forma de manifestar contestação e indignação ao "SISTEMA"????
Mas se o "SISTEMA" só permite a validação do VOTO EM BRANCO então que se utilize essa arma "legal".
VOTAR EM BRANCO PARA FORÇAR A CONSEQUÊNCIA POLÍTICA DE UMA MAIORIA DE VOTO EM BRANCO,CASO ACONTEÇA.

Anónimo disse...

A máfia vai rindo do pagode. OK!!!Que se entretenham com o voto para aqui e voto ali....Quem manda e impõe as regras é o Padrinho e esse nem a grande parte dos mafiosos sabe quem é.

Anónimo disse...

E porque não um governo presidencial?Em que a Assembleia fosse unicamente costituida por progressistas e conservadores?Só com estes grupos haveria sempre maioria classificada.

ol disse...

Que presidente da república temos? Não é ele próprio do "sistema"? Não foi ele que deu início ao polvo? Não foi com ele que se deu início aos "job's for the boy's"? Não foi ele que por mera coincidência levantou "o" que tunha no BPN? Que credibilidade merece este presidente da república que até se esqueceu onde tinha feito a escritura da casa? Acreditar que ele está acima dos partidos, que é mais sério que os outros é o mesmo que acreditar no Pai Natal. Não estamos cá para servir a teoria daqueles que defendem o voto em branco como forma de combater o "sistema" simplesmente porque não combate coisa alguma. Este Estado está podre, precisa de ser desmantelado. Não é criando a ilusão que com eleições as pessoas vão ter melhorias na sua vida, porque não é verdade. Só acredita nas eleições quem quer acreditar e os resultados bem o tem demonstrado. O VOTO EM BRANCO é um slogan de alguém que quer chegar ao Poder, que procura jogar com a ingenuidade das pessoas, que procura fazer crer que é a solução como se o presidente da república fosse um Messias que viesse salvar a Pátria. Nada mais falso. A prática bem tem mostrado que estes presidentes tem lá estado a fazer o papel decorativo que lhes compete, sem soluções, sem moral para intervir. O défice da Madeira era de cerca de mil m ilhões de euros. Agora veio a saber-se que afinal havia um "buraco" de mais 277 milhões para uma região que tem 267000 habitantes. Qual a posição do presidente da república? Nenhuma! Não lhe interessa. O "outro" até é da sua côr...

Anónimo disse...

Alguém quando afirma que "...o VOTO em BRANCO é um slogan de alguém que quer chegar ao poder, que procura jogar com a ingenuidade das pessoas,que o PR é um Messias....coisa e tal" já está a deturpar e a mistificar -TERRA QUEIMADA BEM CONHECIDA.
Que esse alguém clarifique se quer ou não para Portugal um regime repúblicano democrático com um Presidente, um Parlamento, Partidos Políticos.
Que esse alguém clarifique "a sua" solução para Portugal.
Que esse alguém não fique pelo puro remoer sobre "coisas" que todos os portugueses conhecem e grande parte condena.
Se nunca foi agora menos é tempo de nos enganarmos uns aos outros.
Que leiam com atenção o que cada um propõe e no caso de dúvida peçam esclarecimento. DETURPAR NÃO - DESCONFIAR SIM - AGORA E SEMPRE.

Anónimo disse...

"...o Estado está podre, precisa de ser desmantelado..." e depois vamos viver desmantelados???? Utopia anárquica???
Nenhuma sociedade sobrevive desmantelada!!
Se conhecemos a parte do problema QUAL É A SOLUÇÃO?????

Anónimo disse...

Esses então nem se fala 14:23!! Vermelhos que ficaram brancos por terem de aceitar para sobreviver as regras dos rosa e laranja; a sua luta continua, camuflada mas continua - algum dia chegará a hora....

Anónimo disse...

Ao ol:já percebemos que é fundamentalista "malha sistema" - apoiado;
...mas qual é a sua solução para o desgraçadinho que está a sofrer com o "sistema"?
O desgraçadinho que parece mas já não tem nada de ingénuo, agradece.

Anónimo disse...

Qual é o seu Messias ol???

Anónimo disse...

De tanto que já foi dito, espremido não sobra quase nada.
Seja Monarquia, Republica, Presidencial ou Parlamentar ou qualquer outro regime, o problema mantem-se porque está inerente ao sistema capitalista: onde houver dinheiro, interesses, à luta pelo seu controlo e uma disputa acesa pela partilha de uma fracção.
Mas há outro sistema sem ser o capitalismo, que não tenha falido? Não!
Então temos de procurar dentro do capitalismo outras formas de repartição da riqueza, mais justas, distribuindo pelo capital mas tambem pelo trabalho.
Quando se tem um governo que representa os interesses do capital essa repartição não pode ser justa, por servir os interesses apenas de uma parte, o capital.
Há no entanto, dentro do capitalismo, varios modelos economicos, como o Keinesiano, Neo-liberal. O neo-liberal, após a queda do bloco de leste, foi aquele que mais se desenvolveu com as consequencias de todos conhecidas, a crise global.
O modelo Keinesiano ou nordico impôs algumas medidas de protecção social, com sucesso, mas ainda precisava ser melhorado.
Por cá, governos atraz de governos, mais não têm feito que seguir medidas neo-liberais, umas mais timidas outras mais arrojadas, mas sempre na mira da maior fatia do bolo.
A mudança de sistema ou regime não será feita atraves do voto, seja ele nulo, branco ou pela abstenção.
A mudança só ocorrerá quando as pessoas sairem às ruas e derrubarem os governos, obrigando os partidos a pôr na Lei fundamental a figura do referendo vinculativo obrigatorio:
Nacional- Quando estejam em causa tratados ou outros actos que comprometam o Estado e o Povo perante a comunidade internacional; quando estejam em causa projectos de leis sobre a saúde, segurança social, habitação, educação ou legislação laboral; quando seja necessario definir um tecto à divida publica, tecto aos vencimentos de adminitradores ou gestores publicos ou privados, um tecto às reformas; quando seja necessario definir o modelo de desenvolvimento economico, social e ambiental para o País.
No fundo trata-se de pôr o cidadão a participar nas decisões do País e não deixar nas mãos dos gulosos que usam o voto como um cheque em branco.
Os partidos têm que pensar o programa eleitoral, como um contrato eleitoral, que em caso de incumprimento deve dar origem a perda de mandato.
Mas para isso, repete-se é necessario sair à rua e exigir dos partidos a aplicação de um conjunto de principios, sendo que o voto deve ser dado àqueles que se comprometerem com essa carta de principios.

ol disse...

Bem, clarifiquemos as coisas: houve um chamado "Patido do voto em branco". É muito fácil vir aqui e propor agora o voto em branco para depois em tempos eleitorais propor o voto nesse partido. Está claro como a água. Olhando para os partidos do Poder, não é difícil constatar que a sua matriz ideológica foi atirada fora. O P"S" de hoje não tem nada a ver com o PS de Soares, Zenha, Souto Maior Cardia e outros tal como PSD de hoje nada tem a ver com o PSD de Sá Carneiro,Magalhães Mota, Barbosa de Melo e outros. Hoje, são os "economistas" e os "juristas" que marcam a sociedade. Nada é pensado em prol do Povo, tudo é pensado em tirar o pouco que resta. Partidos, sim mas não com a actuação que estes tem. A discussão ideológica faz falta à sociedade, com verdade e em igualdade de circunstâncias, obde todos tenham direito a participar. Parlamento, sim mas um parlamento onde os deputados eleitos por uma região possam defender os interesses da sua região sem terem que se submeter à disciplina partidária, com deputados que tenham residência fixa, há mais de cinco anos, nessa região.
Criar um sistema que obrigue aos eleitos a cumprirem com o que se comprometeram e não a farsa como tem sido apanágio. Acabar com a dupla ocupação dos deputados. Se querem ser deputados, que o sejam a tempo inteiro e não como agora onde estão na AR e estão a exercer outros cargos em simultâneo. Acabar com as subvenções às campanhas eleitorais e aos grupos parlamentares. Procurar-se o maior consenso possível para a Saúde, Educação e Justiça, não podendo ser alterado apenas pelos partidos governantes, ainda que só com maioria relativa. Limitar o défice e o endividamento e pôr os titulares de cargos públicos a responderem civil e criminalmente pelos excessos. Despartidarizar o Supremo Trinual de Justiça, o Conselho Superior da Magistratura e Procuradoria Geral da República. Obrigar a que o Presidente da República seja eleito por pelo menos metade da população e não pela maioria dos "votos validamente expressos" como os políticos tanto gostam de afirmar. Mudar todo o "sistema" é urgente. Para tal, os partidos teriam que mudar a sua conduta, teriam que ouvir as pessoas e teriam que respeitar o voto que as pessoas lhes dessem. Institucionalizar os referendos, pelo menos nas grandes questões, como a participação em acções militares fora do território nacional, acordos internacionais, etc, etc...
Muita coisa para mudar mas que não são com o Voto em branco que se mudam. É preferível o voto nulo ou a abstenção do que o voto em branco, desde que de forma consciente...

Anónimo disse...

ORA TOMA LÁ! mais um pensionista prematuro ...!!
>
> Nuno Gomes - Novo Pensionista!
> Aos 34 anos de idade e com 16 anos de empregado do Benfica,
> Nuno Gomes acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor
> mensal vitalício de 12.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador
> normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira
> contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da
> remuneração média da sua carreira contributiva.

Anónimo disse...

A hora dos vermelhos já chegou,quando caiu o muro da vergonha.Mas devagarinho vai chegar a hora dos amarelos,Um país dois sistemas:comunismo para dominar as massas(14 horas de trabalho diário) e capitalismo para ganhar dinheiro.Provavelmente è o melhor sistema do mundo.

Anónimo disse...

O que acontece quando não se compreende ou não se quer aceitar a proposta de outros? DETURPA-SE, INVENTA-SE,MISTIFICA-SE...LÊ-SE ALHOS E COMENTA-SE BUGALHOS?
Onde está expressa a ideia de formar um Partido do Voto em Branco? SÓ na mente distorcida ou inventiva de alguém. Para quem não é néscio: VOTAR EM BRANCO, significa exprimir o sentimento "NÃO QUERO SER GOVERNADO POR QUALQUER DESTES PARTIDOS - BASTA. QUERO UM GOVERNO DE INICIATIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FORMADO À MARGEM DA ACTUAÇÃO PARTIDÁRIA".
O PR eleito democráticamente por sufrágio universal tem legitimidade para assumir e dar resposta ao desencanto e anseios defraudados pelos partidos - QUANDO e só quando UMA MAIORIA DE PORTUGUESES VOTAR EM BRANCO.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Uma divagação sobre a história e estórias da doença...terapias que o senso comum aceita sem grande crítica...MAS ONDE ESTÁ EXPRESSA A "SOLUÇÃO" PARA SE ENCONTRAR A EQUIPA DE MÉDICOS???????
Qual é a SOLUÇÃO ALTERNATIVA à tradicional que está apodrecida??????
REFORMA OU REVOLUÇÃO????
Vai ser obtida por meios pacíficos ou pela violência????
Vai ser obtida de forma racional ou irracional?????
Junto-me a todos os portugueses que queiram através da racionalidade, no respeito e auscultação de cada uma das propostas encontrar em mecanismos democráticos a via que leve à melhoria da nossa vida comum.
Será necessário um cenário de violência para que venhamos a ter algo de melhor????? Possível mas de evitar até ao limite
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
VOTO NULO - PROTESTA, MAS NÃO CONTA.
ABSTENÇÃO - "FAÇAM COMO ENTENDEREM"

VOTO EM BRANCO - PROTESTA E CONTA

Anónimo disse...

Casa onde não há pão todos ralham ninguém tem razão.Ao desmantelar um estado,vem o anarquismo.Guerra ninguém quer.A solução passa por:votar nulo,votar em branco,ou não votar,de maneira que as percentagens de votos destas 3 situções sejam tão elevadas que obrigue o país a repensar e a mudar o sistema eleitoral,consequentemente o sistema de eleger governos.Alterar a Constituição para acabar com a miscelânea de partidos,criando 2 grupos:progressistas e conservadores.O voto seria obrigatório num destes 2 grupos.E ponto final.

Anónimo disse...

9:34 Bem observado!!!Revejo-me em muito do que foi que afirmou ...mas como impor???? Só através do sair à rua??? Só através da força???
A ideia de manifestar indignação através do voto em branco seria exactamente por acreditar que um governo de iniciativa presidencial poderia ter maior possibilidade de introduzir as medidas que preconizou.
Utopia - um governo reformador de iniciativa presidencial??? talvez.
Não seria de arriscar???

ol disse...

Vem um jumento zurrar a fazer crer que o voto em branco é solução para coisa alguma. O voto, como "arma do Povo", foi um slogan que fez crer às pessoas que isso lhes permitiria ter líderes capazes. O tempo se encarregou de mostrar que não é assim. O voto, nas actuais circunstâncias, é só uma forma de manter no Poder a ganância, é só uma forma de legitimar o Poder ainda que por uma minoria, como já acontece. O voto em branco não deixa de ser igual ao voto nulo ou à abstenção. Deveriam ser interpretados como votos de protesto e deveria ter consequências políticas. Mas não tem.
Reforma ou revolução? Revolução! Em reforma andamos todos nós há já demasiados anos e ainda não se viu uma única reforma que fosse favorável à maioria da população. "Ele" são as "reformas" da "Justiça", "ele" são as "reformas" da "Educação", "ele" são as "reformas" na "Saúde", "ele" são as "reformas" laborais...e o que é que as pessoas ganharam? Nada! O termo "revolução" parece que assusta algumas pessoas, interpretando-o como sendo uma acção violenta ou querendo confundir os outros propositadamente. A alteração ao sistema político necessárias a que este País passe a ser um País com "direitos" implica necessáriamente uma revolução, uma alteração qualitativa do exercício do Poder, do sistema eleitoral,do sistema de governação, de uma Educação capaz, de uma Saúde eficiente, de uma Justiça onde os poderosos tenham as mesmas "facilidades" que os mais "pequenos". Quem detém o Poder são os mais poderosos ou agentes ao seu serviço, não são os mais pequenos e os "grandes" não vão "abrir mão" da possibilidade de "explorar" os mais desprotegidos e não vão "abrir mão" do exercício do Poder. Ainda que os "pequenos" chegassem ao Poder, o boicote manifestar-se-ía sob as mais variadas formas.
O que se pretende é uma sociedade mais justa, onde a riqueza tenha outra repartição, onde o cidadão comum tenha os seus direitos no que à Eduacação, Saúde e Justiça digam respeito, que o cidadão comum tenha o direito a pronunciar-se sobre todas as questões de interesse nacional.
Quanto à formação de dois blocos é o defender o "sistema" eleitoral americano que também está eivado de falhas. A realidade americana é uma e a nossa outra. Os líderes dos partidos americanos, "republicanos e democratas" não são anjinhos. Dando uma no cravo e uma na ferradura vão conseguindo levar as pessoas a votos. Mas não nos esqueçamos que os americanos não "dão" nada a quem quer que seja. Eles tem fomentado guerras em todo o lado como forma de vender armas e obter riquezas. Assim foi no Iraque e assim tem sido por todo lado.
A institucionalização dos referendos como forma do Povo se pronunciar sobre as questões de interesse nacional, seria uma forma de "obrigar" os governantes. Será que alguém quer institucionalizar os referendos?

Anónimo disse...

O meu irmão jumento a grunir è muito inteligente,para ele não existem formas possiveis de governar o país.Provavelmente se ele governasse viviamos todos no país das maravilhas,pois com ele a grunhir ninguem precebia nada e toda a gente fazia o que queria.Vamos todos votar no meu irmão.

Anónimo disse...

Quando faltam os argumentos válidos vem ao decima a ofensa, o ataque pessoal, o tentar enxovalhar e denegrir.
Já conhecemos a metodologia.
De 1974/75 até agora, deu para ver e confirmar a matriz do dono.
Revolução???? Sabemos quem são arquitectos, as diversas técnicas utililizadas pelos seus engenheiros e os objectivos que já não conseguem esconder. Já fizeram suficiente "obra", que agora só enganam mentecaptos, ralé...e já nem tanto;
Voto secreto, é "slogan"??
Voto secreto de cada um para que a maioria resultante defina a solução, é slogan??? "Comprendi-te" - só de camarada social-fascista.
Que se questione o que é colocado à votação mas nunca O SAGRADO VOTO SECRETO.
Agora se percebe a defesa do voto nulo ou da abstenção!!! Esclarecedor "Compreendi-te" - só de camarada social fascista.
Votar em branco só de burros???? "Compreendi-te"!!! a cartilha define o voto em branco como algo a eliminar por ser tremendamente perigoso à táctica vermelha.
A cartilha tem a letra miudinha uma ressalva que passa despercebida:
"Não ofende quem quer ofender"

Anónimo disse...

Ahhh ol! com este caos só vamos alcansar o paraíso com um revolução feita por guias esclarecidos que poupam o povo se usar a arma "voto".
O porte da arma só deve/pode ser dado a uma elite esclarecida porque senão ainda vai morrer gente devido à negligência do seu uso.
Armas perigosas na mão de gente mal preparada??? Asneira da grossa.
É só ver a diferença entre os povos que utilizam essa arma maldita e os que não a utlizam.É ou não uma maravilha ou que acontece na Coreia do Norte??? Tem alguma coisa a ver com os miseráveis dos americanos escravizados por um sistema que lhes dá a arma do voto para os drogar???
Votar - drogar o povo.
Aparareça um qualquer a zurrar o contário.

Anónimo disse...

Revolução???? Qual????? Fascista, Social-fascista, Social-Nacionalista, Dos Homens Bons, Da Escumalha, Dos Trabalhadores Ricos, Dos Trabalhadores Pobres, Dos Todos em Molho e Fé em Deus...Qual é a sua ol????

Anónimo disse...

14:57 Essa experiência já foi testada em Portugal no tempo da Monarquia e como sabe só deu trampa - tão grossa e tão dura que rebentou com o recto da Monarquia.
Dado o estado em que se encontra o terminal desta Républica, não será perigoso voltar a experimentar???
Sabemos que há aí um grupo que está desejando...

Anónimo disse...

MONOPÓLIO! uma das origens do apodrecimento democrático.
Enquanto os Partidos se sentirem sem concorrência alternativa à tomada do poder, nada vai mudar. Bem podem criticar e manifestar indignação pela forma como actuam - quando chegar a hora é sempre um partido que toma o poder.
Se através do voto, o povo legitimasse um governo de iniciativa Presidencial fora da lógica partidária, o monopólio acabava. Nesse cenário de concorrência os partidos teriam que mostrar valor para que alguém neles voltasse a votar, porque senão...não.
Fora deste cenário o modelo Suisso parecido(???) com o que foi exposto pelo caro anónimo 9:34 é uma excelente referência.
Agora a continuarmos "assim"?? NÃO pelo futuro dos nossos filhos e netos...algo de melhor terá de aparecer. A bem!!!!

a.terra disse...

O VOTO em Branco existe e sempre existirá; o Partido do Voto em Branco tambem existe e nada conseguiu.
O complexo de vermelhos e amarelos está mais que ultrapassado. É verdade que com a queda do bloco de Leste as referencias vermelhas tambem cairam. Com todos os inconvenientes dos regimes vermelho, tambem não é menos verdade que ele mantinham um certo equilibrio na correlação de forças a nivel global e isso impedia os yankees de fazerem o que vêm fazendo pelo mundo fora.
Desde a queda do bloco de leste que a economia foi elevada ao estatuto de ideologia politica e foi esse o ingrediente para a crise global.
Na actual situação, qualquer regime, seja ele monarquico, republicano, presidencialista ou parlamentar ou ainda uma salada deles todos, está condicionado ideologicamente pela economia.
Em Inglaterra a disputa partidaria faz-se entre dois grandes blocos: Trabalhistas e Conservadores. E daí? Lá como cá, a crise é paga pelos mesmos e por isso assistimos ao que assistimos bem recentemente.
Quem pode garantir que um governo de iniciativa presidencial é diferente dos outros, quando sabemos que o Poder está nas mãos do capital financeiro? Quando tudo é feito a pensar no sector financeiro; seguros de saude com clinicas privadas dos bancos; na segurança social retiram-se direitos e acena-se com os PPR; na habitação deixaram de fazer bairros de rendas resoluveis para dar à banca o negocio do imobiliario; etc, etc.
Os partidos são essenciais ao funcionamento da democracia mas tabem deviam primar pelo debate de ideias sobre modelos. Condicionar o debate politico às perspectivas economicas é dar vantagem a uma das partes, o agente economico, fazendo regredir a componente social, com a degradação das condições de trabalho, trabalho escravo, trabalho precario, sem direito à saude e à segurança social, sem acesso à Justiça, sem direito à habitação, sem acesso à educação por não haver dinheiro para os manuais escolares.
A solução parece-me que passa pelo exercicio da soberania popular participativa, com o recurso a referendos. Assim seriamos chamados a pronunciarmos-nos sobre medidas que nos dizem respeito e afectam. Mas como consegui-lo?
Serão necessarios mais ou novos partidos?
A elaboração de uma carta de principios e ou reinvindicações a apresentar aos partidos existentes, que com ela se comprometa, é condição indispensavel para votar neles.E para que os partidos sintam a força e a capacidade de um tal movimento, é necessario a organização de manifestações de rua onde cada um de nós mostre o seu descontentamento.
Entrar em discussões estereis e às vezes mal digeridas com provocações à mistura como as que aqui temos assistido, não trazem nenhum contributo para evoluir, pelo contrario impedem mesmo qualquer iniciativa.
Em lugar de se discutir em torno do estigma partidario e ideologico, porque não, discutir-se em torno das reinvindicações que todos sentimos serem necessarias? Porque não criar um grupo na net com vista à elaboração desse tal caderno reinvindicativo? Apesar das divergencias vindas a lume nesta discussão, porque não procurarmos consensos em vez das divergencias?
Decidam-se lá e contem comigo.

DT disse...

Um jumento nasce e morre jumento. Com um pretenso discurso democrata, com a idéia de levar as pessoas a pensarem que o voto é a sua arma, não está menos que um discurso da direita mais conservadora. Foi, de facto nos anos 74 e 75 que os trabalhadores portugueses almejaram muitas das regalias que lhes tem sido tiradas. Há 35 anos que este País é governado por P"S", PSD e CDS com algumas investidas do FMI pelo meio. Quem tem conduzido o País à situação catastrófica a que chegou são esses cavalheiros que fazendo-se passar por "salvadores da pátria" mais não tem feito que afundá-la para terem uma mão de obra disponível em quantidade e a preço de saldo. Um jumento que vê em Alberto João Jardim um democrata de primeira apanha mas que não vê os abusos do mesmo.
Aconselho-o a ler o artigo do "Expresso":
http://aeiou.expresso.pt/dr-passos-meta-o-dr-alberto-joao-na-ordem=f669594
e também é conveniente que leia o artigo do "i":
http://www.ionline.pt/conteudo/145099-paulo-portas-apoia-em-forca-campanha-na-madeira-psd-incomodado
É esta a democracia que o jumento quer, a de um homem que está no Poder desde o início da autonomia mas à custa de todos nós e como não podia deixar de ser, lá vai o primeiro ministro dar-lhe uma ajuda para enfrentar o parceiro de coligação nacional e que tanto critica os excessos:
http://www.ionline.pt/conteudo/145101-passos-coelho-da-o-braco-alberto-joao-jardim-no-ultimo-dia-campanha
Eu não quero esta "democracia", uma democracia onde uns tem impunidade para os maiores descalabros com o dinheiro dos cidadãos como eu.
Passe bem, já se percebeu o seu discurso...

Anónimo disse...

a.terra:Em lugar de se discutir em torno do estigma partidario e ideologico, porque não, discutir-se em torno das reinvindicações que todos sentimos serem necessarias? Porque não criar um grupo na net com vista à elaboração desse tal caderno reinvindicativo? Apesar das divergencias vindas a lume nesta discussão, porque não procurarmos consensos em vez das divergencias?ESTOU DE ACORDO,MAS O CADERNO NÃO PODE SER SÓ REINVIDICATIVO,TEM QUE HAVER CONSCIÊNCIA QUE PARA SE RECEBER TAMBÉM À QUE DAR.CADA TRABALHADOR TEM QUE PRODUZIR PARA O SEU VENCIMENTO E PARA DAR LUCRO NAS EMPRESAS PARA QUE ESTAS POSSAM INVESTIR,CRESCER E SEREM CONCORRENCIAIS.O PROFISSIONALISMO E A RESPONSABILIDADE SÃO FUNDAMENTAIS.AS PROMOÇÕES NA CARREIRA TEM QUE SER POR MÉRITO E NÃO POR ANOS DE TRABALHO.AS BAIXAS FRAUDOLENTAS TEM QUE ACABAR.O ABSENTISMO TEM QUE SER IRRADICADO.A ENTREAJUDA ENTRE COLEGAS TEM QUE SER UMA REALIDADE.A POLIVALÊNCIA È NECESSÁRIA.AS AVALIAÇÕES TEM QUE SER FEITAS COM JUSTIÇA.MEUS AMIGOS SE QUEREMOS SER CREDIVEIS TEMOS QUE SER HONESTOS.J.C.S.

Anónimo disse...

a.terra:Entrar em discussões estereis e às vezes mal digeridas com provocações à mistura como as que aqui temos assistido, não trazem nenhum contributo para evoluir, pelo contrario impedem mesmo qualquer iniciativa.AMIGOS VAMOS TORNAR O BLOG MAIS CREDIVEL?SE"A moderação de comentários foi activada",PORQUE È QUE CONTINUAM A SER PUBLICADOS MAIS COMENTÁRIOS COM OFENSAS PESSOAIS?J.C.S..

a.terra disse...

Meu caro JCS:
Quando me referi a um caderno reinvindicativo, não estava a falar de reinvindicações laborais mas sim de reinvindicações politicas, tais como um tecto à divida publica, tecto às reformas, o fim das nomeações politicas abaixo de director geral, o fim da promiscuidade do sector fonanceiro com o Estado e por aí fora.
Mas se quer falar de relações laborais, então porque não exige que o Estado se comporte como um arbitro imparcial na livre negociação contratual entre sindicatos e patrões. É aí, em sede dessas negociações que as suas questões têm de ser levantadas. Concordando consigo, em parte, no que respeita à falta de profissionalismo, mas não deixo de dizer que para que as empresas sejam competitivas, têm de baixar os custos, e não é à conta dos salarios, mas sim do aumento da produtividade, da descida dos impostos que nos impuseram por força da delipadação dos recursos publicos, da descida dos custos energeticos. Como sabe, a maior prte dos empresarios portugueses não têm formação para o ser, apostando mais no desenrascanso do que na modernização, mecanização e automatizaçao das empresas, o unico meio de aumentar a produtividade. Concordo com a evolução na carreira por merito, mas tambem temos de saber como vai ser feita essa avaliação, quando não sairemos da cepa torta.
Quanto à credibilidade do Blog devo dizer-lhe que a mesma advem dos textos publicados, que não dos comentarios, embora reconheça alguns comentarios menos apropriados. No entanto procuraremos na medida do possivel melhorar.

Anónimo disse...

Não nascem Social-Fascistas:experimentam, gostam e depois nunca mais querem outra coisa até morrer!! Têm todo o direito de escolha: só entra no clube quem quer,mas dêem-se ao respeito para que sejam respeitados.A tática da argumentação é sempre a mesma, em qualquer tempo ou lugar.A fim de diabolizar e denegrir a imagem e a argumentação dos que não se revêem no seu gosto apontam exemplos fora do contexto.Fogem como diabo da cruz à elevação do debate;Tentam influenciar o julgamento público usando e abusando da persistência em conotar com o que de mais abjecto existe até que o opositor seja eliminado. Desde a Revolução Francesa que a metodologia é a mesma uma vez que os seus mentores são os mesmos. Va de retro. Preferem revolução a reformas construídas com elevação do debate democrático e voto secreto das diferentes propostas???? OK camaradas vamos nessa.Vamos para a luta Revolucionária!!!Já aprendemos os segredos da arte. Mas desta vez que
demonstrem que não são como a ralé que se acobardou em 25 de Novembro de 75.
Corremos com os fascistas e demos a mão aos sociais-fascistas???? Corremos com uma escumalha e demo-nos ao luxo de coabitar com outra escumalha mil vezes mais insidiosa e traiçoeira????Elevação democrática,ingenuidade ou loucura???Revolução!!! de uma vez por todas.

Anónimo disse...

a.terra.Estou de acordo quanto ás reinvindicações que apontou.Agora sindicatos?Que sindicatos?Os que temos?Dominados por um partido anti-democrático?Onde estão as eleições para novos dirigentes?Ao longo dos anos sempre conheci os mesmos!Que procuração tem para falar em nome dos trabalhadores?Dirigentes e quadros sindicais,enquanto trabalhadores de empresas como eram?Bons ou maus?Eram exemplos a seguir?Quanto aos custos das empresas concordo com o que o srºdisse mas...o absentismo também è um fator determinante na falta de produtividade porque implica maior número de mão de obra.Quanto ás avaliações,tem que ser justas tal como disse na minha intervenção anterior.Relativamente à formação dos empresários sofre do mesmo mal da formação dos trabalhadores,porque a maioria das empresas são pequenas e médias e foram fundadas por ex-trabalhadores.A falta de escolas profissionais ao longo detes 37 anos foi a grande causa do que está a acontecer hoje,por outro lado grande parte dos meninos hoje só lutam pelo canudo(forjado) e quando vão para o mundo do trabalho(embora nada saibam fazer,a primeira pergunta è:"Qual é o ordenado"?J.C.S.

Anónimo disse...

Revolução!!! de uma vez por todas?Amigo,por muitas revoluções que se façam neste País,vão todas dar ao mesmo,porquê?Porque está na génese do português ser-se assim mesmo.Após qualquer revolução neste País,qualquer àrea partidária que assuma o poder irá fazer o mesmo:abuso do poder,compadrio,corrupçao,etc.etc.etc.J.C.S.

Anónimo disse...

"Todos os caminhos do poder angolano vão dar ao Presidente. Discreto mas activo, a sua força política em Portugal cresce com o PSD, reforçando um poder económico especialmente visível através da Sonangol e da filha, Isabel dos Santos. É um poder crescente e cada vez mais sólido. Na economia portuguesa com a colaboração de Luis Filipe Vieira e do Benfica. E para as empresas portuguesas em Angola." Por isso o Benfica teve dinheiro para comprar tantos jogadores(dizem que já são 55).

Anónimo disse...

J.C.S!!!A fim de construirmos um Portugal melhor para todos é com portugueses como V.Exa que se justifica opinar e dialogar, com elevação e respeito mútuo independentemente de divergências.
Pessoas bem formadas,sérias,honestas encontram sempre uma forma de se entenderem; doa o que doer o acordado é para cumprir com lealdade.
Não arrisco com escumalha traiçoeira já há muito conhecida;Escumalha que confunde tolerãncia com fraqueza para depois vilipendiar,escravizar, matar;
Uma coisa é sentir, respeitar, dar voz, defender o pulsar da sociedade em particular os injustiçados, os desprotegidos, os vulneráveis. Outra coisa é encontrarmos o melhor modelo de gerir o todo, isto é: qual o melhor modelo de regime,qual o melhor modelo de Estado.
Para mim, em princípio e até prova em contrário, sem preconceito seja do que for, o melhor modelo é aquele que dá melhor qualidade de vida e felicidade abrangente à maioria do ser humano;neste mundo nem JCristo conseguiu dar felicidade igual para todos - apontou vias para lá chegar; são essas o meu farol.Sabe o que fizeram a Cristo - mataram-no. Se aparecesse hoje, voltavam a matar.
Num cenário de reforma do regime democrático e do Estado,o voto em branco é apontado em primeiro lugar como validar um acto de protesto individual ao alcance de todos e por último também a forma de quebrar o monopolismo partidário através de um via que foge à logica partidária, isto é, legitimar pelo voto um governo de iniciativa presidencial.
Não é aderir ou votar num pseudo Partido do Voto em Branco como alguém pretende insinuar; Não está em causa nem se contesta, pelo contrário, total apoio aos referendos em questões vitais para a nação.O povo tem de se fazer ouvir directamente e não delegar em intrepostos representantes, sejam eles quem forem.
Uma idéia ou uma proposta vale o que vale,nada mais;
Que haja sempre elevação meu caro concidadão J.C.S.
Que tenha o seu perdão quando alguma vez inadvertidamente a perder.

Anónimo disse...

Ò amigo das 16:28 Então e aqueles que jogam em todos os campos; aqueles camaleões que se fazem amigos de todos, conforme quem tem mais poder????
OS MAFIOSOS!!! O CLUBE SECRETO DA MÁFIA!!!!!

ol disse...

Um jumento não deixa de ser por falar ou escrever mais ou menos algumas frases bem delineadas, servindo uma determinada estratégia. Sob a capa do voto em branco tem sido as idéias mais fascizantes que se pode atender. Ter Alberto João Jardim como um "grande" homem é o mesmo que aceitar a "democracia" de José Eduardo dos Santos. Noutros tempos "era" um terrorista passando a democrata por uma questão de conveniência. Num dado momento, são terroristas para passado algum tempo passarem a ser aceites. Vimos o que aconteceu na Tunisia, vimos o que aconteceu no Egipto, regimes a quem o Ocidente bajulava e, de um momento para o outro, aqueles que antes eram bajulados passaram a ser julgados e condenados. O que se passou naqueles dois países não deixa de ter semelhançascom aquilo que se está a passar em Portugal: a fome, a miséria e o desemprego. É este o resultado de 35 anos de governos P"S", PSD e CDS. Quem mais lá esteve durante estes 35 anos? Quantas vistias tivemos do FMI neste período? Com um discurso fascizante, não propondo nada a não ser o voto em branco, defendendo aquilo que até dentro do próprio partido já é questionado e que está a servir ao CDS para questionar e pondo a coligação governamental, vem aqui tentar influenciar alguns meais desprevenidos. Moussulini também era "socialista" e foi o que foi. Enquanto não forem tomadas medidas sérias para combater os excessos não conseguiremos levantar cabeça. Porque não se põe a responsabilização criminal dos políticos? Porque não se acaba com a pluri-ocupação dos titulares de cargos políticos? Porque é que a ascensão até director geral não há-de ser por carreira e não de nomeação? Porque é que os gestores públicos não ficam com as remunerações limitadas a um tecto que seja o ordenado do presidente da república? Porque não hão-de ficar limitadas as reformas a um máximo de 2500 euros permitindo aumentadas as reformas mínimas? Poruq enão se acaba com as subvenções às campanhas eleitorais e aos grupos parlamentares? Porque não se reduz o número de deputados? Porque não se acaba com as empresas municipais? Como é que se permite que nas direcções regionais de educação estejam 4.000 professores, quando, na sua essência, as direcções regionais são apenas braços administrativos? Como é que se permite que a região autónoma da Madeira passe de uma dívida de 478 milhões em 2005 para 963 milhões passados cinco anos? Como é que se permite que uma região com menos pouplação que o Algarve tenha 28 direcções regionais, 5 institutos, 33 empresas públicas, parques industriais sem qualquer empresa e qualquer coisa como 17 campos de futebol? Foram os abrilinos comandados por Alberto João Jardim que sempre governaram a Madeira. Agora ainda mais um buraco de 277 milhões para uma população de 267000 pessoas. Cada qual come do que gosta...

Anónimo disse...

De facto comparar Angola à Madeira, os angolanos aos madeirenses, Alberto João a José dos Santos, SÓ de Social-Fascista;
De facto qualquer jumento mostraria mais intilegência, sensatez e respeito - limitado sim, mas não mentecapto e muito menos ressabiado. Compreende-se a insanidade esquizófrénica do social-fascista. Não conseguiram colocar a Madeira na órbita da ex-URSS como fizeram com a traição lesa pátria de Cabo Verde e S.Tomé; não esquecem a desfeita e esperam oportunidade.Mas não estão sózinhos; há outros quando acicatados pelas massas partidárias - vomitam "Bocassa" da Madeira...; Mais tarde, sózinhos pareceram gatinhos de rabo alçado a ronrronar por um peixinho do tal "Bocassa";Os madeirenses conhecem muito bem a espécie...
Desde quando a gestão do Alberto João está acima da crítica séria e honesta?
Desde quando na Madeira não são detectáveis os mesmos vícios que queremos que acabem no Continente?
Além de se andar com o porquê isto o porquê aquilo, o porquê aqueloutro -os porquês batidos e rebatidos - o mais importante será o debate com elevação para que se encontrar soluções e mecanismos que eliminem ou minimizem as maleitas que corroiem a nossa vida em comum.
Auto-crítica, corrijir a conduta caseira, para depois haver moral para apontar o dedo a outros.

Anónimo disse...

O "Cada qual come do que gosta..." tem de acabar e depressa.Não é por acaso que a Madeira está tão miserável debaixo de uma ditadura. O povo está mal educado, viciado, aburgesado; Compreende-se!!!! é só reparar nos jumentos fascistas, que o educaram;
Têm de aprender a gostar do que nós sociais fascistas indicamos e sem resmunguices. Direito de escolha para gente inculta??? para depois caírem ingénuamente na boca de um "BOCASSA ALBERTO" ou outro fascista qualquer??? Não!!! de todo isto tem de mudar; Para já é urgente acabar com o mal maior na Madeira; o acto diabólico do votar.Medida radical que acaba com a vida do DITADOR. Sem eleições,sem votos, vamos ver se o jardim à beira mar plantado acaba ou não acaba.

Anónimo disse...

Engraçado ler a homilia de um "democrata" Social Fascista que para sobreviver teve de se submeter às regras democráticas do seu arqui inimigo burguês e fascista.
De tanto ressabiamento acumulado calculo como irá agradecer a hospitalidade;Quantos por "tabela" não sofrerão???

Anónimo disse...

Meu caro J.C.S. às 17:29!!! De acordo! Iríamos tão longe no tema "Revolução"...
Mas repare em que contexto coloquei "Revolução!!! de uma vez por todas".Os sociais fascistas ainda pensam na ingenuidade do Portugal de 1975...
Agora, infelizmente
só agora, é que muitos portugueses conhecem os objectivos sinistros dos mestres que fazem revoluções e a maneira de actuar dos seus cães de fila. Por norma quando ganham, chamam-lhe revolução das massas trabalhadoras oprimidas; quando perdem, golpe de estado da direita burguesa.
Neste mundo de filhos da p... à esquerda e à direita, quem quer com elevação encontrar o equilíbrio, leva pancada dos dois;Sabe porquê???
Porque os pólos oposto têm o mesmo cérebro criador;a generalidade dos cães de fila dos campos opostos desconhecem os desígnios do dono.
Disparate??Investigue!! Chegará a um momento que as "coisas" com aparente antagonismo se clarificarão. Com paciência, investigue J.C.S.

Anónimo disse...

Moss ó intelectual de alcabideche, mas omde tens andado tu estes anos todos que nunca dei por ti e queres fazer a Revolução, Já!?
Falas demasiado para tão pouca pratica. Não seria melhor se olhasses para o presente e futuro em lugar de continuares amarrado ao passado?
Vá lá, deixa-te de discursos teoricos e passa à pratica, a problemas concretos da sociedade, como resolvê-los, alternativas. Propostas é o que se precisa.
Muito bla-bla e pouco sumo.

ol disse...

É natural que lacaios de Alberto João Jardim o defendam com unhas e dentes. É próprio de jumentos. Prefiro optar por colocar questões que defendam os interesses das pessoas. Propostas concretas? Algumas, já foram avançadas e não vi qualquer resposta. O escriba jumento vem teorizar sobre a democracia e sobre as diferenças entre Alberto João e Eduardo dos Santos. Bem, em Angola também há "eleições" livres, livres no entender de alguns, "democráticas" no entender de alguns. O esquema é o mesmo: controlo da comunicação social. Uma forma expedita de não fazer circular a opinião das vozes discordantes. Depois, o "capital" disponível. Em Angola há o dinheiro do petróleo, dos diamantes, do ouro, que funciona como se tratasse de propriedade pessoal. Na Madeira, Alberto João serve-se do dinheiro de todos nós, serve-se do "crédito" atirando a factura para todos nós pagarmos. É a sua coutada pessoal.
Ainda não vi por parte do escriba juimento qualquer discordância em relação à tentativa de acabar com o Serviço Nacional de Saúde, ainda não vi qualquer critica em relação ao modo de funcionamento da Justiça, ainda não vi qualquer critica ao estado da Educação, ainda não vi qualquer critica à forma como Estado ladrão rouba os portugueses. Mas já vi a apologia do 24 de Abril...

Anónimo disse...

FASCISTAS,SOCIAIS FASCISTAS!!!!!,nunca mais chegamos a lado nenhum.Não será melhor procurarmos através do debate de idéias,com bom senso,entrarmos num diálogo sério e acabar com ódios que não levam a lado nenhum?Enquanto se pensar que temos toda a razão e seguirmos radicalismos cegos,nunca será possível chegar ao fim da estrada.No leque de partidos existentes no nosso país,já se concluiu que o Zé Povinho não quer nada com a esquerda do Louça ou do Jerónimo,ou com a direita do Portas,por isso tem votado sempre ao centro.Passados 37 anos e sempre governados pelo centro aparentemente chegámos a um beco sem saída.Mas será que não tem saída?Se olharmos ao mundo conhecido até hoje,verificámos que as ditaduras,sejam de esquerda ou de direita não deixaram saudades a ninguém,mas há países,tanto quanto eu sei que o nivel de vida atingido è invejável,porquê?Porque tem uma cultura diferente?Porque são mais organizados?Porque a mentalidade è mais evoluída?Então custará muito copiar os sistemas implantados?J.C.S.

Anónimo disse...

ILHAS:Madeira,Açores,Cabo verde e S.tomé e Princepe,foram descobertas por Portugueses e estavam completamente desertas de seres humanos.Sendo assim,após a independencia das colónias(regiões habitadas pelos seus naturais),os outros 4 territórios eram portugueses.Nunca aceitei que fosse dada a independencia às duas últimas,como não aceito a mesma solução para as restantes aliás nenhum país do mundo o fez.Quanto ao estatuto de autonomia e a argumentação da insularidade não estou de acordo porque o Algarve também tem o problema do turismo(custo de vida mais alto do país)e o problema das regiões do interior(desertificação humana),e não tem as benesses das ilhas.As leis da República tem que ser iguais para todos.Quanto à forma como são governadas,padecem do mesmo mal do continente.J.C.S.

Anónimo disse...

JÁ NÃO FALANDO QUE A ADMINISTRAÇÃO FISCAL Á REVELIA DO VALOR ACTUAL DE MERCADO EM QUE O PATRIMONIO IMOBILIARIO DESCE ... ESTÁ A REAVALIAR AS CASAS E TERRENOS PARA CIMA PARA "CONFISCAR" MAIS RECEITA

UMA VERGONHA !!!!!!!!!!!!!

ESTAMOS TODOS F.....

Anónimo disse...

Moss ò das 09:05!!!! Atão???Os ólicos estão embaciados,mó!!! mas não vês que " A Revolução, Já!!!" é só e tão só para picar o "bicho" Social-Fascista que anda por aqui???? É divertido ver a fumaça que o "bicho" manda quando vê o pau...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Mas é óbvio meu caro 09:05, que qualquer português com um mínimo de senso para não referir toda uma geração que passou por 1975, pretende resolver os problemas concretos da nossa sociedade através de um debate construtivo,com elevação e respeito mútuo.Cada proposta, cada idéia vale o que vale, em príncipio sem preconceito de quem a expõe.Afirmei em princípio, porque quando se conhece bem, muito bem, algumas fontes emissoras, a prudência nunca é demais.
Quando alguém propor, a sério, um cenário revolucionário, desconfie de imediato de todas as boas intenções.
Sabe-se, sem dúvidas, quem são os mentores SS (secreto e sinistro) que fabricam com mestria as "Revoluções".
Permita-me que lhe diga, com o devido respeito - porque também é para mim: "não podemos embandeirar em arco"; o que parece, muitas vezes não é.
Fique bem!

Anónimo disse...

Mais um ranking de qualidade de vida, desta vez proposto pela revista americana Newsweek, mais uma boa classificação do Luxemburgo: quinto lugar. Portugal, na mesma tabela está em 27º lugar.

Para fazer o ranking, a revista tomou em consideração cinco critérios: educação, saúde, qualidade de vida, dinamismo económico e sistema político.

A Finlândia foi considerada o melhor país do mundo - só terminou em primeiro no critério Educação, mas tem bons resultados em todos os outros.

A seguir vêm a Suíça, Suécia, Austrália e o Luxemburgo.

Portugal aparece na 27ª posição, o que é relativamente honroso mas ainda assim é o pior dos antigos 15 Estados-Membros da UE: ficou logo atrás da Grécia, 26ª e também já fica atrás da Eslovénia e República Checa, que são Estados-Membros há apenas seis anos.

A melhor classificação do Luxemburgo é Qualidade de vida, onde aparece em terceiro lugar a nível mundial.

Na saúde e sistema político, o Grão-Ducado é colocado em sétimo; no dinamismo económico em nono; e a educação continua a ser o calcanhar de Aquiles, com a 29ª posição do ranking a deixar o sistema educativo do Luxemburgo atrás do de países como Cuba, a Croácia e o Cazaquistão.

Portugal é 37º na educação, mas a pior classificação é mesmo em Dinamismo económico - apenas 42º, atrás de Lituânia, Jordânia ou Bielorrússia.

Em contrapartida, em Sistema político e Saúde Portugal aparece relativamente bem classificado, 23º. A Noruega foi considerada como o país com melhor Qualidade de vida, a Suécia tem o melhor sistema político, o Japão o melhor sistema educativo e Singapura encabeça o dinamismo económico.J.C.S.

DX disse...

O dono da Madeira bem tem pregado durante anos aos governos centrais os custos da insularidade,mas quando toca há regionalização faz como a avestruz.Não valerá a pena falar em numeros,mas só por curiosidade como é que uma região com pouco mais de 260.000 habitantes tem uma das maiores dividas regionais que rondam os 270milhões de euros? Se faz favor que grande obra caciqueira mais de 1 milhão por habitante,bem se não tivesse havido uma revolução em Portugal que permitisse este estado de coisas,o povo Madeirense já tinha falecido há fome.
Mas em abono da verdade conheci a Madeira antes e depois da revolução
a diferença em termos de desenvolvimento é abismal,e aqui poderemos colocar a questão para os saudosistas que ainda hoje salivam pelo obscurantismo,e que infelizmente o cacique mor da Madeira ainda fomenta.
O dono da Madeira e seus comparsas
ideologicos ainda hoje por incrivel que pareça,fomentam o estado de espirito refrectário á razão politica,doutrina daqueles que não desejam que a instrução penetre na massa do povo,aplicando a doutrina contrária ao progresso intelectual e material do povo madeirense,SO! assim com este grau de ignorância politica as classes dirigentes vigam eternamente no poder.É bem verdade e tema actual que os defensores da razão politica moderna na qual vinga a democracia,e pela qual o mundo se rege,tem levado de vencido os saudosistas mediavais aonde o catolicismo por vezes ainda dita regras.

DX

Anónimo disse...

Apologia ao 24 de Abril???? SIM!!!apologia que é feita em surdina pelos Sociais Facistas - esfregam as mãos de contentes com os lorpas que acreditam na santidade das suas propostas; Diabolizam o Salazarismo quando eles Sociais Fascistas, são o que são em Portugal, graças a Salazar;Salazaristas e Sociais Fascistas justificaram a sua existência graças ao pseudo-antagonismo mortal; O Salazarismo tinha durado tanto tempo se o Social Fascismo tivesse desaparecido mais cedo???Não;
Os Sociais Fascistas tinham tido a oportunidade de envenenar/hipnotizar todo um povo, por forma a que não visse o rasto da perfídia e da traição mais abjecta, jamais vista em Portugal?Não;
Estavam casados em comunhão de interesses;Um morreu, o outro tenta tirar,(ainda hoje e até quando?), mais valia do cônjuge falecido.
Refinados pulhas, cada um à sua maneira.
Para mim, mil vezes os pulhas Sociais Fascistas pela mestria com que se insinuam.Comprende-se !!! Foram paridos pelos maiores mestres do mundo, na arte de dissimular o que na realidade pretendem atingir.

Anónimo disse...

O Social Fascista é tão tão mentecapto a criticar a podridão dos outros, sem se aperceber que muito do que afirma lhe assenta como luva na medida certa.Continue, camarada Social Fascista;continue porque assim mostra muito da realidade - de outros e sua;

Anónimo disse...

Meu caro J. C. S.!!A elevação, com elevação se paga; respeito com respeito - agora e sempre. Divergências é natural que surjam;O que é conhecido como 100% igual???
Contra-natura é quando não se aceita e não se cumpre com lealdade a regra estabelecida para se encontrar a solução a seguir.FASCISTAS E SOCIAL FASCISTAS ALÉM DOS MAFIOSOS que actuam em qualquer campo, são o nosso mal maior, porque ou não a aceitam ou manipulam a seu favor.
Madeira, do João !???? OK!! e o Continente do Centrão!????
Uma coisa é quando um regime ou um "sistema" obriga um povo a submeter-se - uma "ditadura";
Outra coisa é quando um regime ou um "sistema" dá total liberdade de ópção - uma "democracia";
Uma coisa é quando alguém, por desconhecimento, toma determinada atitude; Outra é quando, conhecendo tudo muito bem,em consciência toma a atitude; O que é que os continentais e os madeirenses desconhecem??? No essencial, nada; Então porque têm dado o poder ao João e ao Centrão???? Se estão mal, têm toda a liberdade de votar noutros ou não votar em ninguém.
Não votar,votar em branco, ou aproveitar o boletim para os mandar à p....que os pariu, é uma forma de protestar sem violência, ao alcanse de todos.O problema é que esta forma de protesto não têm consequência política, quando a meu ver é fundamental que tenha;é fundamental nesta organização democrática que exista uma alternativa aos partidos quando se verificar uma maioria de protesto - no meu ponto de vista, pelo voto em branco; mas pode ser por via de outro processo - o que está em causa é o acabar com o monopólio partidário do poder.

Anónimo disse...

J.C.S - Muito bem ao referir os países que têm o melhor dos vários padrões de análise; Mas é por acaso que tal acontece? claro que não.
Repare no peso da intervenção que os Sociais-Fascistas e outros ditadoristas, têm nessas sociedades???? Espantoso!!!Milagre??? ZERO. ( acrabrunham...)
A minhoca só sobrevive na lama.Embora na aparência a conteste,clandestinamente fabrica-a porque sabe, melhor que ninguém que, acabada a lama, terá morte certa.
Temos muitos predadores e minhocas neste Portugal; impossível eliminar,possível neutralizar.

DX disse...

Chamem-lhe o que quiserem,não há volta a dar,como se de um circulo se tratasse.As ideologias são um conjunto de razões no qual se baseiam todas as decisões e pontos de vista de um ser,sendo assim seja ela qual fôr é de facto um modo de denominação intuitivo.
Tema muito vasto e de dificil entendimento pela sua complexidade
umas agem mascarando a realidade,outras fundamentam-se no discurso ou ideia e ainda na ação que mostrando apenas a sua aparencia,escondendo as suas demais (qualidades)intenções.
Mas como tudo na vida dos mortais cada qual gosta do que gosta e a mais não é obrigado.
Com mais ou menos ideologia
Façam Favor de Serem Felizes!

DX

Anónimo disse...

Ao Srº das 17:11,meu amigo as minhocas da lama são um excelente isco para a pesca e também para arejar e adubar terras,quero com isto dizer que o Srºnão arranjou o termo certo para classificar determinado tipo de gente.Eu costumo utilizar o termo parasítas porque são um mal da natureza(mal formados,mal comportados,agressivos,trapalhões,
oportunistas,absentistas,mal dizentes,frustrados, etc...)e não se esqueça que são estes individuos que infiltrados em manifestações,são os primeiros a destruir e a roubar.Olhe,quem vai responder a este nosso diálogo,vão ser mesmo esses.Aguardemos.J:C:S:

Anónimo disse...

DX!!!Difícil não ter sempre presente as ideologias - quase de todo, impossível; talvez um dia quando o ser humano não necessitar de trabalhar para sobreviver;quais os agentes, a quem pertencem os meios, como é feita a produção e a distribuição??Com lucro,sem lucro?? Capitalismo privado, Capitalismo de Estado?Qual a melhor e a mais justa teoria na diversidade existente???
Um olhar clínico ao porquê que a Alemanha, a Finlãndia, o Japão, Singapura... partindo practicamente do zero hoje são referência. A causa da riqueza e da pobreza das nações não acontece por acaso,ou acontece??? obviamente que não.
A Auto Europa em Portugal é um acaso??Porquê que naquela empresa acontece algo de diferente???
De acordo: há muito lobo com pele de ovelha. Razão porque em política não se pode depositar total confiança seja no que for e em quem for.Cada agente político tem de demonstrar em cada dia, em cada acto, ser merecedor de confiança sempre com uma fusível de segurança. Por norma namorar tal como a actividade política tem em vista a conquista de qualquer coisa: ou o coração ou o poder, não há volta a dar. Quando a miúda diz: mas eu não pensava que ele...está bem,está... A arte da conquista deve ter princípios éticos?Sim.
Mas onde está o regulamento??? Quem fiscaliza?? Que república é esta???
Complexo??? Sim!! complexidade feita muito a propósito para que as pulhices possam passar despercebidas.
A experiência demonstra-nos que o mais simples, é o mais puro, o melhor.
E agora DX!! Como vamos sair deste campo minado, com minas de última geração, as mais sofisticadas???
Se a formação clássica já não chega para fazer face à tecnologia das minas e da minagem!!???Antigamente tinhamos ideologias dos Fascistas dos Sociais Fascistas...; a juntar a essas agora temos outra mil vezes mais complexa - a da MÁFIA.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 22.38
As suas interrogações são de facto pertinentes,mas volte a repetir(DX) o tema lançado por mais este excelente post seguido dos mais variados comentaristas é de grande complexidade e dificil consenso.Matéria onde desaugua a vontade e comportamentos dos homens misturado com as doutrinas politicas.Pela alguma literatura sobre estes temas encontramos o "Capital" grande livro que nos leva para a sacralização centrípeta,e que vê no Marxismo uma forma de pensar não dogmatica,ou seja como força centrifuga paralela na exploração do homem pelo homem.
"A construção" de Kafka "textos politicos"que nos ensina muito mais que os textos de Che-Guevara,enfim panoplias de doutrinas politicas que quando bem entendidos pelos leitores ficamos na posição de Dom-Quixotes em que Sancho se torna governador de uma "ilha" á luz da literatura utópica.
Como já escrevi não há volta a dar acreditamos em Deus porque o Demonio existe?? Ou em Deuses Gregos/Romanos/Egipcios ?

DX

Anónimo disse...

Boa tarde : É só para dizer que sem partidos não há democracia e sem votos não há partidos,logo não havendo votos não há liberdade de escolha politica,logo temos a ditadura,tambêm o voto em branco é concordar com quem está no momento no poder(poderá ser entendido como forma de protesto)não não retira o poder a quem o tem.por mim vou continuar a votar.

Anónimo disse...

Moss iióóÓ
DX
saíste cá um filisófo
que o Alberto João não consegue levar-te preso.
Quando ele souber que o "Marxismo é uma forma de pensar não dogmatica,ou seja como força centrifuga paralela na exploração do homem pelo homem" vai-te logo tirar um azimute à cornucópia incandescente de ideologia que tens nas tuas teorias.
WCR

Anónimo disse...

Amigo Anónimo das 22.38,gostei do que disse,mas acredita que um dia o ser humano não vai necessitar de trabalhar?Quando fala dos países que citou,já reparou que são extremamente organizados?Trabalhadores?Exigentes com eles próprios?Culturalmente elevados?Se analizarmos os países nórdicos,concluímos,que tem todos estes condimentos.Se recuarmos 500 anos,verificamos que nórdicos e latinos colonizaram o mundo.Já alguma vez se lembrou a comparar os países colonizados por uns e por outros?Quanto a nós,portugueses,não somos nem mais nem menos inteligentes que eles,somos iguais,quando integrados dentro dessas sociedades.No nosso país do que serve apontar o dedo a quem nos governa?Eles são portugueses,saíram do povo que somos,a mentalidade è esta,está na génese do latino.È doloroso ter que falar assim,mas meu amigo se fosse possível colocar nos destinos do país governantes alemães,ou suecos ou filandeses ou japoneses,não tenha dúvida que rápidamente saíriamos deste impasse.Bem haja,para si amigo.J.C.S.

Anónimo disse...

Meu caro DX!.. Depois para termos ponto de análise, também temos que ler alguns relatórios da actividade ao longo do tempo, entre outros: "O Livro Negro do Capitalismo" e " o Livro Negro do Comunismo";
Por acaso já pensou na situção meramente académica mas possível de um grupo financeiro, em segredo desconhecido dos adeptos, se tornasse dono, por "exemplo académico": do Benfica e do Porto??? Suponha, "mero exemplo académico", que um mesmo grupo financeiro financiou que alguém idealizasse o Capitalismo Privado e posteriormente, dado que o negócio estava a sofrer muita contestação, o seu oposto - o Capitalismo do Estado??
Isto é: as correntes opostas tivessem um mesmo proprietário que secretamente lucrasse com as guerras, na generalidade criadas por encomenda, entre ambos???? Parece coisa diabólica - impossível???
Impossível!!!Talvez me responda: apanhou sol a mais,ou quê??? E se ouvirmos uma voz no além: "olhe que Sim...olhe que Sim!!!" eh, eh, eh...
As "coisas" são muito, muito mais profundas do que parecem; Sempre ouvimos: " o segredo é a alma do negócio"
Sabe, meu caro Dx!!! Parece que milhões e milhões de seres humanos têm sido usados e abusados por umas quantas "cabecinhas pensadoras" que em segredo PENSAM E CONGEMINAM a melhor maneira de obter lucro na mais límpida "legalidade" com a defesa até à morte dos seus "empregados".
Será que a generalidade dos lorpas "cães de fila" de um lado e do outro têm um dono comum???
Pelas várias evidências, eu aposto no SIM.

Anónimo disse...

Proletários de todo o mundo
uni-vos! Isto tornado realidade não haveria tanta exploração.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 19.15 estou de acordo com o que diz,pois o modelo politico poderá ser diferente,mas o objectivo é sempre o mesmo,e não á volta a dar.É preocupante ver esta dependência da politica em relação aos ditames do capital,entretanto o povo vai sofrendo,e ainda mais quando os dois principais partidos estão de acordo.Certos temas são fundamentais para uma reflexão de esquerda eu ainda apesar de tudo acredito que grandes temas da actualidade como as novas formas do capitalismo se apresenta ao mundo,a dinamica da luta de classes,as manifestações do inconformismo e do amoldamento da classe trabalhadora,a questão da democracia possam ser objecto de uma discussão pela sociedade,esta sim desprovida de valores morais,eticos e humanos,longe vai o tempo de selar contratos com um simples aperto de mão,longe vai o tempo em que a palavra dos homens era ponto de honra valor que se tem perdido como consequência do poder atingido,e quantos exemplos temos de pessoas ingenuas que quando eleitos e tomam o poder perdem-se,qual Adão comendo a maçã oferecida por Eva exemplos desastrosos do servir a causa publica e de gestão dos dinheiros de todos nós,é sacar vilanagem quanto mais depressa melhor empenhando as gerações vindouras,sem uma justiça capaz de fazer pender o fiel da balança de modo a os condenar ferozmente,sim são estes que enterraram o mundo o país e liquidaram o futuro dos nossos descendentes,afinal qual foi o politico que nos levou á miséria e tenha sido condenado pela justiça ? Provoca vomitos esta sociedade de comparsas e compadrios,arranjos e jeitinhos,levaremos anos a sair disto.e depois ainda temos forças para discutir ideologias?Catalogos politicos de limpar o buraco mais sujo do corpo,biblias de procedimentos politicos que ninguem cumpre e que depois de eleitos os metem na gaveta,a melhor concepção politica está dentro de nós acreditem.

DX

Anónimo disse...

É pá tanta conversa para dizer que onde está um português está um gatuno,JoãodeOlhão

Anónimo disse...

No fundo, é a dignidade humana que está em causa DX!!Aquando da morte física nada se leva para o além, e tanto quanto se sabe ainda nenhum ser escapou a essa lei da natureza.
A espiritualidade maior ou menor em cada um de nós condiciona quase em absoluto a vivência social. Quando existe espiritualidade verdadeira tudo se torma simples ou muito mais simples de se resolver,evitando rupturas dramáticas.

Anónimo disse...

João de Olhão,frases curtas,palavras certas.Os que falam dos outros faziam o mesmo se estivessem no mesmo lugar.

Anónimo disse...

DX,tudo o que o Srºdiz è a realidade,mas e como sair deste impasse?Deixando cair os braços?Escondendo a cabeça atrás duma pedra?Não,o conformismo nem sempre nem nunca.Penso que tem que haver FORMA de juntar as mulheres e os homens de boa vontade,para contrariar tudo aquilo que è a realidade dois dias de hoje.Como?Muito difícil,cada um de nós,todos,temos a nossa maneira de pensar e de ver,mas infelizmente só reagimos e somos solidários quando as tragédias nos caem em cima.Ninguém gosta de guerras,cataclismos,mas ao longo da história e dizem que a história se repete,tem-se verificado que os povos saídos das cinzas desses eventos,constroem sociedades mais justas.Será que nos aproximamos de alguma dessas situações?J.C.S.

Anónimo disse...

O camarada João de certeza que se revê no que afirma; que mágoa deve ter para tal desabafo.Por menos, outros já procuraram a purificação em conventos - daqueles onde que se começa o dia com autoflagelação de meia dúzia de reguadas p´lo traseiro,terminando o dia com a mesma dose.

Anónimo disse...

Boa tarde 17:27 - É só para lhe dizer que no meu ponto de vista - não há democracia "SEM A POSSIBILIDADE DE ESCOLHA POR VOTO SECRETO NAS DIFERENTES PROPOSTAS APRESENTADAS"
O modelo abrilino limitou as propostas dos partidos, como as únicas e exclusivas a terem possível consequência política. Criaram na prática um monopólio partidário que, por mais contestação que apareça ninguém tem poder para acabar -PORQUÊ????? A meu ver, conhecendo esta "malta" dita democrata o "Sistema" organizado teve objectivos sinistros - refinadamente bem sinistros; "Nesta" democracia tem que aparecer uma proposta alternativa legitimada pelo voto - um governo da iniciativa do Presidente da República afastado da "lógica" partidária.É o mínimo que se pode exigir para obrigar os partidos a tomarem medidas que eliminem os vicíos do monopolísmo.
Obviamente que um governo de iniciativa presidencial, só por si, não vai resolver as grandes questões de fundo que nos atromentam; acredito Sim, que iría pressionar a tomada de melhores soluções.
Como vamos ter a alternativa Presidencial inscrita na Constituição, sem ser pressionada através do voto???Por iniciativa partidária -nunca, por razões obvias;
Andarmos na rua a gritar por alternativa???ainda somos conotados com terroristas a soldo de um qualquer descendente do Bin;
Que outra forma pacífica sem ser pelo voto em branco ou escrever no voto"queremos mudança" anulando-o pelas actuais regras???
Só o voto em branco conta e como tal, entenda-se:só como tal, é que se defende o votar em branco como forma
de presionar que - uma maioria de voto em branco tenha consequência política de um governo de iniciativa PR.

Anónimo disse...

Boa tarde 16:5,o amigo também è da opinião que a única forma de uma alternância ao estado actual seria o voto em branco,tal como eu.Mas no caso de se chegar a uma maioria de votos em branco,implicaria que o PR fosse apartidário,o que não è o caso no momento.Mas imaginando que o atual procedia com isenção,nomeando um 1ºministro que óbviamente teria que constituir governo com mulheres e homens também isentos de partidarismos e que estes por sua vez teriam de escolher secretários e sub-secretários......òh meu amigo,não hà impossíveis mas como mentalizar as massas pela posítiva?J.C.S.

Anónimo disse...

Meu caro J.C.S. às 18:53!!! Parece que por decisão Divina fomos obrigados a trabalhar; se for verdade, acredito que não tenhamos essa necessidade, se o mesmo Divino tal o entender - questão de fé.
No entretanto, só teremos de nos organizar para que o trabalho seja feito e a mais valia distribuida de forma justa. Se o humano é imperfeito, como pode a sua justiça ser perfeita???, nunca, por mais que alguém tente; até mataram o Divino que por cá passou com o fim de esclarecer e tirar dúvidas, quanto mais qualquer humano. Equilíbrio!!!! a Natureza é equilíbrio;as consequências são mais ou menos dramáticas quando algo se desiquilibra em demasia. O que pensar quando o humano negligencia o equilíbrio natural???Acontece muito do que já vimos; e o que ainda não se sabe???
Rarissímas vezes temos tido liderança que marque a diferença pela positiva - isto é, que o bem estar colectivo melhore de forma sustentável. Rarissímas vezes tem acontecido que o elo mais fraco, a maioria dos portugueses tenham admoestado a liderança com um SENÃO...NÃO! Rarissímas vezes a liderança tem correspondido de forma franca e voluntária aos anseios da sociedade profunda - mesmo hoje;
Por mim,mil vezes uma ditadura que imponha regras que viabilizem uma melhoria generalizada do bem estar de qualquer povo a uma democracia que o conduza à miséria, à degradação da vida pessoal e colectiva.
A Democracia é o melhor sistema depois de experimentados todos os outros??? É!! MAS TEM DE DEMONSTRAR QUE O É - PORQUE SENÃO...NÃO;
...a democracia ou outra "coisa" qualquer. "Mercedes" com motor de rega??? Relógio suisso com mecanismo de brinquedo??? ...se o diabo até toma o nome Deus, quanto mais o resto.
Alguém nos enganou!!! Definitivamente, sem dúvida o constato,alguém nos enganou; Agora tomamos a atitude do "corno"???? Há muitos, muitos portugueses com mulher séria e vão reagir;Democracia-sinónimo de elevação e de regras conducentes à melhoria da vida colectivo; Não a um nome hospedaria de mafiosos.As gentes de Singapura entenderam muito bem a diferença - estão a dar uma lição ao mundo.
Bem haja sempre, J.C.S

Anónimo disse...

Então meus caros o PR é apartidário?Não o é concerteza!se lhe coubesse a responsabilidade de nomear um governo por força do voto em branco ou teriamos o governo actual em funções ou o Alberto Jõao,ou Santanás Lopes ou outro qualquer da cartilha dele em 1º ministro.Já agora alguem viu o Dias Loureiro?
Já dizia Eça de Queiroz "Os politicos devem ser mudados tal como as fraldas pelas mesmas razões".Endireitar o país? Sim!!!SÓ! fazendo igual ao que os rebeldes fizeram na Libia.Já cansa falar nisto, os tabus de Cavaco são candidos se levarmos em linha de conta o esterco que o PS deixou o país e nos beneficios tirados pela corja de boys como o Varas/Melancias/clan Soares&Sampaio
quanto ganha o puto Sampaio e mana do puto?Que competencias têm para ocuparem os lugares que ocupam?Quanto é rapinam e rapinaram os chulos do PS que estão á frente dos milhentos institutos?Que arruinaram o pais?Meus caros mudaram as fraldas mas a porcaria é a mesma.Sim limpar isto como? Fazer igual á Libia. SO! assim.

Anónimo disse...

00:36!!!A função de PR só permite uma postura - apartidarismo, indepêndencia, liberdade total em todas as matérias. O seu comentário é pertinente no caso Cavaco Silva, mas não invalida a necessidade de uma alternativa ao monopolismo partidário.

Anónimo disse...

22.50!!O Senhor é lirico na sua afirmação,veja se se recorda de algum PR que ´pós 25 Abril tenha sido apartidário?Mais lirico se torna quando tenta inventar uma nova forma de eleição sem votos!Bem ou usa oculos especiais que lhe permite vêr cenários politicos virgens,ou realmente estamos perante um sargentão da politica.

Anónimo disse...

22:27!! Quando um PR é oriundo de um partido, no qual foi presidente ou simples militante, todas as suas atitudes têm redobrada suspeição; suspeição menor quando não se verifica essa origem - caso do Gen. Eanes.
Há pilares do Estado - PR,Forças Armadas,Supremo Tribunal...têm a obrigação sagrada de tomar atitudes que revelem apartidarismo.Há decisões - que venha o diabo e decida;seja qual for, cria polémica.
Algum dia será possível de em vez de um humano termos um robot a decidir ???
A máquina não tem sentimentos; desde que seja bem programada a margem de erro será mínima.
"Inventar uma nova forma de eleição sem votos"??? A INVENTAR ESTÁ O CARO, até prova em contrário. Introduzo na urna o meu boletim de voto sem nada escrito, e o voto não conta???? CONTA. X votos em Partidos,
Y Votos em Branco....
Se surgir uma maioria de Voto em Banco defendo que essa maioria dê legitimidade ao PR de nomear um governo de iniciativa presidencial. Será uma das formas possíveis, daqueles portugueses que não se reveêm nos partidos, terem alternativa democrática de governo.
Comprende-se! Sabe-se porque a sugestão de uma alternativa à teia montada pelos partidos, cause tanto mau estar bilioso.
Bem pode VExa. tentar denegrir, rebaixar, ofender... Fique bem.

Anónimo disse...

"Sargentão" e "lírico" o 22.50?? por sugerir que o voto em branco tenha consequência política??? Ó das 22.27 benza-ti a Stª Nossa Sinhora da Intligencia!!Por onde tens andado,man??? Por acase já te desti ao trabalhe de saber o que o constitucionalista Jorge Miranda e outros "sargentões" e "líricos" da política nacinal, pensam sobre o assunto???
Moss!! Nessa, até um cab de arrecadação mostraria mais ponderação, mó. Qal é o té probleme?? que algum "titirica" presidenti te tire a malga dada pelo partid???? Algum dia vai aconteceri podis creri tali como 1.5 más 1.5 serem 3.